O conjunto luminoso da moto é, sem dúvida, uma das partes que mais demanda atenção do profissional de mecânica dentro da sua oficina. Em regra, as lâmpadas convencionais, que utilizam filamentos, têm uma vida útil menor, além de queimarem com mais facilidade em razão de choques e trepidação. Por outro lado, a lâmpada de LED para moto não só é mais eficiente em termos de iluminação como também possui uma vida útil maior.
Apesar de esse tipo de reparo ser bastante simples e rápido, oferecer uma peça com maior durabilidade e eficiência acaba sendo um diferencial para o seu negócio. Por isso, trabalhar com lâmpadas de LED na sua oficina pode ser bastante vantajoso!
A seguir, abordaremos de forma mais detalhada as vantagens dessa peça para moto e daremos algumas dicas de como realizar a instalação lâmpada de LED. Ficou interessado? Continue a leitura e confira o que preparamos!
Vantagens da lâmpada de LED para moto
Como se trata de uma tecnologia mais moderna, é natural que a lâmpada de LED apresente uma série de vantagens em relação aos modelos tradicionais halógenos. Por isso, é fundamental um profissional da área de mecânica de motos tenha conhecimento desses benefícios, até para que possa repassá-los aos seus clientes sempre que houver a procura por serviços relacionados ao sistema de iluminação.
A seguir, listamos as principais vantagens da lâmpada de LED que comprovam que utilizar essa modalidade é o mais indicado tanto na oficina quanto para o usuário final. Confira!
Maior economia
Um dos grandes diferenciais da lâmpada de LED para moto é a sua demanda de energia. Em geral, os modelos halógenos, com bulbo e filamento, apresentam um consumo muito maior quando comparado ao tipo de iluminação mais moderna. Isso se deve ao fato de que a tecnologia mais antiga ainda perde muito da sua eficiência energética em razão do calor que produz.
Por outro lado, o LED é muito mais eficiente. Seja em questão de luminosidade, seja em questão de aquecimento da peça, ele é bem superior às lâmpadas halógenas. Essa característica é bastante positiva, visto que o gerador da motocicleta sofre menos para alimentar o sistema de iluminação, assim como a bateria, que precisa de menos esforço para dar a partida e acionar o farol ao mesmo tempo.
Pouca manutenção
Como a lâmpada de LED não possui partes móveis, a durabilidade da peça acaba sendo outro diferencial positivo. Geralmente, esse modelo de lâmpada não costuma apresentar defeitos com frequência, especialmente em razão da trepidação natural da circulação do veículo ou de choques com buracos, por exemplo.
As lâmpadas convencionais, por outro lado, por terem filamentos móveis e trabalharem em temperaturas mais altas, acabam apresentando falhas com mais facilidade, aumentando os custos de manutenção do proprietário da moto.
Para se ter uma ideia, a vida útil média de uma lâmpada de LED fica em torno de 50.000 a 100.000 horas, enquanto que a de uma lâmpada comum costuma ficar entre 10.000 a 20.000 horas.
Instalação simples
Para quem trabalha com manutenção de motos, a instalação simplificada da lâmpada de LED ajuda bastante a aumentar a agilidade dos serviços. O sistema tem uma utilização bastante simples, não havendo necessidade de nenhum tipo de adaptação caso seja instalada a lâmpada correta para o modelo da moto.
Hoje, as lâmpadas de LED caíram no gosto dos motociclistas, devido à sua estética mais agradável e melhor luminosidade. Em virtude disso, o mercado se diversificou bastante e atualmente existem diversas marcas conhecidas que oferecem produtos de ponta desenvolvidos para cada modelo de motocicleta, o que facilita bastante a vida do mecânico na hora de instalar o componente.
Mais segurança
Por último, mas não menos importante, é preciso lembrar do quesito segurança reforçado por uma lâmpada de LED. Como dito, o LED apresenta uma eficiência luminosa maior quando comparada a lâmpadas convencionais. Isso significa que o condutor da motocicleta terá mais segurança e visibilidade ao trafegar em ocasiões de baixa luminosidade.
