No mundo do automobilismo, a injeção eletrônica ganhou espaço definitivo nos sistemas de combustão interna. A esse respeito, as grandes empresas de veículos leves e pesados têm investido cada dia mais nessa tecnologia. Nesse sentido, para você que está no ramo profissional de mecânica, é fundamental o conhecimento sobre a temática e, principalmente, do módulo de injeção.
Também conhecido como módulo de controle do motor, o ECM (Engine Control Module) gerencia todo o sistema de injeção de combustível. Por isso, é de grande importância que o profissional reparador saiba tudo a respeito desse componente.
Seguindo essa ideia, preparamos um artigo completo sobre tudo a respeito do conserto de módulo de injeção. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!
Como fazer o conserto de módulo de injeção?
Falaremos agora sobre os 5 defeitos comuns, como reprogramar e quando deve ser trocado o ECM. Confira!
1. Problemas na alimentação
O ECM precisa receber alimentação constante da bateria para manter suas funções. Logo, qualquer anomalia no circuito que impeça sua energização será motivo para a causa de problemas no sistema de injeção. Uma das principais falhas está no acumulador de energia, pois sua funcionalidade não exige reparação constante, mas seu tempo de vida útil é limitado em, geralmente, 2 anos.
Outro fator está relacionado a problemas no alternador, pois com uma má operação desse componente uma das consequências é a queda de carga na bateria. Por isso, a checagem da tensão do acumulador, com o auxílio de um multímetro, é fundamental para a identificação de anomalias.
2. Defeitos na fiação e fusíveis
Com o tempo as fiações do circuito elétrico vão se degastando ao se atritarem com outras partes do veículo ou devido a processos de manutenção incorretos em que há emendas mal isoladas. Esses problemas podem acarretar curto-circuito e, consequentemente, a queima de fusíveis.
Dessa forma, é importante corrigir as fiações defeituosas e substituir os fusíveis danificados, pois esse problema provoca o rompimento de corrente elétrica em um determinado circuito do veículo.
3. Danos no módulo e conectores
A causa de problemas na injeção eletrônica pode ainda estar relacionada à integridade física do ECM, visto que esse componente também está propenso a sofrer desgastes em sua estrutura, como corrosões e ruptura de contatos. A esse respeito, a placa do módulo pode apresentar rompimentos de filamentos, presença de solda fria e oxidação.
Logo, é necessário fazer a checagem geral do estado de conservação dos pinos, terminais, plugs e conectores. Caso não haja a identificação de problemas, o módulo deverá ser testado isoladamente com o auxílio de um simulador de centrais.
4. Pane em outros módulos
Nos modelos atuais é muito comum a presença de outros módulos no veículo. Esses dispositivos estão relacionados a várias funções, como controle de estabilidade, freios ABS, sistema imobilizador e automatização de marcha. Esses módulos operam com o sistema integrado ao ECM. Dessa forma, caso haja algum defeito em qualquer um deles, o sistema de injeção eletrônica é comprometido.
5. Falhas nos sensores e atuadores
O sistema de injeção eletrônica dispõe de vários componentes que desempenham as funções de sensores e atuadores para o perfeito funcionamento do motor. Esses dispositivos trabalham conjuntamente recebendo e enviando informações à central do veículo. A exemplo, tem-se o sensor de temperatura, partida a frio, rotação, pressão de óleo e no caso de atuadores temos válvulas de injeção, bomba de combustível, bobina de ignição etc.
Grande parte dos problemas apresentados pelo módulo de injeção estão relacionados a esses componentes. Nesse sentido, para a identificação precisa de anomalias em todo o circuito de injeção, os aparelhos scanners de diagnósticos são ferramentas eficientes para esse trabalho.
Em se tratar da linha pesada, por exemplo, o Scanner Diesel assume várias funções que otimizam o trabalho do profissional, como leitura e identificação específica de falhas, elaboração de gráficos de diagnóstico e testes de sensores e atuadores.
Como reprogramar o módulo de injeção?
A reprogramação da ECM mais comum é identificada como um meio de “reiniciar” o módulo de injeção pela abertura do circuito de alimentação desse componente. Para essa atividade é preciso atenção e segurança. Acompanhe os quatro passos para a realização dessa prática!
