Atualmente, grande parte da frota de carros do Brasil conta com motor flex. Contudo, a tecnologia ainda gera dúvidas em muitas pessoas, especialmente no que diz respeito às motos flex — segmento que vem ganhando cada vez mais o mercado.
As motos flex costumam gerar muitas comparações com os carros que usam a mesma tecnologia, uma vez que muitos acreditam que o sistema é igual em todos os veículos. Mas a realidade é que existem algumas diferenças entre eles.
Se você deseja conhecer mais sobre o assunto e entender as vantagens e desvantagens do motor flex em motos, acompanhe o post, pois vamos apresentar todos os detalhes. Continue a leitura e confira!
Como funciona um motor flex em motos?
O motor flex de motos conta com módulo de controle eletrônico, denominado ECM (sigla em inglês que significa “Engine Control Module”). Ele determina o tempo ideal de injeção de combustível, sendo que o sistema é interligado a sensores que acompanham o funcionamento do motor.
Além do ECM, há outro sensor nas motocicletas, que mede a quantidade de oxigênio resultante da combustão. Isso faz com que o módulo identifique qual é o combustível que está sendo usado no momento (gasolina, etanol, maior proporção de gasolina do que etanol ou maior proporção de etanol do que gasolina).
Ao conhecer todas as informações, o ECM faz com que o injetor trabalhe com a quantidade correta de combustível, o que possibilita que a moto seja abastecida tanto com etanol ou gasolina quanto com a mistura em qualquer proporção de ambos.
É possível ou obrigatório misturar gasolina e álcool?
É possível e, inclusive, recomendado por algumas montadoras, como Honda e Yamaha, misturar gasolina e álcool no tanque da moto. Isso ocorre porque, em geral, as motocicletas, diferentemente dos carros, não contam com um tanque de sistema de partida a frio ou auxiliar de partida equivalente.
Dessa maneira, no caso das motos, o recomendado é que, quando a opção for utilizar o etanol, ele seja misturado a uma parcela de gasolina. Isso deve ser feito na proporção indicada no manual do proprietário.
Contudo, ao contrário do que muitas pessoas pensam, a mistura não é obrigatória. Essa regra deve ser seguida, especialmente, no inverno ou em regiões de clima mais frio, uma vez que quando há somente etanol no tanque, a partida se torna mais difícil e o tempo para alcançar a temperatura de exercício ideal do motor é maior.
Quando está muito frio, a moto pode demorar mais para dar partida ao se utilizar apenas o etanol. Isso pode acontecer por conta de dispositivos eletrônicos que não rodam enquanto a temperatura do motor não estiver correta ou em razão dos “engasgos” que a moto pode dar.
O ideal é que, nesse caso, o proprietário respeite o que diz o manual de seu veículo para que o desempenho do motor de sua moto não seja prejudicado.
Quais são os prós e contras do sistema flex?
As motos que têm motor flex já são consideradas as mais vantajosas do mundo, sendo o seu maior benefício o poder de escolha que proporciona ao consumidor. Afinal, ele pode optar por abastecer com o que é mais rentável no momento, o que pode gerar grandes economias.
Outro ponto que deve ser considerado são as variações no preço do etanol, que podem mudar conforme a safra da cana-de-açúcar e da localização geográfica da zona de plantio. No Sudeste, por exemplo, o seu preço costuma ser menor, pois a região é próxima aos centros produtores.
Portanto, o proprietário de uma moto flex deve sempre avaliar se abastecer com o etanol é uma opção vantajosa ou não no momento. O álcool tem cerca de 70% do poder de queima da gasolina. Dessa maneira, o seu preço deve ser, ao menos, 30% menor que o da gasolina para que a compra seja economicamente vantajosa.
Nesse caso, é preciso multiplicar o preço do litro da gasolina por 0.7 para descobrir o valor máximo que deve ser pago pelo litro de etanol.
Desempenho
A realidade é que ainda existem controvérsias com relação ao tema. Algumas pessoas afirmam que o motor flex pode não apresentar o mesmo desempenho de um motor comum, especialmente nos casos em que o combustível escolhido com muito mais frequência é o álcool.
No entanto, nas fichas técnicas que são divulgadas pelos fabricantes, a informação que prevalece é que o desempenho entre um motor comum e um flex é semelhante. Alguns mencionam, inclusive, que não há diferença na performance ao usar tanto álcool como gasolina.
Como surgiu o sistema biocombustível em motos?
A tecnologia flex em motocicletas está completando 10 anos, sendo a Honda a pioneira no segmento. Na ocasião, uma equipe de engenheiros brasileiros desenvolveu, no Japão, um motor de moto com o objetivo de causar menos impacto ao meio ambiente.
O etanol é um combustível renovável, natural e disponível em grande quantidade no Brasil. Além disso, durante a sua plantação, a cana-de-açúcar ainda absorve da atmosfera o dióxido de carbono, que é necessário para o processo de fotossíntese. Ou seja, trata-se de um combustível mais limpo do que os demais.
Dessa maneira, quando o consumidor utiliza o etanol, em vez do combustível fóssil, como a gasolina, ajuda a diminuir em até 90% a emissão de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera.
Qual é o tempo para a adaptação do combustível após o abastecimento?
Os motores flex podem precisar de um pequeno tempo de adaptação. Ele leva, em média, 10 minutos, com a moto funcionando, para que seja possível reconhecer a proporção da mistura do combustível que está no tanque.
Essa recomendação é importante, especialmente, nos casos em que houve a troca do combustível que estava sendo utilizado. Por exemplo, quando estava sendo usada gasolina e o novo abastecimento foi feito com álcool.
Nesses casos, o ideal é percorrer um trajeto mínimo, pelo tempo estipulado no manual do proprietário (que pode variar de acordo com a marca e o modelo da moto), para o sistema assimilar o novo combustível. Isso diminui eventuais problemas na próxima partida do veículo, especialmente se o motor estiver frio.
Agora que você já descobriu como o motor flex em motos funciona, saiba que é possível aprender ainda mais sobre o assunto para tirar as dúvidas de seus clientes. Assim, poderá executar o serviço da melhor forma em sua oficina ao realizar um curso de mecânica de motos da Chiptronic!
Se você deseja se tornar um especialista em motor flex para motos, nós fornecemos o suporte necessário. Entre em contato e veja como nós podemos ajudar você!