Você sabe do que se trata a oficina do futuro? A realidade é que, apesar de ser de extrema importância estar por dentro das tendências do mercado de oficinas, muitos mecânicos profissionais ainda não conhecem esse conceito.
Com o mundo atual cada vez mais moderno, é fundamental adotar ações para se adaptar ao futuro, uma vez que quem não busca se atualizar se torna ultrapassado e, em geral, não consegue acompanhar a concorrência.
Dessa maneira, pensando em ajudá-lo a conhecer mais sobre a oficina do futuro, apresentaremos 5 tendências sobre o mercado que devem impulsionar o seu negócio. Continue a leitura para conferir todos os detalhes!
1. Adote equipamentos de alta tecnologia
Assim como a tecnologia dos automóveis está em constante evolução, o padrão de exigência dos consumidores também está cada vez maior. Afinal, antigamente os itens automotivos eram muito mais simples e não apresentavam grandes diferenças entre si.
No entanto, atualmente, a competitividade no mercado requer a oferta de produtos diferenciados e específicos, dada a crescente complexidade e singularidade das características dos automóveis.
A oficina do futuro deve contar com equipamentos de alta tecnologia. Ao utilizar, por exemplo, lixas com tecnologia anti-empastamento, o mecânico consegue ter muito mais precisão em seu trabalho e as chances de riscos diminuem — o que facilita o trabalho do profissional e, ainda, se torna um atrativo aos clientes.
Outra possibilidade é, por exemplo, apostar em tintas à base d’água, que não emitem o cheiro característico do produto e não poluem o meio ambiente. Ou em uma cabine de pintura para modernizar a oficina, a fim de melhorar a qualidade da catálise do verniz, evitar a contaminação durante a pintura e agilizar o processo.
A realidade é que esse tipo de equipamento melhora a produtividade e o rendimento do estabelecimento, uma vez que garante um padrão de qualidade maior nos serviços prestados e, consequentemente, aumenta a satisfação dos clientes.
2. Conheça a impressão 3D
A impressão 3D pode ser uma importante ferramenta tecnológica e que promete ser cada vez mais utilizada. Isso porque que se trata de um equipamento que é capaz de facilitar os processos de manufatura.
Você pode usar a impressora 3D para criar os protótipos de peças, o que reduz o tempo necessário para os testes de matriz. Além disso, os custos do processo podem ser reduzidos em até 80%.
No ramo automotivo, é possível utilizar a impressão 3D para criar peças que não são mais fabricadas, devido à sua saída de linha. Isso é comum em carros muito antigos, raros ou de colecionador.
3. Foque na sustentabilidade
Hoje muitas empresas e, inclusive, muitos consumidores se preocupam com o meio ambiente e buscam apoiar práticas sustentáveis nos negócios, optando pelo consumo mais consciente.
Em geral, as oficinas mecânicas podem causar danos ao meio ambiente devido ao grande consumo de energia elétrica necessário para executar os serviços e ao descarte de materiais poluentes.
Nesse sentido, ter uma oficina sustentável é, sem dúvidas, uma oportunidade para você se destacar. Pois é possível atrair uma nova clientela que se preocupa com questões ambientais, economizar dinheiro e, ainda, ajudar o meio ambiente!
Para se tornar uma empresa sustentável é possível, buscar economia da energia elétrica, estabelecer uma política para descarte consciente e instalar contenções para resíduos como óleos e fluidos.
4. Ofereça serviços por assinatura
Um novo modelo de negócios que representa a oficina do futuro são os serviços por assinatura. Nesse tipo de produto os clientes assinam planos — que podem ser mensais, bimestrais, trimestrais, semestrais, anuais, entre outras possibilidades — e, durante o período contratado eles podem realizar os serviços que desejam.
No ramo automotivo é possível oferecer por meio de um clube de assinaturas diferentes tipos de serviços, como:
- proteção e reparo de pintura;
- hidratação de couro;
- limpeza de motor;
- polimento;
- entre outros serviços.
É possível criar diferentes assinaturas, que contam com preços e serviços distintos, ou até mesmo disponibilizar o uso de determinados serviços básicos de maneira gratuita. E depois, seguindo a última opção, passar a cobrar separadamente pela oferta de funções extras.
5. Invista em um sistema de gestão
Ter uma oficina organizada e com processos bem definidos, sem dúvidas, auxilia na fidelização de clientes. Para ajudar nisso, é possível contar com os sistemas de gestão, que auxiliam na produtividade e possibilitam um controle completo de tudo o que acontece dentro da oficina.
Esse tipo de sistema é capaz de ajudar em toda a gestão da oficina, como no trabalho do acompanhamento de processos e serviços. Ele registra todo o histórico dos veículos, incluindo serviços previamente realizados, datas de revisões anteriores, prazos, pendências e garantias.
Além de ajudar no dia a dia da oficina, um sistema de gestão é capaz de gerar uma impressão positiva no consumidor. Ainda evita a fama de que esse tipo de estabelecimento é desorganizado, e não consegue cumprir prazos, transmitindo mais credibilidade e gerando satisfação nos clientes.
Além disso, as opções de sistemas de gestão disponíveis no mercado são fundamentais para medir os seus custos e saber exatamente em quais setores da oficina é preciso investir ou fazer mudanças.
Já investindo em cada serviço disponibilizado e considerando a quantidade de carros atendidos, é possível obter informações precisas sobre os serviços mais procurados e os rendimentos obtidos.
Agora você já sabe o que é a oficina do futuro e conhece, inclusive, dicas de como implementá-la em seu negócio e impulsionar as suas vendas. Lembre-se que é fundamental se atentar às tendências que já existem no mercado e ficar de olho nas que ainda estão por vir a fim de se adaptar a elas. Os cursos na área são uma ótima opção para se manter atualizado.
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Olá Jesse! Obrigada pelo feedback! 😀
O trabalho com divulgação de promoções através das mídias sociais da minha oficina mecânica foi o que me deu um pouco de tranquilidade nesse momento de pandemia que meu movimento tinha caído pela metade.
Olá Gilberto! Esse momento de crise é difícil para todos mesmo, mas não desanime.
A divulgação da mídia é algo que cresce aos poucos, não pare de mostrar seu trabalho através da internet.
A Chiptronic torce pelo seu sucesso, abraços!