Passo 1
Estacione o veículo em um local seguro e de preferência coberto. Caso o motor esteja quente, aguarde alguns instantes antes de fazer os devidos procedimentos.
Passo 2
Abra o capô e, com auxílio de ferramentas, desconecte o cabo positivo e negativo da bateria começando pelo positivo. Tome cuidado ao manusear as chaves para não resultar em curto-circuito com a bateria.
Passo 3
Mantenha os cabos desconectados por cerca de 10 minutos. Esse procedimento fará com que o módulo de injeção descarregue completamente. Com isso, as informações de uso serão apagadas.
Passo 4
Reconecte os cabos da bateria tendo os devidos cuidados com choques e curto-circuito. Feito isso, o módulo voltará ao seu estado padrão de funcionamento com um melhor gerenciamento do sistema eletrônico.
Existe também outro significado para a reprogramação da ECM e está relacionado com a modificação do software da central do veículo. Com essa reprogramação, há a mudança dos parâmetros de funcionamento do motor, tendo a finalidade de obter ganhos expressivos em potência, desempenho e economia de combustível.
Como e quando é indicado substituir a central de injeção do veículo?
A substituição do ECM deve ser feita em último caso, pois seu valor de mercado pode ficar bem mais caro que uma reparação envolvendo outras partes do sistema de injeção. Para uma inspeção mais eficiente, é necessário avaliar a existência de problemas na alimentação ou no aterramento bem como a presença de curto-circuito em suas conexões.
Caso haja a necessidade de troca dessa peça, há alguns pontos que devem ser analisados. A princípio, em veículos novos, para um mesmo modelo, existem vários tipos de centrais. Dessa forma, além de observar a equivalência entre o produto novo e o antigo, será preciso programá-lo com os mesmos parâmetros estabelecidos de fábrica, pois se houver divergência quanto a funcionalidade da nova ECM o motor não terá o desempenho adequado.
Portanto, essas foram algumas das principais informações sobre conserto de módulo de injeção. Tendo em vista a grande exigência do mercado por qualidade e eficiência em serviços, a busca por qualificação e investimento no seu negócio são essenciais para o desenvolvimento da oficina mecânica.
Gostou do artigo e deseja aprender um pouco mais sobre conserto do módulo de injeção? Entre em contato conosco e conheça mais sobre essa área!
Boa tarde
Tenho Kia soul 2012
Ele não acende a luz da injeção e não apresenta falha e está andando normal,mais quando passo o scanner está registrando esses códigos o código p0011,,,p0077
.
Oque será??
Olá Ana, tudo bem? Nesse caso, É bem provável que seja a válvula de pressão de óleo dos comandos. É possível que o carro esteja perdendo a referencia do ponto de sincronismo, por uma mal funcionamento desse componente.
Mas de qualquer forma, recomendamos que você leve a um profissional especializado para uma melhor análise
vcs dão curso de conserto de centrais tanto ciclo otto como diesel leve e pesado? tô muito interessado em entrar e aprender nesse ramo…
Olá Inderson, tudo bem? vou te deixar nosso contato especializado para você tirar todas as suas dúvidas, basta clicar no link a seguir: https://wa.link/6oysg3
Boa tarde, preciso fazer a (re)programação do modulo de injeção do Citroen C3. Voces fazem ????
Olá Tulio, nossa empresa tem foco em equipamentos de tecnologia automotiva, porém temos uma empresa parceira que pode te ajudar com esse problema. Basta clicar a seguir: https://api.whatsapp.com/send?phone=5514997585782
Bom dia!
Vocês trabalham com conserto de módulo de conforto, Sprinter 415/ 2017?
Olá Ana Paula, como vai? Nossa empresa tem foco em tecnologia automotiva, mas temos uma oficina parceira que trabalha com reparos e diagnóstico. Basta clicar a seguir para entrar em contato: https://api.whatsapp.com/send?phone=5514997585782
Olá,boa tarde tenho tiida 2008 automático,,,apresentou falha centelha no 4.o cilindro,,atribuiu problema ao módulo,, levei pra reparo,e o problema continua,,, posterior troquei velas e bobinas e nada,,pode ser mau reparo,, falou que trocou o driver com defeito,,,me ajuda ai
Bom dia .
Gostaria de saber se vcs trocam o nano chip de injeção eletrônica do modulo do cobalt 1.4 2015
E qua e o valor .
