Todo bom reparador tem que saber com quais tipos de caminhão está lidando, afinal, é por meio disso que definimos por exemplo, quando está na hora de trocar as pastilhas de freio e quais cuidados são necessários com a suspensão. A classificação desses veículos determina até mesmo qual o melhor tipo de manutenção.
Nesse post, você vai conhecer os caminhões mais usados no nosso país, bem como alguns mais raros, mas que também merecem atenção!
VUC
O primeiro veículo de nossa lista é o VUC (Veículo Urbano de Carga). De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), esse tipo de veículo deve ter dois eixos simples de largura máxima de 2,20 metros e o comprimento inferior a 7,20 metros.
Seu peso máximo incluindo a carga, não deve exceder três toneladas. Esse tipo de veículo é muito encontrado nas grandes cidades devido à facilidade no transporte de pequenas cargas em regiões com trânsito mais intenso. Outro ponto é o fato de apenas a habilitação tipo B ser necessária.
Truck
Esse é outro tipo de caminhão adaptado para pequenos transportes nas cidades, embora seja mais visto nas rodovias. Também é conhecido como pesado ou trucado dependendo da região. Esse modelo de veículo traz um eixo dianteiro e dois traseiros, o que permite uma melhor distribuição do peso e, por consequência, o transporte de mais carga.
A tração é traseira, sendo que, normalmente, somente um dos eixos recebe a força motriz gerada pelo motor. Sua capacidade de carga fica entre 19,5 e 23 toneladas, dependendo da configuração dos eixos traseiros — simples ou duplos. Quanto ao comprimento, o valor máximo permitido é 14 metros.
Bitruck
É um modelo relativamente novo, mas que já atrai bastante atenção pela melhora na dirigibilidade e o aumento da capacidade de carga. Contudo, diferente do Truck, o Bitruck é equipado com quatro eixos, sendo dois dianteiros e dois traseiros, e as configurações mais comuns são 8×2 ou 8×4, ou seja, tração em duas ou nas quatro rodas traseiras.
E um detalhe interessante sobre esse tipo de veículo é que ambos os eixos dianteiros são direcionais, ou seja, são movimentados pelo acionamento do volante, e além de distribuir melhor o peso, a capacidade aumenta. São 22 toneladas de carga ou 29 de peso total (Veículo + o material transportado.)
Cavalo Mecânico
Cavalo Mecânico ou Caminhão Trator são os nomes dados ao conjunto” cabine”: rodas, tração e motor. São esses veículos que transportam as carretas, conectadas por meio de um engate na quinta roda. Uma dica importante é dar atenção especial à manutenção desse tipo de caminhão, pois a quinta roda requer cuidados para um bom funcionamento.
Esse modelo de caminhão pode ser simples, trucado ou bitrucado, sendo que a diferença está na quantidade de eixos na traseira e em quais deles recebem tração. A capacidade de carga depende da quantidade de eixos do semirreboque acoplado a ele, bem como da potência do motor.
Seguindo nossa lista, agora falaremos de modelos que são mais raros:
Toco
O primeiro da lista é o Toco ou Caminhão Semipesado, muito semelhante aos VUC’s no que diz respeito ao uso, ou seja, predominantemente urbano.
O comprimento máximo do caminhão semipesado normalmente é de 14 metros, sendo a capacidade de carga estipulada em seis toneladas, o dobro dos VUC’s. Em relação ao peso bruto total, ele não deve ultrapassar os 16 mil quilos. Sua tração é traseira e geralmente é composto por dois eixos.
Carreta com três eixos
Assim como os caminhões, as carretas também são classificadas de acordo com tamanho, quantidade de eixos e capacidade de carga. Os três tipos principais são:
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Carreta com dois eixos;
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Carreta com três eixos;
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Carreta cavalo trucado.
O modelo mais comum utilizado é o com dois eixos, que pode chegar a até 18 metros de comprimento e transportar 18 toneladas. Contudo, as opções Cavalo trucado e com três eixos também são usadas, principalmente em regiões perto de portos e produtoras de cana-de-açúcar, que exigem muita capacidade de carga.
A capacidade de carga da Carreta com três eixos é de até 23 toneladas, sendo 41,5 mil quilos o peso bruto máximo transportado. Seu comprimento é de 18,5 metros e, normalmente, seu transporte é feito por um Cavalo Mecânico com dois eixos na traseira, sendo ambos tracionados ou não.
Carreta cavalo trucado
A Carreta cavalo trucado se assemelha bastante à versão de três eixos, sendo que seu comprimento máximo também é de 18,5 metros. A primeira diferença diz respeito ao veículo que a transporta: um cavalo trucado. A segunda e mais visível é no posicionamento dos eixos.
Nesse tipo de carreta, um dos eixos fica na parte dianteira, enquanto os outros dois são localizados na traseira, fazendo com que esse arranjo diferenciado altere o peso bruto para 48,5 toneladas, com capacidade de carga de até 32 mil quilos, ou seja, nove mil a mais quando comparada à versão com três eixos.
Bitrem
Essas composições também são muito usadas em regiões portuárias, devido a enorme quantidade de carga que elas podem levar. Uma das mais comuns é o Bitrem articulado com sete eixos, e trata-se basicamente de dois semirreboques acoplados que juntos, transportam até 57 mil quilos.
Seu comprimento é de 19,8 metros e devido ao tamanho e peso da carga, são utilizados Cavalos bitrucados, trucados com tração nos dois eixos traseiros. Utilizando um terceiro eixo nos semirreboques, a capacidade de carga pode chegar a até 74 toneladas.
Rodotrem
Diferentemente do Bitrem (que vem com duas articulações ), o Rodotrem é composto por três articulações, utilizando um equipamento conectado à quinta roda conhecido como Dolly. Dessa forma, essa configuração eleva a capacidade de carga para 74 toneladas, mas sua circulação é mais restrita em relação ao Bitrem com nove eixos.
Como você viu, existem vários tipos de caminhões, e todo bom reparador tem que conhecer os principais, pois há muitas diferenças quanto à manutenção preventiva desses veículos. Invista em sua capacitação, torne-se um especialista nos vários modelos disponíveis e não perca oportunidades de negócio por falta de conhecimento!
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Quero comprar um caminhão e poder fazer um transporte eficiente e lucrativo
não consigo entender porque chamam os cominhões cara chata de cabine avançada e os bicudos de cabine recuada, aliás não sei porque no Brasil não se muda a legislação pra que os bicudos sejam a maioria é mais seguro mais confortável e tem melhor aerodinâmica.
Dentro do meu entendimento faltou o 3/4. Um VUC de 2 eixos sendo a tração de rodado duplo.
Não querendo desmerecer o trabalho de quem escreveu este conteúdo, mas tem muitas divergências sobre o assunto, tratando-se de caminhões e camioneiros, muitos termos que definem a categoria, podem variar de região para região, porém alguns dos termos tenho certeza que indicam a mesma coisa em todos os estados.
Olá Luan, obrigado por seu feedback! 😀