O Brasil é o único país do mundo em que a venda de veículos de passeio com motor a diesel é proibida, sendo comercializados apenas SUVs, picapes, utilitários e crossovers com esse tipo de combustível.
A injeção diesel pode até não ser fácil de encontrar, mas você deve ficar atento no dia a dia. Afinal, o item precisa de cuidados especiais durante a manutenção para que os veículos apresentem o melhor desempenho.
Neste post, você vai conhecer a diferença entre a injeção diesel e a convencional e quais são as funcionalidades desse tipo de motor. Confira:
[the_ad id=”16819″]
Necessidade de manutenção
O motor diesel é mais robusto e tem uma durabilidade maior do que veículos movidos a outros tipos de combustível, o que torna sua manutenção mais complexa.
Você pode ter mais trabalho ao fazer os reparos, mas seu lucro será maior ao finalizar o serviço. Como a injeção diesel conta com componentes de alta tecnologia e maior complexidade, o valor pago pelos clientes será mais alto.
Modo de compressão
Ao contrário de carros movidos a gasolina e etanol, os que utilizam diesel têm uma taxa de compressão alta, pois são exigentes e precisam quase que unicamente de ar para funcionar. No sistema normal, a taxa de compressão é de 8 a 11:1, e na diesel 16 a 24:1.
Enquanto é possível encontrar motores a gasolina funcionando normalmente com uma taxa baixa de compressão, o mesmo pode não acontecer no caso da injeção diesel. Por isso, a compressão adequada é um dos principais fatores para que esse tipo de motor realize suas funções corretamente.
Válvula de admissão
O processo de entrada de ar e combustível no motor também varia entre sistemas convencionais e a diesel. Na injeção convencional, ar e combustível são aspirados ao mesmo tempo e comprimidos a uma temperatura de 450°C. Além disso, uma centelha é necessária para que ocorra a queima da mistura, ou seja, uma vela de ignição é necessária.
Por outro lado, apenas ar puro é aspirado na injeção diesel, que vai para dentro do cilindro e é comprimido em uma temperatura de 800°C. Como a ignição é feita por compressão, não é preciso ter uma vela ou chama para que ocorra a combustão.
Giro por minuto
Carros com motores a gasolina ou etanol possuem um número maior de rotações por minuto (RPM), o que faz com que eles tenham mais velocidade.
Já motores diesel, por precisarem de menos giros, são mais econômicos e apresentam uma durabilidade maior.
Curso dos pistões
Na injeção diesel, a força de combustão não é extensa, pois ocorre de acordo com a entrada de combustível. No entanto, ela tem uma duração maior graças ao caminho mais longo que deverá percorrer.
Enquanto isso, a injeção a gasolina tem uma força violenta e age como uma pancada sobre a cabeça do pistão. Como o caminho é pequeno, a combustão é mais rápida.
Agora que já sabe a diferença na prática entre injeção diesel e convencional, você está preparado para oferecer o melhor atendimento possível e atrair cada vez mais clientes para sua oficina.
Aproveite para seguir nossas páginas nas redes sociais e ficar por dentro de todas as nossas atualizações! Estamos no Facebook, Twitter, YouTube e Instagram!
Legal as informações contidas neste post, agregou muito o meu trabalho da faculdade!
Olá Matheus, tudo bem? Que bacana amigo, ficamos felizes em ajudá-lo. Um grande abraço de toda equipe Chiptronic! 😀
Chiptronic bom site
Olá Erik, tudo bem? Obrigado amigo, ficamos felizes que nosso blog o ajude. Grande abraço!