Atualmente, é comum ver motoristas procurando pelo apoio de um mecânico para verificar certos comportamentos estranhos do carro, como engasgos, fumaça pesada e até mesmo algumas dificuldades com a direção. As pessoas estão se tornando mais conscientes de que esperar uma peça quebrar pode ser bem pior do que prevenir que isso aconteça.
E um dos problemas que, com certeza, você vai ouvir em sua oficina mecânica é a falta de potência do motor. Mesmo que o motorista não tenha notado ainda, seu automóvel pode estar mostrando alguns sinais.
O veículo anda estranho, não rende tanto quanto costumava ou sofre em algumas subidas. Todos esses problemas podem ocorrer, mesmo que o motorista tome todos os cuidados necessários.
No entanto, existem explicações para essas falhas, assim como soluções práticas. Por isso, mostraremos neste post como resolver a falta de potência do motor. Confira!
Quais são os principais sinais?
Engasgo no motor
Esse é o sintoma mais genérico de que algo está errado com o carro. Assim, é muito difícil dizer exatamente qual é o problema considerando apenas essa falha. Pode ser algo extremamente grave ou apenas uma reação momentânea.
De todo modo, é importante fazer uma inspeção caso esses engasgos persistam por muito tempo. Em algumas situações, eles podem vir logo antes de perdas maiores de potência dentro do motor.
Dessa forma, oriente seus clientes a ficarem atentos e levarem o carro para a oficina assim que notarem algo errado.
Perda de eficiência no consumo de combustível
Naturalmente, quando um veículo perde muita potência ele precisa puxar mais combustível do tanque para completar o mesmo movimento. Assim, tarefas mais pesadas, como levar carga ou subir uma ladeira, podem exigir muito mais do motor, o que consome rapidamente litros e litros de combustível. Nada bom para o bolso do motorista.
No início, os sinais podem ser um pouco mais sutis, como dificuldade para acelerar. Porém, em pouco tempo eles podem ficar mais intensos e causar grandes dores de cabeça ao motorista. E, claro, em você também. Afinal, é muito mais fácil e rápido resolver um problema enquanto ele ainda é pequeno.
Fumaça escura e pesada saindo do escapamento
Esse é outro sintoma clássico e bem abrangente de que é hora de encaminhar o veículo para a revisão. A fumaça de um carro normalmente deve ser cinza e leve, se dispersando rapidamente no ar. Porém, quando ela começa a ficar muito escura, é provável que esteja carregando muita sujeira ou que exista algum tipo de carbonização no motor, como queima de óleo.
Em geral, a fumaça em si não é um problema. Ela é apenas um aviso de que é necessário fazer uma verificação no motor antes que ele comece a perder muita performance.
Se isso está acontecendo com seu cliente, é bom perguntar se o automóvel apresentou algum outro problema, como perda de desempenho.
E as causas mais comuns?
Um fraco desempenho do motor pode ser causado por diversos fatores. Desde combustível de má qualidade, problemas na vela e até filtro de ar sujo, que resulta no entupimento dos pistões. E as consequências podem ir muito além da perda de potência.
Entretanto, muitas vezes a mecânica do veículo está em ordem e o motor continua sofrendo com falta de potência. O motor é responsável não só por gerar a energia que movimenta o veículo, mas, também, por sustentar o alternador, que recarrega a bateria usada pelos acessórios instalados.
Dificilmente a utilização de faróis e limpadores de para-brisa vai prejudicar o desempenho do motor. No entanto, não podemos dizer o mesmo de alguns outros itens.
Se você está em dúvida sobre o que pode estar prejudicando o desempenho do automóvel, então continue a leitura e veja alguns exemplos.
Ar-condicionado
Um dos acessórios que mais prejudica a potência do motor é o ar-condicionado. Principalmente em carros de motor mais fraco, esse sistema deve ser utilizado apenas quando for realmente necessário, pois é perceptível a queda de desempenho do veículo em subidas, por exemplo, quando o ar está ligado.
