Ter um veículo é algo fundamental na vida de muita gente. Para quem usa a trabalho diariamente ou só nos finais de semana, o carro se torna insubstituível para ir onde quiser. Entretanto, não há nada mais frustrante do que precisar utilizá-lo e ele não funcionar.
O funcionamento da parte mecânica é algo complexo e, por conta disso, deve receber os devidos cuidados. Ainda assim, existem vários itens que podem ajudar o motorista a identificar um possível defeito quando o carro não pega. Por isso, mostraremos aqui tudo o que você precisa saber sobre os principais problemas e como identificá-los para não ficar na mão. Confira!
O funcionamento do motor
Antes de conhecer os possíveis problemas que podem causar uma falha na tentativa de ligar o carro, é importante que você entenda o que acontece no momento em que você gira a chave e aciona o motor. Veja, a seguir, os protagonistas dessa atividade e como o motor funciona na prática.
Componentes do motor
Para que o veículo se mantenha em funcionamento, o motor precisa de 3 componentes: combustível, oxigênio e calor. Este terceiro é fornecido por meio de uma centelha ou faísca gerada no momento da partida.
A soma dos 3 ingredientes resulta na combustão, que passa a movimentar os pistões e é realimentada pelo combustível inserido. Porém, com a falha de qualquer mecanismo responsável por algum desses 3 itens, o carro não pega.
Funcionamento do motor
Mas como funciona o processo de ignição do motor? Primeiro, ocorre uma combustão interna, ou seja, uma explosão dentro do cilindro no qual gera calor e energia cinética.
Cerca de 70% da energia formada por essa explosão se transforma em calor, que precisa ser dissipado para evitar o superaquecimento desse componente, bem como a sua fundição.
A seguir, você entenderá melhor como ocorrem as 4 fases do funcionamento do motor.
1. Admissão
Período em que a bateria move o pistão para ocasionar o primeiro giro. Nisso, o pistão se afasta para que exista espaço dentro do cilindro para a injeção de ar. Ao mesmo tempo, a válvula de entrada se abre para que o combustível e o ar possam entrar no cilindro.
2. Compressão
Assim que todo o combustível e ar necessários entram no cilindro, a válvula é fechada para que nada escape. O pistão então retorna para que ambos os componentes sejam comprimidos e o motor passe para a etapa de combustão.
3. Combustão
A vela de ignição produz uma faísca para ocasionar a explosão, o que empurrará o pistão para fora do cilindro. Assim, ele movimenta a biela e virabrequim, fazendo com que as rodas comecem a se movimentar.
4. Escape
O virabrequim continua a se movimentar, fazendo com que o pistão retorne para o interior do cilindro. A válvula de saída é aberta, eliminando o C02 produzido na explosão para fora do cilindro. Com isso, o motor volta para a etapa de admissão.
Itens a serem verificados
O carro é uma máquina projetada para que seja possível realizar certos tipos de manutenção. Por isso, ele também indica alguns possíveis problemas. É por aí que você deve começar.
Painel e combustível
Como item imprescindível para o funcionamento do motor, o combustível deve receber atenção constante. Verifique no painel se a quantidade presente é suficiente. Informe ao motorista para nunca deixar o carro totalmente sem combustível, pois isso pode danificar seriamente a parte mecânica, além de resultar em penalidades no trânsito.
Para saber se o veículo está sem combustível sem precisar abrir o motor, o indicado é que se faça uma estimativa mental da quantidade de gasolina colocada no último abastecimento e os quilômetros rodados até então.
Caso o motorista tenha percebido que ainda não era o momento para reabastecer, significa que o tanque de combustível possa estar com vazamento ou o veículo está com algum outro defeito que esteja ocasionando o consumo excessivo desse fluido.
O painel também pode alertar com relação a outros fatores, como superaquecimento ou caso a chave codificada não tenha sido identificada, algo que pode ser sanado retirando e reinserindo.
Superaquecimento
Além de não ligar, o carro também está mais quente que o normal? Então, muito provavelmente ele está com superaquecimento em algum componente importante, como o motor, velas de ignição, entre outras peças.
