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Home Segmentos Autos

Aprenda a reprogramar o ECM de veículos com injeção eletrônica

Ana Julia Alves by Ana Julia Alves
11 de agosto de 2021
in Autos, Dicas
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Aprenda a reprogramar o ECM de veículos com injeção eletrônica
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Se você tem um carro, sabe que ele exige certos cuidados para que a parte mecânica seja mantida em bom estado. Um veículo mal cuidado costuma apresentar problemas frequentes, deixando o motorista na mão quando ele mais precisa. Por isso, sabemos que é fundamental ter atenção até mesmo nos pequenos detalhes.

Entretanto, um dos itens cujo funcionamento pouca gente conhece é o Módulo de Controle do Motor (Engine Control Module, ou ECM). Trata-se do responsável pelo controle de várias funções do carro, um verdadeiro cérebro eletrônico.

Neste post, mostraremos como reprogramar o ECM para preservar a saúde do seu carro. Confira!

O funcionamento do ECM

O módulo é responsável por uma ampla variedade de controles ligados ao motor e, além disso, no gerenciamento das relações existentes entre essas diferentes funções. Isso inclui desde a bomba de combustível até diversos sensores, o ventilador de arrefecimento do motor, o sistema de carregamento, entre outros.

Sua função na bomba é medir e controlar a relação entre a injeção de combustível e oxigênio, para sustentar o processo de combustão interna no motor. Em carros com motor flex, o ECM também monitora e define a melhor taxa de mistura entre as substâncias para que o carro apresente o melhor desempenho.

Como dito anteriormente, o ECM é como um cérebro que gerencia eletronicamente o carro. E, após certo tempo de uso, pode ser interessante reprogramá-lo para os padrões iniciais.

Como reprogramar o ECM

O primeiro passo é realizar os procedimentos com o carro estacionado em local seguro, de preferência coberto e com a devida sinalização, caso esteja em via pública. O processo envolve o manuseio dos cabos da bateria, por isso é fundamental garantir a segurança de quem for realizá-lo.

Abra o capô do carro e, caso ele tenha sido ligado por certo tempo nas últimas horas, é interessante deixá-lo esfriar por alguns momentos. Lembre-se de que o motor pode queimar mãos e braços em um eventual contato.

Em seguida, retire os cabos conectados aos polos positivo e negativo da bateria, começando pelo positivo. Dependendo do tipo do seu veículo, e também da bateria, eles podem estar presos por presilhas ou parafusos. Tome muito cuidado ao soltá-los para não encostar a chave entre os terminais, causando curto-circuito.

Tenha muita atenção à segurança

Além dos cuidados necessários para não causar danos à bateria e ao motor, é essencial estar utilizando calçados seguros, com sola de borracha, para evitar choques elétricos. Além disso, mantenha os cabos afastados, pois o campo magnético gerado pela corrente elétrica pode atraí-los e causar um curto-circuito.

Mantenha os cabos desconectados por cerca de 10 minutos

Em seguida, mantenha o carro com os cabos desconectados por cerca de 10 minutos, para que a corrente residual do veículo se esgote. O ECM trabalha com valores muito baixos de tensão, por isso é importante esperar durante esse tempo para que ele descarregue por completo.

Com o módulo descarregado, todas as informações de uso serão apagadas, como se você estivesse formatando um computador. Reconecte, então, os cabos da bateria e ele voltará ao seu funcionamento padrão, garantindo um melhor desempenho no gerenciamento das funções do motor e dos periféricos. Lembre-se de fixar bem os cabos da bateria, para evitar que eles se soltem.

Reprogramar o ECM é uma forma simples e segura de garantir o bom funcionamento do seu veículo, dando um atestado de saúde limpo para seu motor!

Quer saber mais sobre a injeção eletrônica? Então, veja algumas mudanças que ela trouxe para o serviço das oficinas!

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Tags: funcionamento do ECMMemória ECUmodulo ecmreprogramar o ECM
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Comments 112

  1. Claissom says:
    10 meses ago

    Tenho um Peugeot 207 1.4 2010, depois que desligo por alguns minutos nao funciona mais. Preciso desligar a bateria por alguns instantes e ligar novamente.
    Outro problema é que quando passa de 3 mil rpm ele acende luz injeção e dá falha do pedal do acelerador.

    Responder
    • Gabriel Oliveira says:
      10 meses ago

      Olá, tudo bem? Os problemas no seu Peugeot 207 1.4 2010 podem estar relacionados a falhas na ECU, problemas na bateria ou nos cabos de conexão, ou no sistema de imobilizador, fazendo com que o carro não funcione após desligar por alguns minutos. Além disso, a luz de injeção acende e há falha no pedal do acelerador após 3 mil rpm, o que pode ser causado por falhas no sensor de posição do pedal, sensor de rotação, bobina de ignição, velas ou no sistema de combustível. Recomenda-se levar o carro a um mecânico especializado para uma análise completa.

      Responder
      • GIOVANO MENDES DOS SANTOS says:
        2 meses ago

        Tenho um Sentra 2016 ele tem um problema que não quer.ligar a última vez foi problema de imobilizador do carro, será depois que deixar uns 10 minutos a uns 20 minutos sem bateria ele volta a funcionar?? Estou tem muito problemas com para o carro pode ser o imobilizador. Qual a dica que vcs sugerem?

        Responder
        • Gabriel Oliveira says:
          2 meses ago

          Olá Giovano, tudo bem? O problema pode estar relacionado ao sistema de imobilizador, mas também pode ter outras causas, como falhas na comunicação com a chave ou até na parte elétrica do veículo.

          Para identificar a origem exata da falha, é fundamental realizar um diagnóstico com um profissional especializado, que tenha equipamentos adequados para verificar o sistema e identificar o problema com precisão.