Vale a pena conscientizar os clientes de sua oficina quanto a esse fator, caso eles queiram um rendimento melhor do motor. Uma boa ideia é sugerir modelos de ar-condicionado mais econômicos ou acessórios de ventilação que reduzam a necessidade do aparelho.
Refrigeração
A alta temperatura externa pode ser uma vilã para o sistema de refrigeração do carro, forçando o veículo a trabalhar em condições de calor extremo. Assim, o ventilador precisa atuar em potência máxima e, com isso, pode ser danificado. Como resultado, a potência restante para o funcionamento do motor diminui.
Nem sempre esse problema pode ser evitado, especialmente no auge do verão de algumas partes do Brasil. Porém, há algumas atitudes que podem ser tomadas, como escolher a refrigeração adequada para o clima local e para o modelo do carro.
Motor com turbo
Outra possível causa pode ser vista em carros que apresentam motor com turbo. Um ajuste malfeito da peça pode resultar em perda de potência, além de desempenho abaixo do esperado. Considerando que a ideia original era extrair mais velocidade e potência, o prejuízo aqui será em dobro.
Manter o sistema limpo e bem lubrificado é um dos pré-requisitos para evitar esse tipo de problema. Sem isso, o ar do escapamento não consegue retornar da forma apropriada, colocando mais pressão no motor sem gerar potência.
Bombas de combustível
Como você já deve saber bem, o combustível do tanque é levado até o motor, gradualmente, por uma bomba. Isso garante que o volume adequado chegue até o sistema e maximize a eficiência entre consumo de combustível e produção de movimento. Diante disso, é fácil entender por que um problema na bomba de combustível pode levar à perda de potência do motor.
Há vários problemas que podem estar associados a esse mau funcionamento, como queima de algumas das peças, acúmulo de combustível sujo ou falha nos comandos. Tudo isso altera o volume de combustível jogado no motor, afetando seu desempenho.
Corrigir esse problema pode ser algo bem simples: basta limpar o canal, remover a sujeira do tanque ou executar outro procedimento padrão. Porém, se o caso for mais grave, aí é hora de trocar a bomba de combustível.
Falta de sincronia na hora da ignição
O funcionamento de qualquer mecanismo depende em boa parte do trabalho conjunto das peças. Se uma coisa não se encaixa na outra, é bem mais difícil gerar um bom resultado — que, nesse caso, é o movimento adequado do carro. E um dos pontos mais críticos aqui é o processo de ignição.
A primeira queima de combustível é o ponto de partida para todo o resto. Sem isso, não há energia circulando pelo motor, o que significa que não haverá movimento. Em outras palavras, o motor não dá partida.
Porém, pode ser que outra coisa aconteça: as peças da ignição, principalmente a vela e a bomba, começam a atuar fora de sintonia, criando a faísca muito cedo e não enviando a quantidade certa de combustível.
O resultado é uma série de engasgos, motor morrendo e quedas repentinas de performance. Detectar esse problema é muito importante, pois sua causa está em componentes vitais, como as velas, ou mesmo na central de comando.
Defeito na correia de distribuição
Essa é uma falha menos comum, mas que ainda pode acontecer. Então, é melhor já estar preparado.
A correia de distribuição é outro componente que afeta a sincronia entre diversos componentes do motor, principalmente os pistões. Se essa peça não está funcionando direito, então a pressão do motor pode não estar sendo bem distribuída, levando a alguns travamentos, aumento do consumo de combustível, entre outros problemas.
A melhor maneira de evitar esse tipo de defeito é fazer a troca da correia no período correto, que pode ser entre 100 mil e 250 mil quilômetros rodados — de acordo com o modelo, as instruções da fabricante e as condições gerais durante esse período.
Se o motor já apresenta problemas de desempenho, é uma boa ideia verificar a correia de distribuição e confirmar se ela é ou não a causa do problema.
Como resolver a falta de potência do motor?