Pq estou em marica ja quero ir certo.
Zap 21 96628 9705
Aguardando sua resposta
Boa tarde, tudo bem? Necessito de reparo em um módulo do motor Isuzu 4jj1. Vocês efetuam esse serviço?
Olá Valdemar, tudo bem?
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Boa tarde!
Tenho um Citroen xsara picasso 2.0-16v- ano 2004, o veículo começou dar problema, já fiz de tudo e não consegui achar o defeito.
desconectei o s conectores da BSM e constatei que o conector verde entrou em curto no qual derreteu duas entradas do pino, mas não sei o quê e o conector verde comanda no veiculo, por gentileza tem como me orientar?
Boa tarde ,vcs teriam o Módulo de injeção eletrônica da Scenic 2.0- 16v Aut 2008
Numeração: S118301125
8200441052
Ou vc consertam
13 981399609 WhatsApp
Olá Marcelo, tudo certo? Vou te passar o contato da nossa oficina parceira, que vai poder te ajudar com essa necessidade. Um abraço!
Whatsapp Injetron: (14) 99758-5782
Boa tarde, tudo bem? Necessito de reparo em um módulo do motor Isuzu 4jj1. Vocês efetuam esse serviço?
Boa tarde!
Tem uma IX35 ano e modelo 2015, e após fazer a troca da bateria identificamos um problema que até agora não conseguimos solucionar, foram 04 vezes que fui até o mecânico e eletrecista passam o carro no escanneer e acusa como BATERIA, a mesma é nova MOURA e da especificação do manual da Hyundai, estamos andando com o carro ai ele perde força, você pode acelerar que o mesmo entra SEGURANÇA, e a luz da INGNIÇÃO acende, ai levo na mecânica ou auto elétrico para passar no escanner e volta ao normal, já fiz troca dos filtros de combustivel, cabo de velas, velas, filtro de ar condicionado, filtro de ar do motor, limpeza dos bicos, mais fica um tempo funcionando e depois retorna o problema, liguei para o meu corretor de seguro a fim de fazer uma análise e estudo junto aos mecânicos das oficinas e não sabem, o filho do meu corretor teve o mesmo problema em uma IX35 ano 2014, e o irmão dele no HB20 2015, e falaram que trocaram as velas normais para a IRIDIUM, será que confere está informação. Grato,
Estou com um sentra 2008 desliguei ele ai fui ligar arriou a bateria coloquei uma nova daí o carro não pegou mais acendeu a luz da chave um carrinho e não funcionou mais o mecânico alegou o módulo será oq pode ser meu cel e 77998641615
Olá!
Vocês saberiam me dizer se todos os módulos monoponto tem o arquivos dos mapas de injeção armazenados no processador e não em eeprom?
Pois preciso converter um Corsa 1.4 1995 pro etanol, mas ele usa processador, e meu batronix não le processador. Procurei outros modulos de outros carros, mas todos que vi eram processador.
Se souberem algum carro que seja monoponto porém utilize eeprom pra armazenar o arquivo pode me dizer qual é?
Aguardo.
Muito obrigado.
Boa tarde.
Preciso de uma informação de especialistas em módulos de injeção.
Existe reparo no módulo do Chrysler 300M, Ano 1999?
Ele tem uma espécie de “gel” envolto nos componentes.
Agradeço o retorno e a atenção.
Olá amigo tenho uma spin automático, quando é aberto qualquer porta e o carro em movimento fica piscando lâmpadas do freio traseiro sem acionamento do pedal, pode me ajudar
Boa noite, eu tenho um santana 2003 a alcool,, a bomba de combustível queimou, após trocada a bomba o carro ficou acelerado e com cheiro de álcool pelo escapamento, fui em outro mecânico que trocou os 4 bicos, o regulador de pressão, o atuador de marcha lenta, a sonda lambida, cabos e velas, o sensor de temperatura, e o cheiro de álcool e o alto consumo continua. ele disse que poderia ser o cabeçote, fui em outro especialista em injeção eletrônica que após os testes alegou ser o módulo com defeito, ele tirou a sonda lambida nova e colocou a velha e os dados foram os mesmos, ela trava em 9, vcs poderiam me ajudar a descobrir o defeito por favor? Meu nome é Milton 11 997913391
Boa tarde preciso testar ou arrumar meu módulo golf sr 1.6 sou aqui da vila dos remédios são Paulo se puder passar o endereço eu agradeço
Preciso de um módulo de uma estrada adventure 2003motor1/8
Boa noite fui colocar um rele de corte de bico no meu monza efi ano 93, que estava funcionando no gás o que aconteceu foi que meu monza não pegou mais, afogou de tal maneira que tirei gasolina do Tbi com uma seriga, e agora não sei o que fazer gostaria de saber se o modulo de injeção pode estar queimado..
