Para entregar um bom serviço de manutenção de motos, é importante entender como elas funcionam e como avaliá-las. Um ponto muito importante nesse processo é saber como verificar corretamente a potência do motor, já que esse valor indica boa parte da qualidade da estrutura e impacta no funcionamento de vários outros componentes.
Essa potência é medida usando cavalos de potência (CV), que representam o esforço para erguer uma carga de 75 quilos a uma altura de 1 metro em 1 segundo. Pode parecer um pouco complicado a princípio, mas há algumas formas simples de fazer esse cálculo e evitar problemas.
Para te ajudar nessa tarefa, listamos, ao longo deste post, 3 passos para que você possa medir a potência do motor com mais precisão. Preparado? Então vamos lá!
1. Registre a RPM do motor
O 1º passo para fazer a avaliação do motor da moto é verificar o número de rotações por minuto (RPM) que ele executa na sua velocidade máxima. Claro, é possível acelerar a máquina sem converter tudo em movimento, o que te dá mais uma opção para medir a potência do motor.
Em muitos casos, o valor padrão de RPM daquele motor pode ser encontrado nas especificações técnicas da peça, o que te dará um parâmetro para as suas avaliações. Na verdade, se o número de rotações estiver muito abaixo do padrão, você pode dizer que já há algo de errado e tomar as devidas atitudes imediatamente.
2. Use um dinamômetro
Em muitos casos, é necessária uma ferramenta robusta para medir a potência do motor. É para isso que serve o dinamômetro dentro de uma oficina. Trata-se de uma máquina na qual o motor pode ser levado ao seu extremo, de forma que seja possível coletar os seus dados sem ter que ultrapassar os limites de velocidade.
Um tipo bem comum é o dinamômetro de esteira. O veículo é colocado sobre um conjunto de esteiras, nas quais o motor é acelerado. A partir das rotações da máquina, é possível avaliar o desempenho e a potência totais do motor.
Há um pouco de perda devido ao atrito e ao peso, mas ainda é uma forma eficiente de fazer essa avaliação.
3. Use um scanner para tornar a verificação mais rápida
Existe outro tipo de ferramenta que pode tornar a verificação de potência do motor ainda mais rápida e eficiente: um scanner de moto.
Trata-se de um equipamento com um software que é conectado diretamente à parte elétrica do veículo, captando os dados de desempenho da estrutura à medida que ela opera e exibindo os resultados em sua tela. Trata-se de uma forma bastante prática de obter os dados que precisa.
Para adicionar mais praticidade à sua oficina, também existem aplicativos compatíveis com dispositivos móveis. Dessa forma, você pode fazer a checagem do motor e obter os resultados no seu celular, imediatamente.
Agora você sabe como pode medir a potência do motor na sua oficina. Que tal mais dicas para melhorar o seu trabalho? Então leia este post para descobrir o que pode significar um barulho no motor!
Qual o método mais confiavel para avaliar potencia de motor de kart, no caso motor na faixa de 13 a 30Hp?
E é possível falsificar a regulagem usando de má fé ?
Muito bom…Excelentes infornacóes ….bem objetivas e de fácil entendimentos….!!!
Olá Benevenuto, muito obrigado por seu elogio. Ficamos felizes em ajudá-lo
com nossas matérias de blog.