Investir em capacitação própria e dos funcionários, garante uma maior diferenciação competitiva, além de tornar a sua mecânica relevante no mercado. Isso porque contará com um pessoal capacitado e experiente em suas funções.
A especialização em reparo de módulos pode ser uma ótima maneira de começar os estudos. É uma atividade em falta no mercado e que pode ser bastante lucrativa quando realizada dentro de uma oficina.
Neste texto, explicaremos sobre as principais ferramentas de reparo em módulos, além de mostrar como esse procedimento é feito e por que é interessante se tornar um reparador. Acompanhe!
Como funcionam os modelos de motores a diesel?
Os módulos a diesel funcionam de maneira um pouco diferente dos outros tipos de motores. É importante que o profissional esteja capacitado quanto a isso, para que não ocorram enganos durante o reparo.
Os motores a diesel são mais potentes e econômicos. Além disso, funcionam de maneira diferenciada em relação aos motores que utilizam gasolina, gás natural ou álcool para se movimentarem.
Nesse tipo de equipamento ocorre a combustão por meio da compressão do ar. Assim, a temperatura se eleva até que o combustível atinja o seu nível de auto inflamação. Quando ele é inserido na câmara por meio do injetor, ele entra em contato com o ar aquecido e, então, ocorre a combustão.
O injetor é um componente muito importante nesse processo, já que é ele quem envia o combustível para a câmara, onde ocorrerá a combustão. Até a década de 80, os módulos de injeção eram totalmente mecânicos, tendo sua regulagem de combustível feita por reguladores centrífugos.
O que são os módulos de injeção?
Os módulos de injeção são dispositivos que realizam diferentes atividades no veículo, atuando como se fosse o cérebro da área de gestão do motor. Uma das tarefas desempenhadas por ele é de controlar a mistura de combustível, além de gerir a injeção dentro da câmara.
Os componentes encontrados dentro de um módulo de injeção são bastante potentes, entretanto, isso não os impede de ter problemas ou apresentar defeitos, já que diversos outros componentes do veículo podem influenciar no seu desempenho e integridade.
Além do módulo em si, o sistema de injeção também conta com outros componentes, como os sensores e atuadores. Eles agem de maneira colaborativa, adquirindo informações sobre o motor e sua funcionalidade.
Isso ajuda os módulos de injeção a trabalharem de acordo com a realidade do motor, evitando o envio de mais ou menos combustível do que o necessário para a câmara de combustão, e afetando outras atividades.
Os sensores avaliam diferentes propriedades do motor, como pressão, temperatura, qualidade da mistura dos componentes atuantes na combustão e velocidade do equipamento.
Como é feito e quais as principais ferramentas de reparo em módulos?
O primeiro passo para reparar módulos de injeção a diesel envolve a análise das possíveis causas do problema apresentado. Um dos defeitos mais frequentes encontrados é com relação aos picos de tensão da bateria, infiltração de água no sistema ou um curto-circuito no chicote elétrico.
Esses problemas podem ocasionar diversas consequências não somente para o sistema de injeção, mas para outras partes do veículo, o que pode resultar em um grande prejuízo para o motorista.
Realizar o mapeamento de todo o sistema é importante, analisando as centrais responsáveis pelos atuadores e sensores, bem como examinando com maior cautela os terminais dos componentes.
Existem alguns equipamentos que podem auxiliar no processo de análise e reparo desses componentes, como o osciloscópio, que serve para avaliar os sinais de tensão por meio de um gráfico.
É muito importante que sejam tomadas medidas para a prevenção de novos defeitos ou que os problemas já reparados voltem a acontecer. Além disso, é importante orientar os motoristas com dicas do que pode ser feito para prolongar a vida útil e integridade do sistema de injeção, bem como de todo o carro.
De que a maneira a reparação de módulos pode gerar lucro?
A área de reparação de módulos está com uma crescente demanda no mercado, afinal, é mais fácil e barato realizar um reparo do que comprar novas peças. Além disso, não é tão fácil encontrar esse tipo de componente à venda.
Por isso, os mecânicos que se especializarem profissionalmente nessa atividade poderão oferecer um serviço diferenciado para seus clientes, além de se tornarem referência no mercado da sua região.
A escassez permite que o mecânico possa cobrar um bom valor pelos reparos, mas, é claro, evitando a prática dos valores abusivos, já que isso poderá afastar os consumidores.
Diversificar as atividades realizadas no seu empreendimento permite que um novo público possa se fidelizar. Além disso, os motoristas que já frequentam a sua mecânica farão isso com mais frequência, pois precisarão dos seus serviços para a realização desse tipo de reparo.
Mas para que você possa usufruir desses benefícios da melhor maneira possível, é preciso buscar qualificação profissional. Afinal, um bom serviço é o que garantirá a frequência de clientes.
Como se tornar um reparador?
Para se tornar um reparador de módulos, o primeiro passo é a especialização. Faça cursos, workshops e pesquisas on-line para entender melhor como funciona essa parte do veículo, bem como seus principais problemas e consertos.
Também pode ser necessário investir em ferramentas específicas para que o seu serviço se destaque ainda mais no mercado, além de tornar todo o processo de reparo mais prático.
Caso você atue com ajudantes ou outros funcionários, também é necessário que eles passem por treinamentos. Isso fará com que também possam realizar os reparos ou auxiliar da melhor maneira possível.
Um dos pontos mais importantes e que pode determinar o seu sucesso dentro da área de reparação de módulos é o seu gosto pelo tema. Investir nesse setor apenas pelo retorno financeiro pode causar estresse desnecessário, principalmente por passar horas trabalhando em algo que não goste tanto assim.
A última dica de ferramentas para reparo de módulos que levarão seu serviço ao sucesso, é utilizar o software ECU Repair, oferecido pela Chiptronic. Com ele, você terá acesso a inúmeras informações privilegiadas sobre a área de reparo de módulos.
Ficou interessado pelo ECU Repair ou quer saber mais informações sobre ele? Então entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!
Bom dia. Sou engenheiro de automação e gostaria de saber mais informações sobre MCU.
Olá Ivan, tudo bem? você poderia me especificar melhor quais as informações você deseja receber?