Problemas no ECM veja os seis mais comuns e como resolvê-los!
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6 problemas no ECM mais comuns e como resolvê-los

28 de outubro de 2019
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problemas no ECM

problemas no Ecm, saiba como resolver

Chaves que não funcionam é apenas um dos motivos que impedem o acionamento da ignição de um carro. Há uma série de componentes ligados ao módulo de controle do motor que só libera a partida se tudo for executado corretamente. Por isso, é importante conhecer os problemas no ECM — do inglês Engine Control Module — mais comuns para poder atender as demandas desse mercado.

Afinal, a tecnologia automotiva não para de avançar e os veículos estão, gradativamente, mais dependentes de sistemas computadorizados. A cada novo modelo, mais módulos são adicionados e mais componentes tornam-se inteligentes, sendo conectados à central eletrônica.

Assim, se uma chave não consegue dar a partida no carro, há uma probabilidade grande de o problema ser no ECM. Portanto, continue sua leitura e conheça as falhas mais comuns nesse módulo e veja nossas dicas para solucioná-las.

O que é o ECM e qual seu papel na partida do automóvel?

O ECM é o módulo de controle do motor que, por meio de um processador, como os de computadores, e de chips de memória com parâmetros predefinidos, controla uma série de ações no motor para que ele tenha o melhor rendimento sempre.

Tudo começa na coleta de informação dos sensores, localizados no veículo, que monitoram as condições do ambiente e de seus componentes, bem como as atitudes do motorista. Esses dados são analisados pelo ECM, comparando-os com seus parâmetros de fábrica. Então, o módulo aciona os atuadores, responsáveis pela operação do motor.

Ou seja, caso haja um defeito em algum desses componentes ou no próprio ECM, a ignição pode ser interrompida, seja pelo meio físico ou eletrônico. Nesse caso, o motorista pode girar a chave quantas vezes quiser, que o carro não vai ligar.

Mas como saber qual foi o problema e o que fazer para resolvê-lo? Vamos falar sobre isso, a seguir.

Quais são os 6 problemas no ECM mais recorrentes?

Por ser um processo complexo, a origem do problema na partida de um veículo pode ser a mais diversa. Ela envolve componentes eletrônicos, elétricos e mecânicos que podem falhar, por conta de avarias ou desgaste natural, e comprometer o acionamento da ignição.

Nesse sentido, são frequentes os defeitos ligados ao ECM. Por conta disso, separamos, abaixo, os problemas mais recorrentes encontrados nesse módulo e quais as soluções mais indicadas para cada caso.

1. Problemas na alimentação

A primeira coisa a observar quando um veículo está com problemas na partida é se a alimentação elétrica do sistema está ocorrendo. Problemas na bateria são bastante comuns, pois os acumuladores modernos não exigem manutenção, mas têm vida útil limitada, geralmente, de dois anos.

Além disso, falhas no alternador podem fazer com que a bateria se descarregue, impedindo o acionamento do sistema eletrônico do carro. Portanto, é preciso testar as intensidades da tensão e da corrente elétrica do acumulador com um multímetro. O ECM precisa receber alimentação constante da bateria pelo positivo da linha 30, para manter suas funções internas.

2. Avarias na fiação e fusíveis

Fiação em curto circuito levam à queima de fusíveis. Pode não parecer, mas avarias na fiação são comuns. Em muitos casos, o curto-circuito ocorre por causa da própria ação humana. Ao fazer algum serviço no carro, ferramentas e peças podem danificar o isolamento dos fios.

Por outro lado, alguns profissionais, em vez de testarem nas conexões e tomadas, cortam pequenos pedaços do isolamento e, depois, usam fita isolante, que pode ressecar e cair por conta do calor do motor.

Por isso, é necessário conferir se não há fusíveis queimados e, se houver, saber onde está o curto-circuito. Depois, verificar os chicotes que conectam o ECM aos sensores e atuadores.

