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Aprenda a reprogramar o ECM de veículos com injeção eletrônica

10 de setembro de 2018
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Se você tem um carro, sabe que ele exige certos cuidados para que a parte mecânica seja mantida em bom estado. Um veículo mal cuidado costuma apresentar problemas frequentes, deixando o motorista na mão quando ele mais precisa. Por isso, sabemos que é fundamental ter atenção até mesmo nos pequenos detalhes.

Entretanto, um dos itens cujo funcionamento pouca gente conhece é o Módulo de Controle do Motor (Engine Control Module, ou ECM). Trata-se do responsável pelo controle de várias funções do carro, um verdadeiro cérebro eletrônico.

Neste post, mostraremos como reprogramar o ECM para preservar a saúde do seu carro. Confira!

O funcionamento do ECM

O módulo é responsável por uma ampla variedade de controles ligados ao motor e, além disso, no gerenciamento das relações existentes entre essas diferentes funções. Isso inclui desde a bomba de combustível até diversos sensores, o ventilador de arrefecimento do motor, o sistema de carregamento, entre outros.

Sua função na bomba é medir e controlar a relação entre a injeção de combustível e oxigênio, para sustentar o processo de combustão interna no motor. Em carros com motor flex, o ECM também monitora e define a melhor taxa de mistura entre as substâncias para que o carro apresente o melhor desempenho.

Como dito anteriormente, o ECM é como um cérebro que gerencia eletronicamente o carro. E, após certo tempo de uso, pode ser interessante reprogramá-lo para os padrões iniciais.

Como reprogramar o ECM

O primeiro passo é realizar os procedimentos com o carro estacionado em local seguro, de preferência coberto e com a devida sinalização, caso esteja em via pública. O processo envolve o manuseio dos cabos da bateria, por isso é fundamental garantir a segurança de quem for realizá-lo.

Abra o capô do carro e, caso ele tenha sido ligado por certo tempo nas últimas horas, é interessante deixá-lo esfriar por alguns momentos. Lembre-se de que o motor pode queimar mãos e braços em um eventual contato.

Em seguida, retire os cabos conectados aos polos positivo e negativo da bateria, começando pelo positivo. Dependendo do tipo do seu veículo, e também da bateria, eles podem estar presos por presilhas ou parafusos. Tome muito cuidado ao soltá-los para não encostar a chave entre os terminais, causando curto-circuito.

Tenha muita atenção à segurança

Além dos cuidados necessários para não causar danos à bateria e ao motor, é essencial estar utilizando calçados seguros, com sola de borracha, para evitar choques elétricos. Além disso, mantenha os cabos afastados, pois o campo magnético gerado pela corrente elétrica pode atraí-los e causar um curto-circuito.

Mantenha os cabos desconectados por cerca de 10 minutos

Em seguida, mantenha o carro com os cabos desconectados por cerca de 10 minutos, para que a corrente residual do veículo se esgote. O ECM trabalha com valores muito baixos de tensão, por isso é importante esperar durante esse tempo para que ele descarregue por completo.

Com o módulo descarregado, todas as informações de uso serão apagadas, como se você estivesse formatando um computador. Reconecte, então, os cabos da bateria e ele voltará ao seu funcionamento padrão, garantindo um melhor desempenho no gerenciamento das funções do motor e dos periféricos. Lembre-se de fixar bem os cabos da bateria, para evitar que eles se soltem.

Reprogramar o ECM é uma forma simples e segura de garantir o bom funcionamento do seu veículo, dando um atestado de saúde limpo para seu motor!

Quer saber mais sobre a injeção eletrônica? Então, veja algumas mudanças que ela trouxe para o serviço das oficinas!

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Tags: funcionamento do ECMMemória ECUmodulo ecmreprogramar o ECM
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Comments 29

  1. Ahamada Issa Saide says:
    2 anos ago

    Eu tenho uma oficina de automoveis, mas quero muito aprender. por isso estou muito interessado nestes artigos

    Responder
    • Chiptronic - Tecnologia Automotiva says:
      2 anos ago

      Olá Ahamada, tudo bem?
      Ficamos felizes que está gostando dos artigos e que estamos te ajudando de alguma forma, deixa o seu número para contato por favor.
      Um abraço da Equipe Chiptronic!

      Responder
      • Heraldo Caminha says:
        4 semanas ago

        Ess procedimento em um motor de uso normal pode ter as correções de falhas apagado assim sendo necessário a correção física por um mecânica especializada.

