Entre os principais aspectos dos veículos pesados, como os caminhões, logo nos lembramos de sua força, robustez e potência, essenciais para o trabalho que eles precisam executar. Por isso, é importante conhecer com propriedade os problemas mecânicos que podem afetar o bom desempenho do motor de caminhão.
Neste post, vamos mostrar como identificar e solucionar os problemas mecânicos que fazem o caminhão perder força. Ficou interessado no assunto? Acompanhe!
Como garantir o funcionamento do motor de caminhão?
Podem ocorrer situações em que o motor do veículo não funcione como deveria, ocasionando no aparecimento de defeitos que podem impedir a utilização do caminhão. Veja, a seguir, algumas maneiras de encontrar e solucionar esse problema.
Verificar a circulação de ar no motor
Para que o motor funcione de maneira adequada e desenvolva toda a sua potência, é fundamental que, misturado com o combustível, haja também a presença de ar na proporção correta. Quando isso não acontece, o motor não consegue queimar todo o fluido, fazendo com que o caminhão perca força.
Para saber se esse é o seu problema, basta fazer uma verificação nos filtros de ar. Quando estão muito sujos ou entupidos, eles podem impedir a passagem do ar, obrigando o motor a se esforçar mais para funcionar. Desse modo, haverá uma grande redução na energia destinada à força motriz, que faz o caminhão andar.
A saída de ar também pode ser a causadora de problemas mecânicos. Quando o motor precisa trabalhar mais para empurrar os gases para fora, também há perda de potência. Portanto, verifique também se existe alguma restrição de escape na tubulação e no catalisador.
Um dos problemas mais comuns relacionados à falta de circulação de ar no motor é o superaquecimento do componente. Ao mesmo tempo, caso ele entre em locais errados, também pode fazer com que o motor aqueça mais do que o normal.
Isso acontece quando o ar fica preso nas galerias, formando bolhas. Isso impedirá que o motor trabalhe com a quantidade de água ideal, já que o espaço está sendo ocupado pelo ar e, por isso, começa a se aquecer.
Uma maneira de evitar esse problema é incentivar os seus clientes a não fazerem manutenções caseiras. Oriente a sempre procurar por um profissional habilitado para fazer mudanças, ajustes e reparos no motor, bem como no restante do veículo.
Verifique a temperatura do motor com frequência
Um motor superaquecido pode indicar que algo está errado na parte interna do caminhão. Por isso, verifique de maneira periódica a temperatura do motor, certificando-se que ele está funcionando corretamente.
É possível ver essa informação no próprio painel do veículo, em um medidor próximo ao velocímetro. Ele é formado por um termistor cerâmico, que reage conforme a mudança de temperatura do motor e do fluido encontrado internamente.
Alguns motivos que podem fazer a temperatura de um veículo subir são: pouco líquido no sistema de arrefecimento, não existir a troca do óleo e filtro no período correto, problemas na bomba d’água, danos na válvula termostática, falha na ventilação etc.
O sensor de temperatura também pode mostrar caso existam peças que estejam frias, mesmo após o caminhão for ligado. Essa situação pode indicar que existem partes do veículo que não estejam recebendo energia ou que estão com algum outro tipo de problema.
Quando o caminhão não aquece como deveria, seja por conta de algum problema técnico, seja porque o veículo é utilizado por pouco tempo, podem começar a surgir problemas em médio e longo prazos da sua vida útil.
Isso acontece porque, ao chegar a certa temperatura, os componentes do motor sofrem uma pequena dilatação, o que impede a ocorrência de atritos nessas peças, além de permitir que o combustível queime de maneira mais eficiente.
Verifique o nível do óleo
Caso o motor não esteja sendo lubrificado corretamente, podem ocorrer falhas mecânicas e diminuição da vida útil das peças do caminhão, o que pode resultar em uma série de gastos e problemas para o gestor.
Utilizar um caminhão abaixo do nível de óleo pode resultar em uma lubrificação insuficiente, fazendo com que o motor se desagaste mais facilmente por conta dos altos atritos gerados pela sua movimentação.
