O kit de aumento de cilindradas é uma opção para o motociclista que deseja elevar a potência e o torque do seu veículo sem ter que gastar demais. A instalação do kit consiste na substituição de algumas peças dentro do bloco do motor que permitirão um melhor aproveitamento da capacidade cúbica total sem a necessidade de usinagens ou retíficas.
Ficou interessado em entender melhor o assunto? As principais vantagens e desvantagens da instalação desse kit você fica sabendo nos tópicos logo abaixo. Confira:
1 – Ganho de velocidade
Aqui utilizaremos como exemplo as motos de menor potência, como o modelo Honda Titan 150 e similares, ou seja, podemos dizer que uma das vantagens do kit de aumento de cilindradas é o incremento da velocidade final da motocicleta. Nos testes de fábrica, esse modelo chega a alcançar 110 Km/h na 5º marcha, e com a substituição do pistão, cilindro, e dos anéis e juntas que compõem o kit, a motocicleta pode atingir 125 Km/h nas mesmas condições.
2 – Mais segurança nas ultrapassagens
Com a adaptação do kit de aumento de cilindradas e o consequente ganho de velocidade final já explicado anteriormente, algo natural é o aumento da sensação de segurança ao realizar ultrapassagens em estradas e rodovias, mesmo se o motociclista estiver em companhia de um garupa.
3 – Maior torque
As motos de 150 cc possuem como característica alguma dificuldade de subir aclives de forma confortável, sendo normal que o motociclista necessite reduzir para a 1ª marcha nesse tipo de situação. Com a instalação do Kit que “transforma” esse motor em um 190 cc, a motocicleta realizará esse trabalho com muito mais facilidade, inclusive em 3ª marcha, quando o veículo já estiver embalado.
4 – Aumento na temperatura
Aqui está uma desvantagem na instalação do kit de aumento de cilindradas. Como a capacidade cúbica da motocicleta se torna maior, a temperatura se elevará de forma considerável quando o veículo estiver trabalhando em baixa velocidade.
5 – Necessidade de substituição de outras peças
Outra situação que o proprietário da motocicleta pode enfrentar ao optar pela instalação do kit é a necessidade de substituir algumas outras peças. O escapamento, por exemplo, com uma abertura maior poderá entregar mais potência ao motor, assim como um conjunto de embreagem que suporta temperaturas mais altas, de forma a aumentar o período de vida útil desta.
6 – Aumento do consumo de combustível
A sua motocicleta teve a sua potência e seu torque ampliados após a instalação do kit de aumento de cilindradas, portanto, é natural que exista algum tipo de contrapartida. Qualquer veículo que tenha uma capacidade cúbica aumentada necessitará de mais mistura ar/combustível para funcionar. A boa notícia é que esse tipo de alteração é quase imperceptível no caso das motocicletas com cilindradas mais baixas.
7 – Necessidade de informar ao Detran sobre o aumento de cilindradas
Essa é outra questão já esperada pelo proprietário da motocicleta que passou pela alteração através do kit. Todas as mudanças nas características originais da motocicleta devem ser informadas com antecedência ao órgão de trânsito — ele encaminhará a situação para o INMETRO fazer a análise e realizar a aprovação, mesmo que a instalação do kit de aumento de cilindradas não impacte em nenhuma alteração visual na motocicleta.
Agora que já sabe todas as informações sobre o kit de aumento de cilindradas, leia também o nosso post com 7 dicas para melhorar a performance sobre duas rodas!
Olá me chamo Kaio, tenho uma xtz 125 ai coloquei um kit 4mm pra aumentar a força mais foi ao contrário em vez de ter mais desempenho eu tive prejuízo a moto não passa de 80 k/h já troquei o carburador fez a regulagem e nada de ter desempenho já levei para o mecânico e nada foi resolvido continua a msm e já fez esse motor umas 5 vezes e não melhora, o qe pode tá acontecendo?
Olá Kaio, tudo bem? Existem algumas possíveis causas que podem estar causando o seu problema:
1. Ajuste do carburador: Mesmo com a troca do carburador, o ajuste pode não estar ideal. Verifique se a mistura de ar e combustível está correta e se a agulha e o jet estão apropriados para o novo cilindro.
