Muitos amantes do automobilismo e do motociclismo tentam conciliar sua paixão com o desejo de abrir o próprio negócio. Geralmente, abrem oficinas mecânicas para reparo e customização de carros. Mas como qualquer empreendimento, é preciso estar à frente, entender bem do que faz e ter espírito empreendedor.
Esse “espírito” se refere a uma série de características que a maioria dos empreendedores de sucesso possui em comum, independentemente de seus recursos iniciais. Mas não ache que ser empreendedor é algo “de nascença”. Além de contar com sua vontade de dar certo, há diversas formas de aprender as melhores maneiras para que isso aconteça.
Veja, neste post, o que é preciso fazer para desenvolver seu espírito empreendedor e criar um negócio de sucesso!
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Flexibilidade
O primeiro passo para ter um negócio bem-sucedido é a capacidade de se adaptar. Processos precisam ser mudados, preços têm de ser alterados e até o foco da empresa está sujeito às exigências do mercado. Se não houver um certo nível de flexibilidade, é pouco provável que qualquer empreendimento dure muito tempo.
Planejamento
Um bom espírito empreendedor começa com a preocupação em longo prazo. Não basta saber o que é preciso fazer hoje e se dar por satisfeito. É necessário se ver em algum lugar daqui a um mês, depois daqui a seis meses, um ano, cinco anos e assim por diante.
Sabendo qual é o seu objetivo, é possível traçar um caminho e ver cada passo que precisa ser dado. Sem isso, é provável que o negócio siga por quilômetros na direção errada e já será muito tarde quando perceber seus erros.
Controle de riscos
Uma das características mais importantes de todo empreendedor é entender o que pode dar errado. Claro que faz parte do espírito empreendedor sair um pouco de sua zona de conforto e conseguir algo além do padrão, mas tudo isso é feito de forma planejada.
Correr riscos é praticamente uma arte no mundo dos negócios. Se você corre riscos demais sem pensar, sofre prejuízos constantes. Se corre riscos de menos, por medo ou pressão de seus colegas, nunca atingirá resultados inovadores.
Comunicação
Um dos bens mais preciosos de todo empreendedor é a lista de contatos. Fornecedores, compradores, parceiros, sócios e qualquer outro que tenha demonstrado interesse espontâneo no seu produto. Uma rede de contatos ampla permite que você tenha sempre a quem pedir auxílio, independentemente do local ou da época. Além disso, boa comunicação sempre ajuda a fidelizar seus clientes.
Um bom líder sabe ouvir e se expressar tanto para sua equipe quanto para seus clientes em potencial. Se o seu espírito empreendedor é mesmo forte, você provavelmente já passou algumas horas conversando com pessoas pouco conhecidas sobre seu produto, serviço, localização ou apenas sobre o mercado. Aplique essa prática no seu dia a dia e ela vai melhorar cada vez mais!
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