3. Danos no módulo e conectores

O próprio ECM pode estar danificado, pois também está exposto à ação do tempo, sofrendo oxidação e outras avarias. Portanto, caso o problema não tenha sido detectado na fiação ou na alimentação, é necessário observar a placa do módulo e os conectores.

Na placa, confira se não há sinais de solda fria, rompimentos de filamentos, corrosão ou zinabre, por exemplo. Em alguns casos, é preciso retirar o módulo do veículo e conferir com mais precisão em uma estação de trabalho, utilizando um simulador de centrais. É recomendável, também, dar uma olhada nas condições dos pinos e dos terminais do plugue e dos conectores do ECM.

Há, ainda, certas situações que exigem que o ECM seja reprogramado, pois o problema pode estar no software.

4. Defeitos nos relés

A dificuldade de partida pode, também, ter origem em algum defeito nos relés. Esses pequenos componentes controlam a comunicação do módulo com os sensores, atuadores e outros itens que influenciam na hora de ligar o veículo, como bobina de ignição, motor de partida, miolo da chave e bateria.

Portanto, é preciso conferi-los. Antes de tudo, porém, é preciso desligar a bateria. Depois, veja se as numerações e os tipos de relés batem com os indicados pela montadora. Verifique, ainda, se estão montados de maneira correta, respeitando os lados positivo e negativo. Por fim, observe as condições dos dispositivos que podem estar com problema e troque os danificados por novos.

5. Falhas nos sensores ou atuadores

Se houver falhas nos sensores de temperatura, pressão e de partida a frio, por exemplo, ou em atuadores, como as válvulas de injeção, a partida pode ser afetada. Por isso, o ideal é fazer um diagnóstico completo do veículo por meio de um scanner automotivo, testando os sensores e os atuadores.

6. Panes em outros módulos

Atualmente, é comum que um carro tenha mais módulos controlando funções específicas, como o de ABS, o de controle de estabilidade, o da automatização de marcha e o do sistema imobilizador. No entanto, o sistema eletrônico é todo conectado e uma pane em um desses módulos pode ser a causa da falha na partida. Assim, é importante testá-los com o scanner automotivo também.

Em veículos que exijam procedimentos para a partida, como pisar no freio (em carros automatizados ou automáticos) ou acionar o pedal da embreagem, é possível que o problema esteja em algum lugar da comunicação entre seus módulos específicos e o ECM.

Com a evolução da eletrônica veicular, falhas na partida causadas por problemas no ECM se tornaram mais frequentes para os chaveiros automotivos do que trocas de chaves ou reparos em miolos. Portanto, conhecer os defeitos mais comuns que esse módulo pode apresentar é essencial para poder atuar em um mercado dominado por modernos modelos de automóveis.

Gostou deste nosso artigo? Quer mais dicas para atuar no mercado de chaveiros automotivos? Então, aproveite para conhecer 6 ferramentas indispensáveis para esses profissionais!

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Tags: ChaveirosclientesDicasECMECUInjeção EletrônicamecânicosMódulos levesNotíciasoficinaoficina de carrosReparo de Módulos
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Comments 25

  1. Edmilson I . De Oliveira says:
    2 anos ago

    Eu pretendo fazer o curso de reparos de modulos ,mas fiz o curso de eletricista automotivo no senai e ja estou em curso de mecanico de injeção ,porque quero chegar no curso com conhecimentos .

    Responder
    • Chiptronic - Tecnologia Automotiva says:
      2 anos ago

      Olá Edmilson, tudo bem? Ficamos felizes que esteja se especializando a cada dia mais amigo, iremos enviar em seu e-mail algumas informações sobre nossos cursos. Grande abraço amigo!

      Responder
  2. Evaldo Ravadelle Catarina says:
    2 anos ago

    Boa tarde. É sempre bom ter dicas e aprendizagem todo conhecimento é bem vindo.

