Administrar um negócio é sempre um grande desafio, mesmo para quem tem um pequeno ou médio empreendimento. Há muitos pontos que precisam ser levados em conta para garantir a maior rentabilidade e é comum ter dúvidas durante esse processo. Se você tem dificuldades na sua gestão de oficina mecânica, vale a pena ficar atento a alguns erros e tirar tais dúvidas.
Para realizar uma boa gestão, você precisa de diversos conhecimentos, não apenas no que diz respeito à mecânica. É necessário divulgar seu negócio, pagar tributos, administrar finanças, dentre outras tarefas para garantir o melhor funcionamento da empresa. Quanto mais você souber sobre o assunto, mais fácil será fazer sua empresa crescer.
Para ajudar com essa tarefa, vamos falar um pouco sobre dúvidas e erros comuns na gestão de oficinas e o que fazer para corrigi-los. Acompanhe.
Quais os erros mais comuns na gestão de oficina mecânica?
Como mencionamos, ter dúvidas é comum. O mais importante é tentar respondê-las para evitar que certos deslizes se repitam. Veja aqui cinco erros que você pode estar cometendo na sua gestão.
Misturar contas pessoais e da empresa
Se você é um microempreendedor e quer aumentar um pouco sua empresa, o primeiro passo é separar aquilo que é dinheiro do negócio e seu próprio dinheiro. Muitos pequenos empreendedores tendem a colocar o dinheiro das vendas e da compra de material na mesma conta que as despesas da casa. Isso, no mínimo, gera alguma confusão.
Mesmo que não seja possível criar uma conta separada para a sua empresa, pelo menos faça contas para dividir esse dinheiro corretamente. E, claro, abra uma conta para pessoa jurídica o quanto antes.
Não fazer marketing
Não importa o quão pequeno seja o negócio, você precisa divulgá-lo para conseguir atrair mais clientes. Pode ser apenas uma oficina pequena, mas ela ainda precisa de alguma forma de ser identificada pelo público, como um nome, um cartaz, dentre outros materiais de divulgação.
Alguns mecânicos acabam deixando o trabalho de marketing de lado por acharem que há outras tarefas mais rentáveis. Porém, se você quer mesmo fazer seu negócio ter sucesso, vai precisar trabalhar bem a sua imagem.
Deixar de capacitar seu time
No dia a dia da gestão de oficina mecânica, é fácil perder de vista todo o conhecimento e estudo envolvidos na prestação de um bom serviço. Especialmente se você já faz isso há muito tempo e está acostumado com todo o processo. Isso pode fazer com que alguns membros da sua equipe fiquem meio desamparados com relação à instrução.
Capacitar seu time é um dos melhores investimentos para sua oficina. Sempre que você adotar uma nova ferramenta ou receber um novo membro na sua equipe, dedique algum tempo e investimento para instruí-lo dentro da sua função.
Não captar feedback dos clientes
Escutar o seu público é muito importante para aprimorar o seu trabalho. Nunca se sabe quando alguma atitude ou processo não está funcionando tão bem. Além disso, a opinião dos seus clientes é sempre um bom termômetro para identificar a qualidade do seu trabalho.
Se você simplesmente faz o seu trabalho e não pede nenhum feedback, certamente começará a repetir erros que poderiam ser corrigidos de forma simples. Um problema com a coordenação da equipe, atrasos ou apenas na forma como você faz o seu atendimento podem ter grande impacto nos seus clientes.
Má escolha de fornecedores
Por fim, mas não menos importante, as peças mais baratas disponíveis no mercado não são necessariamente a melhor opção. Em muitos casos, entregar produtos de baixo custo e baixa qualidade aos seus clientes custa muito mais em rentabilidade no médio e longo prazo do que investir em peças melhores.
Para isso, você deve buscar sempre os melhores fornecedores disponíveis para seu negócio. Pesquise várias opções, defina suas prioridades e, acima de tudo, procure a melhor relação entre custo e benefício, não apenas o preço mais baixo disponível.
O que fazer para melhorar sua gestão de oficina mecânica?
Conhecer os erros mais comuns é o primeiro passo para corrigi-los, mas há outras orientações mais práticas que você também pode seguir. Veja aqui algumas delas.
Crie um plano estratégico
O melhor conselho é que, em qualquer negócio, você “tenha um plano”. Conseguir estabelecer onde você está, quais são seus objetivos e como você vai trabalhar para alcançá-los já ajuda a resolver a maior parte dos seus problemas. Ou, pelo menos, dá um direcionamento para suas ações.
Elaborar uma estratégia é uma tarefa difícil e ela depende também do que você busca. Crescimento rápido exige ações que apresentam maior risco. Porém, se você prefere construir um negócio estável, deve pensar em diminuir riscos.
Invista em infraestrutura
A qualidade dos seus equipamentos e do seu espaço faz toda a diferença no número de negócios que você consegue fechar a cada mês. Mesmo que você tenha a melhor equipe e o melhor serviço, há um limite para o quanto você pode fazer por dia em uma oficina muito pequena.
Adquirir ferramentas melhores, mais espaço para organizar tudo e receber mais clientes é uma boa forma de aumentar seu faturamento. Com uma infraestrutura melhor, os clientes se sentirão mais seguros para confiar em seu trabalho.
Utilize a tecnologia para facilitar seu trabalho
Por fim, há vários novos recursos a serem adotados dentro da sua oficina para melhorar seu desempenho. Graças à maior presença da tecnologia digital no dia a dia das pessoas, você pode encontrar vários softwares que auxiliam na melhor gestão do seu negócio e execução do seu trabalho.
Com as ferramentas certas, você fará um diagnóstico rápido de cada veículo que entra em sua oficina, registrará corretamente os clientes e acompanhará melhor o fluxo de caixa. Além disso, é possível buscar a integração das informações por meio de um sistema eficiente.
Com essas informações, você já vai melhorar sua gestão de oficina mecânica agora mesmo. Enquanto você continuar se informando sobre o tema, sempre alcançará melhores resultados.
Quer entender melhor? Então, confira nosso artigo sobre softwares para oficinas mecânicas e veja mais formas de aprimorar seu trabalho.