Já se perguntou como é feita a manutenção de grandes frotas de ônibus? Veja dicas em nosso post e comece a investir nessa área promissora.
Investir na manutenção preventiva da frota, identificando peças e equipamentos que precisam de cuidados especiais, é uma tarefa muito importante para evitar acidentes ou gastos desnecessários.
Como diferentes tipos de veículos precisam de manutenções específicas, a atenção deve ser constante no dia a dia. Com a frota de ônibus não é diferente: são necessários métodos e processos de organização próprios para atender a grandes empresas e cuidar de um número maior de veículos.
Para que você saiba como gerenciar a manutenção de uma frota de ônibus com eficiência, separamos 5 dicas essenciais que podem fazer a diferença em sua rotina. Confira!
1. Programe datas de manutenção junto à empresa responsável pela frota
Os ônibus, assim como todos os outros veículos, possuem um cronograma de manutenção próprio, que deve ser seguido por toda empresa de gerenciamento de frotas.
Por isso, é importante informar esse planejamento às empresas e repassar, com antecedência, as datas em que a manutenção é necessária.
Não se esqueça: quando os veículos de uma frota precisam passar por um período de manutenção, cada minuto a mais na oficina pode resultar em lucros menores para a empresa. Sua agilidade e rapidez contam pontos com o cliente!
2. Invista em tecnologias que aumentem a produtividade
Oficinas com equipamentos ultrapassados podem deixar a desejar para o cliente. Afinal, as novas tecnologias não são um simples gasto, mas sim um investimento.
Além de otimizar processos, agregar valor ao serviço e aumentar o lucro no fim do mês, as inovações tecnológicas são elementos essenciais para aumentar a produtividade dos empregados.
O scanner diesel, por exemplo, é uma das inovações que fazem a diferença no dia a dia. O equipamento é bastante útil para diagnosticar problemas no sistema de injeção eletrônica do veículo e ainda informa possíveis reparos para o problema.
[the_ad id=”17056″]
3. Treine seus empregados para estarem sempre atualizados
Outro ponto importante para gerenciar a manutenção de uma frota de ônibus é contar com profissionais capacitados e qualificados para suas atividades.
Como novos modelos de ônibus são lançados todos os anos, é necessário investir em uma equipe treinada e atualizada, que esteja pronta para lidar com as inovações do mercado e fazer a manutenção de modelos mais novos.
4. Faça uma check-list de manutenção
Esta dica pode ajudar (e muito) o trabalho de seu time de profissionais, pois a check-list reúne tudo o que deve ser feito para garantir a eficiência do veículo e mostra qual é o momento certo para realizar uma manutenção.
Calibragem dos pneus, inspeção da aparência do ônibus, avaliação de equipamentos de segurança e verificação do óleo são alguns dos itens que podem ser incluídos na lista.
5. Avalie a melhor forma de adquirir peças
Se você mantiver um estoque de peças em sua oficina, é possível contar com equipamentos sempre que necessário e negociar descontos por volume com seu fornecedor.
Já comprar peças de acordo com a demanda pode diminuir os custos com o estoque, porém isso faz com que atrase a entrega do veículo até que o item esteja disponível.
Cabe a você avaliar qual é a melhor forma para sua oficina, observando sua rotina e as necessidades da empresa de frotas.
Agora que já sabe como gerenciar a manutenção de uma frota de ônibus com eficiência, aproveite para assinar a nossa newsletter! Assim, você recebe nossas atualizações por e-mail e fica por dentro das melhores dicas para sua frota.
[the_ad id=”17056″]
Comments 1