Além disso, o LED também pode ser empregado nas lanternas e demais dispositivos luminosos da motocicleta, facilitando a sua visualização por outros condutores em momentos de frenagem ou mudança de direção. Assim sendo, a lâmpada de LED traz uma segurança e conforto visual muito maior para o condutor.
Como realizar a instalação desse tipo de lâmpada
Apesar de apresentar uma instalação simples, é sempre muito importante que o mecânico realize esse procedimento de forma adequada para que não ocorra nenhum tipo de avaria na peça ou prejuízo no seu funcionamento.
Para isso, atentar-se aos passos seguintes pode tornar o processo ainda mais simples e seguro. Confira!
Utilizar sempre peças compatíveis
Ao realizar a instalação de uma lâmpada de LED é essencial que se tenha certeza da compatibilidade das peças que estarão envolvidas no procedimento. A exemplo, o soquete ao qual se encaixará a lâmpada nova precisa ser compatível com a peça, assim como os contatos, corrente elétrica etc.
Ignorar esse cuidado e realizar adaptações no sistema pode colocar em risco a durabilidade do componente, além de não se ter a garantia de que ele funcionará corretamente. Por isso, o ideal é sempre trabalhar com peças compatíveis.
Instalar somente o kit completo
Um outro cuidado que se deve ter é sempre fazer a instalação do sistema LED por completo. Muitos motociclistas, por uma falsa ideia de economia, solicitam apenas a substituição da lâmpada, deixando de lado os outros componentes que também precisam ser substituídos.
Essa postura é totalmente desaconselhável, visto que a fabricante da lâmpada já oferece o kit completo, contendo todas as peças que precisarão ser substituídas para que o sistema funcione perfeitamente. Apesar de apresentar um valor mais alto, optar pela instalação completa garante maior durabilidade ao sistema e evita dores de cabeça futuras.
Verificar o manual da moto
A depender do modelo da moto, o sistema de iluminação pode ter características bastante particulares, exigindo ferramentas específicas para o correto manuseio das peças. Nessas horas, o mais indicado é sempre recorrer ao manual da motocicleta para entender, por exemplo, quais os encaixes utilizados, tipo de parafuso, bem como a disposição da fiação. Uma simples conferida no manual já reduz a probabilidade de erros e agiliza o seu trabalho.
Por fim, a lâmpada de LED para moto, como vimos, é uma tecnologia mais moderna e eficiente do que os modelos mais tradicionais. Diante disso, hoje, trabalhar com esse tipo de componente pode ser uma forma de atrair o cliente, oferecendo serviços mais alinhados aos padrões do mercado.
Agora que já sabe das vantagens da lâmpada de LED e como instalá-la, não pare por aqui. Confira também nosso artigo sobre as ferramentas para oficina mecânica que agregam valor ao serviço!
Possuo uma twister e substiui a lâmpada de farol e as da seta por lampadas de leds…ate agora nao tive problema.. gostei
A simples substituição do bulbo luminoso de halógeno para LED não existe de forma eficiente em blocos óticos com projeto reflexivo antigo. É irresponsável incentivar a simples substituição de fontes luminosas com comportamento técnico diferentes sem alertar os impactos na prática, como ofuscamento de veículos em contramão e pouca eficiência em dias de chuva. Nem estou considerando a ilegalidade de se substituir uma fonte luminosa sem homologação técnica. Não podemos ser irresponsáveis em não detalhar a complexidade que envolve tal substituição. Existem hoje em dia blocos óticos de led com solução ótica completa como eram os antigo sealedbeam, mas que dependem de homologação técnica também.
Exatamente, de que adianta instalar a lampada de led que sem duvida é melhor, mas a legislação não permite.
Ok. E a legislação? Quando é que o Brasil vai acordar pro futuro e passar a permitir instalação de led nos faróis? Não precisa nem autorizar todos os leds, mas uma simples regulamentação (para não permitir que qualquer coisa seja utilizada, ofuscando outros motoristas) seria muito bem vinda.