Dentro de um contexto de crise econômica, poucos profissionais podem se gabar de ter uma ocupação que não sofra tanto quando o país vive um cenário desfavorável. Mas alguns serviços são tão essenciais que continuam encontrando demanda crescente mesmo em épocas de vacas magras.
Uma das profissões que se encaixa nesse cenário é a de chaveiro. Esse ofício é primordial para a sociedade como a conhecemos e quem entrar no ramo pode experimentar um retorno financeiro bastante positivo.
Quer descobrir o que é necessário para se profissionalizar e conhecer um pouco as peculiaridades dessa área de atuação? Confira como ser chaveiro no post de hoje:
Principais funções
Quando pensamos na profissão de chaveiro, certamente nos vem à mente o ofício de fazer cópias e mais cópias de chaves. No entanto, esse trabalhador possui qualidades muito maiores e competências bastante valorizadas pelo mercado atualmente.
Além das cópias, ele precisa saber abrir cofres, consertar trancas, abrir portas de carros cuja chave principal ficou trancada dentro do veículo, lidar com cadeados especiais e dispositivos com sistemas eletrônicos embutidos, destravar travas de direção conjugadas e muito mais.
O chaveiro é uma espécie de artesão profissional dos tempos modernos, e estudo e muito foco são indispensáveis para o sucesso no ramo.
Além disso, quem quer melhores lucros na profissão precisa se diferenciar e isso pode significar oferecer serviços diferenciados e produtos individualizados, como chaves coloridas, com temas, chaveiros e carimbos, que estão com uma boa demanda no momento.
Mercado de trabalho
O mercado de trabalho está bem aquecido na área. As pessoas sempre precisarão fazer cópias de chaves e o ramo imobiliário e automobilístico cresceu bastante nos últimos anos, o que impõe uma série de clientes em potencial para os chaveiros.
A grande demanda por segurança nas grandes cidades também criou novos produtos, como fechaduras protegidas por senhas e chaves de carro que são codificadas e equipadas com chips eletrônicos, o que exige mais preparação por parte do profissional, mas também joga lá em cima o preço desse tipo de serviço.
Como geralmente são trabalhadores autônomos, os chaveiros podem se adaptar bem à realidade e escolher os melhores turnos de trabalho e os ofícios mais lucrativos na área. Além disso, pagando os impostos em dia, ele fica assegurado com os mesmos direitos que qualquer empregado empresarial.
Como ser chaveiro: profissionalização
Um passo fundamental para quem quer aprender a ser um chaveiro é pensar na profissionalização. Antigamente, muitos trabalhadores aprendiam o ofício na prática, vendo e pegando dicas com os mais experientes.
No entanto, com a modernização e a criação de mais demanda de chaves codificadas e equipamentos de segurança, um curso específico na área se tornou não só um diferencial, mas quase uma exigência.
O ponto positivo é que além dos cursos presenciais, existem diversas boas opções online. A vantagem de aprender por meio da internet é que você pode estudar de qualquer lugar, no horário que for mais propício.
Você não precisará se preocupar com os gastos com deslocamento ou as horas perdidas no trânsito. Além disso, ter um diploma pode facilitar bastante se você não quiser começar com seu próprio negócio e resolver tentar uma vaga no mercado de trabalho.
Desafios da profissão de chaveiro
A profissão de chaveiro tem muitas particularidades. Com isso, ter sucesso atuando nessa área significa conhecer bem o que o mercado deseja e reunir as qualidades e competências necessárias para desempenhar um bom trabalho. Reunimos aqui alguns pontos centrais que representam os principais desafios do mercado de chaveiro.
Atendimento de qualidade
Como todo profissional do setor de serviços, o chaveiro tem o desafio de lidar com o público. Isso significa entrar em contato com diferentes tipos de pessoas, sendo umas mais e outras menos gentis.
Independentemente do comportamento da pessoa que busca pelo serviço, o papel do chaveiro é propiciar o melhor tratamento possível aos seus clientes. Ou seja, ser gentil, cordial e educado é um pré-requisito para esse tipo de trabalho, por mais difícil que seja apresentar essa conduta em determinadas situações.
Isso porque, por melhor que seja o trabalho de um profissional, as pessoas não costumam solicitar novamente um serviço em que o atendimento tenha sido ruim. Mais do que isso, o chaveiro que não presta um atendimento razoável corre o risco de ser mal recomendado.
