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Home Segmentos Diesel

Pressão de combustível: aprenda como verificar

Ana Julia Alves by Ana Julia Alves
7 de novembro de 2023
in Diesel
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42
Pressão de combustível: aprenda como verificar
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Com a evolução da tecnologia, os sistemas mecânicos estão ficando cada vez mais complexos, exigindo profissionais realmente capacitados para fazer um serviço de manutenção bem-feito. Portanto, manter-se atualizado é fundamental para ocupar esse espaço no mercado de reparos mecânicos.

Um dos itens que exige atenção é o sistema de injeção eletrônica Common Rail. Ele costuma provocar dúvidas com relação ao seu funcionamento e sobre o que deve ser feito para corrigir problemas — o que abre muitas oportunidades para quem entende do assunto.

Por isso, mostraremos neste post como ele funciona, quais comportamentos um veículo com pressão de combustível irregular apresenta e a melhor forma para verificar a pressão. Confira:

Banner Injeção Eletrônica Diesel

Como funciona o Common Rail?

Para otimizar o funcionamento dos motores diesel, a injeção eletrônica Common Rail permite que o combustível seja injetado na quantidade e tempo exatos.

Isso descarta a necessidade da bomba injetora convencional, resultando não só em menos ruído e poluentes, mas, também, em mais torque em marchas lentas e menor consumo de combustível.

O controlador (UCM) é o responsável por gerenciar o tempo de injeção e a pressão do combustível injetado no motor. O bom funcionamento desse sistema é essencial para que o motor tenha um bom desempenho.

Acontece que o índice de falhas nos sensores do UCM é alto. Desse modo, estar apto para fazer a verificação da pressão é um diferencial para qualquer oficina mecânica.

Quais são os possíveis danos ao motor?

O excesso de resíduos do próprio combustível, do tanque ou do filtro, podem impedir a movimentação adequada do êmbolo da válvula reguladora de pressão. Como consequência, a injeção pode apresentar pressão mais baixa, ou mesmo mais alta, do que a ideal para o funcionamento do motor.

Com o tempo, isso pode acabar resultando na necessidade de substituição da válvula, ou até mesmo do sensor de pressão. O ideal é realizar a regulagem antes do comprometimento dessas peças, por isso a importância de uma verificação periódica desse sistema.

Um veículo que funcione com a pressão de combustível fora dos padrões, pode sofrer danos ainda mais graves no motor. Danos esses que vão desde a queda severa de potência do motor até um possível incêndio, devido à pressão excessiva do sistema de injeção eletrônica sobre a linha de combustível.

Quais são os sinais apresentados pelo veículo?

Um veículo com falhas na pressão de combustível pode apresentar uma série de comportamentos indesejados. Para dar um diagnóstico preciso aos clientes de sua oficina, você precisará entender quais são as falhas mais comuns de serem percebidas.

Afinal, a maioria dos motoristas não saberá apontar diretamente que o problema é com a pressão de combustível, por exemplo. Na maioria dos casos, só uma avaliação bem-feita poderá identificar qual a causa das anormalidades.

Pensando nisso, falaremos a seguir das falhas mais comuns apresentadas por veículos com problemas com a pressão de combustível. Veja quais são:

O motor engasga

Se o motor do veículo engasga em altas velocidades é sinal de que algo está errado. Uma das possíveis causas para esse tipo de comportamento é a desregulagem da pressão de combustível provocada por uma bomba defeituosa.

A maioria das pessoas negligência esse problema, pensando se tratar de combustíveis de má qualidade simplesmente. Em boa parte das situações pode não ser esse o caso e sim o mal funcionamento da bomba como tratado acima.

Perda de força na aceleração

Principalmente depois de ligar o veículo, se ele engasgar ou simplesmente perder força, também é sinal de algo que pode estar errado com a bomba de combustível. Em situações assim, o caminhão pode retomar a aceleração normal em poucos segundos e seguir funcionando.

Isso acontece porque uma bomba fora dos padrões de funcionamento não consegue manter constante a pressão correta de combustível. Somente depois de restabelecida a pressão é que a aceleração voltará ao normal.

