O sucesso de uma oficina mecânica depende de muitos fatores, mas principalmente da qualidade do trabalho, das ferramentas e das peças automotivas à sua disposição. Sem materiais adequados, você não vai conseguir entregar um bom serviço aos seus clientes. Para evitar esse tipo de problema, o melhor a fazer é ter um estoque bem planejado.
Naturalmente, seus clientes precisam de certas peças com mais frequência do que outras. É raro encontrar alguém que precisa de um motor novo, mas você sempre vai receber pessoas querendo fazer pequenos reparos todos os dias. Ter os materiais certos na reserva, preparados para qualquer eventualidade, faz uma grande diferença na qualidade do seu trabalho e no resultado que você pode obter ao longo do tempo.
Para ajudar você a estar sempre preparado, selecionamos algumas das peças automotivas que devem sempre estar disponíveis no estoque da sua oficina mecânica. Acompanhe!
Suspensão
As molas do sistema de suspensão são algumas das peças automotivas que mais sofrem desgaste no dia a dia — especialmente se a moto passa muito tempo em ruas acidentadas, carrega muito peso ou faz curvas fechadas. É importante, portanto, que você tenha material para fazer os reparos necessários no sistema de suspensão sempre que necessário.
Em geral, os kits de suspensão usados em reparos vêm com várias peças menores, o que exige que você tenha bastante cuidado ao manipulá-los e armazená-los em seu estoque. Para evitar acidentes, o ideal é que todas as molas sejam trocadas ao mesmo tempo, ainda que apenas uma apresente um defeito significativo. E para garantir que você sempre tenha o kit completo à sua disposição, é importante manter tudo organizado.
Além disso, essas peças estão sujeitas a alguns desgastes, mesmo quando estão paradas. Ferrugem, por exemplo, deve ser uma preocupação frequente na preservação de qualquer oficina mecânica.
Pneus
Uma das partes mais substituídas em qualquer veículo ao longo de sua vida útil, pneus de boa qualidade são fundamentais para uma direção segura. Quando os pneus ficam carecas, é mais do que hora de procurar um kit novo, pois isso significa que a aderência deles em relação ao asfalto está menor que o normal.
A preservação dos pneus quando estão dentro do estoque não é muito difícil, mas ainda exige alguns cuidados. Enquanto estão parados, eles também sofrem desgastes, seja pela umidade, calor ou pelo envelhecimento natural do material. Para minimizar essa perda, o ideal é mantê-los sempre em condições controladas de temperatura e umidade. Evitar luz direta do sol, por exemplo, vai poupar algumas perdas ao longo do tempo.
Pastilhas de freio
Se você perguntar a algum cliente quais são as peças mais importantes de sua moto, os freios provavelmente estarão em algum lugar dessa lista. E ele não estará errado. Se o sistema de freios do veículo não está bem preservado, o piloto terá mais dificuldade para controlar a motocicleta em uma situação de emergência, o que aumenta bastante o risco de acidentes graves.
A parte específica dos freios que costuma exigir mais substituição é a pastilha. Cada roda tem um conjunto delas, que fazem atrito com o disco de freio e reduzem a rotação das rodas. Isso é o que leva à diminuição da velocidade. Porém, quando as pastilhas estão desgastadas, elas não exercem atrito o suficiente.
Naturalmente, quando isso acontece, você deve indicar a substituição imediata. Elas não são difíceis de estocar, pois ocupam pouco espaço. Com isso, você poderá ver boas condições junto aos fornecedores. Considerando a importância delas para seus clientes, é um ótimo investimento para seu estoque.
Bateria
Outra peça que recebe muito atenção é a bateria da moto. O veículo não pode dar partida sem uma ignição elétrica para causar a primeira combustão, sem mencionar que muitas funções hoje em dia dependem de energia elétrica para serem bem executadas. Em geral, o piloto nota bem rápido qualquer problema na bateria e logo vai à oficina pedir uma reposição.
Ter ao menos algumas baterias no estoque é sempre uma boa ideia. Apesar de durarem bastante tempo, de quatro a seis anos, sempre há clientes necessitando de uma troca. E como é uma peça fundamental para o funcionamento da moto, estar pronto para suprir essa demanda é praticamente sua obrigação enquanto mecânico.
Filtro de ar
Motos não têm ar-condicionado, mas têm uma entrada de ar para ajudar na refrigeração do motor. Porém, se você deixasse o vento entrar livremente no motor, ele logo ficaria coberto de poeira, o que apenas piora o problema com superaquecimento. Para isso servem algumas peças como o filtro de ar.
Assim como as pastilhas de freio, eles não costumam ocupar muito espaço, então você pode ter um número razoável de filtros em estoque sem problemas. Normalmente eles duram de 20.000 a 40.000 quilômetros, mas são verificados junto com o óleo, então você pode notar problemas no filtro de ar e indicar se a troca é necessária sem muito aviso. A duração também tende a ser bem menor quando o piloto viaja por estradas de terra com muita frequência.
Óleo
Os serviços mais requisitados por qualquer cliente em uma oficina mecânica certamente são a verificação e a troca de óleo, que garante a lubrificação das peças do motor e que a força gerada seja melhor aproveitada para locomoção. Porém, com o tempo e acúmulo de sujeira, é necessário substituir esse óleo.
O processo é simples, rápido e necessário, então você deve ter sempre um bom estoque de óleos para motor em sua oficina. Assim como os pneus, o mais importante é garantir que eles fiquem em uma temperatura adequada para não estragarem. Se você tiver um local adequado em seu estoque para isso, não terá nenhum problema com seu suprimento.
Agora que você entende quais são as peças automotivas mais importantes para a sua oficina de motos e como preservá-las, pode aumentar a disponibilidade para seus clientes. Lembre-se de conferir seu estoque com frequência e reponha o que for necessário.
Quer mais algumas dicas para melhorar sua oficina? Então veja aqui um artigo sobre os principais cuidados a tomar com peças de reposição.