Já adicionar mais óleo do que o necessário também pode causar dores de cabeça. O fluido a mais ocupa um vão utilizado para lidar com os vapores emitidos pelo motor enquanto está em funcionamento. Isso faz com que esses gases saiam por outros lugares, o que resulta em danos aos retentores, que gerarão um custo alto de reparo.
Também é importante ficar atento ao tipo de óleo que deve ser colocado: essa informação vem explícita no manual do fabricante e deve ser seguida. Ao escolher um óleo que não seja o ideal, apenas por ter um preço mais conta, poderá não performar perfeitamente em sua função.
Para saber qual o nível de óleo indicado, também é preciso consultar o manual do fabricante ou entrar em contato com a fábrica em que o veículo foi montado para tirar dúvidas e pedir dicas sobre o seu funcionamento ideal.
Conte com um cronograma de trocas
As peças de um caminhão, assim como de outros tipos de veículos, precisam ser trocadas após certo período, conforme a sua vida útil e hábitos de utilização do caminhão por parte dos motoristas. Por isso, é preciso analisar por quanto tempo as principais peças do veículo duram e planejar o período correto para que elas sejam trocadas.
Com isso, evita-se ter problemas relacionados ao desgaste ou danos dessas peças, além de garantir a segurança dos motoristas durante o seu período de trabalho, já que muitos problemas podem ocasionar acidentes no trânsito.
Analisar se há problemas de compressão
A compressão do motor em sua parte interna é uma atividade importante para a queima da gasolina com o ar. Por isso, também é necessário verificar os componentes que tenham influência pela compressão quando o veículo estiver com menos potência.
Os anéis de pistão podem sofrer desgaste ao longo do tempo, impedindo que a compressão atinja os níveis ideais. Esse problema também pode ocasionar o vazamento de óleo da parte inferior do cilindro, o que contaminará a mistura de ar e combustível na câmara de combustão, o que também afeta o motor em seu quesito de desempenho.
Verifique também as válvulas de admissão e escape dos cilindros. Depósitos de carbono podem causar seu mau funcionamento, prejudicando a compressão do motor e a força do caminhão.
Abastecer com combustível de qualidade
Como vimos, a qualidade da mistura presente na câmara de combustão interfere diretamente na potência do motor. Por isso, abastecer com um bom combustível é fundamental para que o caminhão desenvolva toda sua força.
Combustíveis de baixa qualidade são responsáveis pela formação de depósitos de resíduos em diversos componentes do motor e do sistema de injeção. Quando há entupimento dos bicos injetores podem ocorrer diversos problemas na leitura dos sensores, afetando a alimentação do motor.
A dica é optar sempre pelo diesel S-10, que tem teor reduzido de enxofre e atende às exigências do sistema EURO 5, norma que regulamenta a emissão de poluentes de veículos diesel.
Avalie o estado dos purificadores de ar
Os purificadores e filtros de ar do caminhão também devem ser verificados periodicamente. O acúmulo de sujeira nesse equipamento poderá impedir o seu bom funcionamento, deixando o motor superaquecer.
Um motor superaquecido acaba gastando mais combustível do que o normal para fazer o caminhão funcionar, além do risco dele não suportar as altas temperaturas e parar de funcionar, o que causará bastante dor de cabeça para o motorista.
Seja uma oficina de confiança
Tão importante quanto realizar os cuidados citados acima é o motorista contar com uma oficina ou profissionais de confiança para fazer os procedimentos de manutenção preventiva e corretiva.
Por isso, faça parcerias com os motoristas e esteja sempre disponível para qualquer contratempo. E para o caso de contratação interna, avalie se os profissionais têm qualificação e experiência para lidar com esse tipo de veículo.
Qual a importância da manutenção preventiva?
A manutenção preventiva é importante para evitar que o caminhão sofra com algum tipo de defeito durante o percurso de entrega da mercadoria, o que pode causar atraso no serviço de frete e até mesmo colocar a vida do motorista em risco, por ficar mais vulnerável a roubos e assaltos.
Além disso, realizar os processos de manutenção preventiva é muito mais barato do que realizar consertos mais completos, o que muitas vezes querer a reposição de peças que podem ter um valor mais elevado.
