Chiptronic
  • Login
No Result
View All Result
  • Chaveiros
  • Dicas
  • Autos
  • Diesel
  • Motos
  • Gratuitos
    • Linha Auto
    • Linha Moto
    • Linha Diesel
    • Cursos
    • Workbook
  • E-books
Chiptronic
  • Login
No Result
View All Result
Chiptronic
No Result
View All Result
Home Segmentos Motos

Quantos km dura um motor de moto? Leia e entenda

Ana Julia Alves by Ana Julia Alves
28 de junho de 2021
in Motos
67.9k
21
Quantos km dura um motor de moto? Leia e entenda
79.9k
SHARES
210.1k
VIEWS
CompartilheCompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe por E-mail

Qualquer veículo, mesmo que seja construído com materiais de alta qualidade, possui um tempo limite de duração. É isso mesmo: assim que deixa a fábrica, uma moto já possui uma validade de acordo com quantos km dura um motor.

Saber quando esse momento chega é importante por vários motivos. Para quem é dono de uma moto, é sempre bom entender como o seu veículo funciona. E, se a pessoa trabalha com manutenção de motores, precisa saber avaliar possíveis defeitos na hora de propor alguma mudança.

Para esclarecer esse assunto, criamos este post. Ao longo deste texto, vamos falar sobre o que causa a perda de durabilidade no motor, como avaliar a necessidade de troca e o que pode ser feito para manter a moto funcionando por mais tempo. Acompanhe:

Quais são os desgastes que mais afetam o motor?

Em geral, você pode ter uma noção de quantos km dura um motor logo após a compra, de acordo com as especificações do fabricante. A partir disso, você precisa calcular o quanto de desgaste ele sofreu, já que isso reduz a durabilidade do motor.

Não é possível evitar todos os defeitos, mas você ainda pode minimizá-los.

Alguns dos desgastes que podem prejudicar rapidamente o motor da sua moto são:

  • usar combustível de baixa qualidade: gasolina ruim pode não queimar direito, causando certos danos à estrutura do motor;

  • forçar a troca de marchas: uma troca incorreta de marchas coloca muita pressão no motor, o que aumenta o risco de perda; e

  • estradas acidentadas: o chacoalhar constante da moto, além de poder quebrar a suspensão, também pode danificar o motor internamente.

Como eu descubro se é hora de trocar o motor?

Na hora de fazer a verificação, você precisa fazer uma checagem de desempenho no motor para diagnosticar possíveis problemas. Nem sempre os sinais são óbvios, o que pode dificultar a avaliação.

Felizmente, há ferramentas práticas para medir as condições do motor e garantir que ele ainda está bom o suficiente para ser utilizado. Por exemplo: utilizar um scanner de motos, que pode testar a parte elétrica e verificar rapidamente as condições.

Com isso, você pode saber quantos km dura um motor usado e se ainda vale a pena remendá-lo ou se é melhor jogar tudo fora e colocar algo novo no lugar.

O que eu posso fazer para melhorar a durabilidade do motor?

Enquanto a moto ainda tem poucos km de vida, há muitos cuidados que podem ser tomados para evitar desgastes desnecessários. Dependendo do seu cuidado no dia a dia, pode ser que dure até um pouco mais do que o especificado pelo fabricante.

Algumas dessas atitudes são:

  • troca de óleo regular;

  • não fazer aceleradas bruscas; e

  • trocar os filtros dentro do prazo da fabricante.

Agora que você tem essas informações, pode saber quantos km dura um motor e descobrir se é hora de trocar ou não.

Para continuar acompanhando nossos posts mais novos, siga a Chiptronic no Facebook, no Twitter e no YouTube e fique sempre por dentro das nossas atualizações!

Follow us on Social Media
x facebook instagram youtube
Tags: Dicasinjeção eletrônica de motosMecânica de MotosMecânico de motosMotodiagmotor de motooficina de motoquanto tempo dura um motorquantos km dura um motorvalidade do motor
Previous Post

Injeção eletrônica analógica e digital: qual é a diferença entre elas?

