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Home Dicas

Mão de obra qualificada: como tornar a oficina mais eficiente?

Ana Julia Alves by Ana Julia Alves
1 de julho de 2021
in Dicas
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mão de obra qualificada

mão de obra qualificada

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Se você é dono de oficina mecânica, deve ter em mente que, para alcançar o tão desejado sucesso nos serviços prestados, além de contar com peças de boa qualidade, fornecedores confiáveis, boa organização e ferramentas necessárias à reparação dos veículos, é essencial ter funcionários qualificados para atender bem o cliente. Principalmente devido à concorrência na oferta de serviços, a mão de obra de qualidade é um grande diferencial no negócio.

Algumas das maneiras de ter mão de obra qualificada, além de contratar alguém experiente e com formação, é fornecer treinamentos aos seus funcionários, tanto com conteúdos que abordam a parte técnica quanto para a melhoria no atendimento aos clientes. Esses treinamentos precisam estar de acordo com a necessidade da empresa e de cada funcionário. Por isso, você precisa estar atento para saber em qual treinamento investir e, assim, ter o melhor retorno possível.

Se você deseja saber como a mão de obra qualificada em sua oficina ajuda a sua empresa a se tornar mais eficiente nos serviços prestados, continue a leitura. Preparamos este post para você com algumas vantagens de investir em treinamentos para os funcionários.

Maior comprometimento dos funcionários

A satisfação dos funcionários é algo difícil de medir, mas com certeza reflete na motivação e no comprometimento para a realização das tarefas no dia a dia de trabalho. Geralmente, os funcionários que percebem um interesse da empresa no seu desenvolvimento e crescimento profissional e pessoal tendem a uma maior satisfação com o trabalho e a empresa. No contexto de uma oficina mecânica, isso não é diferente. 

Para isso, além de disponibilizar o treinamento, é importante cobrar uma melhoria nos serviços e um feedback, pois é necessário que haja um interesse do funcionário em se desenvolver e que ele perceba a importância de se capacitar. Para que haja um retorno do investimento, é essencial que os funcionários absorvam o conteúdo e o disseminem para outros colegas, criando uma cultura de compartilhamento de aprendizagem entre os colaboradores.

Agilidade nas tarefas

Os funcionários mais qualificados para a função tendem a ser mais ágeis na execução de suas tarefas, pois perdem menos tempo pensando no que precisa ser feito, nos materiais e nas ferramentas necessárias, além de serem mais eficazes na resolução de problemas.

Além disso, quanto maior a qualificação, menor a chance de erros, o que também diminui a perda de tempo com retrabalho e aumenta a probabilidade de o cliente sair satisfeito com o serviço realizado no menor tempo.

Menores perdas

Funcionários treinados para a função tendem a realizar serviços de forma mais consciente, utilizando a quantidade correta de material, reduzindo assim os desperdícios. Como nos serviços mecânicos são utilizadas ferramentas e equipamentos cujo mau uso pode causar dano, é importante que o mecânico tenha consciência disso e saiba a melhor maneira de manusear os equipamentos.

Assim, reduz-se a probabilidade de ocorrência de danos e, com isso, a redução dos custos com o reparo das máquinas e ferramentas.

Menor índice de acidentes

Quando os funcionários são treinados e capacitados para a função e têm consciência dos riscos inerentes, o número de acidentes tende a diminuir, principalmente aqueles causados pela falta de informação. E isso acontece porque os funcionários aprendem a trabalhar com as máquinas e equipamentos de maneira segura. Por isso a capacitação também deve abordar assuntos relacionados à segurança do trabalho.

Funcionários mais atualizados

Com a constante inovação das máquinas, equipamentos, insumos e melhorias nos processos, é comum aparecerem produtos novos no mercado. Além disso, todos os anos os veículos têm suas tecnologias revistas, surgindo mudanças não só na carroceria e no visual, mas em peças da direção, propulsão, transmissão e suspensão.

Por isso, é interessante que você e seus funcionários estejam bem atualizados com as novas tecnologias. É importante, então, oferecer um curso de reciclagem ou aprimoramento de tempos em tempos. 

Melhoria no atendimento

O bom atendimento ao cliente é um dos fatores determinantes para que este recomende a sua oficina para outras pessoas e volte a procurar os seus serviços quando precisar. Por outro lado, um cliente insatisfeito pode fazer uma propaganda negativa da empresa e prejudicar a sua imagem no mercado.

E você já deve saber que recuperar a confiança em um cliente é mais difícil do que prospectar novos clientes, principalmente se a perda de confiança foi devido ao mau atendimento prestado. Por isso, é fundamental investir na melhoria do atendimento.

Quando o funcionário é treinado no atendimento ao cliente e na função em que atua, ele consegue entender mais rapidamente o que o cliente precisa e ser mais eficiente na resolução do problema. Além de resolver o problema, deve-se priorizar um atendimento cordial a todos os clientes.

Menor rotatividade de funcionários

Investir em treinamentos diminui a rotatividade de mão de obra, tanto por parte do funcionário, pois este se sente mais motivado, quanto pela empresa, devido à melhoria no desempenho dos colaboradores e, consequentemente, nos serviços prestados.

A demissão dos colaboradores gera custos para a oficina com relação à rescisão e ao processo de recrutamento de outro profissional, daí a necessidade de evitar uma alta rotatividade. Além disso, quando se contrata outro funcionário, há um processo de adaptação deste às regras e ao modelo de trabalho da empresa, o que também gera custos.

Todas essas vantagens citadas resultam na melhor prestação de serviço e, consequentemente, no aumento das receitas da sua empresa. Dessa forma, o dinheiro investido em treinamentos acaba sendo rapidamente pago pelo bom retorno obtido. 

Além de investir em treinamentos, também é importante que sua empresa tenha um processo seletivo criterioso na hora de contratar um funcionário, com o objetivo de selecionar os melhores profissionais do mercado, conhecendo mais as capacidades e perfil do candidato antes que ele ingresse na empresa. A oferta de capacitação e crescimento pessoal também pode ser um diferencial para que candidatos mais qualificados se interessem em ingressar na sua oficina. 

Este conteúdo sobre como tornar a oficina mais eficiente com a mão de obra qualificada foi esclarecedor para você investir em treinamentos aos seus funcionários? Que tal dar uma conferida no nosso artigo sobre como contratar melhores funcionários para sua oficina mecânica? E se quiser continuar atualizado em nossas novidades, siga nossas redes sociais. Facebook, Instagram, Twitter e Youtube!

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Tags: agilidade no serviçoferramentas para oficina mecânicamão de obramecanica de autosMelhora no atendimentooficina mecânica
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