Outro ponto que deve ser levado em conta em relação a investir ou não na manutenção preventiva é com relação ao cumprimento da legislação brasileira: atualmente, o motorista que for encontrado pelos órgãos de fiscalização com alguma irregularidade recorrente de alguma falha mecânica cometerá uma infração grave e receberá 5 pontos na carteira e pagamento de multa.
Esses são os principais problemas mecânicos que podem fazer o motor do caminhão perder força. Se você ainda tem dúvidas ou também tem uma dica para compartilhar, deixe o seu comentário!
Compressor do meu 1620 e novo e ele tá girando pesado
Olá Marcio, tudo bem? Se o compressor do seu Mercedes-Benz 1620 está girando pesado mesmo sendo novo, é importante verificar várias possíveis causas. Primeiramente, certifique-se de que o compressor está adequadamente lubrificado e que a correia de acionamento não está muito apertada ou frouxa. Investigar possíveis problemas no sistema de ar-condicionado, como vazamentos ou obstruções, é crucial. Além disso, verifique a integridade elétrica do sistema e a condição de outros componentes mecânicos, como polias e correias. Se todas as verificações sugeridas não resolverem o problema, considere a possibilidade de um defeito no próprio compressor, e nesse caso, consulte um mecânico qualificado para uma inspeção mais aprofundada.
Boa noite estou com um daf 2023 comesou a dar perda de potencia e caio muinto a media algem pode me ajudar
Gente estou com um Iveco 2013 perdendo força quando o motor esquenta alguém tem alguma dica do que pode ser
Olá Max, como vai? Existem vários fatores que influenciam a perda de força quando o motor esquenta, como problemas no sistema de arrefecimento ou na ignição, filtros de combustível obstruídos, problemas na admissão de ar ou sistema elétrico, entre outros. Mas para saber de fato qual seria o seu caso, é preciso uma analise do veículo. Dado que ele é de 2013, é importante verificar o histórico de manutenção e se todas as revisões periódicas foram feitas adequadamente. Recomendo que você leve o seu Iveco a um mecânico de confiança ou a uma oficina especializada para realizar uma análise completa e diagnosticar o problema corretamente. Um abraço de toda a equipe Chiptronic!
Olá! Tenho um caminhão 113 .e já fiz de tudo pra remover uma fumaça sem fim e insuportável. E o derramamento de óleo da disispero…11996608680 Juvenal
Tenho euro 5 2012 e um Iveco aut 2011 nunca preocupei com rampa ou serra pois possui um desempenho admirável,já este volvo fh,460 sempre nos deu preocupação relação a desempenho,força arrancada, pelo amor de Deus me diga os principais causas que devo correr atrás para resolver esse problema
Olá, gostei do seu conteúdo sobre Motor de Caminhão
Olá, agradecemos pelo ótimo feedback! Sempre temos conteúdos novos aqui no nosso blog, fique ligado para sempre aprender mais! 😉
Olá estou vendo a vc comentou sobre o seu problema Do1938 eu tenho um está ccom mesmo problema vc resou seu aselerador só vai até omeu perte a bodecia já fiz o motor mais não vai65992034838
Meu pai tem uma scania p310 na carreta andamos leve e eu trabalhei mais de dois anos com ela de boa faz 1.ano que não dirigia estou trabalhando pra ele a uma semana notei caminhão fraco fumaça demais não tem força e bebe demais não tá fazendo 3 vazio falei pra ele que pode ser bico e unidades perguntei se ele já fez ele nunca fez já faz 5 anos que temos esse caminhão já fez motor mas unidades e bico não. Vcs sabem informar quanto fica pra fazer essa manutenção?
Boa tarde. Tenho 1938 ele esta muito fraco nao passa 1800 rpm acelerado so fonciona ate começo ate meio ja troquei bicos injetor sensor frase e rotação sensor presao temperatura oleo sensor turbo vauvula pressão retorno ja levei varios mecanico nao conseguer resolver poblema
Amigo estou com o mesmo poblema você conseguiu resolver a diferença que o meu é 4 cilindro
Bom dia tenho um caminhão 715 Accelo e está dando entrada de ar e não consigo indentificar já troquei todos os filtros e nada de resolver
Ligo *
Tenho um Scania p340…. ele começou a cortar o giro do motor na hora que logo ele, depois de um certo tempo volta a trabalhar normalmente. A rotação chega a 15 giros e corta depois fica normal. Gostaria de ideias do que poderá ser
Tenho um Iveco TRACTOR 240E 25 que perde a força sempre quando esta carregado , vazio anda normalmente , levei a um concessionário ( DEVA) que diagnosticou que “poderia” ser o volante do motor trincado, troquei a embreagem e o volante , continua com o problema.
