A relação entre uma empresa e seus clientes é profundamente estudada por acadêmicos e experts em gestão estratégica de empresas. Para muitos teóricos, ela deve ser pensada como o centro, a parte mais fundamental de uma empresa.
Para que essa relação seja ainda melhor, foram criadas ferramentas especializadas em fazer a gestão do relacionamento com a clientela, algo que só funciona bem quando a empresa possui um cadastro de seus clientes. Essa concentração de informações é fundamental não só para grandes corporações, mas também para empresas de menor porte, como a sua oficina.
Confira agora algumas razões para investir na manutenção de um cadastro de clientes e oferecer um atendimento personalizado!
Organização do trabalho
A desorganização é inimiga da prosperidade. Se uma empresa deixa de recolher os dados dos clientes e não tem um local específico para realizar esse cadastro, tudo se torna uma bagunça pois os funcionários terão dificuldades de encontrar dados básicos para realizar tarefas simples, como ligar para o cliente para avisar que seu carro já está pronto. Um cadastro auxilia na organização de fichas, ordens de serviços e no controle do trabalho.
Relacionamento com o cliente
De posse dos dados cadastrais, um empresário antenado pode ampliar muito o relacionamento com sua clientela. Entender quem é quem e saber algumas informações sobre cada uma fará com que os laços entre empresa e cliente sejam estreitados. Quer um exemplo? Imagine que você quer retomar o contato com alguns clientes que andam meio “sumidos”. Então por que não enviar alguma comunicação via e-mail lembrando da importância da revisão periódica?
Esse cadastro de informações do cliente não precisa ser construído apenas por dados como endereço e telefone, algumas especificações sobre o cliente podem ajudar a sua equipe. Imagine que você tem um cliente que preza pela rapidez, nesse caso a melhor forma de fidelizá-lo é sendo ágil; outros preferem atendimento personalizado e aí é melhor ser atencioso e paciente. Esse conhecimento sobre a sua clientela vai se ampliando conforme as interações vão acontecendo, e por isso é sempre bom manter um histórico dos dados.
Ampliando sua margem de lucro
De posse do cadastro, o gestor pode iniciar um contato com a clientela para alertar sobre alguns serviços essenciais, como as revisões periódicas, trocas de peças e outros tipos de manutenção. Muitas pessoas simplesmente se esquecem de algumas datas e, por isso, ao manter um cadastro a oficina pode entrar em contato e fazer com que o cliente retorne e invista em seu carro novamente, o que vai ampliar suas vendas — afinal, você foi certeiro ao oferecer o que o cliente precisa.
Ao chegar na oficina, de posse dessas informações, a equipe de vendas pode oferecer mais alguns produtos que sejam essenciais para o cliente (e o pessoal da oficina só vai saber o que é essencial se mantiver um histórico do cliente e de seu veículo).
Essas são algumas das razões para investir no cadastro de dados dos clientes e ampliar a satisfação e seus lucros. Quer ficar por dentro de outras maneiras fundamentais de ampliar seus lucros? Então conheça nossos cursos de capacitação e ofereça serviços de excelência na sua oficina!