A venda de imobilizadores automotivos tem sido responsável por uma importante fração dos lucros de oficinas mecânicas pelo Brasil. Isso se deve ao crescente número de roubos e furtos de automóveis.
Se por um lado esse é um problema que preocupa a todos, por outro, os proprietários de oficina não têm reclamado da demanda constante de serviço.
Para você não ficar de fora desse circuito, apresentaremos no post de hoje 7 passos para você começar a trabalhar com os imobilizadores automotivos. Confira!
1. Busque por fornecedores bem recomendados
O primeiro passo para começar a trabalhar com imobilizadores automotivos é buscar por fornecedores bem recomendados. Para tanto, escolha uma empresa com boa reputação no mercado e que já forneça o produto há algum tempo.
Uma escolha equivocada nesse primeiro momento pode inviabilizar todo o processo. Por mais que o serviço em sua oficina seja bem executado, um produto de má qualidade apresentará defeitos em curto prazo, colocando em risco o patrimônio de seus clientes e depreciando a imagem do seu negócio no mercado.
2. Invista na capacitação de seus mecânicos
Aqui está o ponto central para ter sucesso na venda de imobilizadores. Isso porque, assim como um imobilizador sem boa procedência, um serviço mal executado colocará tudo a perder. Quem é proprietário de oficina mecânica entende bem esse ponto.
Afinal, a maioria dos estabelecimentos depende de uma boa reputação para manter uma demanda razoável de trabalho. Com isso, um serviço ruim representará uma debandada de clientes.
Dessa maneira, não perca de vista a necessidade de investir na capacitação de seus mecânicos. Profissionais bem treinados para fazer aquilo que se espera deles deixarão seus clientes mais felizes e farão com que eles retornem em busca de outros serviços e produtos.
3. Faça uma boa apresentação do serviço/produto
Mais do que prestar um bom serviço e trabalhar com um produto de qualidade, é preciso elaborar uma boa apresentação para esse conjunto (serviço + produto). Na prática, isso significa demonstrar quais as principais vantagens de se instalar um imobilizador.
Dessa maneira, fale com seus clientes sobre o quão importante é o imobilizador para proteger o veículo. Um bom exemplo a ser apresentado nesse sentido são as ligações diretas realizadas por bandidos. Com o imobilizador, o cliente estará resguardado dessa modalidade de furto. Faça desse exemplo seu principal argumento de venda!
4. Demonstre qual o diferencial do produto
Muitas pessoas ainda não conhecem quais as diferenças entre os imobilizadores e alguns alarmes automotivos. E, para ter êxito nas vendas, é preciso deixar claro quais são as diferenças entre um produto e outro.
Tendo isso em vista, reforce a ideia de que o alarme protegerá o seu carro de arrombamentos, enquanto o imobilizador cuidará de, literalmente, imobilizar o carro em eventuais tentativas de furto. Com essa abordagem você conseguirá esclarecer quais são as diferenças.
5. Assimile a experiência de parceiros com imobilizadores automotivos
Um passo importante para se trabalhar com imobilizadores automotivos é entender qual a experiência de outras oficinas com a comercialização desse produto. Busque conhecer como algumas oficinas parceiras trabalham.
Para tanto, é interessante fazer algumas perguntas. Vejamos:
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Qual seria um preço competitivo para a mão de obra referente à instalação?
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Quantos mecânicos devem estar capacitados para determinada demanda de trabalho?
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Quais fornecedores buscar?
6. Encontre um público-alvo
O primeiro público a ser “atacado”, por óbvio, já são os próprios frequentadores habituais de sua oficina. No entanto, é interessante concentrar esforços para falar com um conjunto de potenciais clientes mais específico.
Para isso, busque em sua carteira de clientes aquelas pessoas que já adquiriram algum produto relacionado à segurança, como alarme automotivo ou chave codificada. Esses motoristas provavelmente se interessarão por algo do gênero.
7. Ofereça descontos
Uma medida que pode ser adotada com o objetivo de alavancar as vendas dos imobilizadores em um primeiro momento são algumas promoções e descontos.
Para tanto, diminua sua margem de lucro ao longo das primeiras semanas de vendas, de modo a dar maior “saída” para o produto e atingir novos públicos.
Agora que você já sabe como trabalhar com imobilizadores automotivos, entre em contato com a Chiptronic! Nós temos diversos cursos em tecnologia automotiva que, certamente, serão do seu interesse!