Em primeiro lugar, é interessante verificar as condições gerais dos injetores. Um mau contato pode causar não só a perda de potência do motor, mas também uma vibração indesejada. A manutenção de qualidade ou substituição dessas peças pode resolver o problema. Além disso, verifique se as velas não estão danificadas ou muito sujas.
O sistema de refrigeração também deve ser checado, a fim de garantir o bom funcionamento do componente. Vale lembrar que um defeito nesse sistema pode causar danos seríssimos ao motor, por isso, não pode ser ignorado.
Veículos que apresentam motor com turbo devem passar por uma avaliação especial quanto a esse sistema. A válvula que regula o turbo pode não estar funcionando corretamente, causando essa falta de potência. Dependendo do seu estado, pode ser necessário trocar o injetor.
É importante dar atenção especial à bomba de combustível e ao sistema que controla a injeção eletrônica do carro. O ECM pode estar desregulado, o que faz com que ele injete menos combustível do que o necessário. Esse problema também pode estar na bomba. Assim, verifique possíveis entupimentos ou danos na mangueira injetora.
Por fim, conscientize seus clientes quanto ao ar-condicionado e à importância de levarem o carro para manutenções periódicas. Com todos esses cuidados que listamos, você poderá identificar e corrigir os problemas que causam a falta de potência do motor sem grandes dificuldades.
Quer mais dicas para melhorar o serviço oferecido em seu estabelecimento? Então leia também nosso post que explica o que é a garantia de serviço e como ela funciona em uma oficina mecânica.
Quería saber se pasar óleo na correia do alternador pq ela ta cantando pode perjudicar o desempenho do carro?? Pois minha mulher fez isso no meu corsa é parece q quando acelera patina o motor e mao desenvolve e foi logo depois desse ocorrido do oleo na correia…obrigado
Passar óleo na correia do alternador é uma prática que não é recomendada, e pode, de fato, prejudicar o desempenho do carro e causar problemas. A correia do alternador é responsável por transmitir a energia do motor para o alternador, que gera eletricidade para o veículo. Se a correia estiver lubrificada com óleo, ela pode perder tração e patinar, resultando em problemas de carga da bateria e no funcionamento do motor. Além disso, o óleo pode afetar a durabilidade da correia e acelerar o desgaste. Recomenda-se remover qualquer resíduo de óleo da correia e substituí-la se estiver danificada para evitar mais problemas no funcionamento do veículo.
Boa noite, a minha esposa ficou sem bateria no carro dela e um senhor deu carga com o carro dele, só que quando o carro da minha esposa ligou não tinha força e o motor treme muito e até se engasgar. Alguma dica sfv?
Olá Zé, quando um carro é ligado com cabos auxiliares (cabo de chupeta) para dar partida na bateria, algumas precauções são importantes para evitar problemas. Verifique as conexões dos cabos, dirija o veículo e verifique os componentes elétricos. Se o problema persistir e o motor ainda estiver trêmulo ou engasgando após seguir essas etapas, pode haver um problema mais sério no veículo que precisa de atenção de um mecânico.
boas o meu peugeot 208 1.4 a gasolina de 2012 deixou de acelarar o motor fica a trabalar muito devegar o que podera ser ten 253 mil km
Olá Joao, isso pode ser causado por uma série de problemas mecânicos ou elétricos, como problemas na vela de ignição, sistema de combustível, transmissão, etc. Recomendamos que leve seu veículo a um mecânico especializado que possua equipamentos de diagnóstico para solucionar seu problema.
Tenho uma Toyota Ractis ela perde força na subida mas a retaguarda/ marcha a trás puxa bem qual pode ser o problema?
Boa tarde! tenho um opel Astra 1.6 a gasolina e teve que ser aberto o motor pois entrou agua. agora o carro perdeu potência, quando acelero responde devagar e quando chega as 4 mil rotações o carro não atinge o máximo. o carro de vez em quando no ralentim fica entre as 2 mil e três mil rotações. foi-me dito que a borboleta estava um pouco detiorada por causa da agua. será estea a causa ou poderá ter outro problema?
