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Aprenda a reprogramar o ECM de veículos com injeção eletrônica

10 de setembro de 2018
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Se você tem um carro, sabe que ele exige certos cuidados para que a parte mecânica seja mantida em bom estado. Um veículo mal cuidado costuma apresentar problemas frequentes, deixando o motorista na mão quando ele mais precisa. Por isso, sabemos que é fundamental ter atenção até mesmo nos pequenos detalhes.

Entretanto, um dos itens cujo funcionamento pouca gente conhece é o Módulo de Controle do Motor (Engine Control Module, ou ECM). Trata-se do responsável pelo controle de várias funções do carro, um verdadeiro cérebro eletrônico.

Neste post, mostraremos como reprogramar o ECM para preservar a saúde do seu carro. Confira!

O funcionamento do ECM

O módulo é responsável por uma ampla variedade de controles ligados ao motor e, além disso, no gerenciamento das relações existentes entre essas diferentes funções. Isso inclui desde a bomba de combustível até diversos sensores, o ventilador de arrefecimento do motor, o sistema de carregamento, entre outros.

Sua função na bomba é medir e controlar a relação entre a injeção de combustível e oxigênio, para sustentar o processo de combustão interna no motor. Em carros com motor flex, o ECM também monitora e define a melhor taxa de mistura entre as substâncias para que o carro apresente o melhor desempenho.

Como dito anteriormente, o ECM é como um cérebro que gerencia eletronicamente o carro. E, após certo tempo de uso, pode ser interessante reprogramá-lo para os padrões iniciais.

Como reprogramar o ECM

O primeiro passo é realizar os procedimentos com o carro estacionado em local seguro, de preferência coberto e com a devida sinalização, caso esteja em via pública. O processo envolve o manuseio dos cabos da bateria, por isso é fundamental garantir a segurança de quem for realizá-lo.

Abra o capô do carro e, caso ele tenha sido ligado por certo tempo nas últimas horas, é interessante deixá-lo esfriar por alguns momentos. Lembre-se de que o motor pode queimar mãos e braços em um eventual contato.

Em seguida, retire os cabos conectados aos polos positivo e negativo da bateria, começando pelo positivo. Dependendo do tipo do seu veículo, e também da bateria, eles podem estar presos por presilhas ou parafusos. Tome muito cuidado ao soltá-los para não encostar a chave entre os terminais, causando curto-circuito.

Tenha muita atenção à segurança

Além dos cuidados necessários para não causar danos à bateria e ao motor, é essencial estar utilizando calçados seguros, com sola de borracha, para evitar choques elétricos. Além disso, mantenha os cabos afastados, pois o campo magnético gerado pela corrente elétrica pode atraí-los e causar um curto-circuito.

Mantenha os cabos desconectados por cerca de 10 minutos

Em seguida, mantenha o carro com os cabos desconectados por cerca de 10 minutos, para que a corrente residual do veículo se esgote. O ECM trabalha com valores muito baixos de tensão, por isso é importante esperar durante esse tempo para que ele descarregue por completo.

Com o módulo descarregado, todas as informações de uso serão apagadas, como se você estivesse formatando um computador. Reconecte, então, os cabos da bateria e ele voltará ao seu funcionamento padrão, garantindo um melhor desempenho no gerenciamento das funções do motor e dos periféricos. Lembre-se de fixar bem os cabos da bateria, para evitar que eles se soltem.

Reprogramar o ECM é uma forma simples e segura de garantir o bom funcionamento do seu veículo, dando um atestado de saúde limpo para seu motor!

Quer saber mais sobre a injeção eletrônica? Então, veja algumas mudanças que ela trouxe para o serviço das oficinas!

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Tags: funcionamento do ECMMemória ECUmodulo ecmreprogramar o ECM
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Comments 55

  1. Ahamada Issa Saide says:
    3 anos ago

    Eu tenho uma oficina de automoveis, mas quero muito aprender. por isso estou muito interessado nestes artigos

    Responder
    • Chiptronic - Tecnologia Automotiva says:
      3 anos ago

      Olá Ahamada, tudo bem?
      Ficamos felizes que está gostando dos artigos e que estamos te ajudando de alguma forma, deixa o seu número para contato por favor.
      Um abraço da Equipe Chiptronic!

