Os cuidados com uma moto devem ser constantes, pois, por ser um veículo de mecânica simplificada, otimizando espaço, o uso diário causa impactos maiores sobre seus componentes. Nesse sentido, a regulagem da embreagem é um dos serviços que precisam ser feitos sempre que uma moto chega na oficina.
Afinal, principalmente nas cidades, o sistema é bastante exigido e, caso não tenha uma manutenção correta, pode sofrer desgaste prematuro e ocasionar outros problemas. Por isso, não é raro receber motociclistas reclamando que o motor está sem força, que está com dificuldades em encontrar o ponto morto ou que a embreagem da moto está patinando.
Todas essas situações — entre outras — são sintomas de falhas no sistema de embreagem. Assim, para que você possa entregar um serviço de primeira para seu cliente, daremos algumas dicas para fazer a regulagem e a manutenção desses componentes com praticidade e precisão. Confira!
Problemas mais frequentes que fazem a embreagem patinar
Uma das reclamações mais comuns dos motociclistas, após certa quilometragem rodada, é que o motor está “sem força”. Ou seja, ao acelerar sua moto engatada e embreada, a força transmitida para a roda traseira não é compatível com a rotação do motor.
Quando isso acontece, a primeira coisa que se deve observar é a condição do conjunto de embreagem e de todo seu sistema, pois são muitos os motivos que podem levar a esse problema. Abaixo, falaremos sobre os mais frequentes.
Desgaste dos discos e separadores da embreagem
Os componentes da embreagem têm um desgaste natural que ocorre com o uso diário, que pode ser mais severo, reduzindo a vida útil, ou ideal, fazendo com que sua duração seja longa. De qualquer forma, quando os discos perdem seu revestimento ou os separadores ficam desgastados, o atrito entre eles é menor, fazendo com que patine, gire em falso, mesmo a moto estando embreada.
Molas sem pressão
Neste caso, são as molas que perdem sua elasticidade por conta do fim de sua vida útil. Assim, o retorno delas fica fraco, sem a pressão necessária para que o conjunto se acople.
Superaquecimento por uso incorreto
O superaquecimento ocorre quando há uso em excesso do manete para controlar a pressão nos discos de embreagem, fazendo com que ela funcione com pouco atrito por um longo período. As situações mais comuns que acontece o uso incorreto são:
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subidas, segurando a moto com o acelerador e a embreagem;
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manobras em baixa velocidade em meio ao trânsito;
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manete desregulado;
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apoio recorrente da mão no manete.
É importante frisar para o cliente que o superaquecimento da embreagem é muito perigoso. Afinal, não só desgasta o conjunto prematuramente, como pode ferver o óleo, que também lubrifica o motor.
Uso de kit de embreagem incompatível
Caso o kit de embreagem não seja o correto para o modelo da motocicleta, ele poderá patinar. Pois, ao instalar um conjunto diferente do projetado para aquele motor, a carga de pressão e a força de atrito não corresponderão à potência da moto.
Sistema de embreagem desregulado
Com a embreagem desregulada, a moto pode patinar, já que a tensão do cabo ou o aperto do conjunto, no caso de uma moto semiautomática, são desproporcionais ao necessário para que os discos fiquem pressionados. É quando dizemos que a embreagem está muito alta, fazendo com que os discos e separadores percam atrito e “queimem”, girando em falso.
A desregulagem do sistema também pode manter a moto embreada constantemente, dificultando para o motociclista colocá-la em ponto morto. Por isso, deve ser conferida em todas as motocicletas que entrarem em sua oficina.
Dicas para fazer a regulagem da embreagem de uma moto
Alguns proprietários acreditam que a regulagem da embreagem deve ser feita conforme o conforto na pilotagem. No entanto, essa ideia está equivocada e pode ocasionar problemas nos componentes do conjunto, levando ao desgaste prematuro.
