Quando você insere a chave na ignição, o módulo de injeção, também conhecido como o computador de bordo do carro, recebe um sinal e inicia o motor. O módulo de controle do motor ou ECM (sigla para o termo em inglês Engine Control Module) desempenha um papel fundamental na execução adequada de várias funções do veículo, como a ignição e a injeção eletrônica. Quando o componente apresenta problemas, é necessário verificar se a falha não tem relação com a chave codificada, e reparar a ECM
Esse modelo de chave contém um chip interno, chamado transponder, que apresenta um código único e programado pelo fabricante do veículo. Quando você insere a chave na ignição, o módulo de injeção, também conhecido como o computador de bordo do carro, recebe um sinal e inicia o motor.
Se o veículo não ligar, é necessário verificar o funcionamento da ECM e da chave codificada. No entanto, apesar da popularização desses dispositivos, ainda são poucos os chaveiros que sabem reparar a ECM.
Você quer entender melhor o funcionamento desse componente e como lidar com falhas causadas pela chave Então, acompanhe nosso post!
Para que serve e como funciona a ECM?
Como explicamos, a ECM é responsável por todo o funcionamento do veículo. Esse componente comanda sistemas como a injeção de combustível, a ignição, o controle das emissões de gases e o tempo necessário de câmara de combustão variável, reunindo informações de vários elementos instalados no carro.
Portanto, a tarefa da ECM é calcular o tempo que leva para as válvulas de injeção abrirem e o ângulo certo da inclinação de ignição do motor.Ele é o verdadeiro ‘cérebro’ do motor e inicia o trabalho antes mesmo de ligar o veículo, ou seja, imediatamente quando você gira a chave da ignição.
É importante compreender o funcionamento do módulo para determinar se, em caso de falha, o problema está no componente ou se foi causado por algum dano na chave codificada. Confira a seguir alguns detalhes da operação da ECM.
Entenda o funcionamento da ECM
O módulo de controle do motor é uma placa constituída por vários itens eletrônicos, dos quais podemos destacar as seguintes partes:
- processador;
- memória ROM (Read Only Memory);
- memória RAM (Random Access Memory).
A função da memória RAM é garantir o armazenamento de dados sobre o motor enquanto está em operação. Já na memória ROM ficam gravadas informações técnicas desse componente, incluindo sua programação original.
Para otimizar o funcionamento do sistema de injeção, o sistema eletronicamente compara os dados das duas memórias. O intuito dessa comparação é gerar o máximo de rendimento e a maior potência possível para o automóvel, regulando todo o sistema de injeção do carro, os sensores de pressão, de temperatura e de cambota.
A avaliação do funcionamento de todos os componentes acontece em tempo real. Além disso, a regulação constante dos parâmetros permite o controle exato da injeção e da distribuição de combustível necessária para que o motor do veículo entre em operação.
Além de contribuir para a economia de combustível, esses cálculos permitem o autodiagnóstico do veículo, o que ajuda a detectar e informar possíveis defeitos.Se o sistema identificar algum problema, ele mesmo ativa um processo emergencial de correção. Vale lembrar que a memória ROM, com a codificação original de fábrica, pode ser reprogramada.
Saiba detectar se a ECM está queimado ou sem alimentação
Antes de dar partida no carro e ao inserir a chave codificada na ignição, é preciso verificar se a luz de diagnóstico será acesa. Isso ocorre se a ECM estiver queimada ou sem alimentação.
Dessa forma, sempre que o sistema do motor apresentar falhas, o comando de verificação no painel do veículo será acionado, indicando a necessidade de solucionar uma emergência.
Se a luz de falha não se acender, mas o motor não iniciar, é preciso seguir os seguintes passos:
- desligue a chave da ignição e retire o conector elétrico da unidade de controle;
- em seguida, não dê partida no carro, apenas ligue a ignição e insira o cabo condutor ao terminal A5;
- por último, ligue uma das extremidades do cabo à massa. Portanto, se houver alguma falha real, a luz que indica incidências será ativada.
