Chiptronic
  • Login
No Result
View All Result
  • Chaveiros
  • Dicas
  • Autos
  • Diesel
  • Motos
  • Gratuitos
    • Linha Auto
    • Linha Moto
    • Linha Diesel
    • Cursos
    • Workbook
  • E-books
Chiptronic
  • Login
No Result
View All Result
Chiptronic
No Result
View All Result
Home Segmentos Motos

O que fazer quando vela de ignição fica carbonizada?

Ana Julia Alves by Ana Julia Alves
5 de dezembro de 2018
in Motos
39.1k
19
O que fazer quando vela de ignição fica carbonizada?
45.9k
SHARES
120.7k
VIEWS
CompartilheCompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe por E-mail

Vela de ignição você mecânico sabe exatamente qual a finalidade desse item? Seu cliente sabe quando deve trocá-la, e o que pode acontecer caso ela fique danificada?
A vela de ignição é um dos principais componentes da motocicleta, pois é a responsável por fazer a corrente elétrica liberada pela bobina chegar até a câmara de combustão em forma de centelha. Ela realiza a “explosão” da mistura ar/combustível necessária para que a combustão ocorra.

Por se tratar de uma peça de extrema importância para o funcionamento da motocicleta, é fundamental que o cliente sempre faça as verificações do estado de conservação da peça. As próprias montadoras já especificam no manual quando a troca dessas peças deve ser feita (normalmente, tendo como base a quilometragem percorrida pela moto).

Um diagnóstico precoce sobre algum possível problema nas velas evita que casos mais sérios no próprio motor aconteçam de fato, gerando assim uma grande economia no bolso do cliente.

Ponto de ignição ou avanço do motor atrasado

O ponto de ignição é, de forma geral, o momento em que a centelha da vela é disparada na câmara de combustão. Quando, por algum motivo, o momento em que o pistão comprime a mistura ar/combustível não condiz com o ideal, ou seja, quando a centelha da vela é disparada antes ou depois do PMS (ponto morto superior), pode haver além da perda de potência do motor, a carbonização da vela.

Taxa de compressão baixa

A taxa de compressão indica basicamente a quantidade de vezes que o volume dentro do cilindro foi comprimido, ou seja, quantas vezes a quantidade de combustível precisou ser reduzida para caber na câmara de combustão, localizada no cabeçote do motor. Quando esse valor numérico está muito baixo, o motor não consegue queimar todo o combustível inserido da câmara de combustão, deixando-o acumulado e danificando também a vela de ignição.

Mistura rica

A principal causa para a carbonização da vela é uma mistura rica demais. Isso significa que há mais combustível presente na mistura que origina a explosão do que o necessário em relação à quantidade de oxigênio. Essa “sobra” no volume de combustível também faz com que a vela fique carbonizada.

E aí, gostou das nossas dicas sobre o assunto?
Compartilhe com a gente nos comentários se você souber de mais alguma causa para a carbonização da vela de ignição e continue acompanhando nosso blog porque semanalmente temos mais dicas que auxiliarão você mecânico na manutenção das motocicletas da sua oficina.

Follow us on Social Media
x facebook instagram youtube
Tags: Mecânico de motosMotoMotocicletasoficina de motocicletasOficina de Motosvela de igniçãovela de ignição carbonizada
Previous Post

5 dicas para escolher o local para seu quiosque de chaveiro

Next Post

Vídeo Instruções de uso do Scanner Motodiag Aula 1: Honda – CG 150 Titan

Ana Julia Alves

Ana Julia Alves

Social Media and Content Developer

Next Post
Instruções de uso do scanner motodiag aula 1

Vídeo Instruções de uso do Scanner Motodiag Aula 1: Honda – CG 150 Titan

Comments 19

  1. Rômulo de Andrade says:
    2 anos ago

    Minha tempra 8v 2.0 esta sujando a última vela. Oque poderia ser?

    Responder
    • Gabriel Oliveira says:
      2 anos ago

      Olá Rômulo, tudo bem? Se a última vela de ignição do seu Fiat Tempra 8V 2.0 estiver sujando, isso pode ser causado por problemas de combustão, como uma mistura ar/combustível desequilibrada, falhas no sistema de ignição (cabos, bobina, distribuidor), irregularidades no sistema de injeção de combustível (pressão inadequada, bicos entupidos), defeitos no sensor de oxigênio, regulador de pressão de combustível com falhas, problemas na válvula EGR, ou um filtro de ar sujo. Recomenda-se que você leve o veículo a um mecânico para uma avaliação detalhada e diagnóstico preciso, permitindo correções adequadas para resolver o problema.

      Responder
  2. Edson says:
    2 anos ago

    Boa noite minha moto está queimando muito óleo soltando muita fumaça. Ea vela estava muito queimada.ok pôde ser

    Responder
    • Chiptronic Tecnologia Automotiva says:
      2 anos ago

      Olá Edson, como vai? Isso pode ser causado por vários problemas diferentes no motor. Uma vela de ignição queimada pode ser um sintoma de um problema subjacente. Algumas possíveis causas são: anéis de pistão desgastados ou quebrados; válvulas danificadas ou desgastadas; uso incorreto do óleo ou nível muito alto; entre outros. É importante que você leve sua moto a um mecânico qualificado o mais rápido possível para diagnosticar o problema e realizar os reparos necessários. A queima excessiva de óleo não apenas prejudica o desempenho do motor, mas também pode causar danos adicionais se não for corrigida adequadamente.