A motocicleta, como qualquer veículo, foi projetada em detalhes e dimensões para que suas peças trabalhem da forma mais eficiente possível, entregando o desempenho de fábrica e garantindo a vida útil de seus componentes. Qualquer modificação nesses parâmetros influencia todo o conjunto mecânico.
Com a embreagem não é diferente. Tanto deixá-la muito alta como muito baixa, por mais que seja agradável à pilotagem do proprietário, modificará o curso do conjunto. Portanto, o correto é seguir o indicado pela montadora do veículo, seja em uma moto com câmbio manual, seja em uma com câmbio semiautomático.
Regulando uma moto com câmbio manual
Para regular a embreagem de motocicletas com câmbio manual, é preciso verificar a folga no manete e no braço de acionamento, que fica junto ao conjunto. Via de regra, as montadoras das motocicletas descrevem, no manual do proprietário, o intervalo que deve ser deixado no manete entre a posição original e o início do acionamento da embreagem.
Geralmente, essa folga recomendada é de 10mm a 20mm, medida na ponta do manete. Para regulá-la, siga o passo a passo abaixo:
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retire o guarda-pó que cobre a conexão do cabo com o manete;
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abra a rosca reguladora e a contraporca até que o manete fique sem folga;
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no braço da embreagem, solte as porcas de ajuste;
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empurre o braço até tirar a folga dele, também. Estique o cabo e aperte as porcas novamente, com a ajuda de chaves apenas para firmá-las;
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volte ao manete e aperte a rosca reguladora, conferindo a folga com uma régua;
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ao atingir o intervalo recomendado pela montadora, aperte a contraporca.
Regulando embreagem de câmbio semiautomático
Em motos com câmbio semiautomático, a embreagem é acionada no próprio pedal trocador de marchas. Dessa forma, a regulagem é realizada diretamente no conjunto da embreagem, sendo a folga medida no pedal.
No geral, as montadoras indicam um intervalo padrão no pedal de 14mm a 18mm. Sua regulagem é feita da seguinte forma:
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no pedal de marcha, confira a folga pressionando-o para trás;
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meça com uma régua o deslocamento do pedal na sua parte dianteira;
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com o motor desligado, retire a tampa da embreagem;
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afrouxe a contraporca e gire o parafuso de regulagem até ficar sem pressão (mais ou menos uma volta no sentido anti-horário);
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aperte o parafuso (sentido horário) suavemente, até sentir resistência. Retorne-o 1/8 de volta (sentido anti-horário);
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verifique o pedal novamente, conferindo se a folga está de acordo com o recomendado;
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fixe o parafuso do conjunto de embreagem com uma chave de fenda e aperte a contraporca;
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recoloque a tampa da embreagem.
É importante que a regulagem da embreagem seja feita sempre, como já dissemos, pois ela é essencial para que o componente tenha eficiência na entrega da potência do motor. Ainda, é primordial para sua conservação.
Além da regulagem, outras boas práticas, principalmente por parte do motociclista, são necessárias para alongar a vida útil do sistema. Veja no tópico a seguir algumas orientações que você pode passar para seu cliente.
Orientações para os clientes no cuidado com a embreagem
Quando um mecânico dá dicas ao cliente sobre como aumentar a vida útil dos componentes da sua motocicleta, a mensagem que é passada é de que, acima do lucro, o profissional se importa com a segurança e o conforto do motociclista, bem como, com a durabilidade do veículo.
Essa atitude é muito valorizada e, certamente, fará de você o mecânico de confiança do proprietário da moto. Satisfeito e seguro de ter tido um serviço justo e tecnicamente correto, ele indicará sua oficina para os amigos e conhecidos, tornando-o referência de credibilidade na região.