2. Escape restritivo: Um escapamento mais livre pode ajudar.
3. Problemas de compressão: Verifique se a instalação foi correta.
4. Válvulas: Ajuste e verifique se não estão vazando.
5. Sincronização: Motor pode não estar sincronizado corretamente.
6. Partes internas: Alguma parte pode não ter sido ajustada ou substituída.
Entre outros…
Minha orientação é que você converse com um mecânico de confiança e explique todos os problemas que você já tentou resolver. Às vezes, uma segunda opinião pode ajudar a identificar algo que passou despercebido.
Olá boa noite tenho uma cb Twister 250f e coloquei um kit 290cc nela quando ligo ela fria fica com um barulho batendo, mas depois que ela esquenta o some isso é normal ?
Olá Paulo, tudo bem? Pedimos desculpas pela demora na resposta, estamos passando por uma reestruturação no blog. Mas em relação ao seu caso, como a situação pode ocorrer por diferentes motivos, o ideal é que você consulte um mecânico especializado para uma avaliação mais detalhada.
Agradecemos pela interação e estamos sempre a disposição!
Boa tarde me chamo Luiz, quero matar uma curiosidade, tenho uma CBX 200 STRADA queria instalar o kit da CRF 230 disponível no mercado livre, mas também queria saber com quantas cilindradas e cavalos de potência a motocicleta ficaria, mesmo que fosse uma estimativa.
Olá Luiz, a instalação de um kit de aumento de cilindrada da CRF 230 em sua CBX 200 Strada pode aumentar a capacidade do motor para aproximadamente 223 cc, igual à CRF 230 original. Quanto à potência, uma estimativa razoável poderia ser um aumento modesto, talvez para algo em torno de 20 a 22 cavalos, dependendo das configurações e ajustes.
Lembre-se de que essa é apenas uma estimativa aproximada, e o desempenho real pode variar com base em muitos fatores, incluindo a qualidade do kit, ajustes finos, configurações específicas e como a motocicleta é mantida. Além disso, qualquer modificação feita em uma motocicleta deve ser realizada com cuidado, levando em consideração a segurança do veículo e a conformidade com as regulamentações locais.
Apenas uma palavra sobre a necessidade de informar o Detran que instalamos um kit de aumento de cilindrada na nossa moto:
FALOU!
Daqui a pouco o Estado vem fiscalizar nosso )*( pra saber se temos hemorróidas…
Boa noite tenho um metor duma gsxr1000 k7 que precisa de levar uma cabeça nova, mas gostas de por este metor com mais potência.
Alguém me pode indicar onde posso fazer isso. Obrigado
Quer ter potencial e corre ,e só compra uma de alta cilindrada.ai resolve o problema dos velocistas
Eu tenho uma fan 125 2006
E vou encostar pra fazer todo motor e tds ja me falaram pra botar o 4mm pq ja compensa mais oq vcs acham??
Queria saber qual e o kit mais adequado para aumentar a fan 125 2013 es pra 150 a minha já tem o carburador da 150 ai queria saber se e melhor aumentar pra 150 ou já da pra subir pra 170 cilindros que tem kit assim tambem e quais peças tem que vir no kit pra ter certeza que está vindo tudo certo ?
Aumentar cilindrada nos motores CG125 2009 até 2018 não seria benéfico nos quesitos custo X benefício X durabilidade X desempenho.
Pra usar um kit cilindro das 150 é obrigatório troca da biela, colocar os contrapesos de virabrequim que na 125 não usa (obrigatório da 150), usinagem de carcaça pra alojar o cilindro. Se quiser aumentar o desempenho com apenas troca de pistão, passe o cilindro original pra 4.1mm e use pistão STD das Titan e Fan125 até 2008, que não precisa troca da biela (ambas usam pistão com pino 13mm). Use um carburador da 150 que te entrega maior fluxo de ar X combustível e uma vela grau 9 (CR9E ou CPR9EA9).
Eu tenho uma Factor 125 2018/19 e quero fazer que ela corra mais oq devo trocar para q possa ter maior desempenho em velocidade?