Om dia.
Gostaria de saber se vocês tem curso de manutenção de central de injeção?
Olá Adriano, abaixo vou deixar um link onde você pode encontrar nossos cursos voltados para essa área
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Boa tarde tenho uma placa tipitronic com defeito vcs recupera ela
Olá Thiago, abaixo vou deixar um link de WhatsApp do nosso laboratório de reparo de módulos. Fale com um de nossos profissionais
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Tenho um chery face 2011/2012 . Estou com problema no modulo de conforto. Onde o mesmo quando abro a porta ele fica alarmando direto, as portas travam direto, e quando ligo o carro o alarme e setas ficam piscando direto por um 15 minutos. Voces fazem o diagnostico e conserto?
Olá Robson, a Chiptronic é uma empresa que oferece soluções para tecnologia automotiva, mas temos uma empresa parceira que pode ajudar com seu problema. Basta clicar a seguir e entrar em contato: https://api.whatsapp.com/send?phone=5514997585782
Olá gostei muito da explicação eu comprei um módulo no escuro pq o meu queimou .,e não tá dando certo o carro tá com giro muinto baixo já passou por mais de 4 auficina mecânica e não descobrem o problema dizem que o carro não tem nada então acha que e do módulo talvez o cara que fez a configuração tenha feito errado.
Olá Glaucia, ficamos felizes que tenha gostado! Continue nos acompanhando pra mais novidades no blog!
Olá gostei muito da explicação eu comprei um módulo no escuro pq o meu queimou .,e não tá dando certo o carro tá com giro muinto baixo já passou por mais de 4 auficina mecânica e não descobrem o problema dizem que o carro não tem nada então acha que e do módulo
Olá sou angolano, gostei de ver a publicação e pude aprender alguma coisa. Preciso de uma ajuda. Meu carro é Kia cerato e só trabalha dois cilindros. Primeiro e o segundo. Já fizemos todos os testes inclusive fez-se uma revisão no motor, mesmo assim o problema continua. Será que o problema tem haver com a placa centralina de injeção?
Quero fazer o curso
Fala Rubens, tudo certo?!
Ficamos felizes em saber que você quer se especializar em uma área tão promissora!
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⏩ https://826465c.contato.site/53b93ae3a5/cursos/cursos-online
Boa noite,meu nome é Marcelo tenho 1 suzuki Vitara 1.6 8v ano 94 mono ponto o mesmo está com problema de modulo .
Boa tarde
Meu modulo vrod (HARLEY DAVIDSON) parou de funcionar 2 dias após dar carga na bateria.
Oq devo fazer?
Tenho uma s10 a diesel 2011 com 127000km e no momento vem apresentado problemas de inj. Eletrônica, indicador do painel acendendo, engasgando tem momentos que o carro morre e não pega como tbm o carro não desliga na chave.
Onde posso levar para reparo, perto do centro do rio de Janeiro.
Boa tarde!
Tenho interesse em fazer o curso, pode me enviar mais informações?
Olá Fernando! Ficamos felizes pelo seu interesse em aprender conosco! 😀
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Tamo junto!
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Olá amigos, me ajudem pois meu mecânico está querendo abrir meu motor achando que possa ser um defeito interno. Meu carro está apresentando falha no sensor de detonação, já trocamos o sensor e passamos o scanner o defeito ainda persiste. Estamos suspeitando da central, acha que possa existir uma possibilidade disso?
Tô. Com. Um. Pobrema. Com. Um. Mobi três. Cilindro ele pega. Mais não. Fica. Firma aí. Scanner. Apareceu. Bobina. Já foi trocado. TD até. Bicos mesmo. Assim. Carro. Pega. E morrendo
Gostaria do seu endereço e contato
Olá Walter! Nós somos de Piraju, interior de São Paulo.