    Responder
  3. Arnaldo Cesar says:
    2 anos ago

    Gostei das informações nesse artigo ; foram elucidativas. Recorrí à essa seção porque “dei pau” na parte elétrica de minha Palio Week´End, ao tirar o zinabre acumulado nos bornes da bateria : usei água quente e tudo ficou “limpinho” mas, acho eu, deixei que agua atingisse os dois pólos da bateria. simultâneamente : depois disso “não pegou! mais !! No instante em que isso ocorreu, ouví um leve ruído, parecido com o de um feito por um “relè”…. Com certeza, esse foi o “som do problemasso”…… Certo ??? Se alguém puder comentar, eu ficare imuito grato por qualquer informação .

    Responder
  4. Bruno Nepomuceno says:
    1 ano ago

    Boa noite , queria saber sem este problema no meu Voyage G5 , ele esta com este problema funciona só quando quer ? já foi tudo testado passo scanner que acusa sem comunicação , o que fazer ?

    Responder
  5. Fenquer says:
    1 ano ago

    A Academia do Mecânico vai te ensinar tudo sobre Injeção Eletrônica!Nós da Academia do Mecânico vamos te dar um BÔNUS!
    Na compra do Curso de Mecânico de Injeção Eletrônica nós vamos te dar totalmente grátis mais um cursos!!!

    Responder
  6. Carlos Oscar says:
    1 ano ago

    Bom dia, vocês conhecem alguém que recupera ecm?

    Responder
  7. Susana says:
    1 ano ago

    ECM 3A, na iveco stralis . Alguém sabe o que é?
    Grata

    Responder
  8. Silávico da Costa says:
    1 ano ago

    tenho 2 motores Suzuki 250hp marine nao consigo liga-los ao computador de diagnostico vem sempre a dizer erro ao comunicar-se com a ecm

    Responder
  9. Adriano Silva Cerqueira says:
    1 ano ago

    Meu carro esta com um auto consumo de combustível fiz todo procedimento troquei velas cabos limpeza de bico até a sonda lambida foi trocada ! E continuou com o consumo auto ! Acha que se eu reprograma o ecm ele vota ao consumo normal de fabrica ?

    Responder
  10. Alexandre Lima sales says:
    12 meses ago

    Muito util

    Responder
  11. Alexandre Lima sales says:
    12 meses ago

    Essa leitura vai servir para por em prática no campo amanhã

    Responder
    • CHIPTRONIC - TECNOLOGIA AUTOMOTIVA says:
      11 meses ago

      Olá Alexandre, tudo bem? Nos diga depois se deu certo para você, ficamos muito felizes com seu feedback sobre nossas dicas. Um abraço amigo!

      Responder
  12. Jailton Carlos dos Santos says:
    10 meses ago

    Gistei muito dessa publicação me ajudou a Resolver o problema do meu grand siena duologic obrigado pelo força salvei até meu Bolso eu mesmo fiz o Reset do carro em 30 minutos. Att Jailton de Salvador Bahia

    Responder
    • CHIPTRONIC - TECNOLOGIA AUTOMOTIVA says:
      10 meses ago

      Olá Jailton, tudo bem? Ficamos muito felizes com seu feedback! Nosso blog foi feito para te ajudar em situações como essas e outras. Continue nos acompanhando por aqui. Um grande abraço de toda a nossa equipe para você! 😀

      Responder
  13. FRANCISCO JOSE ANASTACIO DA SILVA says:
    10 meses ago

    Tenho um clássico 2015 de série, o motor está falhando, de repente ele perde a força, fica sem acelerador. No scanner apresente dois cilindro que não estão funcionando direito , já foi trocado o CEM, sentada, bobina de ignição e nada. Poderiam me dar uma luz por favor?