Conforme mencionado anteriormente, a ECM verifica e coleta os sinais enviados por todos os sensores do motor, incluindo os da ventoinha, da válvula injetora e da bomba de combustível. Quando esses sinais indicam erros no sistema ou não é possível detecta-los, o sistema emite um alerta.
Automaticamente, o módulo de controle tenta corrigir as falhas diagnosticadas, encontrando formas de manter o motor em operação. Para essa finalidade, o sistema ativa um mecanismo conhecido como recovery.
A função desse sistema de recuperação é descartar qualquer alerta de falha no motor detectado por seus dispositivos. Isso permite adotar uma programação preestabelecida e possibilita que o veículo continue funcionando, ainda que de modo limitado. Caso essa reparação não seja possível, o sistema alerta o condutor do veículo sobre o problema presente no motor.
Descubra como reparar a ECM
É importante saber que, apesar de a unidade de comando eletrônica do motor ter uma boa vida útil, podem ocorrer eventuais falhas no funcionamento.
Esses defeitos podem acontecer em função de alterações bruscas de temperaturas, vibrações ou pelo desgaste dos componentes com o passar do tempo. Podem ocorrer ainda por falhas na bateria e infiltração de água. Além disso, as falhas podem originar-se de deficiências nos comandos de alimentação, danos no aterramento ou colapsos em suas redes de conexões.
Para reparar a ECM, é preciso reprogramá-la conforme as instruções do manual do fabricante. Assim, será possível corrigir todos os possíveis erros, evitando conflito entre as informações dos demais sistemas, como o de antifurto.
Importante: Quando uma falha na codificação do veículo é identificada, é necessário verificar se existem problemas na própria chave codificada. Os danos podem ser ocasionados por quedas que afetam o funcionamento do chip, interferência eletromagnética ou até mesmo infiltração de líquidos.
Quando o sistema impede a partida após várias tentativas, ele temporariamente bloqueia o veículo por razões de segurança. Nesse caso, a solução para o motorista é procurar a assistência de um chaveiro especializado.
Por que a chave codificada não funciona?
A falha na ECM, que pode imobilizar o veículo, pode ter diferentes causas, incluindo elementos do sistema de codificação e o desgaste natural dos componentes devido ao tempo de uso do carro. Confira as causas mais frequentes do mau funcionamento:
- transponder que sofreu danos por quedas ou infiltração de líquidos;
- o chip pode ter sofrido interferência eletromagnética por ter sido deixado sobre equipamentos eletroeletrônicos ou eletrodomésticos;
- as propriedades condutoras da antena podem ter sido danificadas pela ação do sol;
- pode haver falha na fiação ou nos circuitos eletrônicos.
Como corrigir os problemas identificados na chave codificada?
Apesar de existirem problemas mais sérios, é comum que a chave codificada não funcione corretamente em função de pilhas gastas ou perda da programação original. Portanto, é essencial que um chaveiro capacitado seja capaz de realizar o diagnóstico correto da situação.
Após realizar o diagnóstico, o elemento mais crucial para corrigir as possíveis falhas é ter à disposição um sistema de codificação apropriado. Vale pesquisar as opções disponíveis no mercado e buscar um modelo que permita diversas funções de configuração, aumentando suas chances de atender melhor os seus clientes.
Se o cliente tiver o código da chave, a correção do problema é mais simples. Caso contrário, ele pode precisar recorrer à concessionária. Geralmente essas empresas cobram para fornecer o novo código e tentam convencer o cliente a fazer o serviço por lá. Portanto, é crucial informar o motorista sobre os preços e a garantia de solução do problema.
O sistema de codificação deve ser capaz de realizar diferentes serviços, como:
- programação de chaves e telecomandos;
- leitura de senhas;
- funções que atendam diferentes tecnologias de transponders;
- rapidez no trabalho;
- interface simples;
- diversidade de veículos e montadoras, inclusive motos;
- facilidade de atualização;
- boa durabilidade, o que viabiliza seu investimento.
Qual a importância do scanner para fazer o diagnóstico do problema?