      Responder
      • Heraldo Caminha says:
        1 ano ago

        Ess procedimento em um motor de uso normal pode ter as correções de falhas apagado assim sendo necessário a correção física por um mecânica especializada.

        Responder
    • Cacarotoo says:
      2 anos ago

      Vixe Maria . Quero distância destes procedimentos. ” Cabo + e – gerando campo magnético ao ponto de ambos se atraírem… ECM apagando dados operacionais sozinho…. Nunca pensei que fosse tao facil assim?!?! Vai fechar todas as fábricas de scanner. Vice!

      Responder
      • Greffms says:
        1 ano ago

        para e este procedimento existe muito outros… que são necessário os scanners.

        Responder
    • Roberto Ferreira de Araújo Filho says:
      1 ano ago

      Boa tarde colegas… Hoje, 25/12/19 as 18:10 eu confirmei a verdade sobre essa dica: FUNCIONA SIM. Ex explico: tenho um stralis 2010/460, hoje pela manhã (+ ou – umas 9:00) tentei ligar o caminhão pra iniciar minha viagem para uma capital do nordeste, infelizmente o caminhão não pegou nem por decreto. Procurei por ajuda técnica, mas, como todos sabemos, feriadão no Brasilzão tem alto poder evaporativo. Então, partir para a ajuda do Google e tive como respostas um rebanho de sites, nenhum com resposta objetiva… Derrepente, não mais que derrepente, vi o site do CHIPTRONIC me dando essa valiosa dica de disconectar os cabos da bateria para reprogramar o motor… VALEU DIMAIS, MUITO OBRIGADO…

      Responder
      • CHIPTRONIC - TECNOLOGIA AUTOMOTIVA says:
        1 ano ago

        Olá Roberto, tudo bem? Que bom amigo, que nossas dicas ajudaram você! Para nós seu feedback é muito importante, pois é para facilitar seu dia a dia que escrevemos nossas matérias. Desejamos muito sucesso a você, um grande abraço de toda nossa equipe! 😀

        Responder
        • Antonio says:
          6 meses ago

          Gostaria saber se deixou os cabos separados ou unidos por 10 min

          Responder
    • FRANCISCO JOSE ANASTACIO DA SILVA says:
      8 meses ago

      Tenho um clássico 2015 de série, começou a apresentar um problema sério de perda de força, já troquei o módulo, cabos e velas , a bobina e o carro continua com o mesmo problema. Começa a andar e de repente começa a perder a força, fica sem aceleração. Desligo o carro e quando religo é como se ele voltasse ao Normal, Mas logo começa tudo de novo. Podem me dizer o que poderia Ser?

      Responder
      • Amarok says:
        7 meses ago

        Pode ser a sonda lambda ou o corpo de borboleta.

        Responder
        • AnDre luis reis says:
          4 meses ago

          Pode estar relacionado com o sensor do pedau de freio defeituoso o modulo entende que o veiculo esta freado ou atelus traseira queimada se tiver gas pode ser o fio ligado do emulador para tps do pedau de freio so cortalo esse sensor é do variador de avançor

          Responder
  2. rubens says:
    3 anos ago

    Gostaria de saber se tem jeito de tirar o modo de segurança na iveco dayli 70c17 pois o mesmo acende a luz edc e o motor so funciona na lenta ,sera da para reprogramar as configuraçoes no modulo?

    Responder
  3. Marcos silva says:
    3 anos ago

    Ola fiz um reset do módulo do Nissan marcha retirando os cabos da bateria e funcionou até eu chegar em casa e depois começou a falhar e acender a luz da chave Codec e não pegou mais foi levado numa mecânica e deixar lá pra fazer o scanner e me ligaram dizendo que o carro foi feito chupeta isso seria verdade? gostaria que alguém me ajudasse fico grato

    Responder
    • Cacarotoo says:
      2 anos ago

      Chupeta 🙁 vixe

      Ao desligar os cabos a central identificou que tua bateria havia descarregado. Ao reconectar os cabos a Central identificou como defeito!

      Fica fazendo besteira com tudo que lê fica! Se for um carro mais completo vc iria morrer na nota para reprogramar todos os módulos existe!

      Responder
      • Carlos says:
        1 ano ago

        Ao desligar os cabos o módulo não identifica mais nada, companheiro. Tá morto. Religando, simplesmente o módulo reinicializa o programa padrão da memória rom. Será feito novo mapeamento após ligar o motor. Procedimento normal, haja vista ter sido apagado tão somente as informações gravadas na memória ram.