O cilindro da xre 190 serve na titan 160 ? Oi seja sem ter q retificar o bloco?
Cara do céu, entrei aqui para tirar uma duvida apenas e me deparei com a maioria de tunador de teclado.
Minha gente vamos entender uma coisa de vez: Aumentar potencia original, fazer o motor trabalhar num regime ou situacao fora do normal para oque foi criado, é obvio que vai gerar: Mais consumo, mais calor, mais desgaste, mais manutencao… e em contra partida, pode ganhar sim, mais potencia, torque.
Preparacao nunca ira privilegiar economia ou durabilidade.
E claro, conforme vai alterando, vai ter que ir mudando tudo, alimentacao, exaustao, regulagem e etc..
Eu so vejo gente dizendo: o que eu tenho que fazer para minha 125 andar do lado de 400.
Se eu mudar o caburador e colocar um 200% a mais de Cfm vou precisar mexer na alimentacao?!
Cara, é muita coisa obvia.. me desculpem a sinceridade.
Olá Entregador! Seu conhecimento é muito importante e pode ter tirado dúvidas de muita gente!
Abraços, amigo.
TENHO UMA TITAN MIX 150 2010 QUERO PREPARA ELA OQUE POSSO COLOCAR?
Gostaria de saber se existe hoje alguma preparação para XLR 125 Es 2002, para torna-la 200cc
boa tarde , quero aumentar a potencia de nx 200, qual vc indica , marca modelo etc
Coloque o kit 170
Como fazee um motor da ml quatro macha par 250
gostaria de tirar uma duvida simples, possuo uma cg 125, ouvi boatos que se colocar um caburador de cbx 200cc, ela ficaria um pouco mais forte… isso de fato é vdd?
Tem varias vantagens, primeira vantagem é que ela vai gastar , e o aumento da força dela não vai ser tão esperado, poderá prejudicar seu motor entao o da 150 cc recomendo porém já coloquei numa 125
Tenho uma 150 quero colocar kit 230
PRECISO abrir a carcaça para colocar
To comprando uma moto Titan 150 2008 .
Motor dela é mechido 190cc vcs sabem me dizer se dá muito problema ?
Olá Mariana, o kit 190 ele não è de durar mais tempo que o original da 150 se você fazer limpeza de carburador filtro de ar, durará muito tempo, com o tempo de desgaste do 190 ele poderá travar seu motor, não fica tão caro você vai pagar uns 500 reais aí, é mais finalizando aqui ele aguenta 24 mil km mais que isso não passa espero ter te ajudado tchau tchau
Tenho a xtz 125 para trilha oque posso fazer nela pra ficar mais forte e não ficar quebrando muito agradeço
Coloque o kit 199
Coloquei apenas um pistão 4MM Depois disso o motor ja quebro duas vezes, sera que o pistão que ta causando isso?
Olá, Carlos respondendo sua pergunta do pistão 4mm, ele pode estar quebrando por causa que você não pode estar amaciando o pistão direito, ou ele não está recebendo ar e combustível direito tem vários motivos leve em um mecânico de sua confiança para tirar realmente sua dúvida falou
Tenho uma fan 160 , qual melhor kit o 190cc da xre ou o 4mm?
Boa noite, to pensando em por um kit 70mm na minha Titan 2006, costumo viajar nos finais de semana será que é viável ou vai ser “demais”.
Eu tenho uma DAFRA 150cc modificada para 275cc ficou com mais consumo o que fazer para diminuir o consumo.
Tenho uma fan 125 ks 2010/2011 quero mudar o cilindro de uma 150 oq eu faço?
Pra burgman 125i para 150cc só o jogo de pistão ou mais algum detalhe ?
Tenho uma bros 150, ano 2010, quero deixá-la com mais potência, o que preciso fazer ??
Tenho uma bros 2010, quero deixá-la com mais potência, o que preciso fazer ??
Tem como melhorar uma burgman 125 galera?
Olá, gostaria de saber se eu trocar o comando da minha moto por um preparado, tenho q fazer remape ?