          Responder
  2. Amilton says:
    12 meses ago

    Recentemente comprei um Citroen C3 1.6 2004, os vidros traseiros pararam de funcionar, no painel do carro o botão fica com o led aceso e não desliga.
    As portas traseiras trancaram, não abrem nem por fora ou por dentro.

    Responder
    • Gabriel Oliveira says:
      12 meses ago

      Olá Amilton, tudo bem? Você está enfrentando problemas elétricos e de travamento com seu Citroen C3 1.6 2004. Verifique os fusíveis, interruptores, cabos e mecanismos de travamento das portas. Se necessário, consulte um profissional qualificado para diagnóstico e reparo.

      Responder
  3. Diego Correa de Souza says:
    1 ano ago

    Boa tarde !

    Eu possuo um Uno mille Economy que tem uma função de corte do Ar condicionado ao acelerar, porém isto acaba com a eficiência do ar, conseguiriam reprogramar o módulo para eliminar ou minimizar esta função ?

    Responder
    • Gabriel Oliveira says:
      1 ano ago

      Olá Diego, tudo bem? Modificar o módulo do carro para alterar a função de corte do ar condicionado ao acelerar pode ser possível, mas é uma modificação que requer cuidado. Isso pode anular a garantia, afetar o desempenho do veículo e até mesmo violar leis de segurança. Recomendo buscar um profissional qualificado para avaliar as opções e realizar qualquer modificação de forma segura e eficaz.

      Responder
  4. MARCIO JOSE BOGONI says:
    2 anos ago

    boa tarde preciso de um modulo injeção para prisma 2019 1.0 MT JOYE chassi: 9BGKL69UOKG391544
    MEU FOI ROUBADO COMO CONSIGO SABER QUAL VAI CODIGO DELE CORRETO?

    Responder
  5. Antonio says:
    2 anos ago

    Tenho um mercedes 270 w211 cdi classe E. Ligo o motor e radio demora muito tempo a dar som
    fica a com um roído esquisito tipo
    Máquina de cozer o que devo fazer ?

    Responder
    • Chiptronic Tecnologia Automotiva says:
      2 anos ago

      Olá Antonio, como vai? Recomendamos que procure um atendimento próximo para analisar melhor o seu caso e conseguir te dar todas as informações para o seu problema. Agradecemos pela interação e estamos a disposição para ajudar em dúvidas sobre o conteúdo.

      Responder
      • Alexandre says:
        1 ano ago

        Tenho um ford ka 2015 1.0 3 cilindros
        Acendeu uma chave de boca no painel do meu carro
        O mecânico me disse que era tbi só tem um problema meu carro não perdeu a aceleração em momento algum
        Agora comprei o tbi no e a Luz continua acesa preciso passar o scanner para remover o erro??

        Responder
        • Gabriel Oliveira says:
          1 ano ago

          Olá Alexandre, tudo bem? Sim, é recomendável passar um scanner para ler os códigos de falha e identificar o problema, mesmo após a substituição do TBI no seu Ford Ka 2015. Isso ajudará a entender por que a luz de advertência ainda está acesa. Mesmo se o carro não perdeu aceleração, é importante resolver a questão para evitar possíveis danos. Após a troca do TBI, pode ser necessário reiniciar o sistema com o scanner para apagar os códigos antigos e garantir que o problema tenha sido corrigido. Certifique-se de seguir as orientações do manual do proprietário ou procurar a ajuda de um profissional para realizar esse procedimento adequadamente.

          Responder
  6. Antonio says:
    2 anos ago

    Boa tarde preciso de ajuda pff tenho um mercedes w211 cdi classe E ao ligar o carro o radio só 30 m depois dá o respectivo som e por vezes nem dá nada o que devo fazer

    Responder
    • Anderson says:
      2 anos ago

      Tenho um Peugeot 207 1.4 flex ano 2009, está com problema na ECU de arquivo rompido…ele fica com a luz de injeção ligada direto e na escâner apresenta falha de sensor de fase!!
      Tem como reparar e como fazer esse reparo?

      Responder
  7. Antonio jose Domingos says:
    2 anos ago

    Tenho um mercedes E w211 cdi classe E. Quando ligo a chave do arranque o radio demora muito tempo a dar som .Faz um barulho tipo ” cozer” e depois cerca 20 m começa a dar som tem alturas que tenho que desligar a bateria para ele dar som o que posso fazer?

    Responder
  8. Uquias Pereira says:
    2 anos ago

    Boa noite amigo tenho um Corolla 2006 1.8 16v
    Queria saber se é normal a primeira partida frio aceleração chega 1800 rpm
    Quando a temperatura vai subindo 70 ou 80 graus
    Marcha lenta volta normal

    Responder
  9. Salvador M Santos says:
    2 anos ago

    Tenho um honda civic 2011 automatico, o mesmo ficou inundado até a altura do volante, após a secagem o mesmo dá partida, mas nao segura aceleração e morre, tem um alarme de direção eletrica no painel.

    Responder
  10. Juliano says:
    2 anos ago

    Sou eletricista de Automóveis, tenho curso técnico em eletrônica mas nunca trabalhei na área, fiz 3 curso EAD manutenção de celular e também vejo vários vídeos de eletrônica.Minha pergunta é como saber se na minha região vale apena trabalhar com reparo de módulos, pois em 25 anos de profissão troquei só quatro módulos ,vale o investimento de tempo e dinheiro?

    Responder
  11. Luiz Lopes Lage says:
    2 anos ago

    Olá,sou mecânico e não consigo descobrir porque o Meriva 1.8 8 v não pulsa os bicos e nem na bobina,só tem positivo, será que vc pode me ajudar,o carro tava funcionando,parou de carregar a bateria,eu tirei o alternador troquei o carvão e quando voltei o alternador pro lugar, nunca mais pegou, agradeço desde já.