        Responder
      • Breno says:
        1 ano ago

        Bateria sem carga gerando defeito em carro de qualidade… tá serto

        Responder
  4. Valério Ribeiro Venâncio says:
    2 anos ago

    Estou com um problema no meu polo 2010 1.6 flex imotion meu carro é automático.
    O carro está com seguinte problema vc liga ele depois de alguns minutos ele escreve avaria no airbag. daí vc anda com o carro uns 20 minutos ele escreve falha no sistema e morre. O carro não pega mais. Mais depois de uns 5 minutos ele pega mais continua escrito avaria no airbag. Já levei numa oficina especializada em airbag e eles disseram que o airbag está tudo normal.. será q vcs ou alguém já teve esse problema ou ouviu falar desse tipo de problema e descobriram o problema. Grato desde js

    Responder
    • Rodrigo says:
      2 anos ago

      De boa, teu carro não é automático!
      É automatizado!
      Boa sorte.

      Responder
      • Cacarotoo says:
        2 anos ago

        Qual a diferença sntre um e outro?

        Responder
        • Renatotx says:
          2 anos ago

          https://chiptronic.com.br/blog/cambio-automatico-e-automatizado-qual-e-diferenca-entre-eles Lê lá cacarotoo.

          Responder
        • Breno says:
          1 ano ago

          Automatizado é um cambio manual que faz as trocas eletronicamente, ou seja, os carros tem as peças de um carro manual porém quem faz as trocas é o próprio carro. Já o automático possui sistema completamente diferente. Ele possui conversor de torque no lugar da embreagem e tudo é feito automaricamente. Um exemplo a se notar e parar o morro em um aclive com o câmbio da posição D. Se você tirar o pé do freio e o carro descer, ele é automatizado, se o carro parar sozinho é automático.

          Responder
  5. Romualdo Barcelos says:
    2 anos ago

    Caros amigos, tenho uma montana 2013 e acendeu a luz do code e uma chave de boca desenhada na luz, chamei um chaveiro e ele falou que teria que reprogramar a central e que ela trabalha casada com o painel de controle. cobrou um valor absurdo, vou tentar programar eu mesmo, comprarei o que precisar para fazer o reparo. Alguem tem dicas? tipo o que preciso para regravar a bios da central…

    Responder
    • RegisHe says:
      2 anos ago

      aconteceu a mesma coisa comigo, e ficou muito caro pra arrumar, voce resolveu o problema?
      passa seu whatsapp.

      Responder
    • Cacarotoo says:
      2 anos ago

      Sei sim. Compra o scanner napro custa R$7.000,00

      Responder
    • William says:
      2 anos ago

      Tenho um gol g3 que dá problema no code da chave sempre que fica muito frio, fiz a reprogramação com o chaveiro uma vez e gastei 200 reais. Depois aprendi que se vc deixar a chave virada na ignição, aquele estágio que acende as luzes mas não dá a partida, por uns 40 minutos ele faz a releitura da chave, depois disso é desligar e depois tentar ligar normalmente.

      Responder
  6. luiz ferreira de souza junior says:
    2 anos ago

    bom dia tenho uma bm 325 e36 1993 e de repente deum um curto na fiacao
    ja chequei tudo blz nada queimou, porem o carro esta com excesso de combustivel falhando pra caramba tipo rpm em 500 pedal do freio ficou duro acredito que for falta de vacuo que e gerado pelos pistoes e como esta falhando muito o servo freio nao funciona e dando estouros no coletor de adimissao, e possivel que minha ecu tenha desrregulado, pois sinto cheiro de gasolina excesso, um reset nessas condicoes pode resolver meu problema?

    meu nome e luiz junior e sou de barretos/sp

    Responder
    • PPanzers says:
      2 anos ago

      Coloca um módulo fueltech dá uma olhada no ML vai resolver seus problemas e certeza que o pedal tá duro pela falta de vácuo

      Responder
  7. Climério Alves says:
    2 anos ago

    Bom dia.
    Sou proprietário de um Honda Accord 94, mod. EX 2.2 Automático, motor F22b1. O módulo de injeção dele está com defeito e não compensa o conserto. Eu consegui dois modelos, porém com códigos diferentes, sendo:
    1- 37820-POA-A51 (modelo que está no meu carro, e com preço mais elevado)
    2- 37820-POB-A51 (modelo que está mais em conta para comprar).
    Esta diferença “POA” e “POB”, o que significa? Posso instalar o “POB”?
    Agradeço muito de puderem me ajudar nesta questão.