Estamos falando aqui de um ponto-chave para a sobrevivência de um chaveiro no mercado que é reputação. Quais as chances de um profissional mal recomendado por muitas pessoas, em uma mesma localidade, conseguir ter sucesso nos negócios? Muito pequenas, não é mesmo? Se você já atua como chaveiro ou já prestou serviços de outras naturezas sabe muito bem disso.
Fidelização de clientes
Fidelizar uma carteira de clientes é o sonho de qualquer prestador de serviço. A condição de ter um número de pessoas mais ou menos fixo e que busque pelos seus serviços constantemente representa saúde financeira para o seu empreendimento.
Isso porque, com uma demanda constante de trabalho, você terá um fluxo de caixa com o qual poderá contar e a partir de disso será mais fácil prever custos e rendimentos. Mas você deve estar se perguntado: como fidelizar os clientes?
Para um chaveiro, chegar a essa condição envolve cativar o seu público entregando um pouco mais que ele solicitar sempre que possível. Em uma visita, por exemplo, esteja atento ao que o cliente quer e, se for viável, ofereça a realização de um reparo que não envolva grandes custos de tempo e material. As pessoas valorizam muito esse tipo de comportamento!
Organização do negócio
A profissionalização dos negócios é um ponto de muita dificuldade para os pequenos empreendedores. Para os chaveiros, a realidade não é diferente. Misturar contas pessoais com as do empreendimento, não saber estabelecer preço para os serviços, problemas com a divulgação do negócio são apenas alguns dos problemas enfrentados.
Tendo em vista essas questões, é muito importante que o chaveiro busque ajuda externa para construir um plano de negócios. O plano serve como um mapa que vai ajudá-lo a definir qual público você quer e deve atingir, a viabilidade financeira do seu negócio, quais os seus custos operacionais e quais são as previsões de lucro, entre outras coisas.
Pular essas etapas para estruturação de um negócio pode te colocar numa situação de muita desorganização e inviabilizar a rentabilidade de sua atividade. Em outras palavras, você pode ficar longos períodos operando no vermelho sem saber o verdadeiro motivo que o levou a isso.
Diversificar a oferta de serviços
Uma vantagem competitiva no mercado de chaveiros, atualmente, é oferecer uma maior variedade de serviços. Podemos citar como exemplo de outras atividades interessantes que representam diferenciais: as chaves codificadas de automóveis, os cofres de fechadura eletrônica, os cadeados codificados etc.
Além de cobrir um número maior de demandas de seus clientes, o chaveiro trabalhará com serviços de maior valor agregado, de modo a maximizar seus lucros.
Esperamos que depois de ler este texto você possa traçar o caminha certo para a profissão de chaveiro. Para continuar por dentro das dicas e novidades que compartilhamos, assine a nossa newsletter e receba os conteúdos em primeira mão!
Boa tarde,
Gostaria de saber se na Chiptronic há curso de chaveiro, como faço para ter mais informações, e gostaria de receber mais informações sobre este curso .
Desde já agradeço .
Olá, boa tarde. Tenho interesse em aprender a profissão de chaveiro
Bom dia Antonio!
Agradeço seu comentário, e para te ajudar a se profissionalizar temos diversos cursos.
Vou te encaminhar um e-mail falando um pouco mais sobre eles e caso tenha alguma dúvida estou a disposição.
Abraço e até mais.
Gostaria de receber o Email citado para o Antônio.
Bom dia Rafael!
Já vou te encaminhar também, pode deixar. 😉
Qualquer coisa estou a disposição.
Gostaria de saber como faço para ter acesso ao curso de chaveiro e quanto custa. (Obrigado)
Ola boa tarde, tenho imenso interesse de fazer o curso de imobilizador, juntamente com a confecção de chaves somente automotivas, espero noticias.
Bom dia Luiz!
Passei seu contato para um de nossos consultores. Abraço
15: anos é novo para começar a fazer curso de chaveiro
tive um problema com um fiat uno 2008, hora liga , hora não liga pois a luz do code permanecia acesa. tinha que
persisti para ligar.
Olá Alberto, tudo certo?
Poderia me passar seu contato para um de nossos consultores entrar em contato?
Atenciosamente, Equipe Chiptronic!
Ola boa noite, tenho imenso interesse de fazer o curso de imobilizador, juntamente com a confecção de chaves somente automotivas, espero noticias.
