Ter um negócio próprio é uma grande realização para qualquer pessoa. No caso dos profissionais que optam por abrir uma chavearia, a aposta é no grande potencial desse ofício, que costuma apresentar uma demanda expressiva de clientes, bem como flexibilidade de atuação.
Apesar de um cenário que se mostra favorável, ter um bom planejamento é fundamental para não comprometer a saúde financeira do negócio. De acordo com dados do Sebrae, o descontrole do caixa é uma das principais causas da mortalidade de empresas em nosso país.
Por isso, para ajudar no sucesso do seu negócio, decidimos mostrar neste conteúdo como fazer gestão financeira para chavearias e quais erros você não deve cometer. Confira!
Precifique corretamente seus serviços e produtos
Definir os preços praticados em uma chavearia pode parecer uma tarefa simples, mas a empresa precisa considerar alguns aspectos importantes para garantir que os valores estejam adequados ao contexto. Ao passo que valores muito baixos podem representar prejuízos e até mesmo desvalorizar o serviço prestado, cobrar caro muitas vezes afasta os interessados.
Nessa análise, você deve levar em conta tanto o custo dos materiais utilizados quanto os gastos com manutenção dos seus equipamentos. Também é possível incluir as despesas com energia elétrica, água, telefone, internet e até mesmo a locação do espaço de trabalho nesse cálculo.
Após fazer isso, avalie o tempo necessário para cada serviço, levando em conta se ele é realizado no local ou se requer deslocamento. Outro custo que não pode ficar de fora dessa conta são as taxas e impostos, fundamentais para manter a chavearia funcionando de maneira regular.
Separe as finanças da empresa e pessoais
Um dos principais erros cometidos por muitos gestores é misturar as finanças da empresa com sua conta pessoal. Seja qual for o ramo de trabalho, essa é uma situação que geralmente acaba levando ao descontrole financeiro da empresa, em especial as de pequeno porte.
Por isso, o ideal é abrir uma conta-corrente para uso exclusivo da chavearia. Apenas por lá deverão ocorrer as movimentações relativas a recebimentos e pagamentos da empresa. Ou seja, o gestor não deve utilizar o dinheiro em caixa para saldar dívidas pessoais ou tirar recursos do próprio bolso para financiar sua atuação.
Isso permitirá que você tenha uma visão mais clara e realista da situação financeira do seu negócio, evitando a confusão com seu patrimônio pessoal. Também será mais fácil determinar o valor a ser transferido para sua conta pessoal a cada mês, sem afetar o orçamento da empresa.
Garanta o seu capital de giro
Outra determinação crucial é definir a quantia que você usará como capital de giro para o seu negócio. Esse é um valor fundamental para garantir as suas operações e cobrir as necessidades essenciais, mesmo em momentos em que o faturamento esteja mais baixo.
Nesse montante, leve em conta todos os custos operacionais da chavearia para garantir que o valor reservado seja suficiente. Quando não estiver em uso, é aconselhável investir em opções de baixo risco para evitar a desvalorização, em vez de gastá-lo em despesas pessoais.
Fique atento ao fluxo de caixa
Dentro do planejamento financeiro para empresas, a análise do fluxo de caixa é um cuidado indispensável. Essa prática ajuda na tomada estratégica de decisões, já que ela permite fazer projeções alinhadas com a realidade.
E o melhor de tudo é que esse procedimento pode ser executado de forma bastante simples, exigindo apenas uma boa dose de organização. Basta registrar todas as entradas e saídas de recursos de maneira contínua, preferencialmente todos os dias. Assim, você saberá quais foram os resultados obtidos em diferentes períodos, sejam diários, semanais ou mensais.
Uma boa ferramenta para ajudar nesse processo é a planilha, que pode ser física ou digital. Ela auxilia a tornar essas informações mais organizadas e acessíveis, servindo como uma base sólida para uma gestão financeira eficaz.
Controle o estoque
Assim como acontece com os custos de aquisição dos insumos, a quantidade de itens em estoque é outro dado que deve ser devidamente contabilizado. Considere esses itens como parte do patrimônio da empresa, pois assim ficará mais fácil compreender a importância de manter o estoque sob controle.
Lembre-se de que tanto o excesso quanto a falta de materiais podem ser muito prejudiciais ao seu atendimento e à sua gestão financeira. O melhor a fazer é descobrir quais são os itens de maior saída e garantir que eles estarão sempre disponíveis, enquanto aqueles menos procurados podem ser adquiridos em menor quantidade.
Utilize aplicativos de gestão financeira
Se você ainda acha que realizar a gestão financeira da chavearia é uma tarefa complicada, fique calmo. Em tempos de tecnologia, a solução para essa questão pode ser mais simples do que você imagina.
Existem diversos aplicativos para smartphones capazes de ajudar a manter total controle sobre tudo o que acontece em sua empresa — especialmente no que se refere às finanças. Muitos deles podem ser utilizados sem nenhum custo, mas também há opções com planos de assinatura que oferecem recursos ainda mais completos.
O Mobills, por exemplo, permite categorizar receitas e despesas, estabelecer metas e gerar gráficos para facilitar a análise do desempenho do negócio. Outra boa alternativa é o GuiaBolso, que conta com integração à conta-corrente para facilitar o acompanhamento das transações em tempo real e com total segurança.
Quem preferir fazer a gestão por meio de um computador também pode escolher entre muitas opções de softwares de gestão. Um dos mais utilizados por pequenos empreendedores é o QuickBooks, gratuito e com muitas ferramentas de gestão, como controle de caixa e geração de relatórios. Também vale destacar o Conta Azul, que também oferece funcionalidades para gestão de estoque, emissão de boletos e notas fiscais.
Seja qual for sua opção, essas ferramentas certamente representarão mais praticidade e controle na hora de saber como fazer gestão financeira da sua chavearia.
Agora que você descobriu como realizar uma boa gestão financeira, está na hora de aprender mais sobre outro tema muito importante para quem administra seu próprio negócio. Que tal conferir o nosso guia completo da gestão de negócios para chaveiros?