Tenho um Scania 112 HS começou corta o óleo quando desliga o motor,só q não da entrada de ar ,pra pegar é só solta o parafuso q sangra , mais não sai ar.Ja fiz bomba bico troquei bóia isolei rancor e válvula do rastreado,e continua cortando, não sei mais onde mecher. C vocês poder da uma luz eu agradeço.
tenho um caminhão vlw 8.150 delivery plus 2011, já troquei o filtro e a bomba de transferência, portanto quando eu bombeio tem uma pressão grande combustível saindo do filtro, mas quando eu ligo o caminhão, não vem óleo, o que pode ser?
Oi boa tarde eu tenho um caminhão truck 1620 injeção eletrônico e o caminhão sempre perdeu a força ai foi no mecânico e passou o aparelho no caminhão e não tinha nada ai colocou sensor ai foi la pra baixo e trocou recor ai beleza ai foi de novo perdeu a força de novo o que podi ser esse problema no caminhão só ta gastando mais não fala o problema fala uma coisa é outra
Boa noite trabalho em um fh 520 automático….na subida o caminhão trabalha sempre com a turbina cheia e gastando muito e sem força…na reta se eu tiver na 11 marcha qando troco para 12 perde a força a rotação cai..se eu acelerar ele volta p 11 e só gasta..muito estranho..trabalha xoxo.oq pode ser..me ajudem…
Trabalho com um MAN 28.440 e a maioria está acusando falha no comando do motor, e assim ficando fraco.
Motor man falha presente no combustível podem me ajudar ?
Eu tenho um ford cargo 816 2013, ele perdeu a força, e o freio motor demora para ser acionado, caminhão não sobe giro.
Tenho um vw 7-90 1987 mwm 229
E esta com entrada de ar
Ele não pega
Tem que sangrar pra ligar
Mas enquanto tá funcionando vai bem
Já troquei filtro
Já troquei mangueiras e até as roê-las da bomba
Mas não adiantou
Já tentou fazer uma checagem ou até limpeza lá tô tanque e verificar o pescador?
Tenho um Iveccos stralis 480 automático 2013, acabei de fazer o motor, mas fui carregar o caminhão ficou sem força, em subida o caminhão fica em primeira macha e fica a 5 km por hora e não vai, desligo o caminhão ligo de nv ele já começa com força sai em 5* sobe até a 13* marcha, mas aí começa a cair marcha e já não passa de 1600 giro e volta pra 1 e não vai, em retas caminhão não passa de 30 km/h, o que poderia ser?
Turbina com defeito as pas do rotor gstaram o que pode ser turbina nova
Eu tenho um ônibus 1722 2006 e tem um censor do pedal ruim mais já comprei ele assim ele tem dois censores um estar ruim será que é isso que estar perdendo força?
Prezados boa tarde.
Tenho um FH 12 380 q começou a perder força para subir, troquei os filtros, voltou a ter força normal, na segunda viagem voltou a perder força, levei na mecânica fizemos as unidades, fizemos o intercooler, trocamos a turbina, trocamos as juntas do coletor, o problema continua e pagora está consumindo mais , oq devo fazer para resolver está situação, fico no aguardo obrigado.
Bom dia tenho um Ford cargo 1622 truck ele perde a força em qualquer subida e agora não sobe carregado, alguém pode me ajudar?
Eu tenho um vw 26260 ja fiz motor bomba turbina ja mexi no intercooler mais ninguem descobre o que ele tem. Continua sem força, alguem tem uma ideia por que não sei mais o que fazer?
1318 não quer engatar marcha re o que pode ser ?
DESDE JA DIGO QUE ESTOU MUITO FELIZ COM O ARTIGO OBRIGADO MESMO.