Aguardo um retorno, obrigado
Tenho uma Parati 1.8 AP 97mi começou apresentar um defeito no sistema de ignição,foi trocado cabo de velas, tampa do distribuidor,rotor foi feita limpeza nos bicos, bomba de combustível tudo em ordem,regulador pressão ok, limpeza no respiro de óleo motor,quando motor esquenta na hora da partida o carro demora para pegar, gostaria da ajuda se possível, obrigado
Tenho um golf 1.6 sr ta fraco e quando forço o motor da estalos pelo diafragman já troquei sonda lambda cabo velas e nada
Tenho um cobalt que tive que fazer cabecote porque imperou válvulas e o carro ta perdendo potência do moto ja troquei tbi mal e continua a mesma coisa ta dando map na máquina quando paco o aparelho nao sei mais o que fazer
Troquei os seguimentos do meu carro agora ele não dá partida o que pode ser trm pouca força com as velas no lugar.
Tenho uma pegeot 306 1.4 sw à gasolina e de répente começou a perder potençia o motor vibra muito e trabalha como estivesse a trabalhar menos postoes o que serà obrigado por uma resposta
Meu carro começou a dar problemas como, do nada o carro corta combustível, não aceita aceleração, e as vezes morre, solta fumaça preta e fede muito, já foi trocado tudo que se possa imaginar, e além do que o aparelho não consegue acusar o problema, isso quando segura marcha lenta, meu carro é um Onix 2013.
Boa tarde meu carro parte força em andamento ele acelera 5 mil rpm Toyota hilux motor 1kd
Na tarde , a minha x1 20i está apresentando um problema de vez em quando, ligo ela e não funciona a aceleração , desligo e liga e volta ao jornal , o que pode ser? Fiz teste na bateria e a mesma está muito baixa, nunca me deixou na mão , mais eletricista falou q pode ser esse onorobkema, será?
Bom dia. Tenho um Agile 2011. Recentemente fiz manutenção velas amortecedores troca de filtro óleo e troca dos pneus e arrumei alinhamento. Mas o problema continua. Tô andando e do nada o carro perde a potência e daí tenho que parar. Aquardo um tempo e o carro sai normal.ja levei no mecânico três vezes e nada . Passa no computador e nada. Observei que por duas vezes precisei dar batida na bateria pq o carro não ligava, mas não sei se pode ter alguma influência pois parecia que os cabos não estavam bem encaixados. Por gentileza pode me orientar. Obrigado e um abraço
Boa noite,tenho um cobalt automático,Ele não tem força pra andar pra frente,só na re ele anda normal.
Hey.
Eu tenho uma ford ranger 2.2 TCDI que perdeu muita potência, meu turbo estragou e passei a andar com ela sem turbo, chegava pelo menos até 100kmh, mas depois de apresentar problemas de travão, eu arranjei os travões, mas o pior é que depois disso ela perdeu ainda mais potência, não passa dos 60kmh, e só pode meter até quarta mudança e mesmo assim ela não vai mais.
Será que, se eu colocar um turbo novo, ela vais chegar pelo menos até 140/160/170kmh????
Boa noite. Eu tenho fiat 500 2012 plainei o
cabeçote
Recentemente. O carro ficou sem água e esquentou a água passou a sair com fumaça no escapamento e não andava mais. Logo depois percebi que ele perdeu força potencia e nso qria andar como antes. Voltei no mecânico. Ele disse que teria q trocar velas cabos e um.sensor. trocou coxim tb mas o problema continua em mecânico fala que o carro está ótimo. Nso sei msis o que fazer. Paguei 850,00 no cabeçote e egorw 1.050,00. O que pode ser?
Olá, boa tarde. Tenho um Hyundai Veracruz de 2009, o meu carro está perder pressão no motor principalmente no engarrafamento, quando saio de casa ele anda uns 3km perfeitamente, depois disso o motor vai a baixo tenho de desligar e voltar a ligar para poder caminhar.
