Uma das melhores fontes de indicações para a sua oficina são os seus próprios clientes. Eles possuem uma voz muito influenciadora, pois as pessoas tendem a confiar mais na opinião de um consumidor ou amigo do que em um anúncio de empresa.
Mas esse é um processo que raramente ocorre de forma natural. Logo, é importante conhecer algumas ações para impulsionar a sua propaganda boca a boca ou o seu marketing de indicação.
No post de hoje, você conhecerá 5 boas práticas para estimular o aumento das indicações para o seu negócio. Confira!
1. Atenda o cliente com excelência
A primeira coisa a fazer é atender com perfeição. É importante ser paciente com as frustrações do cliente, transparente quanto aos consertos necessários, ser um consultor quando o consumidor tiver dúvidas sobre reparos em sua moto e, principalmente, ouvir o que ele tem a dizer.
O público gosta de receber atenção, se sentir confortável e notar que o seu problema está sendo levado a sério e resolvido com agilidade.
A maneira como um cliente é tratado reflete o profissionalismo da sua oficina e interfere na satisfação dele.
2. Supere as expectativas dos seus clientes
Surpreender os seus clientes positivamente é uma das melhores formas de conseguir indicações. E você pode fazer isso no próprio atendimento, nos produtos ou serviços vendidos. A ideia é entregar uma experiência superior à esperada pelo público.
Por exemplo: um cliente que chega a sua oficina para fazer uma revisão no sistema elétrico da moto pode ser surpreendido com uma troca gratuita de óleo ou com uma recarga de bateria. Na questão do atendimento, muitas vezes atitudes simples, como servir um café ou disponibilizar a senha do Wi-Fi, já são maneiras de ir além das expectativas iniciais do público.
3. Compartilhe conhecimento
Grandes oportunidades de negócio são desperdiçadas por quem acredita que a relação com os clientes se resume aos reparos feitos na oficina. Atuar antes e após em vendas para conquistar o público é imprescindível para gerar proximidade e criar uma boa percepção do seu negócio. Isso pode ser feito, por exemplo, por meio da criação e divulgação de conteúdo úteis e valiosos para os seus prospects e clientes em outros canais de relacionamento.
Imagine o quanto seria interessante para um consumidor receber, por SMS ou e-mail, ou acessar, pelas redes sociais ou um blog, uma série de dicas e informações relevantes para ele cuidar melhor da moto. Certamente a sua oficina será mais bem-vista e poderá até ser indicada por quem ainda não é cliente.
4. Peça recomendações pela internet
Uma das opções é ir pelo caminho mais óbvio: pedir indicações para os seus clientes mais fiéis. No entanto, você pode dar mais alcance para essas recomendações fazendo com que esse público se manifeste pela internet.
Depoimentos, filmados ou escritos, no site ou uma avaliação positiva, aquela de 5 estrelas, na sua página do Facebook geram uma repercussão enorme.
Nada impede de solicitar essas indicações pessoalmente, que também são positivas. A diferença é que pela internet a abrangência de uma mensagem é muito maior, podendo atingir possíveis clientes que nem conhecem sua oficina.
5. Dê recompensas às indicações para o seu negócio
Se os clientes não quiserem recomendar o seu negócio espontaneamente, o próximo recurso a ser utilizado são as recompensas. São como os programas de indicação em que você pode oferecer descontos, gratuidades (como em uma terceira revisão) e participação em sorteios em troca de indicações efetivas, que convertam em novos clientes.
Lembre-se de não condicionar sempre suas indicações às premiações. Esse tipo de programa deve ser feito de vez em quando para que o consumidor não espere uma recompensa toda vez que indicar a sua oficina.
Para conseguir recomendações, você deve, primeiro, fazer a sua parte ao atender e entregar serviços de ótima qualidade. Segundo, usar estratégias para incentivar os clientes a indicarem sua oficina, como o compartilhamento de informação valiosa e recompensas. Assim, eles terão motivos reais para promover o seu negócio.
Então, como é que você fazia para conseguir indicações para o seu negócio? Deixe o seu comentário e não se esqueça de assinar a nossa newsletter para receber mais conteúdos como esse em seu e-mail!