Em caso de superaquecimento do motor, que é a situação mais comum, é preciso parar de tentar ligar o veículo, já que essa atitude poderá piorar ainda mais a situação. Ao mesmo tempo, continuar dirigindo um veículo nessas condições trará ainda mais danos e riscos para o motorista.
Após isso, é preciso esperar cerca de 40 minutos para verificar o nível de água no radiador. Esse período de pausa é importante para que o veículo esfrie e o condutor ou profissional mecânico não se queimem ao abrir o capô ou recipiente do radiador. Caso esteja com um nível muito abaixo do ideal, é preciso completá-lo com água (com o motor ligado e veículo em marcha lenta).
Compressão do motor
A taxa de compressão é um indicador que mostra quantas vezes a música de combustível e ar foram comprimidos dentro dos cilindros do motor. Após esse período, é iniciada a combustão e, assim, o combustível é queimado e o veículo poderá funcionar.
Caso a taxa de compressão esteja muito baixa, o motor não terá força para funcionar, o que o obrigará a parar as suas atividades. Problemas nesse local podem ser ocasionados pelo escapamento do ar, seja por meio do superaquecimento dos cilindros, seja pelo acúmulo de carbono.
Bico de injetores
O bico de injetor é o componente que injeta o combustível dentro da câmara de combustão. Quando ele não funciona corretamente por estar entupido ou devido a outro tipo de problema, o combustível não é pulverizado corretamente.
Isso acarreta no motor gastando mais energia e combustível para funcionar e, em outros casos, impede que o veículo pare de funcionar. Uma das formas de evitar que o bico injetor se obstrua é trocando o filtro de combustível regularmente.
Falha no reconhecimento da chave
Muitas vezes, o carro pode não ligar não por problemas no motor e outros componentes internos do veículo, mas por um problema no reconhecimento da chave, o que impede a ignição. Para confirmar se essa é a causa da pane no veículo, teste a chave reserva.
Caso você não consiga girar completamente nenhuma das chaves, significa que está ocorrendo um problema com a sua leitura. Assim, o problema pode estar ocorrendo ou na própria chave ou no leitor da ignição.
Para quem tem um modelo original, uma alternativa para solucionar o problema pode ser a sua reprogramação, em que um novo código possa ser adicionado na chave e no leitor, permitindo com que o carro seja ligado novamente.
Até mesmo os modelos mais modernos também podem apresentar problemas. Por isso, caso o veículo esteja em ordem, mas mesmo assim não consegue funcionar normalmente, procure um profissional especializado em chaves para fazer uma análise.
Problema na bomba ou filtro de combustível
A bomba de combustível é um dispositivo que liga a parte elétrica com a transmissão e filtro de combustível. Qualquer problema relacionado a cada um desses componentes pode impedir que o seu carro ligue. Então:
- verifique se a parte elétrica está com todos os cabos devidamente conectados e firmes ao veículo.;
- saiba que a bomba precisa estar com o nível de pressão necessária para enviar o combustível até as válvulas;
- por último, avalie se o filtro precisa ser limpo ou substituído.
Bateria
Um carro sem bateria não será capaz de se movimentar. Por isso, é fundamental estar sempre atento a falhas elétricas no seu veículo. Caso um comportamento estranho ocorra, é bom verificar se a bateria não está no fim da vida útil e fazer a substituição.
Uma das formas de descobrir facilmente se a bateria do carro está com problemas é quando, ao girar a chave de ignição, as luzes do painel, os faróis e as palhetas não estão ligando ou funcionando como normalmente.
Quando o carro não liga, você pode também verificar se o painel está acendendo ao girar a chave. Isso pode significar alguma complicação na bateria.
Algumas das razões que podem ocasionar em problemas na bateria são deixar o veículo parado por muito tempo e esquecer alguma luz do carro ligada. Outro problema que causa a perda de carga está relacionado a alguma falha no alternador.
Interruptor da ignição
Essa peça é parte do sistema de partida ou ignição do carro. Em caso de queima, o carro simplesmente não liga. Uma forma simples de testar seu funcionamento é verificar se um ruído ocorre quando você gira a chave. Caso esse ruído não ocorra, pode ser que o interruptor tenha queimado, impedindo o carro de dar a partida.
