Um cliente deseja um orçamento, outro quer saber o prazo para reparo do veículo e um terceiro solicita mais informações sobre sua oficina. Para fornecer respostas rápidas e otimizar o atendimento, o WhatsApp é uma boa alternativa.
O aplicativo é utilizado para mensagens ou recados rápidos e vem se mostrando uma excelente ferramenta de relacionamento com os clientes. Além de permitir respostas mais ágeis, uma das grandes vantagens do WhatsApp é a possibilidade de atendimento por mensagem automática, o que não deixa o consumidor sem resposta e contribui para sua fidelização.
Você sabe como utilizar essa ferramenta em sua oficina? Continue lendo para descobrir qual a melhor maneira de proceder e, assim, prestar um serviço ainda mais eficiente!
Por que usar o WhatsApp em minha oficina?
O aplicativo de mensagens instantâneas é utilizado por um número cada vez maior de pessoas. De acordo com dados do Facebook, mais de 60 bilhões de mensagens são trocadas diariamente entre os usuários. Além disso, a pesquisa indica que a média é passar 142 minutos por dia nas redes sociais.
Isso significa que, além de promover sua marca, sua imagem e os serviços oferecidos, o uso de um aplicativo de mensagens facilita a interação com os clientes. Situações corriqueiras do dia a dia são mais bem resolvidas com o apoio da ferramenta, por exemplo.
Confira alguns usos do WhatsApp que contribuem para agilizar a troca de informações e, consequentemente, o seu trabalho:
- o cliente deseja deixar o veículo na oficina e quer saber qual o melhor horário para a execução do serviço;
- você deve decidir a compra de uma peça para fazer um reparo no veículo e tem que contatar o consumidor rapidamente, para a aprovação do orçamento;
- o cliente quer informações sobre o prazo de conclusão do trabalho;
- você deseja enviar detalhes sobre promoções ou prazos de retorno dos veículos para revisão;
- sua empresa quer encaminhar qualquer tipo de informação aos clientes, seja uma promoção, seja uma mudança de endereço ou horário de atendimento.
Mais diferenciais
Essas são apenas algumas das situações em que o WhatsApp é um diferencial para o contato e a interação com o consumidor. Se sua empresa optar por uma ligação telefônica para informar que mudou de endereço, a chance de o cliente não atender ou não estar disponível para esse tipo de contato é grande.
Com o uso do WhatsApp, a informação é recebida mais facilmente. Além disso, o cliente tem a possibilidade de responder no momento mais conveniente. Outro detalhe importante é que a comunicação tende a ser mais ágil, diferentemente do e-mail.
Da mesma forma, quando o consumidor necessita de uma informação e faz um contato fora do horário comercial, você pode oferecer uma resposta, mesmo que por meio do uso de um chatbot — robô que fornece retorno automático e encaminha o atendimento do cliente. O sistema também permite fazer uma triagem de contatos que desejam informações, resolução de problemas, orçamentos ou outros detalhes.
Vale destacar que, com o desenvolvimento de tal tecnologia, as ligações telefônicas estão caindo em desuso. É muito mais interessante (e profissional) fornecer um contato de WhatsApp corporativo do que pessoal para o atendimento a seus clientes.
Quais são as vantagens de optar pelo WhatsApp corporativo?
Além da imagem mais profissional, existem diversas vantagens na criação de uma conta no WhatsApp Business. Veja:
- facilidade e agilidade no atendimento, além da redução de custos;
- possibilidade de enviar informações a vários clientes ao mesmo tempo, aumentando a produtividade;
- facilidade no gerenciamento de clientes, de acordo com os perfis;
- segmentação dos contatos;
- oferta de um canal de comunicação direto com sua empresa;
- programação de respostas, o que facilita o atendimento e a triagem nos momentos em que sua empresa não estiver disponível;
- acompanhamento de métricas que mostram mensagens enviadas, contatos e retornos, entre outros detalhes.
Como aumentar a eficiência usando o WhatsApp?
Para utilizar a ferramenta da forma adequada, obter os melhores resultados e conquistar clientes, é fundamental observar algumas boas práticas. Fique de olho nos detalhes que listamos a seguir.
Crie regras de atendimento
Embora a comunicação por meio do WhatsApp precise ser rápida, é fundamental informar aos clientes o horário de atendimento. Assim, recomenda-se programar uma mensagem informando isso e, claro, atender à solicitação o mais breve possível.
Ofereça um atendimento personalizado
Ofereça benefícios exclusivos aos clientes que utilizam esse canal de comunicação. No entanto, tenha senso crítico e evite mensagens repetitivas ou longas. Se o consumidor não retornou seu contato, é possível que não esteja interessado na proposta naquele momento.
Confira os feedbacks
Para conhecer melhor as necessidades dos clientes e conferir o nível de satisfação de cada um, recomendamos solicitar feedbacks acerca dos serviços prestados. Questione se o trabalho foi bem executado, se a pessoa gostou do atendimento e do ambiente da oficina, se o prazo foi adequado, entre outros detalhes que ajudarão a desenvolver melhorias em seu negócio.
Adote o uso de listas de transmissão
O WhatsApp Business permite o uso de um recurso chamado lista de transmissão, ou seja, o envio de mensagens simultâneas para uma relação específica de contatos. Assim, se você quiser divulgar determinada promoção apenas para alguns clientes, é possível cadastrá-los em uma lista para o envio.
O recurso é útil para alertas como a revisão anual do veículo ou para lembrar que já está na hora de trocar o óleo, por exemplo.
Tenha atenção às boas práticas
Além de evitar mensagens longas e repetitivas, é importante ter atenção a algumas boas práticas antes de instituir o atendimento por WhatsApp. Confira:
- informe ao cliente sobre o canal de atendimento e somente adicione seu número se houver consentimento;
- use uma foto de perfil discreta, preferencialmente com o logotipo de sua empresa;
- não mande mensagens durante finais de semana, feriados ou no período da noite. Mesmo que esse seja o melhor horário para você, saiba que existem formas de agendar o envio;
- ao instituir esse canal de atendimento, esteja preparado para a nova demanda que vai surgir. É preciso ter disponibilidade para oferecer retorno ágil e solucionar as dúvidas dos clientes;
- tenha cuidado com erros de digitação ou frases que possam dar margem a interpretações equivocadas;
- evite o envio de áudios;
- tome cuidado com o excesso de mensagens ou ações que os clientes possam interpretar como spam.
Como você percebeu, o WhatsApp é uma opção para aproximar a empresa do cliente e personalizar o atendimento. Entretanto, é importante ter alguns cuidados para evitar que a ferramenta se transforme em um problema! Assim, antes de começar a usá-la, informe os consumidores e prepare-se para atender às solicitações com agilidade.
O consumidor satisfeito sempre retorna à sua empresa. Quer descobrir de que forma melhorar ainda mais o atendimento? Continue a visita em nossa página e saiba como transformar a experiência do cliente na sua oficina!
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