O mercado de oficinas mecânicas está cada vez mais concorrido e os estabelecimentos com esse tipo de serviço se avolumam. Em razão disso, é fundamental que o proprietário procure meios de se destacar e oferecer um diferencial em relação à concorrência. Uma ótima maneira de tornar-se competitivo é oferecer um mix de produtos para oficina.
Donos de automóveis não se limitam em ir à oficina somente para trocar peças internas. A facilidade é bem maior quando o local oferece outras funcionalidades, como venda de lubrificantes automotivos e acessórios veiculares: tapetes, limpadores de para-brisas, dentre tantos outros. Saber que vai encontrar o que necessita para o veículo fideliza o consumidor e aumenta os lucros.
Quer saber mais sobre a importância de ter uma variedade de produtos na sua oficina e quais são aqueles que não podem ficar de fora? Então, que tal continuar a leitura e descobrir?
Por que oferecer um mix de produtos para oficina?
É cada vez maior o número de lugares onde são oferecidos serviços de oficina mecânica. O proprietário deve encontrar meios de se destacar, pois, caso não o faça, perderá espaço e corre o risco de levar o negócio à ruína.
Ao oferecer um mix de produtos e serviços aos clientes, pode se destacar da concorrência e passar a ser referência no segmento de oficinas mecânicas. Isso aumenta os lucros e o coloca em um patamar diferenciado em relação aos empreendimentos que competem com o dele.
Os consumidores preferem resolver todos os problemas do veículo em um único local. É desgastante e frustrante quando o cliente precisa de uma peça, de um produto ou de um serviço, mas a oficina em que está não oferece esse tipo de auxílio. Há uma perda de credibilidade e, consequentemente, de dinheiro, pois essa pessoa vai ter que ir atrás dos serviços da concorrência.
Por outro lado, quando a oficina mecânica tem produtos e serviços diversificados e os oferta com qualidade aos clientes, ela se destaca muito. Imagine a situação em que o freguês leva o carro para ajustar uma peça. No entanto, ele também precisa trocar os limpadores de para-brisa em vista do período chuvoso que se aproxima.
É evidente que se a oficina onde ele está oferece esse serviço, poderá fazer tudo ali mesmo, ainda que por um valor diferente de outros locais. O desgaste de ter que se deslocar, aguardar novamente, entre outros, não compensa a diferença de custo.
Todas as partes ficam felizes: o cliente que resolveu todos os problemas do veículo em um só local e tem mais tempo para aproveitar com a família e o dono da oficina, pois vendeu mais de um produto e lucrou um valor maior. Ainda por cima, ganhou prestígio e fidelização daquele consumidor.
Quais os produtos e serviços podem ser oferecidos?
Agora que verificamos a importância do proprietário oferecer um mix de produtos para oficina, vamos identificar quais são esses serviços que podem ser disponibilizados e que vão ajudar nos lucros e na satisfação dos clientes.
Tapetes para carro
Os tapetes para carro precisam estar sempre novos e bem cuidados, pois, além de causarem uma boa impressão no interior do veículo, quando gastos eles podem levar a escorregões ou outros impedimentos de acesso aos pedais. Isso pode, por exemplo, impedir o motorista de frear o automóvel e causar acidentes.
Quando o cliente verifica que o tapete precisa ser trocado, logo fica na dúvida de onde realizar o serviço. Se a sua oficina tem os tapetes certos para o carro dele, com certeza, vai até você para adquiri-los.
É importante ter tapetes que deem certo em várias marcas e modelos de carros para não perder vendas e garantir a satisfação de seus clientes.
Limpadores de para-brisa
Não tem jeito, o cliente só troca as palhetas dos limpadores de para-brisa na época de chuva. Durante os outros períodos do ano, elas se desgastam pelo sol e poeira. Quando mais velhas, não são efetivas em tirar a água do vidro e podem até arranhá-lo.
O dono da oficina ter limpadores de para-brisa no estabelecimento é um importante diferencial, que pode ajudar nos lucros. A troca é bastante rápida e não exige mão de obra especializada. O cliente adquire o produto e sai satisfeito.
Aditivos
Em quase todos os serviços de uma oficina mecânica é necessário o uso de aditivos. O motor, os freios, o ar-condicionado, todos usam algum tipo de líquido para lubrificar ou proteger. Quando é preciso comprar esse item em outro lugar é muito desapontador. O serviço demora mais e o cliente ainda tem que pagar para outro local.
Por isso, quando o próprio estabelecimento que o freguês entrega os serviços tem todos os produtos necessários, como as peças e aditivos, é uma facilidade e satisfação muito grande. O consumidor entrega o veículo, que já sai totalmente pronto: com novas peças, aditivos necessários e mão de obra. Tudo isso pode ser cobrado junto e o freguês terá o carro em menor período de tempo.
Serviços da parte elétrica
Não tem nada mais desagradável para o cliente do que chegar na oficina de confiança, precisar de reparos na parte elétrica do veículo e se deparar com a notícia de que a oficina não trabalha com esse tipo de demanda.
Esses serviços são simples e podem ser aprendidos pelo proprietário ou funcionários. Geralmente, são fusíveis queimados, máquina de vidro com problema etc. Adquira aparelhos que identifiquem essas situações. Oferecer essa opção aos clientes pode gerar lucro para a oficina e trazer satisfação para o cliente.
É fundamental, além de todas as estratégias apresentadas, melhorar o relacionamento com o seu cliente. Você pode utilizar as redes sociais ou o WhatsApp como forma de customizar o acesso do freguês aos seus atendimentos. Assim, ele tira dúvidas sobre produtos e serviços ou solicita orçamentos de maneira mais ágil e prática.
Portanto, podemos perceber que devido à grande concorrência, oferecer um mix de produtos para oficina pode ser um importante diferencial competitivo que gerará fidelização do cliente e aumento dos lucros. Você pode oferecer produtos diversificados de fácil instalação e baixo custo. O cliente utilizará seus itens e seu estabelecimento se tornará referência no mercado.
Gostou deste assunto? Então, que tal entender como negociar com os fornecedores de maneira mais vantajosa para você?