Devido às altas temperaturas a que um motor pode chegar, tanto os carros como as motocicletas necessitam de um bom sistema de refrigeração.
A estrutura é necessária principalmente no momento em que ocorre a combustão, pois o combustível queimado provoca um grande aquecimento que não pode ser expelido completamente pelo escapamento, contribuindo para o aumento de temperatura no motor.
Se o veículo está vazando água do radiador, é sinal de que há alguma falha em seu interior que deve ser resolvida logo, pois a falta de água pode comprometer o sistema de refrigeração e causar problemas sérios. Mas você sabe o que fazer quando o modelo é de refrigeração líquida?
Leia o post até o fim e confira quais são os motivos de um veículo estar vazando água do radiador, como identificar o problema e o que deve ser feito para solucionar um vazamento!
Por que os vazamentos ocorrem?
Os motivos são inúmeros e merecem muita atenção, pois o escape de água, a longo prazo, pode contribuir para que o veículo apresente falhas graves. Confira quais itens podem ser responsáveis pelos vazamentos:
Líquido do tanque de expansão
Nos sistemas com refrigeração líquida, um dos fatores que podem ocasionar o vazamento de água é o nível do líquido do tanque de expansão acima do recomendado.
Esse componente necessita, além desse líquido, de um espaço para a expansão do ar quando o motor se encontra em altas temperaturas. Se o nível do líquido está acima da média, pode ser que ocorra vazamento.
Radiador
Responsável pelo resfriamento do líquido de arrefecimento, o radiador também pode ser a causa da vazão de água no veículo, isso graças a diversos fatores.
Entre eles, podemos destacar um furo na estrutura do equipamento, um defeito na tampa ou até mesmo algum vazamento nas próprias colmeias. Neste caso, o simples impacto com uma pedra, por exemplo, pode ser responsável pela avaria. Sendo assim, a solução do problema se dá somente com a troca do radiador.
Mangueiras, braçadeiras, selo mecânico e retentor
Outros problemas podem estar relacionados a mangueiras rompidas ou trincadas, braçadeiras frouxas, alguma falha no selo mecânico ou danos no retentor da bomba d’água, itens responsáveis por não permitir o vazamento de líquidos ou outros componentes.
Por isso, é muito importante verificar esses equipamentos quando o motorista leva o veículo para manutenção em sua oficina, pois eles podem causar um vazamento constantemente.
Junta do cabeçote
Esta, quando mal encaixada, também pode ser uma causa de vazamentos, pois permitirá a passagem de líquidos para a câmara de combustão, fazendo com que eles sejam expelidos pelo escape.
Em casos mais graves, os líquidos são expelidos para fora do motor entre o cabeçote e o bloco. Se o problema for esse, basta substituir a junta por uma nova.
Fluido dos freios
Outro motivo pode ser o rompimento ou a má conexão dos tubos que armazenam o fluido dos freios. Além disso, problemas de encaixe nas tubulações metálicas e avarias nos retentores do reservatório de fluido também podem contribuir para esse transtorno.
Direção hidráulica e caixa de marchas
Esses itens também estão na lista de potenciais responsáveis pelo aparecimento de água no chão da garagem. No caso da direção hidráulica, eles podem surgir na própria caixa, nas mangueiras ou na bomba.
Já o escape de água na caixa de marchas ocorre quando o item apresenta defeitos e avarias.
Como identificar um vazamento?
Até agora, você conheceu os principais motivos para o surgimento de um vazamento de água em veículos de refrigeração líquida. Com essas informações, já é possível identificar o problema, mas vamos mostrar com detalhes quais são os principais sinais mostrados pelo veículo quando o vazamento ocorre.
Os próprios motoristas podem ser capazes de identificar onde está o problema, mas a oficina mecânica é o lugar certo para encontrar a causa e a solução do escape de água do radiador, resolvendo-o antes que se torne mais sério. Veja alguns sinais que indicam o problema:
Vazamento com água e óleo
Se os dois líquidos estão sendo expelidos pelo carro, o motivo pode ser os tais danos na junta do cabeçote, de que falamos anteriormente. Como ocorre um superaquecimento em seu interior, a água e o óleo acabam vazando por ali.
Bolhas nas mangueiras
Ligou o veículo e apareceram bolhas em algum ponto das mangueiras do motor? Esse é um sinal claro de que há um vazamento de água no carro.
Se esse é mesmo o problema, uma boa dica para retirar as mangueiras é passar sabão na parte externa do item e jogar água com pressão em seu interior.
Ao analisá-las, lembre-se de tomar muito cuidado para não encostar a mão na ventoinha e nem nas partes quentes do motor, pois você pode se machucar.
Furos no radiador
Como já falamos, esse é um problema comum e uma das principais causas do vazamento de água em veículos de refrigeração líquida.