        Responder
    • Cacarotoo says:
      4 meses ago

      Vixe Maria . Quero distância destes procedimentos. ” Cabo + e – gerando campo magnético ao ponto de ambos se atraírem… ECM apagando dados operacionais sozinho…. Nunca pensei que fosse tao facil assim?!?! Vai fechar todas as fábricas de scanner. Vice!

      Responder
  2. rubens says:
    2 anos ago

    Gostaria de saber se tem jeito de tirar o modo de segurança na iveco dayli 70c17 pois o mesmo acende a luz edc e o motor so funciona na lenta ,sera da para reprogramar as configuraçoes no modulo?

    Responder
  3. Marcos silva says:
    1 ano ago

    Ola fiz um reset do módulo do Nissan marcha retirando os cabos da bateria e funcionou até eu chegar em casa e depois começou a falhar e acender a luz da chave Codec e não pegou mais foi levado numa mecânica e deixar lá pra fazer o scanner e me ligaram dizendo que o carro foi feito chupeta isso seria verdade? gostaria que alguém me ajudasse fico grato

    Responder
    • Cacarotoo says:
      4 meses ago

      Chupeta 🙁 vixe

      Ao desligar os cabos a central identificou que tua bateria havia descarregado. Ao reconectar os cabos a Central identificou como defeito!

      Fica fazendo besteira com tudo que lê fica! Se for um carro mais completo vc iria morrer na nota para reprogramar todos os módulos existe!

      Responder
      • Carlos says:
        3 meses ago

        Ao desligar os cabos o módulo não identifica mais nada, companheiro. Tá morto. Religando, simplesmente o módulo reinicializa o programa padrão da memória rom. Será feito novo mapeamento após ligar o motor. Procedimento normal, haja vista ter sido apagado tão somente as informações gravadas na memória ram.

        Responder
  4. Valério Ribeiro Venâncio says:
    1 ano ago

    Estou com um problema no meu polo 2010 1.6 flex imotion meu carro é automático.
    O carro está com seguinte problema vc liga ele depois de alguns minutos ele escreve avaria no airbag. daí vc anda com o carro uns 20 minutos ele escreve falha no sistema e morre. O carro não pega mais. Mais depois de uns 5 minutos ele pega mais continua escrito avaria no airbag. Já levei numa oficina especializada em airbag e eles disseram que o airbag está tudo normal.. será q vcs ou alguém já teve esse problema ou ouviu falar desse tipo de problema e descobriram o problema. Grato desde js

    Responder
    • Rodrigo says:
      1 ano ago

      De boa, teu carro não é automático!
      É automatizado!
      Boa sorte.

      Responder
      • Cacarotoo says:
        4 meses ago

        Qual a diferença sntre um e outro?

        Responder
        • Renatotx says:
          4 meses ago

          https://chiptronic.com.br/blog/cambio-automatico-e-automatizado-qual-e-diferenca-entre-eles Lê lá cacarotoo.

          Responder
  5. Romualdo Barcelos says:
    1 ano ago

    Caros amigos, tenho uma montana 2013 e acendeu a luz do code e uma chave de boca desenhada na luz, chamei um chaveiro e ele falou que teria que reprogramar a central e que ela trabalha casada com o painel de controle. cobrou um valor absurdo, vou tentar programar eu mesmo, comprarei o que precisar para fazer o reparo. Alguem tem dicas? tipo o que preciso para regravar a bios da central…

    Responder
    • RegisHe says:
      5 meses ago

      aconteceu a mesma coisa comigo, e ficou muito caro pra arrumar, voce resolveu o problema?
      passa seu whatsapp.

      Responder
    • Cacarotoo says:
      4 meses ago

      Sei sim. Compra o scanner napro custa R$7.000,00

      Responder
    • William says:
      4 meses ago

      Tenho um gol g3 que dá problema no code da chave sempre que fica muito frio, fiz a reprogramação com o chaveiro uma vez e gastei 200 reais. Depois aprendi que se vc deixar a chave virada na ignição, aquele estágio que acende as luzes mas não dá a partida, por uns 40 minutos ele faz a releitura da chave, depois disso é desligar e depois tentar ligar normalmente.

