O contato entre os pneus do caminhão e o solo pode parecer algo simples, mas sem a ajuda do sistema de suspensão do veículo não seria possível garantir a segurança nesse processo.
A suspensão é responsável por absorver os impactos do solo e garante a estabilidade do caminhão, contribuindo para um desempenho seguro no trânsito e um maior conforto aos caminhoneiros na direção.
Quer saber quais são as principais formas de cuidar da suspensão de caminhão e orientar corretamente os motoristas? Leia o post até o fim e confira 3 segredos que ajudam a preservar o sistema e evitam defeitos frequentes!
1. Respeito ao limite de peso de carga
Quando um motorista dirige com excesso de carga, isso pode desequilibrar a distribuição de forças e comprometer a suspensão. Dessa forma, os amortecedores acabam não funcionando corretamente em diversas situações, como ao frear ou fazer uma curva acentuada.
Cargas muito pesadas também sobrecarregam partes vitais, como o sistema de freios e os eixos. No caso dos caminhões, isso causa até mesmo rachaduras na carroceria, feixe de molas e outros componentes.
Como esses problemas podem ser identificados durante a manutenção, você pode ajudar os proprietários de veículos orientando sobre a importância de respeitar o limite de peso de carga para evitar imprevistos. Atitudes como essa aumentam a confiabilidade de seu trabalho no mercado e atraem novos clientes.
2. Manutenção preventiva
Quando o proprietário levar o caminhão até a oficina, é hora de revisar todos os itens da suspensão e garantir que o sistema esteja funcionando corretamente.
É muito importante lembrar o cliente de que a manutenção da suspensão de caminhão seja feita periodicamente, sendo ideal que o veículo vá para a oficina a cada 10 mil quilômetros rodados.
No entanto, esse tempo pode variar de acordo com o tipo e o peso da carga, a forma como o veículo é usado, entre outros fatores.
Quando o proprietário de caminhão fica muito tempo sem fazer a manutenção do veículo, alguns problemas podem aparecer e comprometer a segurança no trânsito. Confira alguns deles e não se esqueça de lembrar os clientes de seus riscos:
-
maior desgaste dos pneus;
-
mau funcionamento dos freios;
-
menor estabilidade ao fazer curvas ou desviar de outros veículos.
3. Lubrificação dos amortecedores
Outro cuidado muito importante para preservar a suspensão, que deve ser feito na oficina, é a lubrificação dos amortecedores. Isso evita que os equipamentos acumulem sujeira e tenham sua movimentação prejudicada.
A lubrificação também é essencial para que o sistema de suspensão apresente o melhor desempenho no dia a dia e seus componentes tenham uma vida útil maior.
Estes cuidados podem parecer simples, mas nem todo proprietário de caminhão se lembra de como prevenir estragos na suspensão. Nessas horas você pode orientá-los sobre o que fazer para que o sistema apresente o melhor funcionamento no trânsito.
Agora que conheceu 3 segredos para cuidar da suspensão de caminhão de carga e oferecer as melhores dicas aos clientes, aproveite para curtir a nossa página no Facebook e ficar por dentro de outras novidades para o seu negócio!