Essa é um dos sintomas mais fáceis de serem atribuídos a falhas com a pressão de combustível. Isso porque, se você reparar bem, estamos falando de um comportamento muito específico: depois da partida o veículo perde aceleração e instantes depois tudo volta ao normal.

Afluência

A afluência é aquele “empurrãozinho” que sentimos ao dirigir. Por um segundo, parece que o caminhão foi jogado para frente, uma espécie de tranco. Isso também indica problemas com a pressão de combustível.

E, mais uma vez, a causa pode estar na bomba. Esse componente do veículo, em seu “fim de vida”, pode apresentar baixa resistência ao seu próprio motor. Isso faz com que a bomba aumente a pressão de combustível repentinamente, provocando a afluência.

O motor não dá partida

Se o motorista não ficou atento a todos os “sintomas” retratados acima, é possível que chegue o dia em que o caminhão nem sequer vá ligar. Isso acontece porque não tem gasolina sendo bombeada para o motor, o que pode significar o completo comprometimento da bomba de combustível.

Em situações como essa, é possível ouvir o barulho das velas trabalhando para fazer a ignição. No entanto, não haverá combustível para a combustão.

Como verificar a pressão de combustível?

A verificação deve ser realizada durante o diagnóstico da UCM. Neste momento, é importante que o técnico fique atento para a possibilidade de outras falhas que estejam causando o problema.

É comum que alguns profissionais esqueçam de verificar o nível de combustível, entupimento no filtro ou defeitos na bomba e acabem achando que o problema é na UCM.

Se a oficina tiver equipamentos específicos para testar individualmente a bomba de alta pressão, o sensor de pressão, a válvula reguladora e os injetores, por exemplo, o trabalho pode ser facilitado. O diagnóstico dos aparelhos mostrará o funcionamento individual de cada parte do sistema, indicando possíveis defeitos em um ou mais deles.

Caso a oficina não tenha equipamentos suficientes para um diagnóstico individual, é possível testar o sensor de pressão e a válvula reguladora de pressão medindo a tensão e o duty cycle do sinal, respectivamente. Lembre-se de que essas medições devem ser realizadas com o veículo em andamento.

Vale lembrar que os equipamentos de análise da injeção eletrônica são investimentos importantíssimos para uma oficina, aumentando a gama de serviços a serem oferecidos e a eficácia dos diagnósticos dados pelos mecânicos.

Com isso, você poderá analisar se a pressão de combustível está dentro do padrão esperado e se será necessário substituir alguma peça.

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Tags: common railinjeção eletrônia dieselpressão de combustível
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Ana Julia Alves

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Comments 42

  1. Mateus Henrique Ferreira Neto says:
    4 semanas ago

    Muito bacana

    Responder
  2. Iodídrico. LuENI says:
    8 meses ago

    O carro volvo liga só por. Dois minutei e vai a baixo

    Responder
  3. gerson silva says:
    1 ano ago

    Meu Kia bongo k2500 , 2011/12 tá sem força. Na subida e soltando fumaça preta

    Responder
  4. Gustavo says:
    1 ano ago

    Boa tarde. Estou com uma hilux 2011 disel automática e já foi verificado bico e bomba e foi apagado o problema no aparelho e o prometa volta após andar 2 ou 3 mil metros, hoje mesmo ela está na mecânica e o mecânico está confuso o pq está acontecendo se os sistemas de bomba e bico foi verificado e está ok, alguém tem uma luz?

    Responder
  5. Kilmer Thomas says:
    2 anos ago

    Boa noite tenho uma Xc60 t5 2016 2.0 ela as vezes só quando liga e com motor frio, ela oscila falha acelero e a rotação não sobe ai eu desligo e ligo umas duas vezes e ela estabiliza e volta ao normal ai fica acesa a luz da injeção mas logo depois de rodar ela apaga sozinha, ai levei na oficina e mandaram trocar bomba de alta mas o erro era ECM-P008A00 e ECM-P00C600 baixa pressão de combustível, agora vai saber né

    Responder
  6. Geraldo M. B. de Oliveira says:
    2 anos ago

    Pode ser a válvula moduladora do turbo ou a pcv, responsável pela regulação da entrada de combustível na bomba de alta. Retificando, onde escrevi pcv, lê-se IMV.