Caso o carro ligue, mas esteja com problemas para acelerar e frear, apresente diminuição da potência ou aumento do consumo de combustível, a ignição pode estar com problemas e deve ser avaliada para indicar a melhor solução para esse defeito.
Velas de ignição
Se tudo parece normal e, ainda assim, o carro não liga, o problema pode ser nas velas de ignição. O excesso de resíduos pode causar o entupimento, impedindo o funcionamento adequado do sistema. Porém, o processo de limpeza não é tão complicado.
Alarmes
Sistemas de alarme instalados incorretamente podem danificar a memória do módulo de injeção, interrompendo sua alimentação. Esse defeito faz parte de um grupo muito específico causado por manutenções mal feitas.
Por isso, oriente seu cliente a sempre manter em dia as revisões do veículo, acompanhando de perto os prazos de validade de itens como óleo e filtros, além de garantir que as peças substituídas sejam de boa qualidade.
Dessa forma, ele evita maiores transtornos, e ajuda você a identificar esses defeitos mais comuns no momento em que o carro não pega.
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Tenho um toyota corolla 2007/2008 e ele tem um problema em relação a partida do carro. Ele sempre que esta frio demora em torno de 2 a 3 segundos pra pegar. Levei em 3 mecanicos da cidade em que eu moro e foram feitos os serviços:
– troca filtro de combustivel
– limpeza bicos injetores
– troca das velas
– troquei 2 bobinas de ignição
– troca do regulador de pressão
– troca de manguera corrugado
O carro passou para mim com 174mil km rodados e o antigo dono somente abastecia com alcool. Já estou com ele rodado 11mil km e só abasteço gasolina. Já coloquei a gasolina do posto que vende mais caro porem nada.
Alguem teria alguma ideia do que possa ser ?
Detalhe. Caso eu de a partida do carro e desligue ele em seguida, e novamente de a partida ele pega na hora sem demora. E até uns 10 minutos parado se eu for dar a partida ele já pega rapido. Caso ele fiquei uns 20 minutos ou mais desligado e eu for dar a partida novamente, ele já demora os 3 segundos pra pegar.
Tive um problema similar, no meu caso era pressão na linha de combustível, bomba e filtro novos, perdia a pressão e o carro demorava a pegar, vc mediu a pressão na linha de combustível?
Meu carro estava estacionado em uma descida e logo veio uma chuva com grande enxurrada, acredito que entrou agua pelo escapamento e logo que acabou a chuva fui ligar o carro e o mesmo ligou e ficou falhando e logo apagou e não quer pegar mais, isto pode ter danificado a SONDA LAMBDA ?
A entrada de água pelo escapamento do carro não é provável de ter danificado a sonda lambda. Os sintomas de falhas no motor e dificuldades na partida após a exposição à chuva podem ser causados por umidade no sistema de ignição, problemas elétricos, contaminação do sistema de combustível ou óleo do motor. A sonda lambda, localizada no escapamento, não é diretamente afetada pela água. Recomenda-se que um mecânico qualificado avalie o veículo para identificar a causa dos problemas e realizar os reparos necessários. Recomendamos levar em um mecânico para fazer o diagnóstico completo.
Estou com um carro de marca Toyota Rav 4 ano 2009 quando giro a chave o motor não dá arranque. Já verifiquei os fuzis, as velas e sem solução. O que faço??
Olá Jesus, como vai? Se você já verificou os fusíveis e as velas e ainda assim o motor não dá arranque, existem algumas outras possibilidades para o problema, como a bateria, motor de arranque, cabos de ignição, etc. O ideal é diagnóstico mais profundo nesses outros componentes. Um grande abraço!
Estou com um hb20 ano 2016,queimou a junta foi trocada ,planado cabeçote e bloco. Agora o carro da partida mas não tem combustão Para gira o motor
Estou com um FORD EXPLORER 3.7 com o deguinte problema: O Motor gira mas não pega .Tem o sinal de CKP e também dos 2 sensores das árvores de cames .