    Responder
    • Rogerio Gomes da Silva says:
      2 anos ago

      Bon dia eu tenho un cobalt e fica con aluz da injeção acesa

      Responder
      • Carlos says:
        1 ano ago

        Desliga a bateria por um minuto e depois ver se continua

        Responder
  12. Joaquim Nabuco says:
    2 anos ago

    Caros,
    Procuro por curso de reparo de módulo de cambio, voces trablham com essa linha?

    Responder
    • Chiptronic Tecnologia Automotiva says:
      2 anos ago

      Olá Joaquim, tudo certo?
      Vou deixar o link de um dos nossos cursos e também o contato de um dos nossos consultores para que você possa tirar suas dúvidas;
      ➡️ Curso: https://www.chiptronicstore.com.br/curso-de-imobilizadores-ead/p
      ➡️ Consultor: https://wa.link/ja21h8

      Responder
  13. Lui Martins says:
    2 anos ago

    Tenho um Subaru Tribeca 9,apresenta problemas de placa eletrônica(cérebro)o que faço?

    Responder
    • LUANA CAMPOS PINHEIRO says:
      2 anos ago

      O mecânico mexeu nos cabos da bateria e tirou a bateria, quando colocou de volta, o carro não ligou mais. Ele disse que precisa reprogramar não sei o que junto com a central. Faz sentido essa história?

      Responder
      • Chiptronic Tecnologia Automotiva says:
        2 anos ago

        Olá Luana, tudo bem? Na verdade faz sentido sim.
        Vou deixar alguns links para que você possa entender o porque isso acontece.
        ➡️ https://chiptronic.com.br/blog/6-problemas-no-ecm-mais-comuns-e-como-resolve-los
        ➡️ https://chiptronic.com.br/blog/reparar-uma-ecm-como-fazer

        Fique a vontade para tirar suas dúvidas sempre que precisar!

        Responder
  14. Pedro Paulo Fogaça says:
    3 anos ago

    Tenho um Fiat Strada Aventure CD 2011 flex…
    Desconectei os terminais da bateria para recarregar… Agora as luzes ELD e ABS do painel ficou acendendo quando ultrapassa os 80km/h depois de percorrer alguns Kms… Qdo ligo a chave, está normal, mas volta a acender as luzes ELD e ABS novamente após percorrer alguns Kms novamente… Como resolver essa avaria?

    Responder
  15. Marcotron says:
    3 anos ago

    Roubaram a bateria do meu Uno e ele ficou uma semana sem energia. Quando liguei uma bateria nova os problemas anteriores voltaram. Então não adianta desligar bateria por meros 10min que isso não resolve. Comprei um simples scanner na shopee por 89 reais e zerei o módulo e o carro ficou normal novamente.

    Responder
  16. Natanael says:
    3 anos ago

    Tem certeza que tem que começar pelo positivo ? Todos os vídeos do YouTube mandam tirar o negativo primeiro e depois o positivo. Quando for religar daí sim colocar o positivo primeiro. Acho que erraram no texto aí. Abraços

    Responder
  17. Jadilson says:
    3 anos ago

    Eu tenho um prisma 2018 1.4. Instalei gnv ger 3. Mal instalado. Acendeu lampada de injecao. Erros 1133, 0137, 0420. Troquei catalisador, estava derretido. Troquei sonda pos. Continuou acendendo lampada erros 0420 e 1133 apesar de ter trocado sensor pos. Troquei o sistema de gnv para geração 5. Melhorou 95%. O carro ficou ótimo, econômico, na estrada chega a 17 km por m3. Mas a injeção continua acendendo. Erro 1133. Troquei sonda pré. Não acendeu mais a lampada da injecao. No entanto qdo vejo o gráfico de funcionamento das sondas vejo que trabalham de modo semelhante com as duas oscilando o que indica que o catalisador não está funcionando adequadamente. Pensei em resetar o módulo, crendo ser defeito registrado no modulo mas que está inativo e foi lido pelo scanner. A luz de injecao não está acendendo mais, mas vejo esta falha indicada pelas sondas no scanner. Pergunta,pode ser catalisador mesmo ou erro gravado na memória do módulo. E se eu resetar, pode dar problema em outros sistemas regulados pelo módulo tais como code da chave, rádio e mylink por exemplo?

    Responder
  18. Luiz A S Junior says:
    3 anos ago

    Valor e forma de pagamento?

    Responder
    • Julia says:
      3 anos ago

      Fala Luiz, tudo certo?!
      Vou deixar um link abaixo para você se cadastrar e em breve nosso time entrará em contato!
      ⏩https://826465c.contato.site/53b93ae3a5/cursos/cursos-online

      Responder
  19. Fábio Rezende says:
    3 anos ago

    Eu não esperei fazer a leitura e dei a partida minha Hilux ficou fraca sem potência fiz agora e vou ver se vai dar certo já tirei os cabos da bateria vou esperar os 10 minutos

    Responder
  20. Eder Francisco says:
    3 anos ago

    Olá companheiros. Agradeceria a vossa desponiblidade em ajudar um pobre Angolano.
    Tenho um Rav4 Motor 1 cd, questions esta a partir cabeças. Dias atras, em movimento falhava, e enseguida morria? Depois de 30 a 40 minutes voltava, no normal? Depois de algumas voltas a febre valtava.
    Ate que chegou um dia , q nem a puxam queria pegar…
    Desculpas Pelos erros, Dei o meu melhor.
    Obrigado pela consideração

    Responder
  21. Artur da Silva says:
    3 anos ago

    tenho um mercedes w202 250 D de 1995, o o motor ao ligar a ignição fica a mancar cerca de 45 segundos depois estabiliza qual será o motivo da avaria, alguém já teve o mesmo problema , agradeço vossa ajuda !!
    Artur

    Responder
  22. Marta says:
    3 anos ago

    Tenho uma Zafira 2.0dti 2002 que pegou de manhã a sair do estacionamento foi a baixo e nunca mais pegou. O erro na opcom dá módulo de injeção, foi trocado, tentamos sangrar o sistema depois de tudo montado e nada continua sem funcionar. Todos os sensores foram testados, velas cabolagem e está tudo ok. O carro não tem qualquer erro e só aparece o p1630 na opcom quando damos á chave. Continua sem pegar

    Responder
  23. Amauri Santana says:
    3 anos ago

    Bom dia tenho Fiesta mexicano 2011 eu retirei o cabo da bateria para trocar um terminal que estava ruim e desprogramou, não marca o nível de gasolina e outros recursos esse procedimento fará ele voltar a marcar direitinho?