Olá Carlos, tudo bem? Que bacana amigo, muito obrigado por seu feedback ele é muito importante para nós, todo nosso conteúdo é pensado para você! Um grande abraço de toda equipe Chiptronic!
tenho um volvo vm 270 2013 e ta falhando chega pegar primeira na subida e nao apresenta nada no aparelho alguem ja passou por isso pra me ajudar alguma dica
Tenho um volvo b58e está aquecendo e pedindo marcha na subida, pede até terceira, parece estar amarrado pra andar, já varetei radiador, fiz troca de filtro de ar, combustível o que poderia ser…?
Boa noite alguém pode me ajudar comprei um caminhão 1938 s 2002 já levei em vários mecânico w eletrecista não conseguiram resolver o caminhão está sem potência na subida não vai não falha nem ratea só perde potencia já tirei vazamento do sistema intercule filtro racol tds mangueiras por favor me ajudem
Boa tarde amigo conseguiu resolver o problema estou com o mesmo problema também já verifiquei tudo e nada se tiver como me dar alguma dica
Boa tarde. Tenho 1938 ele esta muito fraco nao passa 1800 rpm acelerado so fonciona ate começo ate meio ja troquei bicos injetor sensor frase e rotação sensor presao temperatura oleo sensor turbo vauvula pressão retorno ja levei varios mecanico nao conseguer resolver poblema
Bom dia. Meu marido está enfrentando um grande problema com volvo fh. Desde o ano passado o caminhão está perdendo aceleração. Quando para que vai sair o carro fica sem aceleração,tem de desligar o carro e deixar ele esfria.
Meu caminhão 1935 troque o filtro racor e estorou as duas vezer
Olá !! Tenho uma 24-280 man ano 2012 e com um tempo p cá ele veio só perdendo força foi recondicionado as turbinas+ nunca conseguiram regula a válvula westgate novamente e qando ele chega em 2700 giros ele corta a aceleração , pelo amor de Deus me ajude já não sei + oq fazer
Tenho um 24280 também mesmo ano 2012o caminhão perdeu força e virou um lixo. Chicote para substitui não existe mais. Acho uma covardia da VK fazer isso. Com quem tem um caminhão destes muda o chicote sem fazer um rincol
Boa noite, tenho um cargo 816, perdeu a força, e anda parece que está se engasgando e o freio motor demora para ser acionado
amigo conseguiu resolver seu problema? estou com esse msm defeito no meu caminhao
Tava com o mesmo problema
Tenho um MB 710 anda bem,mais quando pega qualquer subida mesmos vazio , perde força!
Alguém pode me ajudar!????
Bom dia eu tenho um caminhão velho ele é um f700 mas tá adaptado com tudo do 14000 tem motor MWM turbinado ele acelerou sozinho e perdeu a força alguém pode mi ajuda?
compra vm volvo e va ser feliz
Olá Nathan, tudo bem? Excelente dica! Obrigado por seu comentário amigo!
Tenho um Scania 113 , ele está sem força, piso no acelerador até o final e a turbina chega só no 1 Kilo de pressão e o caminhão não sobe como deveria subir…o que pode ser??
Manda dar uma abrida no óleo, pouca coisa. Fiz no meu. Da 1,6 kg a partir de 1700 e 1,3 kg a 1500, sk que esquenta em subidas longas, tendo que voltar 1 marcha
Estou com o msm problema no meu 113, por acaso vc solucionou o seu problema amigo?
Estou com problema no caminhão volks worker 26.260-E, motor MWM, quando chove perde a rotação do motor, alguém pode mim ajudar?
Oi ediliberto já vi casos de água de chuva molhar o sensor de água no combustível localizado no racor e até na tomada do mesmo fazer o caminhão perder a aceleração. Roberto de Carvalho
Boa tarde…
Tenho duas situações!!!
*PRIMEIRO VOU FALAR DE UM VW 23.220:
Ele estava sem torque.
Pra sair carregado em uma reta, terreno plano, o mesmo custa a desenvolver marcha.
Trocamos os bicos que estavam muito ruim, jogando excesso.
Deu uma leve melhorada.
Então a duas semanas, rezemos a bomba injetora.
O caminhão ficou um lixo!!!
Perdi uma marcha em pequenos aclives, ficou muito ruim de partida; o motor gira e não funciona, temperatura subindo muito e já voltei no bombista varias vezes, mas sem nenhuma solução.
