O negócio de chaveiro é bem conhecido como uma empresa familiar ou individual. Geralmente, trata-se de uma ou duas pessoas dentro de um quiosque, arrumando chaves e esperando sua clientela.
Diante de um modelo de negócio tão simples, pode parecer um exagero falar em experiência de consumo. Mas, acredite, mesmo para os microempreendedores, esse é um conceito muito importante.
Promover uma melhor experiência para seus clientes significa conseguir mais atenção do seu público e torná-lo mais leal. Mesmo que o seu alcance seja restrito/focado a uma pequena vizinhança, é sempre bom que tantas pessoas quanto possível saibam onde você está e como encontrá-lo.
Veja, neste post, 4 formas de melhorar a experiência de consumo para seu negócio de chaveiro:
1. Peça um feedback sempre que possível
A opinião dos clientes é sempre o melhor termômetro da qualidade de qualquer trabalho. Mesmo que não pareça, pequenos julgamentos a respeito do tempo de serviço, resultado final e forma de atendimento já são bem relevantes para o aprimoramento do seu negócio.
Coletar esses depoimentos ao longo de um determinado período pode ajudar a direcionar seus investimentos, por exemplo. Se há uma reclamação generalizada com relação ao funcionamento das chaves, pode ser que o seu equipamento não esteja em boas condições.
E se esse problema continuar prejudicando a experiência de consumo dos seus clientes, pode ser que eles simplesmente busquem outro chaveiro para cumprir essa função.
2. Tente entregar sempre um pouco mais do que o esperado
Em geral, o diferencial de um negócio ou produto está nos detalhes. Você trabalha em um setor que não possui tanta variedade, sendo mais uma questão de boa execução. Porém, ainda é possível agregar valor de outras maneiras, desde que haja um pouco de imaginação e empenho.
Um exemplo simples seria oferecer outros produtos de valor agregado, como chaveiros e chaves personalizados. Esse pequeno bônus já contribui bastante para a experiência de consumo do cliente, especialmente se ele encontrar algo que goste. Isso também diversifica sua base de clientes, já que eles não vão buscá-lo apenas quando desejarem mais uma cópia de chaves.
3. Não prometa o que não pode cumprir
Mais uma vez, pode parecer exagero, mas é um ponto que sempre merece recordação. Alguns empreendedores costumam cometer o erro de fazer grandes promessas a seus clientes, especialmente logo após uma expansão repentina. Mesmo coisas simples, como o tempo de entrega do serviço, podem irritar bastante se não forem cumpridos.
Esse, por sinal, é um ponto sensível da experiência de consumo, mas que não é muito difícil de resolver. Basta medir adequadamente seu rendimento e prever quais metas podem ser cumpridas e quando.
4. Crie uma conexão pessoal com o seu público
O trabalho de chaveiro é um negócio bem pequeno, quase sempre voltado para atender um público local. Em muitos aspectos, essa é uma posição privilegiada para se conectar emocionalmente com seus clientes.
Alguns deles podem ser seus amigos, conhecidos ou antigos colegas. Conhecendo-os mais pessoalmente, você pode aprender mais rápido sobre seu público, além de aumentar a segurança deles ao comprar com você.
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