    Responder
  8. Agricio Luiz de França says:
    2 anos ago

    O meu modulo de injeção e IAW 4SF GB SIENA 1.8 8V 2004 É possivel colocar um de outro carro por exemplo que seja 1.6 8v ou 1.4 8v pois não estou conseguindo encontrar outro igual o meu segundo o eletricista de auto, esta com o processador queimado?

    Responder
  9. Luciano Martins says:
    2 anos ago

    Boa tarde! Um veículo originalmente fabricado com um unico tipo de combustível, gasolina. Ocorre que o antigo proprietário, trocou o motor para um flex mais moderno, mas não trocou o sistema de de injeção eletronica. Quero saber se para o veículo funcionar direitinho, redondinho, há necessidade de fazer as troca dos componentes que compõe o conjunto de de injeção?

    Responder
  10. carla says:
    2 anos ago

    Boa tarde
    tenho um honda fit, quando ligo o motor funciona normalmente, mas quando meto mudança ele desliga.
    uque será??

    Responder
  11. Arthur says:
    2 anos ago

    bom dia , tenho uma parati g3 que era 16v como nao consegui este mesmo cabecote fui obrigado a por um de 8 v com algumas trocas de pecas mas nao troquei nenhum componente eletronico no começo funçionol com um pouco de perda de potençia agora nao tem potençia nenhuma tem uma açeleraçao normal mas ao passar a primeira macha o veiculo anda com muita dificuldade e morre com a experiencia de vcs poderia me informar se o modulo pode causar esta falta de potençia do veiculo vcs indicaria algum lugar sou de sao gonçalo RJ obrigado

    Responder
  12. EDSON CARLOS FERREIRA says:
    2 anos ago

    Como faço pra resetar o módulo da Ecosport xlt 1.6 8v 2009?

    Responder
  13. Jhonat Riche Nascimento de Lima says:
    2 anos ago

    Tenho um Palio 1.8 R 20066/2007 , o mesmo só consegue fazer na Estrada 8.5 no máximo em 100 km na Gasolina , na Cidade ta fazendo 7 a 7.3 , gostaria e saber o porque do consumo esta tao alto , pois ja troquei vela , cabo de vela, Sonda Lambida 1, quando comprei esse carro ,depois soube que ele era de competição , estou com medo de eles terem mexido na central , pois ele era de competição de arranque , gostaria de uma ajuda

    Responder
    • alexandre says:
      1 ano ago

      checou a valvula termostatica ? está abaixando seu ponteiro de temperatura quando pega uma estrada ?
      pois se estiver troque a valvula pois influencia muito no consumo

      Responder
  14. Ruy Reynoso da Silva says:
    1 ano ago

    Creio que se fizer esse procedimento o carro começa a reconhecer as peças velhas como se fosse nova!
    Será que é certo!

    Responder
  15. Cleudiane castro de sousa says:
    1 ano ago

    Oi tenho um carro astra 2.0 2010 e o mesmo tá com problemas no módulo já levei na oficina várias vezes e o mesmo fica normal porem a chave zinha fica acesa e quando paro o carro quando vou ligar simplesmente não pega mais vc pode me ajudar a identificar o problema

    Responder
  16. indo car says:
    1 ano ago

    Bom dia amigo to com um polo aquí ele anda um pouco e para ai tem que tirar os cabo da bateria e encostar um no outro por uns 2 minutos ai ele funciona novamente por algum tempo e torna a apagar ai tem tem que fazer tudo de novo.
    Alguem tem alguma idea.

