O micro e pequeno empreendedor já sabe: quando se trata de negócios, estar no lugar certo e na hora certa é uma estratégia eficaz que pode fazer toda a diferença nos resultados da empresa.
A premissa ganha ainda mais força ao atingir o dono do negócio na forma de uma dúvida bastante recorrente e desafiadora: como escolher um ponto comercial?
A resposta ao questionamento implica em uma série de desdobramentos práticos e, justamente por isso, deve ser tratada com a seriedade que merece.
Neste post, você entenderá um pouco mais sobre a importância de selecionar um bom ponto comercial para montar o seu negócio e terá dicas de como avaliar as opções disponíveis de acordo com as características da sua operação. Vamos lá?
Qual a importância do ponto comercial?
Philip Kotler, um dos maiores estudiosos do marketing, aponta quatro pilares essenciais ao sucesso e à perenidade de qualquer empresa. Conhecidos como “os 4 Ps” do marketing, o termo “praça” é utilizado para se referir à importância crucial da localização do negócio e se junta à “produto”, “preço” e “promoção”.
A conclusão prática da teoria, portanto, é clara: para que sua operação tenha êxito, é preciso atentar igualmente aos quatro aspectos. De nada adiantará produzir o melhor item do mercado ou oferecer um serviço de qualidade se os consumidores não conseguirem ter acesso ao espaço onde são comercializados.
Diante disso, não seria exagero reafirmar com convicção a importância determinante da localização do seu ponto comercial. Principalmente no caso de chaveiros automotivos, que se encaixam na categoria varejista, é imperativo se relacionar diretamente com o consumidor — e, por isso, o local é uma questão prioritária.
No momento de analisar as opções disponíveis, tenha em mente qual é o perfil do seu público e qual é geralmente o momento em que seus potenciais clientes estarão mais suscetíveis à necessidade relacionada a seus produtos e serviços automotivos.
Aproveite-se de todas as informações que puder obter sobre seu mercado e seus consumidores, valendo-se dos dados para ter mais segurança na escolha. Jamais negligencie a sua praça!
Como escolher um ponto comercial?
Agora que você já está convencido da importância de escolher com cautela a localização do seu negócio, chegou a hora de adicionar um pouco mais de prática à análise das possibilidades disponíveis. Certifique-se de considerar alguns pontos relevantes antes de bater o martelo em relação ao seu ponto comercial.
1. Conheça a necessidade do seu cliente
Entender quais são as situações em que seus clientes estão mais propícios a perceber a necessidade de obter seus produtos e serviços é uma ótima forma de começar a pensar na localização do ponto de venda.
2. Fique de olho na facilidade de acesso e na visibilidade
Esteja consciente de que um bom ponto comercial também é aquele que é facilmente visto e frequentado. No caso de oficinas e chaveiros automotivos, por exemplo, seria interessante priorizar locais com fácil acesso a pontos de ônibus — pois, ao deixarem o veículo no local, o cliente pode vir a precisar do transporte público.
3. Avalie o potencial de crescimento na região
Analisar o potencial de desenvolvimento da sua possível vizinhança pode ser uma estratégia valiosa no momento de selecionar um ponto comercial. Essa postura visionária o faz perceber se seu cliente realmente passa por aquele lugar e se há expectativas de uma maior movimentação de curto e médio prazo.
4. Mapeie a concorrência
Na medida do possível, evite posicionar-se perto de seus concorrentes. Não deixe de verificar se a região já não está saturada de chaveiros automotivos que oferecem o mesmo que você — o que pode resultar em fracasso operacional.
Antes de acertar o ponto comercial em definitivo, mapeie a concorrência e confirme se há espaço para a sua empresa.
5. Cheque a infraestrutura
Uma vez finalizadas as etapas de análise, é hora de abordar uma questão bastante prática: cheque se o local escolhido tem a infraestrutura necessária ao seu negócio e conscientize-se, desde o primeiro momento, das possíveis modificações que eventualmente precisarão ser feitas para atendê-lo da melhor forma.
Pronto: você acabou de dar mais um passo na tarefa de entender melhor como escolher um ponto comercial. Não economize nas avaliações e nas pesquisas antes de tomar qualquer decisão definitiva.
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