Ter um produto de alta qualidade ou oferecer um serviço de excelência são pontos cruciais para que uma chavearia seja bem-sucedida. Entretanto, nada disso é possível sem um bom relacionamento com clientes.
São eles que vão fazer seu negócio prosperar! Se não ficarem satisfeitos, é um mau sinal. Se ficarem contentes com o serviço prestado, vão se tornar consumidores fiéis e contarão sobre a experiência para amigos e conhecidos.
Neste post você vai conhecer dicas de ouro para que consiga encantar e fidelizar a clientela. Afinal, empatia, descontos, treinamento de equipe, agilidade no serviço e programas de fidelização são ótimos e acessíveis investimentos para que você seja uma referência em sua região. Confira!
1. Tenha empatia
Ter empatia com o cliente é fundamental. Mas o que significa esse conceito tão usado atualmente? É a mesma coisa que simpatia? É uma prima da apatia? Não, nada disso!
Empatia é a capacidade de se colocar no lugar de uma outra pessoa, de se identificar com ela e sentir o que ela sente, saber o que ela quer. É se projetar no pensamento do outro e entender como ele funciona. O que esse cliente precisa de verdade? Se eu fosse ele, como eu gostaria que me tratassem em uma loja?
Não é algo tão fácil assim de fazer. Muitos consumidores são fechados, não se expressam de uma forma clara. Nesses casos, a simpatia é a melhor arma para tentar quebrar esse campo de força que impede uma proximidade maior.
Procure não pressioná-lo. Seja agradável e atencioso de uma forma não invasiva. Entenda o que ele precisa e foque nele como se fosse a pessoa mais importante do mundo naquele momento. Você precisa realizar os desejos e necessidades daquela pessoa na hora da compra.
2. Trabalhe com a confiança
Se você aplicar a empatia com sucesso, o cliente terá confiança em você. E para que ele continue confiando em seu serviço, é preciso manter o bom relacionamento por meio da empatia. Isso deve acontecer em todas as etapas de venda dentro de sua loja, desde o primeiro atendimento até o pós-venda!
3. Faça o serviço com agilidade e qualidade
Confiança, empatia e simpatia não servem para nada se o serviço for mal executado ou se o produto não tiver qualidade. Um serviço bem-feito, porém atrasado, também deixará o cliente insatisfeito.
Invista no treinamento da sua equipe para que o trabalho seja realizado da melhor maneira possível e do jeito mais rápido. Se você aliar destreza com velocidade e praticar a empatia constantemente, os clientes vão surgir aos montes em sua porta.
4. Seja um mestre na arte de dizer “não”
No mundo dos negócios, negar é uma arte, principalmente quando se trata do relacionamento com clientes. Se alguém lhe perguntar por um produto ou um serviço que você não tem em sua loja, não diga apenas “não”. As palavras que você vai usar, nesse caso, são muito importantes.
É fundamental destacar por que a loja não oferece determinado serviço ou produto e oferecer outras opções, mostrando itens similares que estão disponíveis. Se não houver interesse, avise-o que o que ele quer poderá chegar em breve ao seu estabelecimento comercial, se for o caso.
Assim, você também trabalha a questão da confiança, criando cada vez mais afinidade com o cliente. É por meio do tratamento especial, e de fazê-lo sentir que há uma preocupação em relação às suas necessidades, que o cliente escolherá você como fornecedor por mais tempo.
5. Ofereça descontos e promoções
Quando o cliente procura um serviço ou um produto de qualidade, ele também está preocupado com a quantia de dinheiro que terá que desembolsar para ter o que precisa.
Uma boa forma de não espantá-lo pelos preços altos é oferecer descontos atrativos ou promoções especiais. Um exemplo é diminuir o preço de uma compra quando o consumidor levar mais itens ou a cada produto adicionado na conta final.
Uma outra promoção eficaz é dar descontos para os 100 primeiros clientes que chegarem à loja em um determinado dia da semana. Se houver algum produto perto da validade, também é hora de diminuir o preço dele e aproveitar a oportunidade para atrair clientes.
Se você conseguir aplicar mais descontos e fazer promoções eficientes no que oferece em sua loja, a demanda vai aumentar. Ninguém quer gastar fortunas, mesmo que seja por um serviço de excelência, certo?
6. Aposte nos programas de fidelização
Os programas de fidelização são excelentes meios para fazer com que o cliente continue utilizando os seus serviços. Além disso, são muito fáceis de implementar: basta criar um cartão fidelidade com uma recompensa estabelecida ao preencher toda a cartela.
Quanto mais compras, mais pontos o consumidor acumula para trocar pela recompensa, que pode ser algum desconto especial ou brindes específicos.
7. Invista em marketing
Independentemente do tamanho do seu negócio, o marketing é importante para divulgar sua empresa. Nessa hora, é fundamental avaliar a possibilidade de investimento nessa área se houver fundos para isso.
Você pode começar fazendo alguns panfletos e distribui-los pelas redondezas da sua vizinhança. Por que não pensar em algum anúncio no jornal ou na rádio local? Com o tempo, você pode montar um site e divulgá-lo nas redes sociais. A boa divulgação é a alma do negócio!
Lembre-se de que o consumidor é o elemento mais importante para seu empreendimento. Só ele poderá lhe dar o reconhecimento merecido ou “queimar o filme” da sua empresa, então invista pesado nas dicas que demos aqui.
Agora você já sabe que não investir em um bom relacionamento com clientes pode ser trágico para o futuro de qualquer estabelecimento comercial.
Estamos em plena era digital e a palavra de uma pessoa se espalha cada vez mais rápido. E você quer muito que essa palavra seja um elogio, não é? Desse jeito, novos clientes aparecerão e você será um exemplo em atendimento. Aproveite e faça bons negócios!
Se você gostou muito das dicas deste conteúdo, aproveite para baixar o e-book que vai fazer você ficar pronto para qualquer competição no mercado. E caso não queira perder, nenhuma de nossas atualizações siga nossas redes sociais! Facebook, Instagram, YouTube e Twitter.