    Responder
  17. Luiz Silva says:
    1 ano ago

    Eu troquei correia dentada, poly-v e aproveitei e retirei o corpo de borboleta para fazer uma limpeza, claro, tomando devidos cuidados com os sensores. Nesse caso, devido limpeza do TBI, seria necessário o reset do módulo para releitura? Outra coisa que e incomoda é que quando vou sair com o carro retirando vagarosamente o pedal da embreagem, o tacômetro começa a cair e até chega momentos que parece que o motor vai afogar e desligar, sendo assim tenho que ir acelerando para não cair a ponto do carro “morrer”. Na marcha lenta (ponto morto), o ponteiro fica na casa dos 800-900 rpm, o que é normal segundo próprio manual. Ou pode ser problema na embreagem (disco, platô, atuador)? O meu é o Corsa Sedan 1.8 8V Flex 2004 (frente Montana). Já peguei o Siena do meu irmão, o Celta da minha pria, na empresa às vezes manobro caminhão e não noto o tacômetro baixar a ponto de ter que pisar no acelerador para ão deixar cair a ponto de morrer o carro.

    Desculpe pelo texto e tantas dúvidas.

    Responder
  18. Leonardo Chaves Cardoso says:
    1 ano ago

    Olá boa tarde! Tenho uma EcoSport1.6 2008/09 Que estamos com rendimento melhor no Etanol foque com a gasolina, o que deveria ser o contrário, já experimentei abastecer em postos diferentes , amas de nada adiantou ela faz uma média de 10,5 km/l no Etanol e 9,5 km/lna gasolina, quando deveria estar fazendo uns 12 ou 13 km/l de gasolina ( pra piorar fica xoxa e apresentando falhas , já no álcool parece que muda para o modelo esportivo ( função que ela não tem ) Vou tentar está dica da bateria, mas no aguardo por novas dicas.
    Att obrigado
    Leonardo Chaves Cardoso

    Responder
  19. Lucas da Mata says:
    8 meses ago

    Bom dia.
    Se eu fizer a repogramacao da ecm , eu ainda posso por um chip de potencia?

    Responder
  20. Valter Pereira says:
    7 meses ago

    ola boa tarde!
    A bateria do meu carro descarregou eu fui fazer a substituição só que não me atentei que a bateria que eu coloquei em substituição tinha os polos invertidos e depois de conectada eu dei algumas partidas isso é suficiente para danificar o modulo de injeção eletronica

    Responder
  21. rafael says:
    6 meses ago

    ola boa tarde eu coloquei um combustivel ruim no meu veiculo zerei o que eu coloquei coloquei um melhor mais fiz o esquema de rezetar tirando o cabo do lado positivo a injecao apagou mais acendeu novamente….

    Responder
  22. Raniere says:
    6 meses ago

    Meu carro é um Sandero 2010 1.6 a bateria foi tirada e depois disso o carro começou a gastar muito combustível se eu reprogramar a ecm volta ao normal ?

    Responder
    • Murillo Moraes says:
      4 semanas ago

      Realmente funciona…. tenho uma ecosport 2014 e ela não queria pegar de jeito nenhum, troquei a bateria ” diga se de passagem que a bateria se fazia necessário trocar ” mas mesmo assim o carro dava a partida e não segurava ligado, rara as vezes que ligava tinha que acelerar no máximo e parecia que estava funcionando apenas com 2 cilindros, desliguei tudo os fios por 15 minutos até, rs na primeira ele não pegou mas na 2° partida funcionou perfeitamente! Ai esperei um pouco sai com carro andei para fazer a leitura e reprogramação, enfim tudo certo ! Agradeço imensamente as dicas, estão de parabéns chiptronic

      Responder
      • CHIPTRONIC - TECNOLOGIA AUTOMOTIVA says:
        3 semanas ago

        Olá Murilo, tudo bem? Ficmoas muito felizes com seu feedback. Continue acompanhando nossas dicas, um grande abraço amigo! 😀

        Responder
  23. Sebastião Domingo da Silva. says:
    5 meses ago

    Chiptronic, help !
    Tenho um Corolla 2003 1.8 manual
    Ele acende a luz da injeção eletrônica todas as vezes que ando com o carro.
    Desligo o motor e ligo novamente a luz apaga
    Começo a andar com o carro 50 a 70 km/h a luz acende .
    Scanner diz a leitura: mau funcionamento do sensor de detonação ou no circuito elétrico.
    Toquei o sensor de detonação duas vezes mas a luz persiste em acender quando ando com o carro. Ja levei en varias autoEletrica e nada.
    Ajude-me por favor…

    Responder
  24. AnDre luis reis says:
    4 meses ago

    Pode estar relacionado com o sensor do pedau de freio defeituoso o modulo entende que o veiculo esta freado ou até lus traseira queimada se tiver gas pode ser o fio ligado do emulador para tps do pedau de freio so cortalo esse fio é do variador de avanço

    Responder
  25. Marco says:
    4 meses ago

    Posso deixar os cabos desligados de um dia para o outro?