Abaixo deixarei o WhatsApp de um de nossos consultores que é especialista em módulos. Ele irá tirar todas as suas dúvidas e você será bem atendido
Abraços! 🙂
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Bom dia, tenho um polo 1.6 2008/2009 ligo a chave, acende tudo porem não esta fazendo o som da injeção quando dou a partida o motor não dispara. É como se não tivesse combustivel. Será que no modulo de injeção????
Bom dia tenho QQ dá shery ele tem rpm pouco baixo pois tenho auto escola ele tem dificuldade de usar na embreagem vpois morre muito ,gostaria de saber se tem com deixar o rpm dele com mais de mil rpm ,tem como reprogramar para aumentar o rpm aguardo um retorno
Olá boa noite tenho um Fiat Siena 2012 motor fire 1.4 e o mesmo cortar a corrente repentinamente, isso pode ser o módulo?
Gostaria de e saber se faz reparo no módulo de arrefecimento e do ar do astra 2000 e aonde que fica a loja .?
Olá Jeferson! A seguir deixarei o WhatsApp da nossa oficina. Nossos mecânicos vão tirar todas as suas dúvidas!
https://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=5514991123986
Tenho módulo de cama ELÉTRICA. Consertam??
boa noite
como posso conseguir esse curso
Olá Iran, tudo bem? Iremos entrar em contato com você através de seu e-mail. Um grande abraço amigo! 😀
Tenho um mazda 626 automático e o módulo apresenta zinabre na placa e curto , apresenta mal funcionamento e ventoinha liga carro frio e alteração funções câmbio.
Tenho interesse em ingressa nessa area de conserto de centrais automotivas pois só mecanico e quero crecer nessa area
Olá Willkens, tudo bem? Iremos te enviar mais informações, através de seu e-mail.
Bom dia amigo tenho um nisan grand livina 2010, está com problema o carro pega depois de sair perde a força falam que é o módulo mas ninguém consegue consertar estou a ponto de taça fogo
Boa noite amigo que ria saber quanto sai pra fazer uma reprogramação na sentral da minha espc Fox ela era altomatisado e agora e manual só que ficou mostrando no painel avaria da caixa entrar em contato com a wolk meda uma resposta aí fais o favor.
Gostaria de fazer um curso de reparo ! Só que gostaria de fazer presencial!! Vcs tem aqui em Sp
Tenho interesse em aprender e reparar módulos automotivos. Grato.
Olá Nejm, tudo bem? Muito bom amigo, esperamos que goste da área. Iremos te enviar mais informações, através de seu e-mail mais informações sobre nosso curso. Um grande abraço de toda a equipe Chiptronic! 😀
Olá, gostaria de saber o preço do curso conserto de módulo diesel
Obrigado
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Vem ser Chiptronic! Abraços.
https://mkt.chiptronic.com.br/cursos-chiptronic
Bom dia Marcos!
Vcs tem o diagrama elétrico das centrais do mercedes classe A160 Mecanica 2000
Mecedes classe A 190 semi automatica
Mercedes classe A 190 automática 2005
Ola estou com problema no carro desconfio que seja UCE ligo o carro aciona a ventoinha e o modulo manda combustivel direto sem o carro pegar ipanema 2.0 gas e gnv um bico injetor
Gostaria de obter mais informações sobre reparos de módulos de injeção eletrônica. Já sou técnico em eletrônica a mais de20 anos e tenho interece nessa área da eletrônica automotiva.
Olá Antonio, tudo bem? Iremos enviar mais informações através de seu e-mail. Um abraço de toda equipe Chiptronic! 😀
Olá, se puder me enviar mais informações tb. Sou formado em eletronica e em Sistemas, e recebi uma oferta de ingressar nessa área de módulo veicular. Muito me interessa. Agradeço.
Olá Marcus, tudo bem? Claro podemos lhe enviar mais informações sim!
vc eliminam o cod do corsa 1.6 16v 1998 ?
Ótimo pessoal, gostei de mais das informações indicadas, isto é muito importante para nós a classe mecânica de respeito agradece. Abraços.
Olá Roberto, tudo bem? Obrigado por seu feedback amigo! Abraço de toda equipe Chiptronic, e sucesso em sua profissão!
Bom dia. Vcs convertam?? Preciso de concerto para o meu.