Saiba como evitar vazamento de combustível no caminhão, e garantir sua segurança na estrada.
Os caminhões são utilizados normalmente para transportes de cargas importantes, e isso faz com que a rapidez, a economia e a segurança sejam sempre observadas em todo o processo.
Os princípios logísticos, que demonstram a necessidade de que o serviço de transporte seja feito visando agradar aos clientes e gerar lucratividade para a empresa, também estão relacionados com a manutenção dos veículos.
Algo que pode comprometer seriamente a segurança do caminhoneiro e da carga, além de gerar prejuízo no frete, é o vazamento de combustível no caminhão — uma situação que, infelizmente, não é incomum no caso de empresas e motoristas menos atenciosos.
Continue lendo este post e saiba como esse problema pode ser evitado!
A manutenção da injeção eletrônica
Algo que pode provocar o vazamento de combustível no caminhão é um sistema de injeção eletrônica mal regulado. Isso ocorre em função dos “disparos” de diesel por parte dos bicos injetores estarem sendo realizados de uma forma incorreta, provocando desperdício e até mesmo colocando o veículo e os seus usuários em risco.
Evite o vazamento de combustível proveniente de uma injeção eletrônica mal ajustada. Faça verificações por meio de scanners — e até mesmo observações visuais nas peças que compõem o sistema — para que esse problema seja evitado de uma forma eficaz.
[the_ad id=”17056″]
A verificação da pressão da bomba de combustível
Outra questão que pode provocar o vazamento de combustível e é algo relativamente simples de se resolver: a bomba de combustível mal calibrada.
Quando a pressão está incorreta, isso pode provocar possíveis escapes de diesel e até mesmo danos em algumas peças do caminhão. Não deixe de se questionar se esse importante item tem sido verificado nas revisões realizadas de tempos em tempos.
A duração do combustível após o abastecimento
Um bom caminhoneiro conhece bem o comportamento de seu caminhão e, dessa forma, sabe o quanto ele costuma consumir de diesel em diferentes tipos de situação. E esse tipo de atenção pode ser determinante para verificar se existe um vazamento de combustível.
Caso o proprietário do veículo informe que ele apresenta um consumo acima do normal, isso pode ser um possível sinal de uma bomba de combustível defeituosa ou, até mesmo, um problema na injeção eletrônica, entre outros tipos de defeitos que podem provocar o vazamento.
As marcas no chão
Essa dica parece óbvia, mas a rotina do mecânico é tão corrida que, muitas vezes, detalhes simples como esse passam despercebidos.
Quando o veículo for deixado estacionado por um período para que você faça a manutenção, verifique se existe algum tipo de mancha no chão que indique um possível vazamento de combustível no caminhão.
Essas dicas podem evitar, além de um desperdício sério para a empresa, um grave acidente envolvendo um incêndio de grandes proporções. Portanto, tenha bastante atenção a esse tipo de problema, que na maior parte dos casos pode ser resolvido com ações preventivas simples.
Agora que você já tirou algumas dúvidas sobre vazamento de combustível no caminhão, continue a sua visita em nosso blog e leia este outro texto: “Alinhamento de caminhões: 5 passos para um trabalho bem-feito”!