Next Post

Guia prático: fazendo o alinhamento e balanceamento de caminhões

Ana Julia Alves

Ana Julia Alves

Social Media and Content Developer

Next Post
alinhamento e balanceamento de caminhões

Guia prático: fazendo o alinhamento e balanceamento de caminhões

Comments 21

  1. Eliozéas Almeida says:
    2 anos ago

    A durabilidade de um motor começa no amaciamento ao ser comprado zero km. No caso da Honda 160 cc está lá no manual os cuidados que se deve ter até os 500 km, os quais 90% dos compradores não seguem, tipo não acelerar excessivamente com a moto parada e mesmo rodando nunca ultrapassar a metade da rotação que teria até começar a faixa vermelha do conta giros ( ex: se a faixa vermelha começa a 9.500 giros = rodar no máximo a 4.750 giros, além de não manter a moto numa única marcha por longos períodos), etc. Trocar o óleo no período e km corretos, se mais esforço e poeira reduzir a km para troca (seguir o manual na especificação do óleo, nem sempre na km recomendada pelo fabricante, pois essa é geral e cada região, cada caso é um caso e eu às vezes reduzo a troca para um terço do especificado, caso seja 6.000 km eu troco com 2.000 km). Com esses princípios provavelmente um motor de Honda 160 cc chegará aos 200 mil km rodados sem necessitar de retífica. Amaciando o motor no pau, como os entendidos de plantão fazem, certamente aos 80 mil km terá de retificar. Sei de exemplo de mototaxistas que ultrapassaram os 200 mil km sem mexerem no motor.

    Responder
  2. brilhante says:
    3 anos ago

    Tenho uma Yamaha factor 125 pedal. Já zerou o marcador, vai zerar novamente e Nunca foi feito o motor. O mecânico disse que o óleo nem baixa ainda.

    Com quantos quilômetros terei de fazer o motor.

    Responder
  3. MARCELO DA ROCHA says:
    4 anos ago

    Tem uma factor 125 já rodou 130,000 km nunca mexi no motor e nunca troquei embreagem porém agora começou a fumacea mas acho q já era hora né?

    Responder
  4. Mar says:
    4 anos ago

    160 mil quilômetros . Vinte anos de motoboy, sete motos destruídas, todas elas ao chegar nos 150 mil quilômetros rodados, começaram a fumar. Se quiser arriscar elas vão aos 200 mil quilômetros, mas vai gastar muito óleo de motor. 150 mil é o limite. Ai tem que trocar o kit pistão ou retificar.

    Responder
    • Anderson says:
      4 anos ago

      Oq voce fez para cuidar tanto… Troca de óleo da umas dicas ae…

      .

      Responder
    • Bruno says:
      2 anos ago

      Também sou motoboy e acabei de fazer o motor da minha Bros com 155.000 km.

      Responder
    • Maicon José Batista says:
      2 anos ago

      Vc e o bicão mesmo , boto fé . Tenho uma Titan 2004 ,4mm ,quantos km vc acha que vai já tá com 4 mil km que fiz ele , quando peguei antes andei 11 mil km ,no gasss

      Responder
  5. Inacio fernandes says:
    5 anos ago

    Sabem me dizer se o motor cf 500 em kart cross e fiavel e duravel?obrigado

    Responder
  6. Carlos Reis says:
    5 anos ago

    Mas se eu vou comprar uma moto usada de um desconhecido, como posso ter uma noção da situação desse motor?

    Responder
  7. Adesuiton says:
    5 anos ago

    Bom dia ..tem o maximo de retifica .para ser feito no motor.mas tenho uma pergunta..depois que da o limite de retifica ..posso trocar outro motor da mesma linha .ou jogo tudo fora??Acho que posso trocar motor serto??

    Responder
  8. Michele costa says:
    5 anos ago

    Isso mesmo meu vizinho comprou uma moto semi nova e em seguida teve q fazer o motor. Os antigos dono Concerteza nao faziam a revisão e manutenção , necessária. Eu comprei uma moto bem velinha de ano e bem cuidada e pouco rodada. Nao troco a minha por essas semi novas mal cuidadas.

    Responder
  9. Marcio says:
    6 anos ago

    Vendi no mes 06/2019 uma titan ks 2008 com 180.000 km originais, comprei ela em 2010 com 20.000 km, nunca retifiquei o motor, passei ela impecável, sem vazamentos, e ja me arrependi de ter vendido.