O SEGUNDO É UM VW 15.180
Estava fumaçando muito branco, sem força e no funcionamento, com um mau cheiro muito forte de óleo lubrificante.
A turbina estava ruim, então foi recondicionada.
Não adiantou, continuou fumaçando branco e fedendo óleo.
Então abrimos o motor, “HAVIA FEITO A TRÊS ANOS” estava tudo novo, rodamos em média 300km por dia com cada caminhão.
Então fizemos algumas substituições de peças devido a abertura do motor e colocamos pra rodar…
Ficou muito ruim.
Carro não anda mais como deveria andar e andava antes.
Diante destes dois problemas e consequentemente gastos, gostaria muito da ajuda de vcs para uma possível solução!
Desde já agradeço a atenção.
Deus abençoe!!
Boa noite,
Tenho um Vw 5.140, ele as vezes acende a luz de injeção e não passa de 2000 giros e fica fraco. Troquei todos os filtros e óleo, coloquei tudo original mas não resolveu. Alguma dica?
Desde já agradeço.
Tenho um international 4900 dt466E
Ele está com problemas no sistema de injeção, tem horas que ele sobe bem anda normal depois ele começa falhar e sai uma fumaça azulada no escape e ele perde a força o que pode ser
Obrigado
gostaria de receber novidades
Olá Alberlanio, tudo bem? Com qual segmento você trabalha?
bom dia
Bd , meu caminhão foi feito o motor , Ms na subida perdi 2 marchas ou seja tá sem força . O pedal de acelerador o motor só responde até o meio , e do meio para o final não tem aceleração . Meu caminhão é um 1938 eletrônico bicuda
Tenho um Vw constellation 19320 e está apresentando esse mesmo problema com um agravante a mais . Mostra falha de baixa pressão de combustível . Se alguém souber a possível causa favor me informar.
Boa tarde resolveu o seu problema pq o meu esta a mesma coisa
Filtro de combustível
Bom dia estou com 1938 mesmo poblema vc ajou defeitodo seu
tenho um cargo 815e ano 2010 e ele e fraco de arrancada,depois que ele desenvolve ele anda bem,somente nao tem arrancada como os outros que dirigi, e tbm um pouco fraco para subir
Tenho uma Mercedes Benz 710 plus 2009
De uns tempos pra cá ela está sem força na subida e quando subo serra comesso de 3 tenho que reduzir pra 2 porque a temperatura conesa a subir e termino em 1 marcha com a temperatura lá em cima quando acabou de subi a temperatura cai bruscamente .
Meu pai tem um mb 710 plus 2008!
Eu que sou o motorista basicamente. Toda semana a gente vai carregar o caminhão de banana em uma roça que tem uma serra. O caminhão vem com 6, 7 Tonelada. Da pra subir de terceira mas vai esquentar o motor. Comece subindo de 2 e segure a rotação quase no final do verde. Tenho certeza que não esquentar
Conseguiu a solução???
fh…2006
possiveis falhas
gostaria de receber informaçoes
fh 2006
perca de potencia
Filtros de combustível filtro de ar bomba de combustível ruim tubulação suja
Bom dia tenho um caminhão 715 Accelo e está dando entrada de ar e não consigo indentificar já troquei todos os filtros e nada de resolver
Eu tenho um ônibus 1722 2006 e tem um censor do pedal ruim mais já comprei ele assim ele tem dois censores um estar ruim será que é isso que estar perdendo força?
Tenho um Volvo FH 380 de um tempo pra cá perdeu força pouca coisa mas perdeu andava com metade do acelerador agora tem q pisar no talo.fumaciando um pouco E esquenta mais temperatura do óleo motor etc.. Já fiz teste intercooler já troquei filtro passei o computador única coisa q mostra as válvula desrregulada será que seria isso?
Tenho Volvo FH 440 versão 3 que o consumiu de combustível é muito elevado e já troquei sensor do admissão, intercooler, segmentos, termostato, rodei as válvulas e mudei o computador do Control do motor, filtro de ar filtros de diesel e de óleo, e turbo mas ainda continua a consumir.
O que pode influenciar este problema?
Sim