    Responder
  24. Isaias says:
    3 anos ago

    Saudações,
    por favor, preciso de uma ajuda urgente,

    Placa de motor do Hyundai Accent.

    a placa do motor do Yhundai accent, quando nova deve ser programa, ou simplesmente comprou e montou e carro vai funcionar?

    Obrigado por qualquer ajuda
    nlau910@gmail.com

    Responder
  25. José says:
    4 anos ago

    Tenho uma palio weekend, estourou a mangueira de combustível e acendeu a luz espia da injeção, troquei as mangueiras por novas puz o carro em funcionamento e tudo funciona, desliguei o cabo da bateria por uma noite toda e a luz não apagou, será que pode ser algo mais sério, e porquê a luz não apagou?

    Responder
  26. Ariete vargas says:
    4 anos ago

    Tenho um daewoo espero 2.0 ano 95, estou com problema sério com ele, funciona tudo certinho..comeca andar ele desliga sozinho, e aparece no painel a palavra power, já foi trocado até a caixa de câmbio, e nada resolveu o problema continua, já gastei horrores e nada d ficar bom..alguem pode me ajudar..a identificar qual seria o problema?

    Responder
    • Washington Dutra says:
      2 anos ago

      Bom dia, tenho um Voyage 2011 que era câmbio Imotion e foi feito a transferência para manual, desde então o veículo passou a afogar quando ligo ele frio mais isso só acontece na gasolina, pois no etanol funciona perfeitamente porém com consumo alto! ( Obs: Na gasolina depois que funciona o consumo é elevado também) poderia me ajudar com alguma orientação a respeito do motivo desse sinistro, pois na minha região não consegui resolver o problema ainda, acho que é falta de mão de obra da especialidade!

      Grato desde já pela atenção.

      Responder
  27. Diogo says:
    4 anos ago

    Porque não podemos tirar o cabo positivo da bateria primeiro?

    Responder
  28. Ivete Rodrigues dos Santos says:
    4 anos ago

    Ola tenho um pálio 2001 1.0.16 V,
    Já foi trocado o módulo o corpo de borboleta,.,.mas continua com o problema de sempre…ele perde a força,deixa de açelerar e para,..os mecânicos não sabe mais o que fazer
    Por favor o que pode ser feito

    Responder
  29. jeremias gomes manuel says:
    4 anos ago

    Olá gostei muito do seu trabalho , porque saiu Electricista auto

    Responder
    • Washington Dutra says:
      2 anos ago

      Bom dia, tenho um Voyage 2011 que era câmbio Imotion e foi feito a transferência para manual, desde então o veículo passou a afogar quando ligo ele frio mais isso só acontece na gasolina, pois no etanol funciona perfeitamente porém com consumo alto! ( Obs: Na gasolina depois que funciona o consumo é elevado também) poderia me ajudar com alguma orientação a respeito do motivo desse sinistro, pois na minha região não consegui resolver o problema ainda, acho que é falta de mão de obra da especialidade!

      Grato desde já pela atenção.

      Responder
  30. Luan says:
    4 anos ago

    Tenho um siena el 1.4 2010/2011 fiz deu certo porem a luz da injeção ficou acessa

    Responder
  31. David Moisés Carvalho Campanhã says:
    4 anos ago

    Tenho uma zafira 2005 flex automática.
    Troquei os bicos da injeção.
    Troquei os cabos de vela.
    Troquei a bobina.
    Troquei a valvula do canister.
    Troquei o Sensor MAP
    Troquei o chicote inteiro da injeção.
    Troquei 4 sonda de varias marcas.
    Troquei 4 modulos, o ultimo troquei com o kit completo para não ter que abrir para tirar o chip do imobilizador.
    Fez retifica 2 vezes no TBI
    Troquei bomba de óleo.
    Troquei bomba de combustivel.
    Troquei bateria.
    Coloquei o kit de fio extra de aterramento e positivo.
    Troquei cebolinha do óleo.
    Troquei a cebolinha da Agua.
    .
    Mesmo fazendo tudo isto, a luz da injeção acende e a sonda não funciona.
    Você reseta o modulo o carro fica bom.
    Começa a andar a injeção acende e no scanner só dá erro de sonda.
    Mas troquei tudo.
    Não sei mais o que fazer.
    Me ajudem.
    Cel 11 997788420

    Responder
    • Leonardo says:
      3 anos ago

      Coloca a Sonda Original dela. Creio que você vai conseguir somente na Chevrolet. Sei que é caro lá mas é uma alternativa.

