Poucas situações são tão perigosas para a segurança no trânsito quanto um acidente envolvendo veículos pesados. Por esse motivo, é fundamental que os proprietários invistam em boas práticas de manutenção. O funcionamento de vários dispositivos precisa ser checado nas oficinas, que devem destinar atenção especial ao sistema de freio do caminhão.
Vale lembrar que o risco de acidentes não afeta apenas o caminhoneiro, mas também os demais veículos que trafegam pela via e toda a população no entorno. Assim, é importante orientar os seus clientes sobre a importância da revisão periódica e sobre os procedimentos de manutenção preventiva do sistema de freios.
Para que sua oficina atenda de forma mais eficiente os clientes que possuem veículos pesados, é preciso conhecer quais são as principais causas de falhas nos freios do caminhão e o que deve ser feito para que elas não ocorram. Quer entender mais sobre o assunto? Então, continue a leitura de nosso post!
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Quais são os componentes do sistema de freio do caminhão?
Para entender melhor o funcionamento do sistema de freios, é fundamental conhecer todos os componentes. Confira a seguir quais são as peças do conjunto e como algumas falhas podem afetar o desempenho do veículo.
Lonas e tambores
As lonas e tambores são os principais componentes do sistema de freio da maioria dos caminhões. Essas peças são as responsáveis por gerar o atrito necessário para promover a desaceleração do veículo. Por esse motivo, o desgaste de lonas e tambores é uma das principais razões das falhas na hora da frenagem.
Essa situação pode ser percebida pela redução da eficiência dos freios e também por ruídos resultantes do atrito entre a lona e o tambor. Nesses casos, é fundamental avaliar a condição dos componentes, realizando a troca quando necessário.
A manutenção desses itens é essencial, já que eles também são responsáveis pelo acionamento do freio de estacionamento dos caminhões. Porém, vale ressaltar que as lonas são utilizadas em modelos de freio com tambor. No caso de modelos a disco, não há lonas, mas sim pastilhas.
Pastilhas e discos
Como explicamos, nos modelos de freio a disco, são utilizadas pastilhas, que também têm a função de gerar atrito e, com isso, promover a desaceleração do veículo.
Existem vários modelos da peça, com durabilidade diferente e também formas distintas de dissipação do calor, o que influencia a eficiência do sistema. Assim, caso o problema no freio tenha origem nas pastilhas, é fundamental explicar as diferenças ao cliente e apresentar a opção com melhor custo-benefício.
O desgaste das pastilhas pode ser identificado pelo motorista, que perceberá problemas como ruídos, vibrações e pedal do freio muito baixo. Além de avaliar problemas nas peças, é importante que o mecânico verifique também a presença de empenamentos, calos e trincas.
Outro cuidado antes de remover as pastilhas é observar a folga existente entre elas, que deve ficar entre 0,6 e 1,1 milímetro. Folgas menores podem causar superaquecimento e desgaste do sistema de freios, enquanto que espaços maiores provocam deficiência na frenagem.
Quando a folga é muito grande, não é possível fazer o reparo, sendo necessário substituir todo o conjunto de pinças e pastilhas.
Pedal e alavanca
Esses componentes são as únicas peças do sistema de freios com as quais o condutor tem contato. O pedal bloqueia todas as rodas, por meio de um conjunto hidráulico, enquanto a alavanca interrompe apenas as rodas traseiras, por meio do acionamento de um cabo de aço.
Por essa razão, a alavanca, conhecida como freio de mão, só deve ser acionada quando o veículo está estacionado. Os dois sistemas são independentes e seu funcionamento também deve ser checado durante os procedimentos de manutenção do sistema de frenagem.
Cilindro mestre e fluido
Em formato cilíndrico e com um ou dois pistões, o cilindro mestre é um reservatório para armazenamento do fluido de freio, geralmente fabricado em alumínio ou ferro fundido. Sua função é converter força mecânica em pressão hidráulica, por meio da circulação do fluido de freio.
Como detectar o desgaste dos componentes?
Na maior parte dos casos, o próprio motorista consegue identificar problemas nos freios. Cabe à oficina fazer o diagnóstico correto da origem do problema. Em alguns casos, mais de um componente pode apresentar falhas que comprometem o processo de frenagem.
Os principais indícios de que o sistema de freios do veículo não está funcionando corretamente são:
- durante a frenagem, o veículo tende a desviar para o lado. Isso acontece em função de problemas como defeito ou oxidação nas pinças, desgaste prematuro das pastilhas, discos de freio empenados ou mangueiras entupidas;
- presença de ruídos ao frear, causados por desgaste de pastilhas ou lonas. Nesse caso, é necessário verificar se a instalação dos componentes foi feita de forma correta ou se existe superaquecimento do sistema, que pode ocasionar o desgaste prematuro;
- vibrações no pedal podem indicar deformação do tambor ou disco;
- pedal duro ao ser pressionado sugere problemas no sistema de hidrovácuo ou utilização de material de atrito inadequado;
- pedal de freio baixo é um dos reflexos de problemas como vazamento de fluido. Nessa ocorrência, é importante verificar o cilindro mestre, as tubulações, as pinças e os cilindros de roda;
- quando a luz de freio permanece acesa, o problema pode ser decorrente do pedal muito baixo, já que o sensor da luz é instalado atrás desse componente.