Tenho uma fazer 250
Tenho uma fam 125,ano 2008,queria saber se tenho que trocar as bielas para colocá o quit 190
Boa noite, gostaria de saber se eu colocando o kit 190 em uma Titan 150 2015 se vai ter alguma peça que vai sofrer desgaste mais rápido ou se continua a mesma coisa o processo de desgaste e quais peças seriam as que sofreriam esse desgaste?
E pra vocês que tem outro tipo de moto que não seja uma honda e queira aumentar cc esquece troca logo de moto tá com a moto errada
Nossa amigo 110km/h que Titan 150 maisanca é essa? É mais fácil ela dar 125km/h original sendo que o pistão é bem mais leve e o comando tende encher muito melhor nas altas rpms as 150 cilindradas! Pra ganhar final não é só instalação de um kit é necessário todo um conjunto como um comando preparado um cabeçote feito e um bom acerto na mistura não é bem assim como você está dizendo não iluda as pessoas com essa baboseira que você está dizendo. O motor gira menos com essas 190 vc senão for colocado um comando pra controlar a taxa de compressão dinâmica sem falar do peso dele em comparação ao original você vai ganhar um bom torque mas não velocidade final nao sem um bom acerto na alimentação e um bom comando
Olha, o seu comentário foi o único daqui com alguns detalhes técnicos. O resto, como você disse, é baboseira. Aumentar o peso do conjunto giratório certamente reduzirá a rotação do motor. A moto ganha em força, mas dificilmente ganhará final.
Parceiro ,minha moto é uma Titan 150 2004 queria colocar um kit 190 mas não entendo muito do assunto ,o que eu preciso fazer?
Tenho uma falcon 2013 nx 400i alguma sugestão de especificação de peças e onde encontro o kit.
Por sinal no texto foi dito da necessidade de substituir o kit de embreagem que aguente tal temperatura, qual vc indica?
Geraldo Aracaju Sergipe
Tenho uma intruder 125 e por muitas vezes, pensei em mudar de cc só pelo fato de que viagens com garupa são muito difíceis com uma moto com pouca cavalaria. Você acha que uma mudança para um kit 190 vai fazer com que eu tenha a cc para uma viagem com mais segurança e conforto? Vou diminuir a vida útil do meu motor fazendo essa alteração?
Tenho Suzuki yes que é mesmo motor, mudei curso com 6 mm há mais (de 48,8 a 60,8) e mudei relação, corrente de comando mais comprida, calcei também o cilindro para ficar mais alto, biela mais reforçado com pino mais grosso, pistão maior, taxa de compressão mais alta, tinha que abrir bloco) agora motozão, muito torque em baixa, sobe quase qualquer moro na quinta com bastante velocidade, anda econômica no etanol, 32 km/l tranquilo, metendo pau.
Olá!
Coloquei kit 190 na minha titam 150.
Só que tenho um problema: ela está fazendo entorno de 22 km/l acho muito pouco.
Detalhe , vela ngk, ignição, cachimbo, carburador original dela tudo isso novo, e ela não faz média.
Alguma idéia oque esta faltando?
Outro coisa só ando no asfalto 90 km por dia de uma cidade a outra, resumo apenas viajo não dou pik pela cidade.
Por favor me ajudem a desvendar esse mistério.
Cara vc tem que ver se o carburador tá regulado é as válvulas tbm
Amigo se vc não tiver usando um comando correto de média alta ela vai consumir muito mais e tbm tem o porém do carburador se for original tem que trocar a os gicles para um maior isso vai fazer que exija menos do carburador e vai ficar mais economico
Nao faz sentido almentar os gicles se ela tiver dando lenta e alta sem embolar o consumo alto se da por que vc ta com um motor maior e certamente a moto nao ta com a taixa correta
Kit 190 só rende em baixa e média rotação. Ele aumenta o diâmetro original do pistão em 7.2mm o que causa desbalanceamento dinâmico e em alta rotação não entrega toda a potência desejada..