      Responder
  32. Lourival Alves Carvalho says:
    4 anos ago

    como posso reprogramar minha ecu dgifant 1.82 do golf 97 mudar o tempo de injeçao
    tenho um gallet que conecta no plug obd2 mas acho que terei de retirar a memoria para apagala ou comprar outra e regravar o carro e meu gostaria de deixalo a meu gosto

    Responder
  33. Mauro Pinto Marques says:
    4 anos ago

    Boa tarde, possuo um corolla xei 2009 e o mesmo após ficar sem bateria, começou a dar defeitos na central da injeção eletrônica. Ao passar o scanner constatei que o mesmo não mostra a velocidade para o módulo da injeção pelo scanner. Pelo painel, ele marca normalmente. Após este erro, o carro não faz mais 4 marcha e a luz da direção elétrica acendeu e ficou um pouco mais pesada. Já testei o sensor de velocidade da caixa via osciloscópio e o mesmo está enviando os dados até o módulo de injeção. Acho que provavelmente o problema aconteceu no módulo, pois até os fios 124 e 125 amarelo e preto está chegando o sinal normalmente. Fiz um último teste e desconectei o cabo do sensor e andei com o carro e simplesmente não mudou nada. O que pode ter acontecido no módulo de injeção? Obrigado!

    Responder
  34. Marcos says:
    5 anos ago

    Boa tarde,
    Tenho um ford Ka 2010 e ele desliga o farol junto com a chave, não permanecendo aceso nem a meia luz.
    Percebi que depois que a bateria dele arriou e fiz a troca, as vezes ele tem ligado componentes eletronicos sozinho.
    Exemplo: Desligo ele e deixo com a chave do farol ligada, que era para desligar junto com o carro, percebi que ela liga sozinha depois de um tempo.
    Outro caso, foi que esses dias, sai com o carro, desliguei ele e deixei a ventilação do Ar condicionado ligada, que também teria que desligar automaticamente com a retirada da chave, depois de um tempo voltei e ela estava ligada, mesmo com o carro sem a chave, tem alguma idéia do que possa ser?

    Responder
  35. Airton Lourenço says:
    5 anos ago

    Olá tenho um golf Sr 1.6 e elegeu problema na bateria. Fiz a substituição da mesma e quando eu funcionei o carro ficou com a luz do imobilizador piscando, mas funcionou normal. Parei o carro e depois de algumas horas fui dar partida de novo ele pegava e morria, e a luz continuou piscando. Chamei o chaveiro pra fazer a codificação da chave. Depois de feita e a luz do imobilizador apagada o carro continuou pegando e morrendo, apresentando no scanner cod. 17978 aparelho do comando do motor bloqueado, e cod. 1177 unidade de controle do motor avariado. Será que queimou o módulo ??

    Responder
  36. Marco says:
    5 anos ago

    Posso deixar os cabos desligados de um dia para o outro?

    Responder
  37. AnDre luis reis says:
    5 anos ago

    Pode estar relacionado com o sensor do pedau de freio defeituoso o modulo entende que o veiculo esta freado ou até lus traseira queimada se tiver gas pode ser o fio ligado do emulador para tps do pedau de freio so cortalo esse fio é do variador de avanço

    Responder
  38. Sebastião Domingo da Silva. says:
    5 anos ago

    Chiptronic, help !
    Tenho um Corolla 2003 1.8 manual
    Ele acende a luz da injeção eletrônica todas as vezes que ando com o carro.
    Desligo o motor e ligo novamente a luz apaga
    Começo a andar com o carro 50 a 70 km/h a luz acende .
    Scanner diz a leitura: mau funcionamento do sensor de detonação ou no circuito elétrico.
    Toquei o sensor de detonação duas vezes mas a luz persiste em acender quando ando com o carro. Ja levei en varias autoEletrica e nada.
    Ajude-me por favor…

    Responder
  39. Raniere says:
    5 anos ago

    Meu carro é um Sandero 2010 1.6 a bateria foi tirada e depois disso o carro começou a gastar muito combustível se eu reprogramar a ecm volta ao normal ?

    Responder
    • Murillo Moraes says:
      4 anos ago

      Realmente funciona…. tenho uma ecosport 2014 e ela não queria pegar de jeito nenhum, troquei a bateria ” diga se de passagem que a bateria se fazia necessário trocar ” mas mesmo assim o carro dava a partida e não segurava ligado, rara as vezes que ligava tinha que acelerar no máximo e parecia que estava funcionando apenas com 2 cilindros, desliguei tudo os fios por 15 minutos até, rs na primeira ele não pegou mas na 2° partida funcionou perfeitamente! Ai esperei um pouco sai com carro andei para fazer a leitura e reprogramação, enfim tudo certo ! Agradeço imensamente as dicas, estão de parabéns chiptronic

      Responder
      • CHIPTRONIC - TECNOLOGIA AUTOMOTIVA says:
        4 anos ago

        Olá Murilo, tudo bem? Ficmoas muito felizes com seu feedback. Continue acompanhando nossas dicas, um grande abraço amigo! 😀

        Responder
  40. rafael says:
    5 anos ago

    ola boa tarde eu coloquei um combustivel ruim no meu veiculo zerei o que eu coloquei coloquei um melhor mais fiz o esquema de rezetar tirando o cabo do lado positivo a injecao apagou mais acendeu novamente….

    Responder
  41. Valter Pereira says:
    5 anos ago

    ola boa tarde!
    A bateria do meu carro descarregou eu fui fazer a substituição só que não me atentei que a bateria que eu coloquei em substituição tinha os polos invertidos e depois de conectada eu dei algumas partidas isso é suficiente para danificar o modulo de injeção eletronica

    Responder
  42. Lucas da Mata says:
    5 anos ago

    Bom dia.
    Se eu fizer a repogramacao da ecm , eu ainda posso por um chip de potencia?