Quais problemas podem interferir no funcionamento do sistema de freios?
Além de conferir todas as peças do veículo do cliente, é importante identificar o que causou o dano, para solucionar o problema de forma adequada. Listamos a seguir as principais razões de problemas no sistema de freios.
Superaquecimento
Quando as lonas e tambores estão em mau estado, o acionamento dos freios pode resultar em superaquecimento do sistema. Nessa situação, o atrito entre os componentes diminui, reduzindo a eficiência da frenagem do caminhão. Outro motivo, como explicamos, são folgas inadequadas entre as pastilhas, nos veículos com sistema de freio a disco.
É importante destacar que a propagação do calor pode danificar outras peças do veículo, inclusive os pneus, o que compromete o desempenho. Esse é mais um motivo pelo qual o profissional mecânico precisa ter atenção ao funcionamento de todos os componentes do sistema de freios.
Pressão do ar
O sistema de freio da maioria dos caminhões é pneumático, ou seja, funciona por meio da pressão exercida pelo ar. Se essa pressão não estiver devidamente regulada, ou se o sistema apresentar vazamentos, a frenagem do caminhão pode ficar comprometida.
As causas mais comuns de perda de pressão no sistema são problemas na vedação das válvulas, contaminação por óleo lubrificante do motor e acúmulo de água nos reservatórios de ar.
Para manter o bom funcionamento do sistema pneumático é importante que ele passe por uma revisão periódica, quando devem ser verificados o compressor, a válvula reguladora de pressão, o elemento secador e os dutos do sistema, além de fazer a drenagem da água acumulada.
Fluido de freio
Nos caminhões que possuem sistema de freio hidráulico, a pressão nos componentes é exercida pelo fluido de freio. Para isso, ele apresenta algumas características especiais, como a baixa compressibilidade a alto ponto de ebulição.
Os problemas mais verificados nesses casos são o vazamento e a contaminação do fluido. Quando isso acontece, suas propriedades são comprometidas, o que pode resultar em problemas na frenagem do caminhão. Lembre-se de que não basta completar o nível do fluido. É necessário fazer a troca completa para garantir a segurança na hora em que o freio é acionado pelo motorista.
Excesso de carga
Caminhões que carregam cargas com peso superior ao limite permitido podem apresentar problemas não somente no sistema de freios, mas também nos amortecedores, suspensão e pneus.
No caso da necessidade de frenagem, o excesso de carga é um fator que aumenta o risco, uma vez que o sistema é projetado para suportar até um determinado limite. Assim, ao detectar falhas causadas pela sobrecarga, é fundamental orientar o cliente sobre os cuidados adequados e o peso máximo suportado pelo caminhão.
Que dicas posso dar ao cliente para garantir maior segurança?
Além de diagnosticar e corrigir os problemas do seu cliente, é importante conscientizá-lo para a adoção de boas práticas. Além de manter a rotina de manutenção preventiva em dia, é recomendado adotar alguns outros cuidados:
- oriente seus clientes a evitar frenagens bruscas, especialmente logo após a troca das pastilhas de freio;
- conscientize-os sobre a necessidade de respeitar a carga máxima permitida para cada veículo, lembrando que, além dos danos causados às peças e componentes, a segurança também é colocada em risco ao trafegar com sobrecarga;
- nunca trafegar desengatado e nem utilizar o freio constantemente durante descidas. O ideal é usar o freio motor;
- apenas utilizar o freio de mão quando o veículo estiver estacionado;
- embora a vida útil dos componentes seja grande, os freios dos caminhões precisam ser verificados a cada 5 mil quilômetros, em média.
Como evitar panes no sistema de freio do caminhão?
Como explicamos, as causas de falhas nos freios do caminhão podem ser decorrentes de diversos fatores. Por isso, o ideal é que a sua oficina conte com um scanner de diagnóstico, uma ferramenta que ajuda a identificar a origem dos problemas de maneira rápida e fácil.
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Além disso, é importante atentar para que a manutenção seja feita por eixo. A razão disso é que, caso a revisão dos freios seja realizada em apenas um dos lados, o sistema poderá ficar descompensado, o que reduz a estabilidade do veículo.
A troca de fluidos na periodicidade correta e a checagem frequente de componentes do sistema de freio do caminhão, como lonas, pastilhas, discos, tambores e cilindro, também garantem maior segurança tanto para o condutor quanto para as demais pessoas que trafegam nas vias. O funcionamento adequado do sistema de frenagem é essencial para evitar acidentes e seus agravamentos.
Mas, como você viu, o mau uso do veículo ou falhas na rotina de manutenção pode comprometer outros componentes. Ou seja, não são apenas os freios que merecem atenção na hora da revisão. Por isso, confira as soluções da Chiptronic para atender melhor os clientes que possuem veículos pesados!
É só tem um porém… O ar do sistema serve para manter os freio liberados e não para acionamento dos freios.
Obrigado! Dicas muito importantes.
Olá! Obrigada pelo feedback, amigo! 🙂
Iveco Strallis 2008. 380
Corta aceleraçao ai e si pisar no pedal de freio que libera a aceleraçao.
Aprender
Cabou o oleo do freio e perdeu o freio e nois colocou o oleo de freio vasou tudo e quando freia e fica afoprando o que bois deve fazer