    Responder
  26. Airton Lourenço says:
    4 meses ago

    Olá tenho um golf Sr 1.6 e elegeu problema na bateria. Fiz a substituição da mesma e quando eu funcionei o carro ficou com a luz do imobilizador piscando, mas funcionou normal. Parei o carro e depois de algumas horas fui dar partida de novo ele pegava e morria, e a luz continuou piscando. Chamei o chaveiro pra fazer a codificação da chave. Depois de feita e a luz do imobilizador apagada o carro continuou pegando e morrendo, apresentando no scanner cod. 17978 aparelho do comando do motor bloqueado, e cod. 1177 unidade de controle do motor avariado. Será que queimou o módulo ??

    Responder
  27. Marcos says:
    3 meses ago

    Boa tarde,
    Tenho um ford Ka 2010 e ele desliga o farol junto com a chave, não permanecendo aceso nem a meia luz.
    Percebi que depois que a bateria dele arriou e fiz a troca, as vezes ele tem ligado componentes eletronicos sozinho.
    Exemplo: Desligo ele e deixo com a chave do farol ligada, que era para desligar junto com o carro, percebi que ela liga sozinha depois de um tempo.
    Outro caso, foi que esses dias, sai com o carro, desliguei ele e deixei a ventilação do Ar condicionado ligada, que também teria que desligar automaticamente com a retirada da chave, depois de um tempo voltei e ela estava ligada, mesmo com o carro sem a chave, tem alguma idéia do que possa ser?

    Responder
  28. Mauro Pinto Marques says:
    3 meses ago

    Boa tarde, possuo um corolla xei 2009 e o mesmo após ficar sem bateria, começou a dar defeitos na central da injeção eletrônica. Ao passar o scanner constatei que o mesmo não mostra a velocidade para o módulo da injeção pelo scanner. Pelo painel, ele marca normalmente. Após este erro, o carro não faz mais 4 marcha e a luz da direção elétrica acendeu e ficou um pouco mais pesada. Já testei o sensor de velocidade da caixa via osciloscópio e o mesmo está enviando os dados até o módulo de injeção. Acho que provavelmente o problema aconteceu no módulo, pois até os fios 124 e 125 amarelo e preto está chegando o sinal normalmente. Fiz um último teste e desconectei o cabo do sensor e andei com o carro e simplesmente não mudou nada. O que pode ter acontecido no módulo de injeção? Obrigado!

    Responder
  29. Lourival Alves Carvalho says:
    2 meses ago

    como posso reprogramar minha ecu dgifant 1.82 do golf 97 mudar o tempo de injeçao
    tenho um gallet que conecta no plug obd2 mas acho que terei de retirar a memoria para apagala ou comprar outra e regravar o carro e meu gostaria de deixalo a meu gosto

    Responder
  30. David Moisés Carvalho Campanhã says:
    1 mês ago

    Tenho uma zafira 2005 flex automática.
    Troquei os bicos da injeção.
    Troquei os cabos de vela.
    Troquei a bobina.
    Troquei a valvula do canister.
    Troquei o Sensor MAP
    Troquei o chicote inteiro da injeção.
    Troquei 4 sonda de varias marcas.
    Troquei 4 modulos, o ultimo troquei com o kit completo para não ter que abrir para tirar o chip do imobilizador.
    Fez retifica 2 vezes no TBI
    Troquei bomba de óleo.
    Troquei bomba de combustivel.
    Troquei bateria.
    Coloquei o kit de fio extra de aterramento e positivo.
    Troquei cebolinha do óleo.
    Troquei a cebolinha da Agua.
    .
    Mesmo fazendo tudo isto, a luz da injeção acende e a sonda não funciona.
    Você reseta o modulo o carro fica bom.
    Começa a andar a injeção acende e no scanner só dá erro de sonda.
    Mas troquei tudo.
    Não sei mais o que fazer.
    Me ajudem.
    Cel 11 997788420

    Responder
  31. Luan says:
    2 semanas ago

    Tenho um siena el 1.4 2010/2011 fiz deu certo porem a luz da injeção ficou acessa

    Responder

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