    Responder
  14. Antonio Ribeiro says:
    9 meses ago

    Minha central não comunica com obd2 V gate mas o obd funciona. Meu carro é Peugeot 306 1.4 8v de Setembro de 1999 a gasolina. O esquema k está no auto data sl96-9 é igual no modelo 7akfxt 3235….

    Responder
  15. Francisco says:
    9 meses ago

    Boa tarde meu nome e Francisco gostei de ver alguns deifeitos da ECM foi me util. Obrigado

    Responder
    • CHIPTRONIC - TECNOLOGIA AUTOMOTIVA says:
      9 meses ago

      Olá Francisco, tudo bem? Ficamos muito felizes com seu feedback amigo! Um grande abraço e muito sucesso pra você, de toda a equipe Chiptronic! 😀

      Responder
  16. Andrés says:
    7 meses ago

    Caros boa tarde!
    Estou com um problema no meu Clio onde a bateria está descarregando e o auto elétrico disse que o consumo excessivo está vindo do módulo de proteção do Keycode. Esse ECM que vcs comentam aqui seria essa central que estou tendo problemas? Se sim alguém conhece algum lugar que dê manutenção fora a concessionária na região da grande SP?
    obg

    Responder
  17. Wenderson says:
    5 meses ago

    Tenho uma S10 2008 diesel 2.8 ela apaga e assende a luz amarela com uma chave, aí não pega, mas se eu colocar um fio no negativo da bateria e no pé do relé na caixa de fuzivel ela da um tec. Na caixa de fuzivel aí dou partida e pega normalmente e anda mais uns 10 km e acontece a mesma coisa…alguém sabe me orientar se é problema no módulo ?

    Responder
  18. Agnaldo Moises says:
    4 meses ago

    Saudação da todos
    Pedido de ajuda

    Tenho uma toyota altezza 4cc beams (motor 3S)
    O relatim está falhar muito devido a um cilindro que n está queimar. Testei as bobinas trocando de lugares p outro, todas estão bem. Verifiquei num outro carro as velas e estão todas a queimar. Os injectores tbm estao bem, troquei de lugar c os outros p verificar. De todos testes acabei tendo certeza de que na bobina (do cilindro que falha) n chega corrente.
    Alguma ajuda desse lado?
    Obrigado a tds pela atenção

    Responder
  19. Frederico Fluck says:
    4 meses ago

    Srs
    Por favor.Se possível uma orientação.
    Ranger Diesel 2019.
    Bloqueio de ignição intermitente com as informações da CP DE BORDO (PAINEL) diversas a primeira ABS, DEPOIS DIREÇÃO ELÉTRICA E OUTRAS E UMA QUE NEM ESTÁ DISPONÍVEL NO MODELO FREIO DE PARADA EM ACLIVE..Qual a possível causa? Se eu retirar o fusível bloqueio de chave, em situação de emergência (lugar sem celular e recursos)consigo me locomover normal ou perco alguma outra função do veículo.Porque vejamos, ABS não impede funcionamento dos freios , função que não está disponível no carro (FREIO em aclive)??Agradeço VOSSA orientação se possível.
    SDS
    Saúde
    Frederico

    Responder
  20. Carlos André Nunes says:
    3 meses ago

    Olá…meu cunhado levou um GM Celta 13/13 pra fazer um diagnóstico pois ele conta que o carro estava falha muito sem força sem sustentar o funcionamento …ao passar o aparelho o mecânico disse que a central tinha queimado
    Por ter um fio vindo do alternador para uma relé de acionamento dos faróis que estava desligado a muito tempo o mecânico atribuiu a queima da central eletrônica.
    Achou estranho isso??
    Eu também me ajudem a desvendar esse fato
    Obrigado!

    Responder
  21. Ney Rafael Vieira says:
    5 dias ago

    Ola tenho um motor de popa mercury 40hp 4tempos carburado e o módulo não está funcionado , gostaria de saber quem trabalha com esse tipo de ECM, para enviado para assistência.

    Responder

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