    Responder
  10. joao cruz says:
    6 anos ago

    a materia é otima.. só acrescentando … o tempo de vida util varia de acordo com os criterios acima… vou dar algumas dicas pois sou mecanico de motos…
    ja vi motor com 100mil km sem ter sido aberto pra retifica nem nada (era uma 7 galo)…. e ja vi motor d bandit 1200 com menos de 20mil km com cabeçote indo pro lixo…. enfim… oq vai mandar nesse caso e tipo de uso e cuidado do dono se as peças sao originais ou de marcas boas … ou paralelas ( mais em conta)….pra finalizar uma dica…
    os motores no caso de motos so aguentam no máximo 4 retificas no maximo ex: camisa do pistao (levando em conta q vai fazer por ex de 0,25mm antes de pensar em mecher no conjunto… isso vai depender do estado e de qual parte da moto sera retificado por exemplo …1 parte de baixo ex: virabrequim e componentes da embreagem… 2 parte do meio ex: camisa dos pistoes ou 3 parte ex: cabeçote…
    falei um monte pra no final responder….”DEPENDE”… unicamente do uso e cuidado do dono.. nao se apegue ao ano nem a kilometragem(nao e mandatorio para definir se o motor vai pro lixo ou nao) mas sim o uso e o cuidado blzinha?
    espero ter ajudado.

    Responder
    • CHIPTRONIC - TECNOLOGIA AUTOMOTIVA says:
      6 anos ago

      Olá João, tudo bem? Obrigado por seu feedback e por compartilhar conosco dicas tão valiosas! Um grande abraço de toda nossa equipe. 😀

      Responder
    • eliezer honório says:
      4 anos ago

      verdade cara, tenho uma fan 2013 carburada.
      ja está com 200,000 Km fiz o cilindro por 2 vezes e na ultima tive que trocar o comando de valvula pq bateu e então fiz o cilindro pela terceira vez.
      porem o bloco do motor esta muito justo sem folgas a biela como se fosse nova.

      Responder
  11. Breno says:
    6 anos ago

    Ola galera do Chiptronic, Tenho uma Fan 150 2011 e ela estar o escapamento da Fan 125 gostaria de saber se isso pode causar algum dando para o moto da moto?

    Responder
  12. JUSSELIA CACIA MOREIRA says:
    6 anos ago

    Mas eu gostaria de saber em media, quantos mil quilometros, 100, 200, 300 mil, uma media

    Responder
  13. moises says:
    7 anos ago

    show

    Responder
    • Chiptronic - Tecnologia Automotiva says:
      7 anos ago

      Olá Moisés, tudo bem? Obrigado por seu feedback, ficamos felizes que nossa matéria o tenha ajudado. Grande abraço!

      Responder
  14. givaldo santos cassimiro says:
    7 anos ago

    muito bom explicativo givaldo

    Responder
    • Chiptronic - Tecnologia Automotiva says:
      7 anos ago

      Olá Givaldo, tudo bem?
      Agradecemos o elogio, muito obrigado!
      Abraço da Equipe Chiptronic.

      Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Pesquisar

No Result
View All Result

Páginas

  • Blog – Página inicial – Teste
  • Circuito Chiptronic – Goiânia
  • Curso Avançado de Injeção Eletrônica de Motocicletas
  • Curso de gerenciamento eletrônico de motos de alta cilindrada
  • Curso Injeção Eletrônica Diesel – Presencial
  • Dieseldiag
  • Light Repairing Course
  • Motodiag Live
  • Motodiag Live – Assinatura
  • Motodiag Live – Comex Espanhol
  • Motodiag Live – Comex Inglês
  • obdmap
  • Resolve

Categorias

  • Dicas
  • E-books
  • Geral
  • Pós-tratamento Diesel
  • Segmentos
    • Autos
    • Chaveiros
    • Diesel
    • Motos
    • Reparo de Módulos
  • Sobre a Chiptronic

© 2023 Chiptronic Tecnologia Automotiva - A Tecnologia que Transforma. Todos os direitos reservados.

No Result
View All Result
  • Chaveiros
  • Dicas
  • Autos
  • Diesel
  • Motos
  • Gratuitos
    • Linha Auto
    • Linha Moto
    • Linha Diesel
    • Cursos
    • Workbook
  • E-books

© 2023 Chiptronic Tecnologia Automotiva - A Tecnologia que Transforma. Todos os direitos reservados.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Gabriella
Ajuda Gabriella
×