Nas bobines , existem os 12 V (Permanentes ) mas não aparece o sinal negativo vindo da Centralina .Tem sinal nos injectores .O diagnostico com AUTEL MS919 , não da falha nenhuma . que outros componentes podes causar tal avaria ? Centralina ?! GRATO.
meu carro é um Hyundai i 10, simplesmente não pega. o deposito está cheio mas o painel esta a piscar como se estivesse com o deposito vazio, será que a bomba está com problemas?
Há dias saí de casa com meu carro e a gasolina estava muito baixo já próximo das bombas de gasolina o carro começou a soluçar daí cheguei nas bombas abasteci o carro mas quando liguei o motor,ela começou a trabalhar mas a falhar daí desliguei o motor voltei a ligar não pegou mais. Troquei a bomba de gasolina mas mesmo assim não quer pegar,o que devo fazer? Ajudar-me por favor.
Boas tenho um bmw 525tds às vezes não pega outras pega e vai abaixo se existir fico sem bateria basta girar a chave 3 vezes podem ajudar-me
Bom dia, tenho Siena 2010 Flex , Onde o mesmo Não está ligando.ja retirei os bicos verifiquei suas resistencias, olhei os conectores dos bicos onde os mesmo nao apresentam 12volrs.Será que ja matei a xarada?
Se alguem puder me ajudar.
Oque quero saber é o Por que não chega 12volts ali .
Coincidência ou não troquei de posto será gasolina batizada? Faz toda essa bagunça +
Boa Tarde!
BMW320i 2010 E90
Motor gira e não queima!
Acionar o Start o motor gira e não funciona. Já fiz os testes dos bicos, Velas, Bobinas, Reprogramação d valvetronic e nada.
Alguém já teve um problema parecido que solucionou???
Boa Tarde!
BMW320i 2010 E90
Motor gira e não queima!
Acionar o Start o motor fira e não funciona. Já fiz os testes dos bicos, Velas, Bobinas, Reprogramação d valvetronic e nada.
Alguém já teve um problema parecido que solucionou???
voce conseguiu resolver o problema? era o que? estou com o mesmo.
Meu carro voyage2011 esta andando Derrepente para de funcionar desliga e não pega na mesma hora depois pega e anda mais volta o mesmo problema e não dar a partida o que pode ser?
Tenho um logam 2012 na pega só pega quando eu desligo a bomba de gasolina e more o que pode ser
Tenho carro corsa 98 ele liga na chave eu ando nele mas ele apaga falha o mecânico codenou a central do carro disse que nao presta mais. Sera que isso mesmo?
problema de junta.
Olá meu carro é um Nissan Murano, liga mais não acelera, fica apenas em relantim funcionando…
bom dia meu carro uno vivace 2014 esta com a luz do nos botões do ar e do acendedor de cigarros acessa, mesmo com o carro desligado..
Boa tarde, tenho um bmw 320d e46c 159cv com problema, o carro as vezes liga de primeira ando nele e depois o paro e se o voltar a ligar nao liga, o quadrante liga normalmente e gira o motor mas nao pega. Entretanto volto tempos depois e o veiculo liga como se nao houvesse qualquer problema.
Agradecia a quem me desse algumas dicas.
Desde ja o meu obrigado
como é que resolveu o problema ?
Como resolveu o seu problema? Cumprimentos
Meu toyota altezza 3sg motor Yama caixa triptonic nao da partida troquei bomba nada, velas nada, bobina tambem nada, agora troquei computador e sensor de impilso tmbem nao da partida corrente nao chega nas bobina se chega ele pega e corta logo oque pode ser?
Bom dia o meu carro está com problemas que nem o mecânico consegue descobrir quando chego no lugar e saio ele leva uma hora pra pegar ,por favor me dê uma resposta
O meu versa da Nissan na hora de ligar faz um barulho como estivesse arranhando e funciona o que pode ser isso?
Boa noite. Tenho um vw. Touareg r5 2003.
Recentenente foi mudado o motor de arranque , quase todoa os dias a primeira vez que tento que arranque , fica a dar sinal que vai arrancar mas so pega passado um bocado. Todas as outras vezes pega de imediato. O que poderá ser? Visto que tambem levou velas relativamente a pouco tempo.
