Atualmente, grande parte da frota de carros do Brasil conta com motor flex. Contudo, a tecnologia ainda gera dúvidas em muitas pessoas, especialmente no que diz respeito às motos flex — segmento que vem ganhando cada vez mais o mercado.
As motos flex costumam gerar muitas comparações com os carros que usam a mesma tecnologia, uma vez que muitos acreditam que o sistema é igual em todos os veículos. Mas a realidade é que existem algumas diferenças entre eles.
Se você deseja conhecer mais sobre o assunto e entender as vantagens e desvantagens do motor flex em motos, acompanhe o post, pois vamos apresentar todos os detalhes. Continue a leitura e confira!
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Como funciona um motor flex em motos?
O motor flex de motos conta com módulo de controle eletrônico, denominado ECM (sigla em inglês que significa “Engine Control Module”). Ele determina o tempo ideal de injeção de combustível, sendo que o sistema é interligado a sensores que acompanham o funcionamento do motor.
Além do ECM, há outro sensor nas motocicletas, que mede a quantidade de oxigênio resultante da combustão. Isso faz com que o módulo identifique qual é o combustível que está sendo usado no momento (gasolina, etanol, maior proporção de gasolina do que etanol ou maior proporção de etanol do que gasolina).
Ao conhecer todas as informações, o ECM faz com que o injetor trabalhe com a quantidade correta de combustível, o que possibilita que a moto seja abastecida tanto com etanol ou gasolina quanto com a mistura em qualquer proporção de ambos.
É possível ou obrigatório misturar gasolina e álcool?
É possível e, inclusive, recomendado por algumas montadoras, como Honda e Yamaha, misturar gasolina e álcool no tanque da moto. Isso ocorre porque, em geral, as motocicletas, diferentemente dos carros, não contam com um tanque de sistema de partida a frio ou auxiliar de partida equivalente.
Assim, no caso das motos, é recomendado que, ao optar por utilizar o etanol, o condutor misture-o com uma parte de gasolina, conforme a proporção indicada no manual do proprietário.
Contudo, ao contrário do que muitas pessoas pensam, a mistura não é obrigatória. Deve-se seguir essa regra, especialmente no inverno ou em regiões de clima mais frio, pois, quando há apenas etanol no tanque, a partida torna-se mais difícil e o tempo necessário para atingir a temperatura ideal de funcionamento do motor é maior.
Quando está muito frio, a moto pode demorar mais para dar partida ao se utilizar apenas o etanol. Isso pode acontecer por conta de dispositivos eletrônicos que não rodam enquanto a temperatura do motor não estiver correta ou em razão dos “engasgos” que a moto pode dar.
No caso, é ideal que o proprietário siga o manual do veículo para evitar qualquer prejuízo ao desempenho do motor de sua moto.
Quais são os prós e contras do sistema flex?
As motos com motor flex já se destacam como as mais vantajosas do mundo, oferecendo ao consumidor o poder de escolha como seu maior benefício. Afinal, ele pode optar por abastecer com o que é mais rentável no momento, o que pode gerar grandes economias.
Outro ponto a se considerar, são as variações no preço do etanol, que podem mudar conforme a safra da cana-de-açúcar e da localização geográfica da zona de plantio. No Sudeste, por exemplo, o seu preço costuma ser menor, pois a região é próxima aos centros produtores.
Portanto, o proprietário de uma moto flex deve sempre avaliar se abastecer com o etanol é uma opção vantajosa ou não no momento. O álcool tem cerca de 70% do poder de queima da gasolina. Dessa maneira, o seu preço deve ser, ao menos, 30% menor que o da gasolina para que a compra seja economicamente vantajosa.
Nesse caso, é preciso multiplicar o preço do litro da gasolina por 0.7 para descobrir o valor máximo que deve ser pago pelo litro de etanol.
Desempenho
A realidade é que ainda existem controvérsias com relação ao tema. Algumas pessoas afirmam que o motor flex pode não apresentar o mesmo desempenho de um motor comum, especialmente nos casos em que o combustível escolhido com muito mais frequência é o álcool.
No entanto, nas fichas técnicas divulgadas pelos fabricantes, a informação predominante é que o desempenho de um motor comum é semelhante ao de um flex. Alguns mencionam, inclusive, que não há diferença na performance ao usar tanto álcool como gasolina.
Como surgiu o sistema biocombustível em motos?
A tecnologia flex em motocicletas está completando 10 anos, sendo a Honda a pioneira no segmento. Na ocasião, uma equipe de engenheiros brasileiros desenvolveu, no Japão, um motor de moto com o objetivo de causar menos impacto ao meio ambiente.
O etanol é um combustível renovável, natural e disponível em grande quantidade no Brasil. Além disso, durante a sua plantação, a cana-de-açúcar ainda absorve da atmosfera o dióxido de carbono, que é necessário para o processo de fotossíntese. Ou seja, trata-se de um combustível mais limpo do que os demais.
Dessa maneira, quando o consumidor utiliza o etanol, em vez do combustível fóssil, como a gasolina, ajuda a diminuir em até 90% a emissão de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera.
Qual é o tempo para a adaptação do combustível após o abastecimento?
Os motores flex podem precisar de um pequeno tempo de adaptação. Ele leva, em média, 10 minutos, com a moto funcionando, para que seja possível reconhecer a proporção da mistura do combustível que está no tanque.
Essa recomendação é importante, especialmente, nos casos em que houve a troca do combustível que estava sendo utilizado. Por exemplo, em caso de uso da gasolina e o novo abastecimento for feito com álcool.
Nesses casos, o ideal é percorrer um trajeto mínimo, pelo tempo estipulado no manual do proprietário (que pode variar de acordo com a marca e o modelo da moto), para o sistema assimilar o novo combustível. Isso diminui eventuais problemas na próxima partida do veículo, especialmente se o motor estiver frio.
Agora que você já descobriu como o motor flex em motos funciona, saiba que é possível aprender ainda mais sobre o assunto para tirar as dúvidas de seus clientes. Assim, poderá executar o serviço da melhor forma em sua oficina ao realizar um curso de mecânica de motos da Chiptronic!
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