Você sabe do que se trata a oficina do futuro? A realidade é que, apesar de ser de extrema importância estar por dentro das tendências do mercado de oficinas, muitos mecânicos profissionais ainda não conhecem esse conceito.
Com o mundo atual cada vez mais moderno, é fundamental adotar ações para se adaptar ao futuro, uma vez que quem não busca se atualizar se torna ultrapassado e, em geral, não consegue acompanhar a concorrência.
Dessa maneira, pensando em ajudá-lo a conhecer mais sobre a oficina do futuro, apresentaremos 5 tendências sobre o mercado que devem impulsionar o seu negócio. Continue a leitura para conferir todos os detalhes!
1. Adote equipamentos de alta tecnologia
Assim como a tecnologia dos automóveis está em constante evolução, o padrão de exigência dos consumidores também está cada vez maior, afinal, antigamente os itens automotivos eram muito mais simples e não apresentavam grandes diferenças entre si.
Contudo, hoje é preciso oferecer produtos diferenciados e específicos para ser competitivo no mercado, uma vez que os automóveis contam com características cada vez mais complexas e distintas.
A oficina do futuro deve contar com equipamentos de alta tecnologia. Ao utilizar, por exemplo, lixas com tecnologia anti-empastamento, o mecânico consegue ter muito mais precisão em seu trabalho e as chances de riscos diminuem — o que facilita o trabalho do profissional e, ainda, se torna um atrativo aos clientes.
Outra possibilidade é, por exemplo, apostar em tintas à base d’água, que não emitem o cheiro característico do produto e não poluem o meio ambiente, ou em uma cabine de pintura para modernizar a oficina, a fim de melhorar a qualidade da catálise do verniz, evitar a contaminação durante a pintura e agilizar o processo.
A realidade é que esse tipo de equipamento melhora a produtividade e o rendimento do estabelecimento, uma vez que garante um padrão de qualidade maior nos serviços prestados e, consequentemente, aumenta a satisfação dos clientes.
2. Conheça a impressão 3D
A impressão 3D pode ser uma importante ferramenta tecnológica e que promete ser cada vez mais utilizada, uma vez que se trata de um equipamento que é capaz de facilitar os processos de manufatura.
É possível usar a impressora 3D, por exemplo, para fazer os protótipos de peças e, nesse caso, o tempo gasto com testes de matriz é reduzido, assim como os custos envolvidos no processo, que podem ser diminuídos em até 80%.
Outra possibilidade de utilização da impressão 3D no ramo automotivo é para criar peças que não são mais fabricadas porque já saíram de linha, como ocorre com carros muito antigos, raros ou de colecionador.
3. Foque na sustentabilidade
Hoje muitas empresas e, inclusive, muitos consumidores se preocupam com o meio ambiente e buscam apoiar práticas sustentáveis nos negócios, optando pelo consumo mais consciente.
As oficinas mecânicas, em geral, são capazes de gerar determinados danos ao meio ambiente em razão do grande consumo de energia elétrica que é necessário para realizar os serviços e com relação ao descarte de materiais poluentes.
Nesse sentido, ter uma oficina que é sustentável é, sem dúvidas, uma oportunidade para você se destacar, uma vez que é possível atrair uma nova clientela que se preocupa com questões ambientais, economizar dinheiro e, ainda, ajudar o meio ambiente!
Para se tornar uma empresa sustentável é possível, por exemplo, buscar a economia da energia elétrica, estabelecer uma política para descarte consciente e instalar contenções para resíduos como óleos e fluidos.
4. Ofereça serviços por assinatura
Um novo modelo de negócios que representa a oficina do futuro são os serviços por assinatura. Nesse tipo de produto os clientes assinam planos — que podem ser mensais, bimestrais, trimestrais, semestrais, anuais, entre outras possibilidades — e, durante o período contratado eles podem realizar os serviços que desejam.
No ramo automotivo é possível oferecer por meio de um clube de assinaturas diferentes tipos de serviços, como:
- proteção e reparo de pintura;
- hidratação de couro;
- limpeza de motor;
- polimento;
- entre outros serviços.
É possível criar diferentes assinaturas, que contam com preços e serviços distintos, ou até mesmo disponibilizar o uso de determinados serviços básicos de maneira gratuita, mas cobrar separadamente pela oferta de funções extras.
5. Invista em um sistema de gestão
Ter uma oficina organizada e com processos bem definidos, sem dúvidas, auxilia na fidelização de clientes. Para ajudar nisso, é possível contar com os sistemas de gestão, que ajudam na produtividade e possibilitam um controle completo de tudo o que acontece dentro da oficina.
Esse tipo de sistema é capaz de ajudar em toda a gestão da oficina, como no trabalho do acompanhamento de processos e serviços, uma vez que ele registra todo o histórico dos veículos, como serviços já foram executados, datas de revisões anteriores, prazos, pendências e garantias.
Além de ajudar no dia a dia da oficina, um sistema de gestão é capaz de gerar uma impressão positiva no consumidor e, ainda, evita a fama de que esse tipo de estabelecimento é desorganizado e não consegue cumprir prazos — transmitindo mais credibilidade e gerando satisfação nos clientes.
Além disso, as opções de sistemas de gestão disponíveis no mercado são fundamentais para medir os seus custos e saber exatamente em quais setores da oficina é preciso investir ou fazer mudanças.
Já por meio do custo investido em cada serviço disponibilizado e com relação à quantidade de carros atendidos, é possível obter informações precisas acerca dos serviços mais procurados e dos rendimentos obtidos.
Agora você já sabe o que é a oficina do futuro e conhece, inclusive, dicas de como implementá-la em seu negócio e impulsionar as suas vendas. Lembre-se que é fundamental se atentar às tendências que já existem no mercado e ficar de olho nas que ainda estão por vir a fim de se adaptar a elas. Os cursos na área são uma ótima opção para se manter atualizado.
Este conteúdo foi útil para você? Então continue a visita em nosso blog e veja como usar o WhatsApp para otimizar o atendimento dos clientes na oficina!
O trabalho com divulgação de promoções através das mídias sociais da minha oficina mecânica foi o que me deu um pouco de tranquilidade nesse momento de pandemia que meu movimento tinha caído pela metade.
Olá Gilberto! Esse momento de crise é difícil para todos mesmo, mas não desanime.
A divulgação da mídia é algo que cresce aos poucos, não pare de mostrar seu trabalho através da internet.
A Chiptronic torce pelo seu sucesso, abraços!
Muito bom esse conteúdo! Tenho uma 600cc e as informações do blog sempre me ajudam.
Olá Jesse! Obrigada pelo feedback! 😀