A preocupação dos motoristas com o roubo de carros sempre foi um ponto mercadológico estratégico para o desenvolvimento de diversos itens de segurança, como as chaves codificadas, as travas eletrônicas e os sistemas de alarme.
Mas quanto maior a quantidade de itens envolvidos, menor tende a ser a praticidade para utilizá-los. Por esse motivo, algumas soluções mais práticas começaram a surgir. Uma delas é a chave canivete para veículos.
Esse tipo de chave tem sido cada vez mais procurado pelos clientes que querem ter segurança e praticidade ao mesmo tempo. A alta demanda faz dela um ótimo item para se vender no comércio. Saber como utilizá-la, fazer as manutenções necessárias e, por acaso, fabricá-las, é um chamariz imenso para ter um bom público interessado e mais oportunidades para crescer em seu negócio.
Para que você entenda melhor como funciona a chave canivete e quais benefícios que ela pode trazer para seu empreendimento, este post vai fazer um raio-X sobre esse item tão desejado hoje em dia.
O que é e para que serve uma chave canivete?
Caso você ainda não tenha se deparado com uma pela sua frente, a chave canivete combina, pelo menos, duas funções: a de abrir e fechar o carro por controle remoto ou mecanismo de encaixe e a função do controle de alarme. Dessa forma, o motorista só precisa carregar uma peça para controlar as duas funcionalidades quando estiver próximo ao veículo.
Ela é chamada de “canivete” por conta do formato do seu mecanismo interno, que lembra muito a multiferramenta popular. Normalmente, é uma peça única de plástico com botões emborrachados para trancar e destrancar as portas, ativar e desativar o alarme, além de abrir o porta-malas, entre outras funções. Em sistemas de automóveis mais modernos, ela serve também para abrir ou fechar as janelas do carro a distância.
Alguns dos carros mais populares hoje em dia também contam com uma chave codificada retrátil que se encaixa na entrada da porta para abrir um veículo e que se parece com a lâmina dobrável de um canivete. O valor de mercado de uma chave desse tipo varia de 1% a 2% do valor de um automóvel.
Quais vantagens ela oferece?
Obviamente, por se tratar de uma única peça, a chave canivete é muito mais prática para o dono do carro do que ter dois ou três aparelhos diferentes. Dessa forma, ele sempre terá todos os itens à mão em um único controle, diminuindo as chances de perder qualquer um deles ao longo de um dia movimentado.
Para você, o chaveiro, ela também apresenta vários benefícios. Em primeiro lugar, é uma modalidade de serviço mais especializada e que agrega valor ao negócio. Isso significa mais oportunidades de lucro para o seu empreendimento.
Além disso, a manutenção e confecção dessa chave também são serviços mais práticos. Desde que você saiba como ela funciona e tenha as ferramentas certas, o procedimento tende a ser rápido e simples.
Como fazer uma chave canivete?
Para prestar esse tipo de serviço, o melhor é saber como fazer a chave canivete corretamente. Há diferentes opções disponíveis e vários passos a seguir, sendo cada um mais adequado para uma situação diferente.
E para ajudar a você a começar bem nessa novidade, listamos aqui alguns dos métodos. Confira!
Aprenda mais sobre o sistema de travamento eletrônico
Antes de pensar em juntar o sistema de alarme de um carro com o sistema de travas, o certo é se informar melhor sobre essas funções e entender como a chave interage com elas. Caso você comece a fazer o serviço sem o conhecimento necessário, poderá não oferecer o melhor para seus clientes ou mesmo danificar uma chave original.
Felizmente, não é difícil aprender mais sobre o sistema envolvido na chave canivete. Você pode encontrar cursos, manuais de instrução, entre outras fontes de informação com um pouco de pesquisa pela internet.
Então, é melhor investir um tempo para estudar e se tornar um expert no assunto antes de começar a oferecer o serviço, a fim de conseguir maior rentabilidade e a satisfação dos clientes, o que é a principal preocupação de qualquer empresa.
Escolha o modelo certo para cada trava
Como esse tipo de chave pode ser considerado um acessório, isso significa que nem todas as peças são compatíveis com os vários tipos de sistema de alarme. Em outras palavras, na hora de se preparar para montar uma chave canivete, você precisa verificar qual modelo de alarme é utilizado e qual chave é compatível com ele.
Mas uma boa notícia: grande parte das opções disponíveis no mercado já são programadas para trabalhar com qualquer tipo de alarme automático, independentemente do fabricante. Você apenas precisará ter cuidado com junção entre a peça e a chave mecânica, bem como a codificação do chip, para entregar o serviço completo ao cliente.
