Um motor com problema pode ter como causa uma enorme quantidade de falhas. Algumas delas são bem comuns de acontecerem, mas nem sempre são tão fáceis de serem encontradas e resolvidas. Todo mecânico precisa estar afiado e prestar atenção aos sinais que o veículo dá.
Ao longo deste texto vamos mostrar os principais sintomas de um motor com problema, as causas para essas falhas e dar algumas dicas de como resolvê-las. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!
Superaquecimento
Um problema no motor que costuma aparecer bastante nas oficinas mecânicas é o superaquecimento, conhecido como “carro fervendo”. As causas para esse tipo de situação podem ser várias, sendo que algumas são bem simples de serem detectadas e resolvidas.
O primeiro sinal que o carro dá de que algo está errado é por meio do painel de instrumentos, indicando o superaquecimento por meio de uma luz. Primeiramente, desligue o veículo e deixe que ele esfrie para não correr o risco de se queimar. A principal causa do aumento de temperatura é a falta do líquido lubrificante ou até mesmo do aditivo do radiador.
Esse aditivo é responsável por fazer com que a água ferva a uma temperatura mais alta e, se não for usado, o carro superaquece. Se houver líquido no radiador, veja se ele tem uma coloração azul ou verde. Se não tiver, faça a troca do líquido e coloque o aditivo adequado para o modelo do veículo.
Problemas na bomba d’água e entupimento dos canais de circulação do líquido de resfriamento também podem fazer o carro ferver. Atente-se aos sinais de vazamentos e faça uma limpeza em todo o sistema. Também é uma boa ideia verificar os sensores de temperatura e a parte elétrica, pois a ventoinha pode não entrar em funcionamento por um mau contato.
Vazamento de fluidos
Outra causa para o superaquecimento é o nível do óleo do motor muito baixo ou a perda de eficiência desse material por ele estar muito velho. Faça uma avaliação completa no sistema de lubrificação e procure por vazamentos, pois eles costumam ser responsáveis pela perda de fluidos.
Os veículos são projetados para rodar sem que seja preciso completar o nível dos fluidos até que a quilometragem rodada ou o tempo de uso chegue ao limite. Verifique o estado das mangueiras de circulação e se as abraçadeiras estão bem fixadas. Veja se não existem materiais metálicos no óleo ou algum tipo de borra, uma espécie de gosma. Na dúvida, faça a troca material.
Aproveite para verificar os fluidos do freio, de transmissão e de direção. Com exceção do câmbio, esses sistemas não costumam afetar ou causar problemas no motor, mas são muito importantes para a segurança ao dirigir. Pequenos vazamentos podem levar a acidentes bem sérios.
Combustível adulterado
Combustível adulterado é uma grande causa de um motor com problema e pode levar a falhas em vários sistemas. Isso acaba dificultando o diagnóstico, uma vez que nem sempre o responsável por gerar o defeito é encontrado. Normalmente o veículo tem um aumento repentino no consumo e começa a falhar.
Pergunte ao proprietário do veículo se ele abasteceu pouco antes do problema começar e, se a resposta for sim, é bom ir ao posto e pedir que se faça um teste. Solventes e produtos químicos podem contaminar o óleo do motor, reduzindo a sua eficiência. Além disso, é possível que ocorra o entupimento e até mesmo a queima dos bicos da injeção eletrônica.
Se você tiver que consertar um veículo nessas condições, remova todo o combustível, troque os filtros, o óleo do motor e faça uma inspeção bem aprofundada nos itens da injeção eletrônica. Em muitos casos, apenas uma limpeza pode resolver. Oriente o seu cliente a jamais abastecer em postos duvidosos.
Falha na injeção eletrônica
Infelizmente, em alguns casos, os danos ao veículo podem ser mais graves devido ao combustível adulterado. Um dos primeiros sinais de que algo não está funcionando corretamente é quando a luz da injeção eletrônica permanece acesa. A primeira coisa a se fazer é utilizar um scanner automotivo para verificar a causa do problema.
A injeção eletrônica depende de uma série de sensores para funcionar corretamente e a falha em um deles pode levar a vários problemas, como a perda de potência, o excesso de consumo e a alta emissão de poluentes. Em alguns casos, pode ser necessária a troca da central de injeção.
Antes disso, é interessante fazer uma limpeza em todo o sistema, testar os bicos injetores e ver se algum deles está com defeito. Se a troca da central for realmente necessária, é preciso fazer a programação do módulo, pois ele não vem configurado. Caso não saiba como resolver esse problema, faça um curso de especialização e aproveite para melhorar o desempenho da sua oficina.
Velas com defeito ou fora da validade
Outra questão muito comum e que costuma tirar o sono de muitos mecânicos são velas de ignição com defeito ou fora do prazo de validade. Normalmente os sinais de que elas não estão em boas condições são o aumento do consumo de combustível, a dificuldade de fazer o veículo pegar e o excesso de fumaça, além de falhas no motor.
O que acontece é que, ao pegar um motor com problema, muitas vezes as velas são limpas, mas dificilmente trocadas. Esses componentes têm prazo de validade e precisam ser substituídos, uma vez que sofrem desgaste ao longo do tempo — e dificilmente isso será visível.
Uma dica muito importante na hora de instalar novas velas é verificar a folga entre os eletrodos. Componentes de boa qualidade já vêm calibrados, mas podem ocorrer problemas durante o transporte ou o manuseio, e isso influencia no desempenho da peça. Por precaução, também é uma boa ideia substituir o cabo de velas.
Folga das correias
Por fim, temos as falhas nas correias, sendo que a folga é a mais comum delas. Em muitos casos, nota-se um barulho bem agudo vindo do motor, e geralmente a responsável por esse barulho é a correia do alternador. Esse é um componente barato e não costuma dar muito trabalho para trocar. Por isso, faça a substituição antes do rompimento.
No entanto, existe outro componente que, caso quebre, pode ser fatal para o motor do carro: a correia dentada. Infelizmente ela não costuma dar sinais de que está com problemas, e caso se rompa, pode ocorrer o empenamento de válvulas e grandes danos ao motor. Oriente o seu cliente e realizar a troca a cada 40 mil quilômetros rodados.
Um motor com problema pode ser algo simples de identificar e resolver ou bem complexo. Por isso, é fundamental se especializar e sempre buscar novos conhecimentos. Somente dessa maneira é possível oferecer o melhor serviço e garantir o crescimento da oficina.
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Eu tenho um volvo 850, o motor trabalha super suave e bem, o maior problema é super aquecimento bolhas de água sobre o reservatório.
O motor do meu corsa sedan foi feito todo.ele; completo. E começou a falhar depois de 2 pequenas viagens.
Apareceu uma sujeirinha na vela; limpou e voltou a ficar normal.
Sera que isso e consequência de um motor mal feito?
Ou isso pode acontecer mesmo.?
Alguem me ajude.
Gastei 7000.00 e estou com medo.
Mecânico flw pra deixar o carro la pra ver oque é?
Boa tarde! Tenho dois palios way um 14/15 eo outro 15/15,um estava com os Leds do painel apagadas eo outro funcionando perfeitamente fiz a troca de um para o outro,agora os dois estão com o mesmo sintomas não liga,foi voltado ambos painéis continua com mesmo sintomas. Foi feita a codificação das chaves mas nada resolvido. Oque pode ser?
E quer me escrever
Sim quer muito aprender
Quer aprender
O texto ajudou muito. pra mim
Olá Antenge, tudo bem? Que bom amigo, sobre informações dos nossos cursos, iremos te enviar através de seu e-mail. Um grande abraço amigo! 😀