    Responder
  43. Leonardo Chaves Cardoso says:
    5 anos ago

    Olá boa tarde! Tenho uma EcoSport1.6 2008/09 Que estamos com rendimento melhor no Etanol foque com a gasolina, o que deveria ser o contrário, já experimentei abastecer em postos diferentes , amas de nada adiantou ela faz uma média de 10,5 km/l no Etanol e 9,5 km/lna gasolina, quando deveria estar fazendo uns 12 ou 13 km/l de gasolina ( pra piorar fica xoxa e apresentando falhas , já no álcool parece que muda para o modelo esportivo ( função que ela não tem ) Vou tentar está dica da bateria, mas no aguardo por novas dicas.
    Att obrigado
    Leonardo Chaves Cardoso

    Responder
  44. Luiz Silva says:
    5 anos ago

    Eu troquei correia dentada, poly-v e aproveitei e retirei o corpo de borboleta para fazer uma limpeza, claro, tomando devidos cuidados com os sensores. Nesse caso, devido limpeza do TBI, seria necessário o reset do módulo para releitura? Outra coisa que e incomoda é que quando vou sair com o carro retirando vagarosamente o pedal da embreagem, o tacômetro começa a cair e até chega momentos que parece que o motor vai afogar e desligar, sendo assim tenho que ir acelerando para não cair a ponto do carro “morrer”. Na marcha lenta (ponto morto), o ponteiro fica na casa dos 800-900 rpm, o que é normal segundo próprio manual. Ou pode ser problema na embreagem (disco, platô, atuador)? O meu é o Corsa Sedan 1.8 8V Flex 2004 (frente Montana). Já peguei o Siena do meu irmão, o Celta da minha pria, na empresa às vezes manobro caminhão e não noto o tacômetro baixar a ponto de ter que pisar no acelerador para ão deixar cair a ponto de morrer o carro.

    Desculpe pelo texto e tantas dúvidas.

    Responder
  45. indo car says:
    5 anos ago

    Bom dia amigo to com um polo aquí ele anda um pouco e para ai tem que tirar os cabo da bateria e encostar um no outro por uns 2 minutos ai ele funciona novamente por algum tempo e torna a apagar ai tem tem que fazer tudo de novo.
    Alguem tem alguma idea.

    Responder
  46. Cleudiane castro de sousa says:
    5 anos ago

    Oi tenho um carro astra 2.0 2010 e o mesmo tá com problemas no módulo já levei na oficina várias vezes e o mesmo fica normal porem a chave zinha fica acesa e quando paro o carro quando vou ligar simplesmente não pega mais vc pode me ajudar a identificar o problema

    Responder
  47. Ruy Reynoso da Silva says:
    6 anos ago

    Creio que se fizer esse procedimento o carro começa a reconhecer as peças velhas como se fosse nova!
    Será que é certo!

    Responder
  48. Jhonat Riche Nascimento de Lima says:
    6 anos ago

    Tenho um Palio 1.8 R 20066/2007 , o mesmo só consegue fazer na Estrada 8.5 no máximo em 100 km na Gasolina , na Cidade ta fazendo 7 a 7.3 , gostaria e saber o porque do consumo esta tao alto , pois ja troquei vela , cabo de vela, Sonda Lambida 1, quando comprei esse carro ,depois soube que ele era de competição , estou com medo de eles terem mexido na central , pois ele era de competição de arranque , gostaria de uma ajuda

    Responder
    • alexandre says:
      6 anos ago

      checou a valvula termostatica ? está abaixando seu ponteiro de temperatura quando pega uma estrada ?
      pois se estiver troque a valvula pois influencia muito no consumo

      Responder
  49. EDSON CARLOS FERREIRA says:
    6 anos ago

    Como faço pra resetar o módulo da Ecosport xlt 1.6 8v 2009?

    Responder
  50. Arthur says:
    6 anos ago

    bom dia , tenho uma parati g3 que era 16v como nao consegui este mesmo cabecote fui obrigado a por um de 8 v com algumas trocas de pecas mas nao troquei nenhum componente eletronico no começo funçionol com um pouco de perda de potençia agora nao tem potençia nenhuma tem uma açeleraçao normal mas ao passar a primeira macha o veiculo anda com muita dificuldade e morre com a experiencia de vcs poderia me informar se o modulo pode causar esta falta de potençia do veiculo vcs indicaria algum lugar sou de sao gonçalo RJ obrigado

    Responder
  51. carla says:
    6 anos ago

    Boa tarde
    tenho um honda fit, quando ligo o motor funciona normalmente, mas quando meto mudança ele desliga.
    uque será??

    Responder
  52. Luciano Martins says:
    6 anos ago

    Boa tarde! Um veículo originalmente fabricado com um unico tipo de combustível, gasolina. Ocorre que o antigo proprietário, trocou o motor para um flex mais moderno, mas não trocou o sistema de de injeção eletronica. Quero saber se para o veículo funcionar direitinho, redondinho, há necessidade de fazer as troca dos componentes que compõe o conjunto de de injeção?

    Responder
  53. Agricio Luiz de França says:
    6 anos ago

    O meu modulo de injeção e IAW 4SF GB SIENA 1.8 8V 2004 É possivel colocar um de outro carro por exemplo que seja 1.6 8v ou 1.4 8v pois não estou conseguindo encontrar outro igual o meu segundo o eletricista de auto, esta com o processador queimado?

    Responder
  54. Climério Alves says:
    6 anos ago

    Bom dia.
    Sou proprietário de um Honda Accord 94, mod. EX 2.2 Automático, motor F22b1. O módulo de injeção dele está com defeito e não compensa o conserto. Eu consegui dois modelos, porém com códigos diferentes, sendo:
    1- 37820-POA-A51 (modelo que está no meu carro, e com preço mais elevado)
    2- 37820-POB-A51 (modelo que está mais em conta para comprar).
    Esta diferença “POA” e “POB”, o que significa? Posso instalar o “POB”?
    Agradeço muito de puderem me ajudar nesta questão.