      Responder
  3. Almir says:
    2 anos ago

    Olá boa noite tenho uma bmw 118 fiz a troca de uma dos bicos injetores mas não tinha a chave para sacar a vela
    O carro andou bastate tempo com um cilindro falhando pode ter carbonizado a vela ?

    Responder
    • Wagner says:
      2 anos ago

      Meu Ford Ka 2019 está ratiando aí hoje desmontei e vi que estava injetando muito combustível e molhando muito as velas chegava da pra vê o excesso de combustível na câmara. Isso tem alguma coisa relacionada a bico travado jogando combustível demais ?

      Responder
      • Chiptronic Tecnologia Automotiva says:
        2 anos ago

        Olá Wagner, como vai? Sim, o problema que você descreve, de injetar muito combustível e molhar as velas, pode estar relacionado a um problema com os bicos injetores de combustível. Bicos injetores travados ou com mau funcionamento podem causar o excesso de combustível na câmara de combustão, resultando em uma mistura rica e má combustão. Porém o problema também pode estar no regulador de pressão de combustível ou nos filtros. Recomendamos que siga todas as medidas de segurança ao realizar qualquer manutenção no veículo e, se você não atua na área, consulte um profissional especializado para ajudar a resolver o problema.

        Responder
  4. Jair Barbosa says:
    3 anos ago

    Boa tarde a todos
    Gostei muito da explicação VCS estão de parabéns limpei as velas com gasolina tirou toda a carbonização e o carro parou de falhar

    Responder
    • Chiptronic Tecnologia Automotiva says:
      3 anos ago

      Olá Jair, obrigado pelo feedback! Ficamos felizes em saber que pudemos te ajudar! Fique ligado no nosso blog, caso apareça algum problema, tenho certeza que poderemos te ajudar! 😉

      Responder
  5. Luis says:
    3 anos ago

    Boa tarde!
    Meu nome é Luis , tbm estou com um problema da vela estar encharcado c óleo, o mecânico falou que tenho que fazer o motor, anéis, cabeçote.
    Vou levar em mais duas oficinas p ver se confirma esse caso e se eles vão falar se é exatamente isso que tem que fazer.

    Responder
  6. Anderson says:
    3 anos ago

    Muito bom. Parabens pela iniciativa.estou sem palavras.

    Responder
    • Chiptronic Tecnologia Automotiva says:
      3 anos ago

      Olá Anderson, seu feedback foi muito gratificante! Agradecemos pelo comentário! 😉

      Responder
  7. Luiz Antônio Gonçalves says:
    3 anos ago

    Te não um gol g5 2010/11, que estava com as velas carbonizadas e sujas de óleo, mandei para um mecânico inexperiente que só me deu dor de cabeça,
    Troquei os anéis, junta do motor, fiz o cabeçote e o problema continuo o mesmo, por fim o carro não pegava mais, troquei a bobina de ignição, essa parte foi resolvido, além do mais, mexeram no catalizador do do carro, ficou com um barulho esquisito e sem força, o que fazer?

    Responder
  8. Felipe says:
    4 anos ago

    O que fazer quando isso ocorre com a vela, preciso mudar de posto de gasolina?

    Responder
  9. Dalton Bastos Santos says:
    5 anos ago

    Tenho um ford fiesta 2013/2014 1.6 Flex, troquei as velas com 1 mês estava falhando, fui tirar as velas tinha tipo um carvão onde pega a centelha, pode informar porque está ocasionando isso ?

    Responder
  10. Domingos Avelino says:
    5 anos ago

    ola boa noite,tenho um ford fiesta e as velas de ignição ficam pretas gostaria de saber a solução.

    Responder
  11. jose de oliveira says:
    7 anos ago

    ola bom dia,entao gostei muito da explicação,queria saber porque as velas de ignição do meu fox ficam pretas,sera porque,desde ja agradeço.

    Responder
  12. Marcelo noguerira says:
    7 anos ago

    bom dia quero aqui parabenizar voces pelo material tecnico excelente de voces obrigado um abraço !

    Responder
    • Chiptronic - Tecnologia Automotiva says:
      7 anos ago

      Olá Marcelo, tudo bem?
      Agradecemos pelos elogios e ficamos muito felizes que goste tanto!
      Um abração da Equipe Chiptronic!

      Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Pesquisar

No Result
View All Result

Páginas

  • Blog – Página inicial – Teste
  • Circuito Chiptronic – Goiânia
  • Curso Avançado de Injeção Eletrônica de Motocicletas
  • Curso de gerenciamento eletrônico de motos de alta cilindrada
  • Curso Injeção Eletrônica Diesel – Presencial
  • Dieseldiag
  • Light Repairing Course
  • Motodiag Live
  • Motodiag Live – Assinatura
  • Motodiag Live – Comex Espanhol
  • Motodiag Live – Comex Inglês
  • obdmap
  • Resolve

Categorias

  • Dicas
  • E-books
  • Geral
  • Pós-tratamento Diesel
  • Segmentos
    • Autos
    • Chaveiros
    • Diesel
    • Motos
    • Reparo de Módulos
  • Sobre a Chiptronic

© 2023 Chiptronic Tecnologia Automotiva - A Tecnologia que Transforma. Todos os direitos reservados.

No Result
View All Result
  • Chaveiros
  • Dicas
  • Autos
  • Diesel
  • Motos
  • Gratuitos
    • Linha Auto
    • Linha Moto
    • Linha Diesel
    • Cursos
    • Workbook
  • E-books

© 2023 Chiptronic Tecnologia Automotiva - A Tecnologia que Transforma. Todos os direitos reservados.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Gabriella
Ajuda Gabriella
×