Para verificar se o problema está nesse equipamento, deixe o carro esfriar em um dia de tempo seco e passe a mão debaixo do radiador. Se há água escoando no local, é sinal de que o equipamento foi perfurado e precisa ser trocado.
Água com cor de ferrugem
Você sabia que é possível identificar o local do vazamento apenas olhando a cor da água no chão da garagem? Se há indícios de um líquido com cor de ferrugem, o problema, mais uma vez, pode ser no radiador.
Essa identificação pode ser feita quando o motorista abasteceu o reservatório apenas com água pura, e não com aditivos, mas esses líquidos também podem estar presentes no vazamento. Por isso, fique atento: aditivos costumam ter cor amarelada, esverdeada ou avermelhada, com viscosidade parecida com a da água.
Vapor no cofre do motor
Ao deixar o motor esquentar, é possível reparar se existe vapor no cofre do motor do veículo. Nesse caso, é um indício de que o vazamento de água ocorre no sistema de arrefecimento.
Água no interior do veículo
Quando a serpentina de ar quente, que fica alojada no painel e garante o aquecimento do ar, apresenta alguma avaria, ela pode começar a vazar água no interior do veículo, molhando os tapetes do assoalho dos bancos dianteiros.
Se um cliente chega à sua oficina se queixando de um vazamento no local, já pode começar a desconfiar de que o problema está na serpentina.
Quais são os riscos de um vazamento?
Se o motorista não leva o veículo para a oficina assim que um vazamento de água é identificado, diversas complicações podem aparecer ao longo do tempo. Conheça algumas delas:
Mau funcionamento do motor
Se a água está abaixo do nível ideal, o motor acaba funcionando em uma temperatura mais alta do que deveria e pode superaquecer, o que pode danificar peças importantes do carro, como juntas, selos e o próprio radiador, além de causar danos sérios ao sistema do veículo.
Problemas no cabeçote
Outra consequência de um carro vazando água do radiador é a queima ou a trinca do cabeçote do motor, o que gera custos altos para o motorista com a manutenção corretiva. O cabeçote rachado ou queimado também faz com que o líquido de arrefecimento vá para o motor, comprometendo seriamente esse equipamento, que deveria estar sempre fresco.
Deformação dos cilindros
Se o líquido de arrefecimento vaza em um cilindro, ele pode se deformar e passar a não desempenhar suas funções de forma adequada. Esses equipamentos, que são tubos de metal onde os pistões se movimentam, fazem parte do motor do veículo e são muito importantes para seu funcionamento.
Os cilindros podem ser consertados quando se quebram, mas, na maioria das vezes, esse serviço não é indicado. A recomendação é substituir todo o motor, pois isso acaba sendo muito mais barato do que consertar os cilindros avariados.
Como solucionar um vazamento?
Depois de identificar a origem do vazamento de água, como mostramos acima, é hora de resolver o problema. O principal é checar todos os equipamentos do automóvel e fazer os devidos reparos, acabando de vez com a vazão de líquidos.
Alguns equipamentos, como o radiador e mangueiras, precisam ser trocados quando apresentam avarias, mas a maioria dos dispositivos que podem vazar água podem ser consertados com a vedação física, composta por fibras orgânicas e sintéticas.
Não se esqueça de que outros tipos de vedação apresentam ótimos resultados para vazamentos pequenos, mas não quando há muita água saindo.
E mais: apesar de um problema parecer sério, ele pode ser simples. Quando as tampas do radiador e do reservatório estão mal colocadas, por exemplo, isso já é motivo para que um vazamento apareça. Por isso, muito cuidado e atenção ao checar todos os componentes do veículo!
Seguindo todas essas dicas, você será capaz de resolver os problemas de um veículo de refrigeração líquida que esteja vazando água do radiador, mostrar um ótimo trabalho em sua oficina e atrair cada vez mais clientes.
Então descobriu o porque de seu veículo estar vazando água do radidor? Conseguiu resolver o problema? Se sim, deixe nos comentários de nossa matéria!
Olá…tenho um Virtus 2020 e notei que sempre q saio com o carro na parte da manhã, ficam umas gotas de liquido rosa no chão…troquei a bomba d’agua por indicação do mecanico e mesmo assim continua aparecendo gotas no chão…são apenas gotas…bem pouco…mesmo assim, acredito que não seja normal…não é para cair nada….
a madrugada inteira do carro parado na garagem, e de manhã, umas duas gotas do liquido.
Olá Eduardo, tudo bem? O vazamento de líquido rosa debaixo do seu Virtus 2020, mesmo após a troca da bomba d’água, indica um possível problema no sistema de arrefecimento. Pode ser causado por mangueiras ou conexões soltas, rachaduras no radiador ou reservatório de expansão, vedações desgastadas, entre algumas outras situações. Consultar um mecânico de confiança para uma avaliação mais precisa é aconselhável.