    Responder
  55. luiz ferreira de souza junior says:
    6 anos ago

    bom dia tenho uma bm 325 e36 1993 e de repente deum um curto na fiacao
    ja chequei tudo blz nada queimou, porem o carro esta com excesso de combustivel falhando pra caramba tipo rpm em 500 pedal do freio ficou duro acredito que for falta de vacuo que e gerado pelos pistoes e como esta falhando muito o servo freio nao funciona e dando estouros no coletor de adimissao, e possivel que minha ecu tenha desrregulado, pois sinto cheiro de gasolina excesso, um reset nessas condicoes pode resolver meu problema?

    meu nome e luiz junior e sou de barretos/sp

    Responder
    • PPanzers says:
      6 anos ago

      Coloca um módulo fueltech dá uma olhada no ML vai resolver seus problemas e certeza que o pedal tá duro pela falta de vácuo

      Responder
    • Daniel says:
      4 anos ago

      Olha o bico ou a sonda lambda. A questão do freio pode ser o vácuo mesmo

      Responder
  56. Romualdo Barcelos says:
    7 anos ago

    Caros amigos, tenho uma montana 2013 e acendeu a luz do code e uma chave de boca desenhada na luz, chamei um chaveiro e ele falou que teria que reprogramar a central e que ela trabalha casada com o painel de controle. cobrou um valor absurdo, vou tentar programar eu mesmo, comprarei o que precisar para fazer o reparo. Alguem tem dicas? tipo o que preciso para regravar a bios da central…

    Responder
    • RegisHe says:
      6 anos ago

      aconteceu a mesma coisa comigo, e ficou muito caro pra arrumar, voce resolveu o problema?
      passa seu whatsapp.

      Responder
    • Cacarotoo says:
      6 anos ago

      Sei sim. Compra o scanner napro custa R$7.000,00

      Responder
    • William says:
      6 anos ago

      Tenho um gol g3 que dá problema no code da chave sempre que fica muito frio, fiz a reprogramação com o chaveiro uma vez e gastei 200 reais. Depois aprendi que se vc deixar a chave virada na ignição, aquele estágio que acende as luzes mas não dá a partida, por uns 40 minutos ele faz a releitura da chave, depois disso é desligar e depois tentar ligar normalmente.

      Responder
      • Anísio Macedo de Sa says:
        3 anos ago

        Tenho um colbat 2019 1.8 at na cidade com etanol faz 5 km gasolina 6.7 é
        normal: nas revistas dise que faz 8.3 no etanol e 11.3 com gasolina.

        Responder
  57. Valério Ribeiro Venâncio says:
    7 anos ago

    Estou com um problema no meu polo 2010 1.6 flex imotion meu carro é automático.
    O carro está com seguinte problema vc liga ele depois de alguns minutos ele escreve avaria no airbag. daí vc anda com o carro uns 20 minutos ele escreve falha no sistema e morre. O carro não pega mais. Mais depois de uns 5 minutos ele pega mais continua escrito avaria no airbag. Já levei numa oficina especializada em airbag e eles disseram que o airbag está tudo normal.. será q vcs ou alguém já teve esse problema ou ouviu falar desse tipo de problema e descobriram o problema. Grato desde js

    Responder
    • Rodrigo says:
      7 anos ago

      De boa, teu carro não é automático!
      É automatizado!
      Boa sorte.

      Responder
      • Cacarotoo says:
        6 anos ago

        Qual a diferença sntre um e outro?

        Responder
        • Renatotx says:
          6 anos ago

          https://chiptronic.com.br/blog/cambio-automatico-e-automatizado-qual-e-diferenca-entre-eles Lê lá cacarotoo.

          Responder
        • Breno says:
          5 anos ago

          Automatizado é um cambio manual que faz as trocas eletronicamente, ou seja, os carros tem as peças de um carro manual porém quem faz as trocas é o próprio carro. Já o automático possui sistema completamente diferente. Ele possui conversor de torque no lugar da embreagem e tudo é feito automaricamente. Um exemplo a se notar e parar o morro em um aclive com o câmbio da posição D. Se você tirar o pé do freio e o carro descer, ele é automatizado, se o carro parar sozinho é automático.

          Responder
  58. Marcos silva says:
    7 anos ago

    Ola fiz um reset do módulo do Nissan marcha retirando os cabos da bateria e funcionou até eu chegar em casa e depois começou a falhar e acender a luz da chave Codec e não pegou mais foi levado numa mecânica e deixar lá pra fazer o scanner e me ligaram dizendo que o carro foi feito chupeta isso seria verdade? gostaria que alguém me ajudasse fico grato

    Responder
    • Cacarotoo says:
      6 anos ago

      Chupeta 🙁 vixe

      Ao desligar os cabos a central identificou que tua bateria havia descarregado. Ao reconectar os cabos a Central identificou como defeito!

      Fica fazendo besteira com tudo que lê fica! Se for um carro mais completo vc iria morrer na nota para reprogramar todos os módulos existe!

      Responder
      • Carlos says:
        6 anos ago

        Ao desligar os cabos o módulo não identifica mais nada, companheiro. Tá morto. Religando, simplesmente o módulo reinicializa o programa padrão da memória rom. Será feito novo mapeamento após ligar o motor. Procedimento normal, haja vista ter sido apagado tão somente as informações gravadas na memória ram.

        Responder
      • Breno says:
        5 anos ago

        Bateria sem carga gerando defeito em carro de qualidade… tá serto

        Responder
  59. rubens says:
    7 anos ago

    Gostaria de saber se tem jeito de tirar o modo de segurança na iveco dayli 70c17 pois o mesmo acende a luz edc e o motor so funciona na lenta ,sera da para reprogramar as configuraçoes no modulo?

    Responder
    • José Lima says:
      4 anos ago

      Olá tive problemas com um mecânico que reparou o módulo da bomba injetora, o carro rodou 100 km e parou novamente, agora o problema está ainda pior , porém o serviço realizado no módulo me levantou suspeita quanto a qualidade e capacidade do profissional, existe um cordão de solda na placa do módulo isso parece correto aos entendidos que possam me ajudar?