Boa tarde Cássio, tudo bem? Um de nossos consultores entrará em contato com você por e-mail para passar mais informações sobre os nossos cursos. Qualquer dúvida estaremos a sua disposição. Um abraço!
Bom Dia,
Sou de Cachoeiro de Itapemirim-ES, nunca trabalhei como chaveiro e nem com serviços automotivos, mas quando levei meu veículo para manutenção, vendo o profissional trabalhando no módulo de injeção, me interessei. Daí gostaria de saber de algum curso de chaveiro em geral para depois que estiver atuando, chagar a trabalhar com módulo de injeção. Portanto gostaria se possível todas as informações de cursos, período e valores através do e-mail vaninijc@ig.com.br
Na espectativa de podermos fazer uma parceria.
Desde já, agradeço
Bom dia Carlos, logo um de nossos consultores ira lhe encaminhar um e-mail com mais informações sobre nossos cursos. Obrigado você!
Tenho interesse em saber sobre os cursos oferecidos por vocês.
Bom dia Phelipe,
Iremos encaminhar em seu e-mail mais informações sobre os cursos.
Obrigado!
QUERIA SABER COMO EU FAÇO PRA FAZER UM CURSO DE CHAVEIRO
Olá Edivan!
No mercado temos diversos cursos, tanto para iniciantes até níveis mais avançados.
Em nossa empresa temos o cursos de imobilizadores automotivos, saiba mais no link: https://goo.gl/qMn6SA
Espero ter lhe ajudado, abraço!
Boa tarde gostaria de saber como faço para fazer o curso de chaveiro. Obrigado
Bom dia Emerson!
Estamos te enviando um e-mail para poder lhe passar mais informações sobre o curso. 😉
Até breve!
gostaria de saber onde faço o curso para chaveiro profissional?
Olá Roberto!
Vou encaminhar em seu e-mail mais informações sobre nossos cursos profissionalizantes, entre eles temos o de sistema imobilizador que vai lhe interessar.
Abraço, até breve!
Quais são as condições de um curso na minha cidade não te, e gostaria de aprender essa profissão.
Bom dia Thales!
Agradecemos seu comentário e já vou te encaminhar um e-mail falando mais sobre nossos cursos presenciais e online.
Grande abraço. 🙂
Bom dia. Gostaria de saber como posso estar adquirindo o curso de chaveiro? Tenho muito interesse em aprender a profissão.
Boa tarde Joilton!
Vou te encaminhar um e-mail com essas informações, qualquer dúvida estou a disposição.
Abraço.
Bom dia, gostaria de saber onde posso fazer o curso de chaveiro, tanto o para principiantes quanto o automotivo. Obrigado
Boa tarde Guilherme!
Veja nossos cursos!
Presencial → https://goo.gl/s0gfjr
EAD → https://goo.gl/a9hfyP
Estamos à disposição!
Mais uma vez, bom dia. Quero muito fazer o curso de chaveiro, o quanto antes. Por favor, mande meu contato para um consultor. Grato
Olá Eduardo, tudo bem?
Iremos entrar em contato com o senhor por e-mail, combinado? Ou você pode deixar seu telefone para ligarmos.
Abraço da Equipe Chiptronic!
Como posso fazer o curso de Chaveiro?
Olá Alex, tudo bem? Em breve um de nossos consultores entrará em contato com você, para tirar suas dúvidas.
Grande abraço de toda nossa equipe!
Olá gostaria de receber o email pra fazer o curso?
Olá Anderson, tudo bem? Em breve um de nossos consultores irá entrar em contato com você, para tirar suas dúvidas e garantir sua vaga em uma de nossas turmas. Grande abraço amigo de toda nossa equipe!
Bom Dia!
Gostaria de informações sobre os cursos oferecidos.
Abraço,
Takao
Olá Takão, tudo bem? Bom dia, iremos lhe enviar informações em seu e-mail, sobre o curso e equipamentos. Grande abraço!
Boa noite.
Preciso de maiores informações sobre os cursos de chaveiro. ( confecção e codificação de chaves automotivas, aberturas, conserto e manutenção)
Podem me ajudar?
Desde já agradeço.
Olá Mauro, tudo bem? Claro amigo, vamos entrar em contato com você através de seu e-mail, para esclarecer suas duvidas. Um grande abraço de toda equipe Chiptronic! 😀
Para se profissionalizar como chaveiro, não seria melhor ver antecedentes do futuro aluno?
Edson Linhares Manaus Amazonas