    Responder
  7. Geraldo M. B. de Oliveira says:
    2 anos ago

    Pode ser a válvula moduladora do turbo ou a pcv, responsável pela regulação da entrada de combustível na bomba de alta.

    Responder
  8. José Carlos Sodré Pinto says:
    2 anos ago

    Boa noite, tenho um Kayron da SSangyong a diesel 2011, o primeiro problema apresentado foi que o emblema check aparece no painel em amarelo, quando acelero a mais ou menos 3000 giros ou quando subo uma pequena serra a luz acende no painel, mas não perde força, já fiz a manutenção com a troca do oleo e dos filtros originais.
    Passando o computador apareceu dois problemas :1- mau funcionamento do controle de pressao máxima do trilho 2- combustível de pressao de transferencia muito grande no sistema de pressao do trilho, vocês podem me orientar ?códigos dos problemas 1-P1254 2- P1257 Obrigado

    Responder
  9. Jackson broetto says:
    3 anos ago

    Minha s10 2015 LT automática 60mil kms 2.8 200 cv me parece que o consumo está alto comprei faz 3 meses viajando 8.5 cidade 7.0 alguém para fazer um comparativo ?

    Responder
  10. orlando porto porto says:
    3 anos ago

    A minha ssang kyron esta rodondo nomal e derepenta A paga o motor diesel e so depois muito tempo, um hora ou mais e pega nomal, quando ela para vc dapartida ela vira tudo mais pega so quando esta fria, algem pode A juda ?

    Responder
  11. Ismael Sílvio Soares Almeida says:
    3 anos ago

    Boa tarde, tenho uma S10 2013/14 a diesel,, ela vem acendendo a luz da injeção intermitentemente e quando isso acontece ela corta potência, digo corta, pois quando apaga o carro roda normal. A última vez que levei no mecânico o rastreador apresentou o código p228c. Seria problema na pressão de combustível, porem o mecânico limpou a válvula EGR e apagou o código o módulo, rodei menos de um mês e voltou a acender. Agora acende intermitentemente. Não sei nem qual oficina procurar aqui em Salvador e região. Antes de levar no mecânico citado ela já vinha apresentando um ruído na bomba do tanque quando vira a chave e acende o painel, é como se ela estivesse forçando pra bombear e só não percebe o barulho quando o carro está em funcionamento devido ao barulho do motor. É comum ter que substituir a bomba do tanque?

    Responder
  12. Vanony Capitão says:
    3 anos ago

    O meu Toyota starlet 1.3, quando tento acelerar morre e o combustível não está a dar retorno,já troquei a bomba e continua na mesma

    Responder
  13. Pansau Kondé says:
    3 anos ago

    O meu caro, hiundai santa-fe, tem um unica avaria de valvula de pressao, localizada na regua

    Responder
  14. João says:
    3 anos ago

    Gostei, aprendi, o meu carro começou a ter problemas, tirando um som mais estranho, desligamento, perda de força, cheiro de combustível, tirei o tubo de retorno já não retornava o combustível, foi estranho, depois parquiei o carro.

    Responder
  15. Kiatalua Manuel says:
    3 anos ago

    Bom dia a todos. tenho um Hyundai santa fé V6/3.3/2014, está com arrancadas muito lenta e pesada, depois da partida o veículo perde aceleração e instantes depois volta ao normal e apresenta velocidades falsas. o que deve ser?

    Um grande abraço de toda equipe!

    Responder
  16. Paulo Dias Farmhouse, de Luanda-Angola-África. says:
    3 anos ago

    Adorei pessoal.
    A matéria aqui reportada é muito boa.

    Agradeço mesmo.

    Valeu.

