Abrir o próprio negócio é um passo muito importante, principalmente para quem sonhou e planejou isso por anos. Porém, é preciso cautela para que o negócio dê certo, principalmente para quem deseja montar um negócio com pouco dinheiro.
Planejar exatamente como montar um negócio sem um grande capital inicial é fundamental para o sucesso do investimento. Por conta disso, para ajudá-lo, separamos algumas dicas e cuidados que você precisa levar em consideração antes de abrir seu próprio negócio. Confira:
[the_ad id=”16847″]
Planeje cada detalhe do negócio
Abrir um negócio requer muito planejamento, e se você não dispõe de muito dinheiro, será necessário ainda mais planejamento e estudo. Isto porque, para que você consiga abrir um negócio com os recursos que possui, é importante ter em mente o custo total do projeto.
Faça um levantamento de cada item que será preciso para colocar o projeto em prática, se for uma oficina mecânica, por exemplo, orce cada equipamento, assim como aluguel e pessoal.
Avalie se é possível comprar equipamentos usados ou até mesmo alugar, essa pode ser uma forma de iniciar o negócio sem que seja necessário gastar além da sua capacidade. Lembre-se: montar um planejamento estratégico é importante em todas as etapas do negócio.
Busque alternativas para conseguir recursos financeiros
Algumas pessoas passam anos economizando para abrir o próprio negócio. Porém, nem sempre isso é possível. Se este é seu caso, existem formas igualmente viáveis de levantar o capital necessário.
Dentre elas, podemos citar o empréstimo, seja com familiares ou bancários. O empréstimo com o familiar pode ser uma alternativa, frente às altas taxas de juros cobradas pelos bancos.
Outra forma de conseguir dinheiro para abrir seu negócio é com investidores. Esse tipo de aplicação pode funcionar ainda como uma sociedade em longo prazo, no qual os dois possuam parte no empreendimento.
Divulgue seu negócio
Você precisará encontrar clientes além dos amigos e membros da família, para isso é preciso se esforçar na divulgação do negócio. Invista em publicidade gratuita, como a divulgação para os amigos sobre seu negócio.
Você pode ainda divulgar em comércios e moradias vizinhas ao seu negócio para compartilhar seus serviços ou produtos.
Invista também em marketing digital para divulgação do seu negócio e crie uma página no Facebook por exemplo. Você pode impulsionar publicidades a um baixo custo, conquistando novos clientes.
Busque orientação sobre como abrir um negócio com pouco dinheiro
Você é ótimo no que faz, mas não possui conhecimentos de gerenciamento de negócio, por exemplo? Isso pode ser um problema se você não procurar ajuda para estruturar o negócio.
Existem entidades, como o Sebrae, que podem orientá-lo sobre como organizar e abrir um negócio. Além disso, busque informações por conta própria, seja na internet ou com outras pessoas que já passaram pelo mesmo processo.
Esteja preparado para trabalhar muito
Como abrir um negócio com pouco dinheiro demanda muito trabalho, esteja preparado para exercer funções que vão muito além da sua. Ainda no exemplo de uma oficina mecânica, sua função vai muito além de trabalhar na parte prática do negócio, você, dono da oficina, deverá atuar como “gerente de contas”, de pessoal, na compra de peças etc.
Até que o negócio consiga expandir e contratar novos profissionais, caberá a você exercer todas estas funções.
Agora você já sabe como abrir um negócio com pouco dinheiro, basta estudo, planejamento e metas para tirar seu sonho do papel e se tornar um empreendedor de sucesso.
Depois de ver quais são os passos necessários sobre como montar um negócio com pouco dinheiro, chegou a hora de tirar as ideias do papel e colocar a mão na massa. O mercado de atuação de um chaveiro é muito amplo, indo além dos serviços de cópias de chaves e a abertura de fechaduras. Um bom profissional é capaz de oferecer diversas soluções, tanto para residências quanto para empresas.
E se você já possui o investimento necessário, o conhecimento e a vontade de ser dono do próprio negócio, confira a seguir as dicas que separamos para você se formalizar e começar a atuar no mercado como chaveiro profissional.
5 dicas para um chaveiro montar o próprio negócio
1. Esteja de acordo com a regulamentação
Para não ter problemas legais, o primeiro passo a ser dado é ir até a Prefeitura e obter as informações referentes à legalização do exercício da profissão em sua região. Será necessário realizar algumas ações, tais como registrar o negócio na junta comercial, na Secretaria da Receita Federal, na Secretaria da Fazenda e na Prefeitura.
Geralmente, esse processo leva uns 30 dias, tempo ideal para o chaveiro ir elaborando o seu plano de negócios, estudar a concorrência e identificar qual é o melhor ponto para abrir o empreendimento.
2. Conte com um espaço adequado
Agora chegou o momento de definir a sua área de trabalho. Um chaveiro pode trabalhar em casa, com uma oficina improvisada no quintal. Porém a melhor forma é possuir um ponto, que tenha pelo menos 20 m² para comportar um banheiro, área para atender os clientes e um espaço para armazenar as ferramentas/equipamentos para trabalhar.
3. Pense nos serviços que serão oferecidos
Os tipos de serviços oferecidos vão depender da formação profissional/conhecimento técnico do chaveiro. Geralmente, as cópias de chaves são o carro-chefe desse tipo de negócio.
Porém, dependendo da especialização, o profissional poderá oferecer outros tipos de serviços, como a instalação/reparo/manutenção de fechaduras eletrônicas, soluções para problemas automotivos, troca de segredos, entre outros.
4. Trabalhe com bons equipamentos
[the_ad id=”17074″]
Será necessário contar com os equipamentos e ferramentas essenciais para oferecer e executar os serviços oferecidos. Equipamentos como copiadora de chaves, esmeril, morsa, lima serão fundamentais para o profissional. Ter um quadro de chaves, jogos de chaves virgens e algumas chaves de fenda também contribuirão bastante para a qualidade dos serviços prestados.
Possuir um espaço com uma estrutura contendo balcão, vitrine, telefone fixo e uma máquina de cartão de crédito/débito passará um ar mais profissional para seus clientes, o que obviamente impactará nos resultados do negócio.
5. Avalie todos os custos necessários
É preciso saber quais serão os custos do negócio para mantê-lo sempre funcionando. Nesses custos, devem estar no papel o gasto com água, luz, telefone, aluguel (se for o caso), o seu salário, materiais de limpeza e tudo que for necessário para fazer o negócio girar.
A definição de um salário para si próprio é muito importante para o desenvolvimento do negócio. Pois, dessa forma, a renda do chaveiro não será confundida com a renda da empresa, abrindo a possibilidade do empreendedor utilizar o lucro obtido para conseguir melhores equipamentos, melhor ponto e elementos que contribuirão para o desenvolvimento de seu negócio.
Montar um negócio com pouco dinheiro é um desafio para muitos empreendedores, principalmente os que estão começando nesse nicho de atuação. Contudo, seguindo essas dicas, você conseguirá montar o negócio próprio como chaveiro e lucrar bastante com a empreitada.
Gostaria de aprender mais sobre como abrir um negócio com pouco dinheiro? Entenda o mundo dos negócios recebendo dicas exclusivas! Basta acessar nossa página no Facebook!