Ola tenho brava 1.6
Falha na retomada.
Quando para no farol vou sai falta. Força
Macha lenta fica desregulada na baixa quase moreno
Quando vai passar um lombada. Passo segunda macha falta força
E tem veis da estouro coletor
O que pode ser
Ola tenho um Hyundai Accent 1.6 2012
O carro parado com motor ligado acelera
Mas quando vç põem no D para dar partida ela não anda nem que Vç pisar o acelerador ele não vai
Ola tenho Mitsubishi Pajero IO 1999 ele perde força e so anda poucos metros, o que pode ser?
Tenho um celta 2002,faz 2 meses que troquei óleo,filtro, disco,pastilhas!
Ele está perdendo força ao andar e na subida chega a parar e não vai de jeito nenhum,aí só de 1 marcha!
O que pode ser?
Olá. Como vc resolveu o problema? O que era ?
Tenho um versa 1.6 2013 e o carro está engasgado tanto no gás como no combustível líquido. Já troquei, óleo e filtro de óleo, velas, já troquei as bobinas é o carro continua com desempenho baixo
BOA NOITE VOYAGE 1.0 2013 QUANDO CHEGA A 100KM É A VELOCIDADE MÁXIMA NÃO PASSA DE 100, OBS NÃO TEM VÁLVULA TERMOSTATICA O MECÂNICO TIROU.
bom dia. meu corola fica sem compressão nas primeiras partidas do dia, mas quando pega não acelera só fica na marcha lenta, mas também detectei que os ejectores estão cuspindo os 4 de forma sirmuntánea. preciso de ajuda urgente.
o meu toyota camry v6 perde a força na subida, mais se for marcha re ele tem força.
oque deve ser?
Boa tarde eu tenho uma passat 2011 2.0 t, quando acelero ele acima de 4 mil giro ele da tranco, não vai mais, quando acelero ele gradativamente ele vai de boa, já troquei as velas, mas msm assim esta dando tranco quando quero esticar ?
boa noite pessoal, tenho uma ranger 2020 DIESEL 2.2 4X4 e ela começou perder força na ladeira e não acende nenhuma luz no painel ela tem 6 meses de uso o que poderá ser ?
Olá Luiz, muito boa noite.
Acabo de ver seu comentário e gostaria saber como é que resolveu e qual era o problema. Eu tenho um clio 1.5 dci usado e comprado recentemente, e está com esse mesmo problema. Nas subidas parece que a força se esfuma. Tem 90 CV e, até os camiões me ultrapassam… Eu tive um problema similar já faz algum ano, com outro carro e, daquela, o problema foi o regulador de ar. Mudaram e o carro já funcionou perfeitamente. Amanhã vou ir a casa onde comprei a ver se me arrancham.
Bom dia, tenho um hyundai getz 2004 1000 de cilindrada, ontem fui às furnas com ele e levava 5 pessoas no carro. Correu tudo bem ate que enganei me no caminho e tive de ir por um atalho com subidas enornes ate que o pessoal teve de sair do carro para arrancar em primeira e subir. Aconteceu isso duas vezes no passeio. E depois ja andamento para casa das furnas para ponta Delgada tive que andar em 1 e segunda sempre assim. O que podera ser?
Boa tarde, fiz revisão no meu carro, logo depois de um bom tempo o carro perdeu a potência , tentei varias vezes e andou + alguns km, depois novamente perdeu a potência, parei, e quando abri o capo, estava super aquecido e saindo uma fumaça na frente onde fica coberto e com a marca w. o que será?
Já levei o carros diversas vezes ao mecânico por que o carro morria de manhã, troquei correia, esticador, vela,… e nada resolveu. Agora na última vez o carro voltou da oficina e não desenvolve. Tô começando a achar que o mecânico é o problema.