    Responder
    • CHIPTRONIC - TECNOLOGIA AUTOMOTIVA says:
      3 anos ago

      Olá Paulo, tudo bem? Ficamos muito felizes com seu feedback, continue nos acompanhando por aqui! Um grande abraço amigo. 😀

      Responder
  17. Aureo Freitas says:
    3 anos ago

    Bom dia a todos. Sou propietario da terceira amarok. Tive boas e pessimas experiencias, veiculo confortavel e economico. Cheio de tecnologia que aliado a um bom mecanico, com equipamento e cartilhas tecnicas, e um propietario que fale a verdade e seja paciente nao tera maiores problemas. Exemplo: bomba e bicos, usar um estabilizador de diesel, trocar filtro e abastecer em postos confiaveis. Se estes itens apresentarem defeitos, obrigatorio trocar tudo, podendo ser seminovos ou novos, nada “reman” limpesa geral. Os bicos deverao ser codificados conforme cod IMA influnciara diretamente no consumo e ruidos ( sem codificar faz 6.9 e codificado ate 13.8 kms/litros ). Na eletrica antes de substituir qualquer sensor de qualquer genero observar os conectores e respectivos chicotes e testa-los. A famosa molinha acende por varias razoes.Na troca de oleo usar o recomendado e se possivel fazer com 6.000 km. No geral o Veiculo oferece conforto, economico, silencioso. ATENCAO: Veiculo necessita de muito cuidado!!! Picup Nuttela… opiniao de quem ja andou quase 400.000 kms pelo Brasil de Amarok S; Se e haghline.

    Responder
  18. Jacinto Langa says:
    3 anos ago

    Tenho um carro Toyota Hiace 2005 2TR, perde força e consome muito combustível, é a gosolina, velas ficam todas pretas
    No relatim ele retorna combustível, mas quando é acelerado para de retornar. O que devo fazer

    Responder
  19. Atumane Hilário says:
    4 anos ago

    Eu tve uma Ford ranger XLT 3.2 que ja passou em varias ofcina e parou nas minhas mão estava quase a desistir poque ja matou quase 10 enjetores e estava a dar baixa presao finalment consegue era o PT

    Responder
  20. Jonas says:
    4 anos ago

    Boa noite tenho um Renegade diesel e ele começou apresentar um barulho no lado esquerdo onde fica a polia quando acelera pra subir uma rampa parece um martelo batendo a oficina fez o diagnóstico mas só viu uma pressão maior no retorno mas não soube precisar o que realmente é gostaria de uma ajuda

    Responder
  21. Marcelo says:
    4 anos ago

    Tenho uma Renault master 2011 2.5 , e está vazando diesel pelo reservatório do filtro de combustível, troquei o reservatório e continuou . Pois o que parece está voltando pressão no reservatório .o que pode ser ?

    Responder
  22. Puruanjo diesel says:
    4 anos ago

    Isto da kia do flavio pode ser entopimento na linha de retorno ou valvula de retorno travada.

    Responder
  23. Ivan says:
    4 anos ago

    Bom dia, já foram feitos testes nos bicos e bomba de alta e no solenoide da bomba , mesmo assim acusa alta pressão, só acima de 2400 giros, o que pode ser? Obrigado

    Responder
  24. José Roberto Santos says:
    4 anos ago

    Boa tarde…Estou com uma S10 2011 que ligando a chave não aciona a bomba de baixa que alias já foi trocada por estar fraca,com esse problema resolvido agora apareceu esse que é um defeito que ja é recorrente nela.Vocês podem me dar alguma ideia do que pode ser!!!

    Responder
  25. Ivan Mateus da cruz Oliveira says:
    4 anos ago

    Oi boa noite tô com um jeep Renegade diesel com baixa pressão na linha de combustível oque pode ser

    Responder
  26. Eduardo José de Souza says:
    4 anos ago

    Gostaria que alguém me informasse por que minha ranger diesel 3.2 ano fabricação 2014 as vezes perde potência. Já levei em uma autorizada Ford que realizou procedimento queima de fulegem do catalizador. Pouco tempo depois o defeito de perda de potência voltou a acontecer. Alguém me falou que pode ser que o sensor regulador da bomba da alta tensão esteja com defeito, seria possível?

    Responder
  27. FLAVIO SILVA says:
    5 anos ago

    GOSTARIA DE SABER SE ALGUÉM PODE ME INDICAR O QUE ESTA ACONTECENDO COM A MINHA KIA SORENTO ELA ESTA COM PERCA DE FORÇAS ,SEGUNDO FUI EM UM MECÂNICO ELE DISSE QUE DEU PRESSÃO DE COMBUSTÍVEL ALTA DE MAIS ALGUÉM SABE ME DIZER O QUE FAÇO PARA RESOLVER O PROBLEMA

    Responder
  28. Henriques Cardoso Gervásio says:
    5 anos ago

    Gostei da dica e ainda quero aprender com vosso.

