Muitas tecnologias surgiram para otimizar o uso de combustíveis nos veículos. E dentre elas está a injeção eletrônica analógica e digital, 2 versões bem diferentes de um mesmo mecanismo. No começo, essa ferramenta era usada apenas em veículos personalizados, mas hoje é componente indispensável em qualquer modelo de fábrica.
Uma injeção eletrônica, como você já deve saber, é um sistema que controla várias atividades e condições do motor, como pressão de ar e entrada de combustível. O trabalho desse mecanismo é captar dados do motor, processá-los e enviar uma resposta de acordo com o resultado.
Dito isso, há muita diferença entre injeção eletrônica analógica e digital, principalmente no que diz respeito à manutenção. Para que você possa lidar melhor com os 2 mecanismos, vamos falar um pouco sobre suas características e como elas afetam seu trabalho. Acompanhe!
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Quais são as características da injeção analógica?
Leitura e resposta direta aos sensores
O modelo analógico, como o nome diz, utiliza sinais eletrônicos gerados por sensores para gerar respostas diretas. É um mecanismo parecido com o de um controle remoto, no qual um estímulo gera uma resposta fixa automaticamente.
Isso significa que, quando há alguma alteração dentro do motor, a injeção recebe um estímulo e envia uma resposta direta.
Processamento mais simples
Uma característica bem comum em equipamentos analógicos é sua menor complexidade de atuação. Em vez de recorrer a todo o aparato de software e computadorização para executar seu trabalho, ela só precisa de uma linha direta de comando por onde os impulsos elétricos passem.
Em parte, isso ajuda a diminuir o trabalho do mecânico durante alguma manutenção. Ao comparar uma injeção eletrônica analógica e digital com defeito, a 1ª costuma ter algum sinal claro, como uma placa queimada. Já a 2ª pode ter diversos problemas invisíveis, o que pode atrasar um pouco a entrega do serviço.
Quais são as características da injeção digital?
Saída para sistemas de análise de dados
Em sua versão digital, a injeção eletrônica utiliza uma central de processamento semelhante à de um computador, com um programa que faz a leitura dos dados e gera uma resposta. A via não é tão direta, mas o resultado é tão rápido quanto (ou até mais!).
Ela também possui outras vantagens: em vez de apenas receber um estímulo e responder, a injeção digital também capta e registra os dados dos sensores. Como resultado, ela pode emitir um relatório mais detalhado sobre o funcionamento do motor, desde que você use uma ferramenta de análise, como um scanner diesel.
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Possibilidade de atualização de software
Com o tempo, desenvolvedores automotivos descobrem formas de utilizar seus sistemas com maior eficiência. E, na era digital, você não precisa comprar uma nova máquina sempre que houver qualquer atualização. Basta instalar a nova versão do software durante a revisão e o veículo já terá seu funcionamento aprimorado.
Agora que você pôde ver as diferenças entre injeção eletrônica analógica e digital, irá lidar melhor com ambas na hora da manutenção.
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O meu carro é um kia sportage v6 2006 nao entra a reta guarda
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Boa tarde tenho um Vectra 95 GLS e a injeção eletrônica dele e analógica e tô com o projeto de substituir assim colocando a digital gostaria de saber se e possível fazer essa substituição !
Negativo. A injeção desse carro jé é digital e multiponto. Não há como substituir.