Você já ouviu falar em Tecnologia de Geolocalização? Pois saiba que essa pode ser a ferramenta decisiva de marketing digital para seu negócio, seja ele um pequeno empreendimento ou uma grande empresa.
Com a gigantesca popularização do uso de smartphones no Brasil e no mundo, os serviços de geolocalização têm se tornado cada vez mais comuns no dia a dia das pessoas. Aplicativos de compras e serviços online, redes sociais e diversas aplicações mobile utilizam essa tecnologia.
Saiba aqui como você pode usar essas tecnologias para aumentar as vendas e melhorar a performance do seu negócio de chaveiro.
1. Como funciona essa tecnologia?
As aplicações com base em geolocalização permitem que se identifique usuários por meio dos dispositivos de GPS de seus gadgets (smartphones, tablets, entre outros). Dessa forma, essas informações de localização (identificando usuários nos mapas virtuais) são compartilhadas por diversas aplicações mobile, sites e plataformas digitais.
2. Como eu posso usá-la a favor do meu negócio?
A Tecnologia de Geolocalização permite que se atinja um público segmentado. Imagine que você esteja planejando divulgar seus serviços de chaveiro nas localidades próximas à sua oficina.
Usando ferramentas de geolocalização é possível planejar a divulgação via mídias sociais ou outras formas de marketing, tendo como público-alvo apenas as pessoas identificadas naquela região.
3. Como eu poderei colocar meu negócio em evidência nos mapas digitais?
Inicialmente, é imprescindível colocar os dados de sua empresa nos mapas do Google. Essa será a base da divulgação de seu negócio na web.
Inúmeros segmentos de negócios e prestação de serviços utilizam hoje a geolocalização, a exemplo de serviços de transporte urbano, como o Uber, instituições e empresas de cultura e lazer, como museus, cinemas e teatros (para divulgar suas programações), lojas virtuais (na geração de preços de frete), entre outros.
Para divulgar seu negócio nas mídias digitais, tendo como base a geolocalização, você poderia utilizar o Facebook e configurar um filtro de público específico. Dessa forma, pode-se definir como público para o qual seus anúncios serão exibidos: homens e mulheres de 20 a 60 anos que estejam em um raio de até 4 quilômetros de distância, por exemplo.
4. Como eu faço para atrair mais clientes com Tecnologias de Geolocalização?
A adesão do público é muito natural, pois representa vantagens muito grandes para o consumidor também, principalmente no que se refere à comodidade.
Imagine que uma pessoa precise fazer uma cópia de uma chave e não sabe a quem recorrer. Utilizando Tecnologia de Geolocalização é possível encontrar seus serviços de chaveiro por meio de uma busca no Google, definir uma rota até sua loja no Google Maps.
5. Como é possível impactar o público ideal para meu negócio por meio dessas ferramentas?
Aplicações como o Google Now têm aprimorado a experiência dos usuários com geolocalização. Essa ferramenta cria rotas mais rápidas para casa ou para o trabalho (ou para os principais lugares frequentados rotineiramente).
Informações como essas podem ser utilizadas para definir o público ideal para seu negócio, por exemplo, pessoas que passam diariamente pela rua onde você atende. Já imaginou o impacto que um recurso como esse pode gerar na sua divulgação?
Então, viu como é possível se beneficiar da Tecnologia de Geolocalização para o seu negócio? Agora para ficar por dentro de outras inovações tecnológicas que estão impactando o trabalho dos chaveiros, não deixe de fazer o download e ler o nosso e-book sobre chaves codificadas!