Oi, a minha Honda fit não desenvolve, falha e engasga. Ele só aceita entrar a ré, quando mudo a marcha ele desliga. O pode ser, ele ficou algum tempo parado. O que será?
tenho uma saveiro diesel, era 1.6, e foi transformada em 2.0, com pistão anel todas as peças Alemã.
e ao invés de aumentar a potencia ela ficou foi mais fraca, e aumentando muito a temperatura,mais o alemão que fez a mudança ficou muito doente, e não estou encontrando alguém a altura para resolver o problema.
Bon dia tenhu um siena 2000 ele qyanfo acelera ele ta normal mas quando poe na pista pra anda nao tem força nao desenvolve achei que era a junta di cabeçote mas a agua do reservatorio quando acelera o carro ela nao entra em ebuliçao eu carro pega normal nao ta reteando oque pode ser ja troquei vela cabo. De vela bico injetor
Tenho um celta e quando vou subi ladeira alta ele não tem força pra subi e desliga e não pegar mas só pegar que empurra já toquei a bateria mas não
Tenho uma mercedes ml 320ab54 ano 1999 ela não tem força para subir morro não conseguimos achar o problema me socorre
Tenho um uno Mille ano 1991 que vem dando um pouco de dor de cabeça com o mau desempenho do motor
Socorro!!! Tenho um cassic ele ta sem força pra subir ladeira, NÃO passa de 40 kl. E tá bebendo muita gasolina.
(O carro era super económico)
Ola meu carro faltou oleo andaram cim ele ate perde a velocidade agora mesmo com oleo ele nao tem força anda no maximo 20 por hora e do nada pega velocidade mas volta a diminuiroque pode aer
pode ser carburador sujo, ou tenha desgastado eixo e outras peças do motor.
Oi ,tenho um celta 2010, a luz da injeção tá acesa, consumindo muito combustível e perdendo a força na ladeira,,e começa a dar sopros o motor.ja fizemos de tudo, e uns dizem ser cabeçote . Me ajude
bom dia tenho um grand siena 1.6 etorque 2014 ele esta fraco na aceleraçao e na lenta fica dondo cabeçada o motor ,peças ja trocadas bobina,velas ,cabos de velas,bomba gasolina,combustivel,corpo de borboletas,pedal do acelerador,foi verificado ponto da corrente ,central de injeçao,catalizador tudo original
Looqual foi a solucao m
Opa , alguém resolveu teu problema ? Abraço
fez o motor mercedes 710 o motor esta fraco, foi verificado a bomba injetora o ponto certo, continua fraco o que pode ser
Oi.
Tenho um Mitsubishi Canter 4D33 modelo 1996, 4X4 Basculante, de 3T ele não tem força nas subidas mesmo sem carga. Já troquei os anéis de pistão, e disco de embreagem mas o problema continua. O que pode ser?
Bomba injetora.
boa Noite
Tenho um Uno 99 Gasolina e GNV ele perde força na caleraçao , quando troco a marcha ele retoma a celeraçao anda um pouco e de nov perde força .Na troca de marcha ele retoma a força .
Tenho um trator massey Ferguson 235, a alguns dias estava notando um barulho diferente e estava falhando, fui fazer carregar cocô com ele, e não teve mais força pra puxar o Carroção, não quer mais andar onde pode ser o problema?
Boa tarde tenho um volvo s80 t ano 2000 gasolina 185 cv ,2000 turbo , mudei a pouco tempo correia distribuição SKF , tensores , filtro gasolina filtro óleo , oleo BP visco 7000 , e a minha questão e porque em andamento começou a aparecer no computador de bordo , Motor em baixa precao , e nao quer andar obrigado
Gostei da explicação,vou a prática,pra ver se há sucessos
Obrigado por seu feedback, Elidio! 😀
tenho um Onibus MB 1721 ele nao tem força e na saida do bico injetor estar se misturando com agua e ele ja foi feito cabeçote e teste de trincagem e nao ta misturando agua com oleo ao o que pode ser Obrigado pela Resposta
combustivel ruim pode ser a causa.