    Responder
    • Chiptronic - Tecnologia Automotiva says:
      5 anos ago

      Olá Henriques, tudo bem? Obrigado amigo por seu feedback, ficamos felizes que nossas dicas o ajudem tanto. Um grande abraço de toda nossa equipe!

      Responder
      • Marcos Antônio Da Silva Pereira says:
        1 ano ago

        Boa Noite gostaria do apoio estou com um problema na escavadeira Volvo 460 não pega, preciso fazer um diagnóstico mais detalhado vcs tem o scanner para linhas Volvo pesada e linha amarela como escavadeiras Volvo etc…

        Responder
        • Julia says:
          1 ano ago

          Fala Marcos! Tudo certo?!
          Temos sim! Vou deixar um link abaixo, basta se cadastrar para saber mais!
          ⏩ https://a349b2f.contato.site/53b93ae3a5/linha-diesel/dieseldiag

          Responder
  29. Rodrigo Coimbra says:
    5 anos ago

    A bomba de alta pressão que a gente chama na Ranger XL motor 2.2 diesel 2014/2015 também é chamada de bomba injetora de combustível?

    Responder
  30. Rodrigo Alves says:
    5 anos ago

    to com problemas em uma Amarok bi turbo 2012 que apresenta defeito p0087 porem já fis teste com outra bomba de alta testei vazão de retorno dos bico injetores e coloquei outro sensor de pressão e a válvula reguladora de pressão pra teste testei a bomba de baixa e esta com pressão de 4,5 bar. comportamento do carro ao exigir do motor ele acende a luz (de anomalia) e perde potencia desliga a chave e liga novamente volta a potencia exigi do motor na retomada acende a luz e perde potencia. alguma dica se possivel?

    Responder
    • Antonio carlos siconelle junior says:
      5 anos ago

      Amigo boa tarde, estou com o mesmo problema ! Vc conseguiu resolver o seu ?

      Responder
    • Hélio da Cunha Fernandes says:
      4 anos ago

      to com problemas em uma Amarok bi turbo 2012 que apresenta defeito p0087 porem já fis teste com outra bomba de alta testei vazão de retorno dos bico injetores e coloquei outro sensor de pressão e a válvula reguladora de pressão pra teste testei a bomba de baixa e esta com pressão de 4,5 bar. comportamento do carro ao exigir do motor ele acende a luz (de anomalia) e perde potencia desliga a chave e liga novamente volta a potencia exigi do motor e se apertar de novo acima de 2500 rpm acende
      O que pode ser
      Do tanque até nos bicos já foi tudo trocado e revisado
      So anda de boa em baixa blz
      Apertou um pouco acima de 3 mil rpm já era
      No automático então qualquer subidinha acende
      O que esta acontecendo???

      Responder
      • paulo giacomim says:
        4 anos ago

        Estou com o mesmo problema na minha amarok, troquei os bicos, bomba de alta, valvula reguladora, sensor do rail, filtro, bomba de baixa esta com 4,5bar, tanque limpo e quando eu acelero forte ela acusa baixa pressão. me add no whats ai : 48 984905024

        grato desde já !

        Responder
    • kaupolycan says:
      4 anos ago

      Filtro de partículas entupido .

      Responder
    • Luis Antonio vieira says:
      3 anos ago

      Estou com mesmo defeito consegui resolver ?

      Responder
    • Carlos says:
      1 ano ago

      Ola meu amigo bom dia sou técnico em casa injeção eletrônica diesel e flex seu c sua bomba estiver com pressão de 4.2 estrangulada bem provável q seu problema seja bomba de baixa ela tem q dar acima de 7 bar estrangulada outro defeito relacionado ao código p0087 a própria flauta da com rail juntamente com sensor regulador de pressão ok

      Responder
  31. Jadson lima says:
    5 anos ago

    Bom dia meus amigos

    Responder
    • Chiptronic - Tecnologia Automotiva says:
      5 anos ago

      Bom dia Jadson, tudo bem?

      Responder

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