A motivação dos funcionários é um quesito importante para o sucesso de um empreendimento, independentemente do ramo do negócio. Quando a empresa conta com profissionais engajados e bem-dispostos, a entrega dos serviços tende a superar as expectativas dos clientes, gerando reconhecimento e fidelização. Por isso é importante saber como motivar os funcionários de sua oficina.
E, apesar de parecer um tanto quanto difícil, essa tarefa pode ser muito simples. Confira algumas dicas!
Os funcionários são importantes
Antigamente, havia um receio em valorizar o funcionário, pois acreditava-se que ele seria estimulado a barganhar, pedindo aumentos de salário, por exemplo. Se você ainda pensa assim, trate de se atualizar! Hoje em dia, se o profissional não se sentir valorizado (e não apenas pelo valor do seu contracheque), ele simplesmente troca de emprego. Por isso, é importante mostrar a seus funcionários como eles são importantes.
Defina as atividades deles dentro da oficina e faça-os entender como aquela rotina faz a diferença para o serviço como um todo. Um faxineiro é tão importante quanto o próprio mecânico, afinal, os clientes valorizam um ambiente limpo, algo que costuma ser difícil em oficinas.
Sua equipe merece respeito
Nunca esqueça que por trás do profissional existe um ser humano. E como seus funcionários são a alma de sua oficina — afinal, são eles que entregam o serviço aos seus clientes —, trate-os com respeito e empatia. Um erro comum e gravíssimo é chamar a atenção de um colaborador na frente de seus colegas de trabalho ou clientes. Isso só desgasta a sua relação com ele e o desmotiva.
Desafios são ótimos estimulantes
No meio empresarial, existe uma moderna prática chamada de gameficação. Simplificando, trata-se de criar desafios e jogos (por isso o nome game) que estimulam os profissionais a baterem metas. Trata-se de uma concorrência interna sadia.
Por exemplo: ao cumprir ou encurtar o prazo de execução de um serviço previsto no orçamento dado ao cliente, seus funcionários receberão pontos que, ao final de um período de tempo, podem ser convertidos em prêmios ou bonificações, como entradas para cinema ou shows. A mesma sugestão para aqueles que obtiverem boas avaliações por parte dos clientes ou o mais baixo índice de reclamação.
Bom relacionamento interpessoal é fundamental
Para cultivar a motivação, manter um relacionamento interpessoal sadio é de extrema importância. E não apenas entre você e seus funcionários, mas também entre eles. Uma boa forma de estimular isso é realizar pequenas confraternizações e estimular relações amistosas entre todos os que compõem sua equipe. Que tal montar um time de futebol ou propor um jogo de cartas nos momentos de folga ou fora do expediente?
Capacitar é valorizar
Você se lembra que seus funcionários são importantes? Pois como peças fundamentais de sua empresa, nada mais vantajoso para você e para eles do que investir um pouquinho mais em capacitação. Ofereça cursos técnicos na área de cada um e até cursos multidisciplinares, como dicas de como realizar um trabalho evitando desperdícios e sujeira. As pessoas gostam de ser valorizadas, e perceber que sua oficina investe na qualificação profissional delas as motivará a entregar cada vez mais.
Essas são apenas algumas dicas de como motivar os funcionários de sua oficina. Então, não pare por aqui! Aproveite para saber como ser um bom líder em sua oficina e assine nossa newsletter para se abastecer com ótimo conteúdo para sua empresa!
Dicas extraordinárias para o melhor e bom funciomento de nosso centro Automotivo … Parabéns
Olá Felipe, tudo bem? Obrigado amigo por seu feedback, ele é muito especial e importante para nós. Um abraço de toda equipe Chiptronic!
Muito importante saber tudo sobre nossa empresa tendo apoio de vocês fica tudo bem mais fácil obrigado
Ficamos felizes em lhe ajudar Aldemar!