O ideal pro motor 150cc é um comando média alta com 305 ou 315º com um aumento nas folgas de válvulas (0.12 e 0.15mm), um bom trabalho de cabeçote com polimento e acerto dos dutos, acerto em carburador com giclês alta a partir de 125 e lenta 40 ou 42 (sempre veja a cor dos eletrodos da vela: devem estar marrom claro ou cinza claro. Não podem estar brancos (falta de combustível) ou pretos (excesso); pistão no máximo 4mm já dá um excelente resultado sem comprometer a durabilidade e com um consumo bem coerente. Uma vela mais fria (CPR9EA9) ou pra durabilidade em Iridium seria algo a apreciar. Um escape levemente mais aberto pra expulsão dos gases e um filtro esportivo também são bem vindos.
Já quanto ao consumo já dizia Chico Landi: “Cavalo come cavalo anda. Cavalo não come, cavalo não anda”
Olá tenho uma fan 125 com o kit 4 mm.qual a transmissão adequada para usa com esse kit?
Olá tenho uma fan 125 2012 com o kit 4 mm.queria sabe qual a transmissão adequada para usa com esse kit?
Como aumentar a cilindrada da cb 300 para 400cc?
Tenho uma web 100 posso colocar o kit cilindro da voz 125 nela ??? Somente o kit cilindro ou tem que trocar algo mais ??
Eu tenho uma Fan 150 ano 2010….e quero adapta para 190 mais pode mim informa todas as peças q pega sendo as melhores peças KMP
Em vez de usar o kit 190 usa o 4mm da marca kmp linha Premium o 4 mm fica melhor doque o kit 190 agora se quiser mais potencia como eu fiz na minha usa um kit 70mm aí sim e outra coisa
Olá.
Meu conhecimento é quase nulo. Estou a começar a aprender sobre o assunto. Qual a vossa opinião sobre o aumento de cilindrada de uma scooter 50 cc para 70 cc?
Estou a pensar comprar uma em segunda mão que já tem essa alteração, mas fui aconselhado a ter cuidado pois o motor pode quebrar facilmente. Isso é verdade? Em que devo prestar atenção se realmente quiser avançar com a compra?
Obrigado! 🙂
A pop 100 para o kit de 150.
Faço viagens de 300 km dia. Oque tenho qu colocar alem do kit e qual conjunto mais rsistnte.
Ando em circuito misto asfalto/terra.
Não invente de abrir a carcaça do motor pois esses motores de biz e pop costumam dar vasamentos se deixado muito fina a parede do bloco para colocar um cilindro maior,opte por um kit da biz 125 ou um pistão 4mm e um comando com tempo de abertura maior e substituir o gole de alta por 1 número maior não tem erro.e também em um torneiro especializado para aliviar o volante reduzindo o esforço da inércia deixando ele um pouquinho mais esperto
tenho uma cg titan 97 e quero por um kit da 200cc que voces achan?
Coloca um 230 logo, com pistão de crf
Tenho uma cg 150 2008 , eu quero coloca o kit 190 mais não sei qual a melhor marca , tem alguma indicação ?
kmp amigo
Pra mudar a minha cg 150 pra 170 prescisa mexer no escapamento
O ideal seria, porque com o aumento de cilindrada gera uma maior queima e com o escapamento original o motor não consegue distribuir toda a potência que ele pode oferecer
tenho uma biz125 quero fazer ela pegar 160 km/h o que devo trocar nela?
Troca de moto, amigo.
Biz e algo complicado pra mexer pois biela e virabrequim não suportam aumentos drásticos sem contar na estabilidade que com motor original já e praticamente 0
Compra outra moto biz não tem estabilidade pra isso
O motor 70mm seco da muito problema ? Vou comprar uma moto que tá mexida o proprietário me propoz voltar pra 150 original, qual a melhor ??
Troca de moto não a graça é as pequenas passando as motos grandes, preparei a minha 150 para 200cc os cara das 250 tá me procurando até hj kkkkkk!!! Agora chora os boy!!
o ideal e colocar uma turbina de jato super sonico
Nitroglicerina e pular uma lombada!
Essa merda de biz não é moto de velocidade não rapaz, onde que isso aí tem estabilidade pra tal velocidade
Já tive acidente pilotando uma biz 125 isso é uma merda, não oferece nada de estabilidade