Boa noite tenho uma Toro diesel ela está jogando água pra fora pelo suspiro do reservatório de expansão e o mais cabuloso ela não ferve não aquece e mesmo assim joga água pelo suspiro.o que poderia ocasionar esse problema?
Olá Francisco, tudo bem? Se a sua Toro diesel está expelindo água pelo suspiro do reservatório sem superaquecer, possíveis causas incluem pressão excessiva no sistema de arrefecimento devido a um tampão de radiador defeituoso, problemas no cabeçote do motor, radiador danificado, bloqueio no sistema de arrefecimento, defeito na bomba d’água, termostato com problemas ou vazamentos no sistema de escape. Recomenda-se uma avaliação profissional para identificar e corrigir a causa específica do problema.
Boa tarde gostaria de saber porque sai água por o respiro do reservatório só quando está quente
Olá José, tudo bem? Se água está saindo pelo respiro do reservatório apenas quando o motor está quente, pode ser devido a problemas como pressão excessiva no sistema de arrefecimento, vazamento no cabeçote do motor, obstruções no sistema de arrefecimento, tampa do reservatório defeituosa ou problemas no sistema de ventilação. Recomenda-se levar o veículo a um mecânico para uma avaliação detalhada e reparo adequado. Ignorar o problema pode resultar em danos graves no motor.
Então boa noite. Tenho um palio, ano 2000. Motor 1.0 MPI. O que acontece é que está vazando uma água, começou pelo radiador, troquei . Continuou, troquei bomba d’água que também estava danificada. Abraçadeiras, mangueiras, mas sinto que a água vaza ainda . Olhei os selos, e sai água ainda pelo escapamento. A água não vejo misturada com óleo. Então não estou conseguindo identificar o problema. Por gentileza me informa aí o que pode ser .Abraço
Olá, tudo bem? Se o seu Fiat Palio 2000 continua vazando água mesmo após a troca do radiador e da bomba d’água, verifique as seguintes possíveis causas:
➡Junta do Cabeçote: Procure vazamentos perto do cabeçote do motor.
➡Bloco do Motor: Verifique o bloco do motor em busca de rachaduras.
➡Cilindro com Vazamento: Procure sinais de água nas velas de ignição ou vapor no escapamento.
➡Radiador e Mangueiras: Certifique-se de que estão instalados corretamente.
➡Sistema de Arrefecimento: Verifique a pressurização e a tampa do radiador.
➡Teste de Compressão: Considere realizar um teste nos cilindros.
➡Condensação no Escapamento: Distingua entre condensação normal e vazamento excessivo.
Se não conseguir identificar o problema, consulte um mecânico para uma avaliação detalhada e solução adequada. Problemas no sistema de arrefecimento podem causar danos graves, então é importante resolver a questão rapidamente.
Obrigado pela atenção Gabriel. Ótima explicação .
Imagina João! Estamos sempre a disposição!
Gostei muito das suas explicações, aprendi muito. Nome
Olá Antônio, tudo bem?
Ficamos felizes em poder ajudar e agradecemos o seu feedback!
Tenho uma s10 2014 a diesel, estou com um aquecimento no suspiro do reservatório de água já troquei a bomba de água reservatório já troquei a tampa, e continua a água saindo no suspiro do reservatório
Eu tenho uma s10 2014 a diesel ,ela tem um vazamento de água na válvula do reservatório, já troquei a tampa já troquei o reservatório, já troquei a bomba d água ,já limpei o radiador e nada resolvido, por favor mim ajuda air
Bom dia, eu tenho uma s10 2014 a diesel, o vazamento é na válvula do resevatorio, já troquei a bomba, já troquei o resevatorio, já fiz limpeza do radiador, e não sei mais o que fazer já fizemos de tudo e só vaza ali
Muito obrigada, a sua explicação ajudou muito.
Olá Rosa! Obrigada pelo feedback, amiga! ❣ 😉
Ótima explicação parabéns
Olá Valdemiro! Obrigado pelo feedback, amigo! 😀
Eu coloco água no reservatório de água e ela cai diretamente para o chão.
É do reservatório?
É do radiador?
Da mangueira?
O que poderia ser?
Como verificar?
Obrigada
Meu carro esta parado a bastante tempo eh um siena 2ooo e eu coloquei agua comum mais como eu dise ele esta parado.
Ao ligar ele estorou o radiador mandei fazer o reparo e ao colocar qualquer tipo de liquido ele vaza direto.
Ja estou com dor de cabeca so em olha para ele.
muito bom o comentário boa explicação obrigado me ajudou muito.
Olá Roni, tudo bem? Que bom que nossa matéria o ajudou, ficamos muito felizes com seu feedback. Um abraço de toda equipe Chiptronic!
Como eliminar vazamento do tubo que liga o vaso de expansao ao radiador?
Somente reapertando a bracadeira, visto que o vaso e tampa sao novos?
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