      Responder
  60. Ahamada Issa Saide says:
    7 anos ago

    Eu tenho uma oficina de automoveis, mas quero muito aprender. por isso estou muito interessado nestes artigos

    Responder
    • Chiptronic - Tecnologia Automotiva says:
      7 anos ago

      Olá Ahamada, tudo bem?
      Ficamos felizes que está gostando dos artigos e que estamos te ajudando de alguma forma, deixa o seu número para contato por favor.
      Um abraço da Equipe Chiptronic!

      Responder
      • Heraldo Caminha says:
        6 anos ago

        Ess procedimento em um motor de uso normal pode ter as correções de falhas apagado assim sendo necessário a correção física por um mecânica especializada.

        Responder
      • DANIEL MAGRIN says:
        3 anos ago

        Meu; carro esta gastando muito, tem q por aparelho na injeção para regular?Ou é só limpar os bicos

        Responder
    • Cacarotoo says:
      6 anos ago

      Vixe Maria . Quero distância destes procedimentos. ” Cabo + e – gerando campo magnético ao ponto de ambos se atraírem… ECM apagando dados operacionais sozinho…. Nunca pensei que fosse tao facil assim?!?! Vai fechar todas as fábricas de scanner. Vice!

      Responder
      • Greffms says:
        5 anos ago

        para e este procedimento existe muito outros… que são necessário os scanners.

        Responder
      • Kennedy coelho Gomes says:
        4 anos ago

        Boa tarde, tenho uma Montana 2012, tirei os conectores da central e passei por alguns minutos uma fenda para descarregar a central, agora ela fica piscando a luz do aquecimento e não liga, oque fazer?

        Responder
        • Leonardo says:
          3 anos ago

          Meu agile aconteceu a mesma situação. Tive q trocar o módulo.

          Responder
    • Roberto Ferreira de Araújo Filho says:
      5 anos ago

      Boa tarde colegas… Hoje, 25/12/19 as 18:10 eu confirmei a verdade sobre essa dica: FUNCIONA SIM. Ex explico: tenho um stralis 2010/460, hoje pela manhã (+ ou – umas 9:00) tentei ligar o caminhão pra iniciar minha viagem para uma capital do nordeste, infelizmente o caminhão não pegou nem por decreto. Procurei por ajuda técnica, mas, como todos sabemos, feriadão no Brasilzão tem alto poder evaporativo. Então, partir para a ajuda do Google e tive como respostas um rebanho de sites, nenhum com resposta objetiva… Derrepente, não mais que derrepente, vi o site do CHIPTRONIC me dando essa valiosa dica de disconectar os cabos da bateria para reprogramar o motor… VALEU DIMAIS, MUITO OBRIGADO…

      Responder
      • CHIPTRONIC - TECNOLOGIA AUTOMOTIVA says:
        5 anos ago

        Olá Roberto, tudo bem? Que bom amigo, que nossas dicas ajudaram você! Para nós seu feedback é muito importante, pois é para facilitar seu dia a dia que escrevemos nossas matérias. Desejamos muito sucesso a você, um grande abraço de toda nossa equipe! 😀

        Responder
        • Antonio says:
          5 anos ago

          Gostaria saber se deixou os cabos separados ou unidos por 10 min

          Responder
    • FRANCISCO JOSE ANASTACIO DA SILVA says:
      5 anos ago

      Tenho um clássico 2015 de série, começou a apresentar um problema sério de perda de força, já troquei o módulo, cabos e velas , a bobina e o carro continua com o mesmo problema. Começa a andar e de repente começa a perder a força, fica sem aceleração. Desligo o carro e quando religo é como se ele voltasse ao Normal, Mas logo começa tudo de novo. Podem me dizer o que poderia Ser?

      Responder
      • Amarok says:
        5 anos ago

        Pode ser a sonda lambda ou o corpo de borboleta.

        Responder
        • AnDre luis reis says:
          5 anos ago

          Pode estar relacionado com o sensor do pedau de freio defeituoso o modulo entende que o veiculo esta freado ou atelus traseira queimada se tiver gas pode ser o fio ligado do emulador para tps do pedau de freio so cortalo esse sensor é do variador de avançor

          Responder
        • Deiniane Goncalves says:
          3 anos ago

          Boa noite!
          Hoje domingo, estava vindo da casa da minha mãe com a minha família após almoço em família, de repente o meu ford fiesta Sedan 2011, zerou a quilometragem no meio da rodovia acendeu todas as luzes do painel e foi parando perdendo as forças e não ligou mais acendia o painel mas não dava ignição. Liguei para um chaveiro, mecânico todos falaram que poderia ser parte elétrica. Fui ler o que poderia ser no Google e cai aqui nesse blog, meu marido fez exatamente o que está descrito sobre retirar os cabos da bateria, deixamos o tempo de 10 minutos, após reconectar ligamos o carro e ele funcionou. Meu muito OBRIGADA esse artigo salvou a gente de gastar uma grana com guincho.

          Responder
      • José antonio Martins says:
        3 anos ago

        Eu tive um clássic e ele apresentava este problema também,no meu o problema era o sensor de temperatura ,foi trocado e resolveu o problema.

        Responder
      • Mariano Jasso says:
        3 anos ago

        1. Veja o sensor de rotacao. Pode estar co problemas Verifique e reveja os aterramentos no motor e chassis (geralmente 2 no motor e 2 no chassis). 3. Teste a pressao da bomba de combustivel e veja se o regulador na vareta de injectores esta bom. Parece muita coisa, mas nao. Ja fizeste as coisa masi dispendiosas.

        Responder
      • ANDERSON says:
        3 anos ago

        ESE POBLEMA AI E POBLEMA DE CORPO DE BORBULETA Q NAO ESTAR ABRINDO O CORPO

        Responder

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