Obrigado
Boa noite
o meu prisma 2009
Não funciona e fica todo cheio de gasolina a câmera de combustão o único problema que eu achei foi o sensor de temperatura que está variando o valor
Olá preciso de uma ajuda
Tenho uma Tucson GL 2.0 16v manual gasolina
Ocorreu defeito neste veículo e o motor não pega
Tem positivo na bobina
+ 2 sinal negativo no teste da caneta
Sensores também até coloquei 2 novos original
Só ligar a chave a bomba aciona
Pulsa os bicos
Não está centelhando
Fizemos teste nós pulsos dos sensores
Não está pulsando
No aparelho não acusa falhas
Fiz teste na frente do sensor passando objeto de ferro simbolizando roda fônica
Aciona a bomba de combustível mas não vai pulso para bobina, e no entanto não centelha
Alguém pode me ajudar
tenho um prisma 2014 LT,as vezes estou rodando com ele,quanto paro ele nao quer mais pegar, nem no tranco ele pega,depois de ums 20 mutos parado ele pega normalmente. alguem poderia mim ajudar ?
Bom dia tenho um uno way 2011 ele está muito ruim de pegar e tá saindo água com um fumaça branca o que pode ser
Meu carro HB20 parou de funcionar você dá partida o motor gira mas não funciona o que seria por favor
Bom dia ando desesperado por tenho um bem 520i convertido a gás, pois bem o carro pega bem sempre que esteja parado depois vamos dar uma volta , desligo e já não pega .
O motor roda , mas não pega , espero algum tempo normalmente muito , e já pega ….
Possíveis danos ? Já foi feito um chekup e os sensores estão bons o que acusa e que não passa energia para o motor
Obrigado
Estou com o mesmo problema em um Avalon 2006 Toyota aqui nos eua. Já codificamos nova chave checamos os sensores bateria alternador e motor de partida todos novos me deixe saber se solucionou o problema
o meu esta com o mesmo problema, palio fire 2006, vc conseguiu resolver?
Meu carro no q pega no arranq parece q o polo da bateria tá sujo quando dou tranco ele pega tem vez q pega na chave pode ser o polo da bateria sujo scort 1985
Meu carro não está firmando na gasolina sendo que tem gasoliba somente no gás o que pode ser
Variado de avanço
boa tarde tenho um palio fire 2006, o q ta acontecendo, geralmente de manha meu carro pega normal, ai na hr do almoço quando volto pra casa as vezes ele não quer pegar demoro uns 20minutos dou partida ele pega . vc escuta a bomba acionando mais ele nao pega, já troquei , rele de partida , cabo de velas, velas , bobina e ate agora nao consigo descobrir oq é , fico no aguardo se vcs poder mim dar uma orientaçao. obrigado!!!
o meu esta com o mesmo problema, palio fire 2006, vc conseguiu resolver?
Bom dia meu Voyage 2011 toda partida que dou parece que está pesado e ninguém consegue resolver, já fiz motor de partida e nada!!!
Pode ser bomba de combustível sem pressão.
Oii moço estou com o mesmo problema que o seu
Vc conseguiu resolver se sim o que foi
Obrigada
Amigo o meu está com o msm problema um Corsa classic 2013, verifique que quando ele não pega ele não está jogando combustível Porã bicos mas a bomba de gasolina está acionando normal
cursos
Olá José, tudo bem?
Em breve um de nossos consultores entrará em contato com você, para esclarecer suas dúvidas.
Grande abraço.
Meu carro não da partida só tranca oque e
Luciene, ninguem tem bola de cristal aqui!
Mas ignorância, pelo menos da sua parte, não sobra?
Olá, meu carro é um kia sephia 93. Ligo na chave mas não funciona. Depois de um tempo ele pega. Já troquei cabo, vela, bomba de gasolina e o problema continua.
Boa noite quero tomar um curso de manutenção de controladora de motores diesel.
Bom dia Mauro! Vou encaminhar mais informações no seu e-mail sobre nossos cursos. Qualquer dúvida estamos à disposição!
Boa tarde me chamo Rafael sou de Francisco Morato sp tenho um gol bola ano 1996 motor cht e ele nao esta mandando energia para a bomba de combustivel o que pode estar acontecendo.
Relay,fusivel
Meu fiat uno Miller ano 1996 nao quer pegar bateria zero o que pode ser