O Brasil é um país com enorme frota de veículos circulando pelo seu território. Já são cerca de 89 milhões de automóveis, sendo mais de 49 milhões de carros (16 somente no estado de São Paulo), 6 milhões de caminhonetes, 20 milhões de motos e 2 milhões de caminhões. Esses incríveis números fazem com que a média nacional seja de um carro para cada dois habitantes! Com tanto motor rodando por aí, cresce a demanda por oficinas mecânicas capacitadas para resolver os problemas do dia a dia e do uso constante — e também aqueles acidentes de percurso que acometem os motoristas nas ruas e estradas do país.
Mas quem pretende abrir uma oficina mecânica precisa ter atenção a diversos detalhes para atender aos clientes com os melhores serviços. Construir um empreendimento de sucesso, com toda a tecnologia e conforto não é uma tarefa difícil, basta ter atenção a alguns detalhes muito importantes para o bom funcionamento do trabalho.
Confira agora 6 dicas imperdíveis para abrir uma oficina mecânica da melhor maneira possível!
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Documentação
A primeira parte da missão é sempre a mais complicada. Encarar a burocracia faz parte da vida de qualquer empreendedor e com a oficina isso não vai ser diferente. Além do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), é preciso se registrar nas seguintes instituições:
- Junta comercial de seu estado;
- Receita estadual;
- Secretaria estadual da Fazenda;
- Caixa Econômica Federal.
O local escolhido também precisa ser cadastrado junto à Prefeitura, e para isso é preciso ter em mãos a fotocópia do IPTU, contrato de locação, cessão ou escritura de propriedade do imóvel e também os documentos pessoais do(s) proprietário(s).
Além disso, é necessário obter alvará de funcionamento do Corpo de Bombeiros e também da Vigilância Sanitária. Esses procedimentos exigem a instalação de equipamentos de segurança, de saneamento e outras diversas intervenções para que o imóvel esteja totalmente adaptado para o tipo de negócio.
Instalações
É muito importante desconstruir aquela velha imagem de que uma oficina é um local com ares de fundo de quintal. É importante cuidar, portanto, para que a sua oficina mecânica seja bem instalada, com modernidade compatível com os carros que circulam por aí.
Ao escolher um imóvel não se esqueça de verificar o zoneamento municipal. Procure um local amplo e que permita a instalação de equipamentos, painéis de ferramentas e prateleiras, além de contar com espaço para atendimento e contabilidade. Isso não significa que é necessário um terreno muito grande, mas é preciso usar bem o espaço para que as mercadorias e utensílios de trabalho não fiquem em desordem.
Lembre-se de que o ambiente dos clientes deve, preferencialmente, ficar afastado da área de trabalho dos mecânicos. Essa distância evita a distração dos funcionários e também garante a segurança da clientela. Se tiver espaço de sobra, crie uma pequena área de entretenimento.
Escolha uma especialização
Antigamente, a mecânica mais simples dos motores automotivos fazia com que as oficinas fossem capazes de resolver quase todos os problemas que um veículo apresentava. Com a modernização dos automóveis e a diversificação de fabricantes, veio a necessidade das oficinas se aprimorarem em certos serviços para oferecer soluções definitivas aos seus clientes.
Para criar uma oficina especializada, é preciso encontrar pessoal qualificado e adquirir as ferramentas necessárias. Antes de fazer esse investimento, pesquise o mercado, veja quais são as especializações mais oferecidas em sua cidade, quais as demandas do público da sua região e quais os aspectos que podem ser melhorados em relação aos seus concorrentes.
Capacitação
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Para obter excelência em seus serviços, é preciso atualizar os seus funcionários de maneira que eles acompanhem as evoluções dos modelos e também das ferramentas, que estão cada vez mais automatizadas. Existem diversos certificados de qualidade que podem ser obtidos através de treinamento, e investir em qualidade é parte fundamental do sucesso de qualquer empreendimento que maneja produtos caros e cheios de tecnologia, como os automóveis.
Contato com o cliente
A comunicação mudou bastante desde o tempo das velhas oficinas e agora já temos a internet e as redes sociais como recursos valiosos. Toda essa mudança faz com que seja preciso criar novos hábitos de comunicação. Fazer uma página no Facebook e Instagram e criar um website, por exemplo, são ótimas maneiras de atrair novos clientes!
E para além dessa comunicação externa, é preciso pensar também no contato do dia a dia de trabalho. Opte por manter um funcionário encarregado da recepção em vez de deixar essa tarefa para os mecânicos. Seja sempre cordial e esteja atento ao telefone, às informações que são passadas aos clientes e como é o tratamento oferecido pelos seus colaboradores a qualquer um que entra na oficina.
Cuidados com o meio ambiente
Cuidar da natureza é um dever de todos, principalmente de instalações comerciais que produzem resíduos poluentes. Por mais que a oficina não seja um produtor de poluentes, muitos materiais utilizados com regularidade precisam do descarte correto. Embalagens, óleo usado, borracha e outros resíduos de carro, como líquidos de freio, combustíveis e plásticos, devem receber o tratamento adequado e não devem ser jogados fora de qualquer maneira.
A poluição não fica restrita ao lixo, por isso fique atento a outro tipo de “sujeira” que uma oficina produz: a poluição sonora. Certifique-se de manter o cuidado com os ruídos emitidos na oficina. É muito comum em oficinas de modificação de motores e de aparelhos de som o abuso do barulho com roncos e música alta, por exemplo. Isso pode irritar a vizinhança e fazer do seu estabelecimento um verdadeiro alvo de denúncias. Até mesmo alguns procedimentos mais comuns, como uso de parafusadeiras, furadeiras ou ferramentas de corte também pode incomodar. Evite multas ambientais, transtornos com a vizinhança e procure certificados de compromisso com o meio ambiente!
Uma oficina bem-sucedida passa pela organização e planejamento do trabalho. São diversos os aspectos que necessitam da atenção dos empreendedores, e essas dicas podem te ajudar na hora de pensar o negócio, desde sua concepção até que ele se torne uma realidade. Por isso, lembre-se de que as oficinas mudaram muito e hoje em dia exigem muito mais preparação e tecnologia para atender aos clientes e dar uma solução definitiva para os problemas do seu carro. A oficina que cativa o motorista é aquela que resolve seu problema de uma vez!
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parabens as dicas
Muito boas as dicas, estou fazendo meu projeto para abertura de um Centro Automotivo, vcs acham que 130m quadrados daria para começar mexendo com freios, suspensão, troca de óleo e pneus?
Gostei muito do documentário, mais estou em muita dúvida comecei a trabalhar agora na de mecânica tenho muito experiência em outras área com por exemplo em informática domínio quase tudo. Mais estava parado precisando de um emprego comecei a trabalhar na Oficina mecânica tenho muita facilidade em aprender as coisa estou até lendo apóstilha. Mais está surgindo a oportunidade de eu ficar já com a Oficina o dono está cansado e me quer alugar.
Pegunto seria uma boa oportunidades, me ajuda aí estou muito na dúvida.
Bela dicas
Obrigado pelo comentário meu amigo, ficamos felizes que tenha gostado! Um abraço da Equipe Chiptronic!
ótimo site parabéns, virei visitande 🙂
Obrigado Juliano, fique ligado em nossos novos conteúdos 🙂
Gostei muito pelas dicas…e estou colocando em pratica todas! Valeu chiptronic…Sucesso a todos!
Que bom Jackson! Ficamos muito felizes em saber
🙂
obs: vale salientar que caminhonetes e caminhões também são carros, ou seja os 49 milhões são automóveis.