Vela de ignição você mecânico sabe exatamente qual a finalidade desse item? Seu cliente sabe quando deve trocá-la, e o que pode acontecer caso ela fique danificada?
A vela de ignição é um dos principais componentes da motocicleta, pois é a responsável por fazer a corrente elétrica liberada pela bobina chegar até a câmara de combustão em forma de centelha. Ela realiza a “explosão” da mistura ar/combustível necessária para que a combustão ocorra.
Por se tratar de uma peça de extrema importância para o funcionamento da motocicleta, é fundamental que o cliente sempre faça as verificações do estado de conservação da peça. As próprias montadoras já especificam no manual quando a troca dessas peças deve ser feita (normalmente, tendo como base a quilometragem percorrida pela moto).
Um diagnóstico precoce sobre algum possível problema nas velas evita que casos mais sérios no próprio motor aconteçam de fato, gerando assim uma grande economia no bolso do cliente.
Ponto de ignição ou avanço do motor atrasado
O ponto de ignição é, de forma geral, o momento em que a centelha da vela é disparada na câmara de combustão. Quando, por algum motivo, o momento em que o pistão comprime a mistura ar/combustível não condiz com o ideal, ou seja, quando a centelha da vela é disparada antes ou depois do PMS (ponto morto superior), pode haver além da perda de potência do motor, a carbonização da vela.
Taxa de compressão baixa
A taxa de compressão indica basicamente a quantidade de vezes que o volume dentro do cilindro foi comprimido, ou seja, quantas vezes a quantidade de combustível precisou ser reduzida para caber na câmara de combustão, localizada no cabeçote do motor. Quando esse valor numérico está muito baixo, o motor não consegue queimar todo o combustível inserido da câmara de combustão, deixando-o acumulado e danificando também a vela de ignição.
Mistura rica
A principal causa para a carbonização da vela é uma mistura rica demais. Isso significa que há mais combustível presente na mistura que origina a explosão do que o necessário em relação à quantidade de oxigênio. Essa “sobra” no volume de combustível também faz com que a vela fique carbonizada.
E aí, gostou das nossas dicas sobre o assunto?
Compartilhe com a gente nos comentários se você souber de mais alguma causa para a carbonização da vela de ignição e continue acompanhando nosso blog porque semanalmente temos mais dicas que auxiliarão você mecânico na manutenção das motocicletas da sua oficina.
Minha tempra 8v 2.0 esta sujando a última vela. Oque poderia ser?
Olá Rômulo, tudo bem? Se a última vela de ignição do seu Fiat Tempra 8V 2.0 estiver sujando, isso pode ser causado por problemas de combustão, como uma mistura ar/combustível desequilibrada, falhas no sistema de ignição (cabos, bobina, distribuidor), irregularidades no sistema de injeção de combustível (pressão inadequada, bicos entupidos), defeitos no sensor de oxigênio, regulador de pressão de combustível com falhas, problemas na válvula EGR, ou um filtro de ar sujo. Recomenda-se que você leve o veículo a um mecânico para uma avaliação detalhada e diagnóstico preciso, permitindo correções adequadas para resolver o problema.
Boa noite minha moto está queimando muito óleo soltando muita fumaça. Ea vela estava muito queimada.ok pôde ser
Olá Edson, como vai? Isso pode ser causado por vários problemas diferentes no motor. Uma vela de ignição queimada pode ser um sintoma de um problema subjacente. Algumas possíveis causas são: anéis de pistão desgastados ou quebrados; válvulas danificadas ou desgastadas; uso incorreto do óleo ou nível muito alto; entre outros. É importante que você leve sua moto a um mecânico qualificado o mais rápido possível para diagnosticar o problema e realizar os reparos necessários. A queima excessiva de óleo não apenas prejudica o desempenho do motor, mas também pode causar danos adicionais se não for corrigida adequadamente.
Olá boa noite tenho uma bmw 118 fiz a troca de uma dos bicos injetores mas não tinha a chave para sacar a vela
O carro andou bastate tempo com um cilindro falhando pode ter carbonizado a vela ?
Meu Ford Ka 2019 está ratiando aí hoje desmontei e vi que estava injetando muito combustível e molhando muito as velas chegava da pra vê o excesso de combustível na câmara. Isso tem alguma coisa relacionada a bico travado jogando combustível demais ?
Olá Wagner, como vai? Sim, o problema que você descreve, de injetar muito combustível e molhar as velas, pode estar relacionado a um problema com os bicos injetores de combustível. Bicos injetores travados ou com mau funcionamento podem causar o excesso de combustível na câmara de combustão, resultando em uma mistura rica e má combustão. Porém o problema também pode estar no regulador de pressão de combustível ou nos filtros. Recomendamos que siga todas as medidas de segurança ao realizar qualquer manutenção no veículo e, se você não atua na área, consulte um profissional especializado para ajudar a resolver o problema.
Boa tarde a todos
Gostei muito da explicação VCS estão de parabéns limpei as velas com gasolina tirou toda a carbonização e o carro parou de falhar
Olá Jair, obrigado pelo feedback! Ficamos felizes em saber que pudemos te ajudar! Fique ligado no nosso blog, caso apareça algum problema, tenho certeza que poderemos te ajudar! 😉
Boa tarde!
Meu nome é Luis , tbm estou com um problema da vela estar encharcado c óleo, o mecânico falou que tenho que fazer o motor, anéis, cabeçote.
Vou levar em mais duas oficinas p ver se confirma esse caso e se eles vão falar se é exatamente isso que tem que fazer.
Muito bom. Parabens pela iniciativa.estou sem palavras.
Olá Anderson, seu feedback foi muito gratificante! Agradecemos pelo comentário! 😉
Te não um gol g5 2010/11, que estava com as velas carbonizadas e sujas de óleo, mandei para um mecânico inexperiente que só me deu dor de cabeça,
Troquei os anéis, junta do motor, fiz o cabeçote e o problema continuo o mesmo, por fim o carro não pegava mais, troquei a bobina de ignição, essa parte foi resolvido, além do mais, mexeram no catalizador do do carro, ficou com um barulho esquisito e sem força, o que fazer?
O que fazer quando isso ocorre com a vela, preciso mudar de posto de gasolina?
Tenho um ford fiesta 2013/2014 1.6 Flex, troquei as velas com 1 mês estava falhando, fui tirar as velas tinha tipo um carvão onde pega a centelha, pode informar porque está ocasionando isso ?
ola boa noite,tenho um ford fiesta e as velas de ignição ficam pretas gostaria de saber a solução.
ola bom dia,entao gostei muito da explicação,queria saber porque as velas de ignição do meu fox ficam pretas,sera porque,desde ja agradeço.
bom dia quero aqui parabenizar voces pelo material tecnico excelente de voces obrigado um abraço !
Olá Marcelo, tudo bem?
Agradecemos pelos elogios e ficamos muito felizes que goste tanto!
Um abração da Equipe Chiptronic!