Por outro lado, se o cliente precisar de uma reposição, o ideal é que você siga o modelo mais próximo possível do que ele já possui. Dessa forma, evitam-se possíveis complicações ou problemas de compatibilidade, especialmente com modelos menos recentes.
Adapte uma chave codificada
Uma outra maneira de conseguir uma chave canivete é pegar uma chave comum e combiná-la com a capa do tipo canivete, adaptando a chave original.
Não são todos os modelos que vão combinar com qualquer peça, pois algumas possuem uma superfície larga que só cabe em alguns tipos específicos de formatos. Por isso, você precisa conferir a compatibilidade, se pode transferi-lo ou se é melhor fazer uma cópia da chave para um modelo mais recente.
Se, por outro lado, o cliente já possui o tipo certo, você pode fazer a adaptação necessária na chave codificada padrão dele e colocá-la junto à peça do canivete, que também inclui o controle do alarme e a chave remota das travas e do porta-malas. O processo exige, então, bastante cuidado, pois os componentes são sensíveis e não podem ser danificados.
Transfira o chip para o modelo canivete
Se o seu cliente fizer uma troca completa dos controles, adotando uma chave nova, o mínimo que será necessário fazer é colocar o chip da chave codificada dentro do controle do canivete. Ele será sempre indispensável para que o comando eletrônico de partida funcione.
Essa parte não costuma ser muito difícil, pois o canivete já possui um espaço para cada componente, desde que os modelos sejam compatíveis. Apenas se certifique de integrar tudo corretamente e de fazer um teste para garantir que os botões de trava e a ignição estão funcionando sem problema algum.
Como manter a garantia de fábrica?
Essa informação é um alento e um grande alívio para os chaveiros. Nenhuma modificação na chave do veículo retira qualquer garantia de fábrica dele. Como é de praxe, qualquer empresa especializada pode e tem plenas condições de reproduzir fielmente uma chave codificada de automóvel sem adulterar a codificação de fábrica do mesmo.
Para que isso ocorra, o chaveiro deve ter todo cuidado e fazer uma peça de modo que o automóvel possa ser “escaneado” no futuro pela fabricante. O item fabricado não pode conter nenhum tipo de dano ou avaria, e nem mesmo indicar de algum modo que houve uma alteração nele.
Com estudo e prática, isso é possível e não é ilegal. Assim, você deixa inalterado o banco de dados das chaves que fica armazenado no carro e evita que o cliente tenha uma dor de cabeça daquelas!
Quais os outros formatos de chaves?
Um dos setores que mais disponibiliza chaves com formatos inusitados é o mercado de carros de luxo. Ele pode ser extremamente exótico em todos os sentidos. Nele, há uma imensidão de tipos e formas totalmente diferentes que deixam qualquer um pensando como seria o seu predileto, se o dinheiro permitisse uma customização.
Os formatos vão desde aqueles feitos de cristal, mais frágeis e caros, até uns mais tecnológicos, que vêm com um painel embutido responsável por mostrar as condições do motor, bateria, pneus e combustível. Há ainda chaves com design em forma de discos de vinil, carrocerias de esportivos, minicarros, entre diversas outras opções.
No entanto, desde o seu lançamento nos anos 2000, a chave canivete é a que mais aparece pelas ruas do Brasil, principalmente nos novos modelos do mercado dos carros de luxo.
Agora que você já sabe pelo menos o básico sobre o funcionamento e fabricação de uma chave canivete, busque estratégias para oferecer esse serviço em sua loja e atraia cada vez mais clientes e lucratividade. Mas, antes, não se esqueça de ir atrás do conhecimento para se tornar um mestre no assunto.
Reforçamos que, pela internet mesmo, você acha um material vasto sobre esse serviço, com passo a passo, informações técnicas, o que é necessário para fabricação de chave canivete e muitos outros tópicos que expandirão sua mente e farão de você um craque nessa área! Com certeza, é um grande passo para ganhar mais clientes e fazer do seu negócio um imenso sucesso.
Se você gostou deste artigo, compartilhe-o com todos os seus contatos em suas redes sociais. Ele pode ser tão útil para seus amigos quanto foi para o seu negócio!
Meu carro tem a chave principal com telecomando e a chave reserva sem. Se vier a perder a chave principal, é possível clonar a reserva normal, sem telecomando em uma com telecomando, ficando tudo funcional, sem precisar acessar o sistema do imobilizador e ECU do carro?
Estou querendo iniciar o negócio de chaveiro, mas sou leigo no assunto, preciso aprofundar mais, buscando mais conhecimentos.
Olá Reis, tudo bem? Que bacana amigo! Iremos entrar em contato com você, para lhe passar mais informações sobre cursos e equipamentos, que irão ajudá-lo. Um grande abraço equipe Chiptronic! 😀