A função do scanner é detectar os fatores que levam o painel de controle a alertar sobre os eventuais erros que estão atrapalhando ou diminuindo a capacidade de potência do motor, o que se reflete em um mau funcionamento do veículo.
O instrumento expõe e analisa as atividades da ECM, verificando os defeitos. Além disso, a ferramenta é capaz de alterar padrões, conferir o desempenho dos sensores e determinar as tarefas de comando do veículo. E o que torna isso ainda mais interessante é que é possível fazer tudo isso com o motor em pleno funcionamento.
O scanner também consegue verificar as configurações do motor e, ao mesmo tempo, realizar todos os testes para otimizar o funcionamento. Essa capacidade de leitura e diagnóstico faz dele uma ferramenta fundamental na identificação das falhas do motor.
Suas funções asseguram a maior eficiência no sistema do motor, o que permite a diminuição do consumo de combustíveis e garante a redução das emissões de gases poluentes na atmosfera.
Fica fácil compreender que o módulo de controle, além de ser uma tecnologia fundamental para garantir segurança no veículo, também atende às novas regulamentações sobre eficiência energética e controle de emissões.
Como aumentar a presença no mercado trabalhando com chaves codificadas?
Saber diagnosticar e reparar os problemas nesse sistema é um diferencial extremamente relevante para o chaveiro automotivo. Afinal, é a ECM que agrega todas as partes individuais que compõem o motor, integrando-as para que operem em conjunto e garantindo maior potência e segurança ao veículo.
Além disso, com o uso do scanner e de um sistema para codificação, é possível aumentar a abrangência do leque de clientes. Atualmente, todos os carros (até mesmo os populares) saem de fábrica com as chaves codificadas. Por isso, o público potencial do negócio é grande.
Desde o ano 2000 os dispositivos codificados estão no mercado nacional. Isso significa que existem veículos com 19 anos de uso que têm o sistema. Esses carros possivelmente já apresentam desgaste de várias peças, o que indica um aumento da tendência de falhas.
Além disso, muitos consumidores acabam não fornecendo a chave reserva ou o código ao revender o veículo usado. Nesse sentido, o serviço do chaveiro torna-se fundamental para o novo proprietário que deseja uma cópia de segurança.
[the_ad id=”17074″]
Isso sem contar as pessoas que acabam perdendo a chave ou a danificam em função de quedas ou hábitos inadequados (deixá-las sobre eletroeletrônicos ou em contato com umidade).
Nas concessionárias, uma nova chave tem um preço elevado e o prazo para codificação pode se estender por até um mês, fazendo com que o consumidor gaste mais e fique sem o carro por algum tempo.
O preço de uma chave codificada pode atingir de 1% a 2% do valor do veículo. Isso significa que trabalhar nesse nicho é uma forma de atender novas necessidades dos clientes e também aumentar a rentabilidade do seu negócio. Como esse é um mercado ainda em crescimento, fora das concessionárias é bastante difícil encontrar profissionais capacitados para realizar esse serviço.
Conclusão
Como você percebeu, a procura pelo serviço é crescente e quem se preparar para prestar o trabalho terá mais chances de se destacar da concorrência. Além de atender diretamente alguns consumidores, os chaveiros mais capacitados também podem formalizar parcerias com outras empresas, como as seguradoras, que costumam credenciar profissionais para essa atividade.
Neste post você percebeu que a chave codificada é um nicho de mercado que representa uma oportunidade para o crescimento da sua empresa. Vale a pena buscar especialização sobre o tema e suas exigências técnicas. Além disso, é importante investir em equipamentos para fazer o diagnóstico correto do sistema e a codificação.
Quer continuar lendo sobre o assunto e esclarecer algumas das principais dúvidas sobre chaves cujos códigos não funcionam corretamente? Então, continue aqui no blog e comece agora mesmo a se preparar para ficar à frente da concorrência!
Grande aprendizado,explicacao bem clara
Olá David, tudo bem? Que bom amigo, agradecemos por seu feedback! 😀