      Responder
  6. luiz ferreira de souza junior says:
    11 meses ago

    bom dia tenho uma bm 325 e36 1993 e de repente deum um curto na fiacao
    ja chequei tudo blz nada queimou, porem o carro esta com excesso de combustivel falhando pra caramba tipo rpm em 500 pedal do freio ficou duro acredito que for falta de vacuo que e gerado pelos pistoes e como esta falhando muito o servo freio nao funciona e dando estouros no coletor de adimissao, e possivel que minha ecu tenha desrregulado, pois sinto cheiro de gasolina excesso, um reset nessas condicoes pode resolver meu problema?

    meu nome e luiz junior e sou de barretos/sp

    Responder
    • PPanzers says:
      4 meses ago

      Coloca um módulo fueltech dá uma olhada no ML vai resolver seus problemas e certeza que o pedal tá duro pela falta de vácuo

      Responder
  7. Climério Alves says:
    10 meses ago

    Bom dia.
    Sou proprietário de um Honda Accord 94, mod. EX 2.2 Automático, motor F22b1. O módulo de injeção dele está com defeito e não compensa o conserto. Eu consegui dois modelos, porém com códigos diferentes, sendo:
    1- 37820-POA-A51 (modelo que está no meu carro, e com preço mais elevado)
    2- 37820-POB-A51 (modelo que está mais em conta para comprar).
    Esta diferença “POA” e “POB”, o que significa? Posso instalar o “POB”?
    Agradeço muito de puderem me ajudar nesta questão.

    Responder
  8. Agricio Luiz de França says:
    5 meses ago

    O meu modulo de injeção e IAW 4SF GB SIENA 1.8 8V 2004 É possivel colocar um de outro carro por exemplo que seja 1.6 8v ou 1.4 8v pois não estou conseguindo encontrar outro igual o meu segundo o eletricista de auto, esta com o processador queimado?

    Responder
  9. Luciano Martins says:
    4 meses ago

    Boa tarde! Um veículo originalmente fabricado com um unico tipo de combustível, gasolina. Ocorre que o antigo proprietário, trocou o motor para um flex mais moderno, mas não trocou o sistema de de injeção eletronica. Quero saber se para o veículo funcionar direitinho, redondinho, há necessidade de fazer as troca dos componentes que compõe o conjunto de de injeção?

    Responder
  10. carla says:
    4 meses ago

    Boa tarde
    tenho um honda fit, quando ligo o motor funciona normalmente, mas quando meto mudança ele desliga.
    uque será??

    Responder
  11. Arthur says:
    4 meses ago

    bom dia , tenho uma parati g3 que era 16v como nao consegui este mesmo cabecote fui obrigado a por um de 8 v com algumas trocas de pecas mas nao troquei nenhum componente eletronico no começo funçionol com um pouco de perda de potençia agora nao tem potençia nenhuma tem uma açeleraçao normal mas ao passar a primeira macha o veiculo anda com muita dificuldade e morre com a experiencia de vcs poderia me informar se o modulo pode causar esta falta de potençia do veiculo vcs indicaria algum lugar sou de sao gonçalo RJ obrigado

    Responder
  12. EDSON CARLOS FERREIRA says:
    4 meses ago

    Como faço pra resetar o módulo da Ecosport xlt 1.6 8v 2009?

    Responder
  13. Jhonat Riche Nascimento de Lima says:
    3 meses ago

    Tenho um Palio 1.8 R 20066/2007 , o mesmo só consegue fazer na Estrada 8.5 no máximo em 100 km na Gasolina , na Cidade ta fazendo 7 a 7.3 , gostaria e saber o porque do consumo esta tao alto , pois ja troquei vela , cabo de vela, Sonda Lambida 1, quando comprei esse carro ,depois soube que ele era de competição , estou com medo de eles terem mexido na central , pois ele era de competição de arranque , gostaria de uma ajuda

    Responder
    • alexandre says:
      2 meses ago

      checou a valvula termostatica ? está abaixando seu ponteiro de temperatura quando pega uma estrada ?
      pois se estiver troque a valvula pois influencia muito no consumo

      Responder
  14. Ruy Reynoso da Silva says:
    1 mês ago

    Creio que se fizer esse procedimento o carro começa a reconhecer as peças velhas como se fosse nova!
    Será que é certo!

    Responder
  15. Cleudiane castro de sousa says:
    1 semana ago

    Oi tenho um carro astra 2.0 2010 e o mesmo tá com problemas no módulo já levei na oficina várias vezes e o mesmo fica normal porem a chave zinha fica acesa e quando paro o carro quando vou ligar simplesmente não pega mais vc pode me ajudar a identificar o problema

    Responder
  16. indo car says:
    5 dias ago

    Bom dia amigo to com um polo aquí ele anda um pouco e para ai tem que tirar os cabo da bateria e encostar um no outro por uns 2 minutos ai ele funciona novamente por algum tempo e torna a apagar ai tem tem que fazer tudo de novo.
    Alguem tem alguma idea.

    Responder

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