Portanto, ao entregar um serviço, dê as orientações abaixo ao proprietário da motocicleta:
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evite sair em segunda marcha, pois é preciso maior aceleração e menos atrito entre os discos, causando maior desgaste;
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nunca inicie bruscamente uma marcha. Esse é o momento de maior impacto no sistema;
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não arranque com a moto, já que a saída de uma situação de imobilidade é quando se exige maior esforço e atrito no conjunto. Quanto menor a rotação do motor, menor o desgaste dos discos;
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evite, também, reduções bruscas de marchas, desacelerando o motor na embreagem. Use esse recurso apenas quando precisar do freio motor com urgência;
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o pedal de embreagem deve ser usado somente no momento da troca de marcha e nunca para apoiar o pé;
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não segure o veículo numa subida utilizando a embreagem, pois isso causa desgaste excessivo no sistema por causa do giro alto e da pouca fricção. Utilize os freios;
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não ultrapasse a capacidade de carga da motocicleta, que contribui para diminuir a vida útil do conjunto, sobrecarregando-o;
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não pilote com a mão apoiada no manete de embreagem. Essa prática faz com que o sistema fique milimetricamente desembreado, o suficiente para acentuar seu desgaste;
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ajuste o pedal da troca de marchas. A regulagem deve tornar confortáveis tanto as trocas para baixo como para cima.
Manutenção preventiva da embreagem da motocicleta
É interessante, também, passar orientações que ajudem seu cliente a realizar a manutenção preventiva do sistema para aumentar sua vida útil.
O cuidado mais importante é, sem dúvidas, a lubrificação da motocicleta, essencial não só para o conjunto de embreagem, mas também para o motor. Como o sistema de embreagem é, na grande maioria das motos, banhado a óleo, é importantíssimo que seu cliente entenda a importância da troca do lubrificante feita no momento certo.
Além disso, o produto deve ser sempre aquele recomendado para o modelo da motocicleta pela montadora no manual do proprietário. Já o nível, precisa ser conferido periodicamente, no mínimo, uma vez por semana, seguindo as orientações do manual, completando-o se for necessário.
Dependendo do modelo da moto, o cabo da embreagem também precisa ser lubrificado periodicamente, evitando corrosões e travamentos.
Como vimos, a regulagem da embreagem da moto é essencial para a conservação da vida útil do conjunto. Além disso, outros cuidados são necessários, tanto na pilotagem como na manutenção da moto, e passar essas orientações para seu cliente fará com que sua reputação profissional seja bastante valorizada entre os motociclistas.
Gostou das nossas dicas? Ficou alguma dúvida ou conhece outra boa prática para a manutenção da embreagem da moto? Então, deixe um comentário abaixo e contribua para o debate!
Minha Yamaha WR 250 troquei discos, separadores ,cubo, platô
A Campana não troquei
Engato a moto com a embreagem puchada ela anda,o que pode ser
E fica difícil de por ponto morto,já arregulei a embreagem não adianta
Minha moto está amarrando sem força. O q é isso?
oi. gostei muito do seu site, vou verificar toda semana as atualizações.Obrigado
Olá Juliano! Ficamos felizes pelo comentário, amigo!
Boa noite a todos
Amigos no começo deste ano de 2019 fiz a aquisição de uma tereré 250 18/19, e com 7000km deu problema na Embreagem onde foi necessário realizar a trocas dos discos, com 16000km veio a danificar novamente os discos de embreagem, levei a moto em um ofício fora da concessionária onde foi constatado que a alavanca da embreagem estava encostando no chassi fazendo com que a mesma não voltasse por completo, alguém já teve este mesmo problema? E se teve como solucionou?
Oi, minha biz 125 2010 estava com dificuldade de subir rampa e depois de um tempo andando esquentava muito o motor e o som dela mudava, levei em uma oficina o mecânico disse que tinha que retificar o motor, bom feito o serviço assim que retirei a moto percebi que a moto estava patinando e sem força pra ultrapassagem, e o barulho estranho no motor persistia, retornei com a moto ma oficina ,o mecânico disse que tem que trocar os discos da embreagem, está correto?
Olá, sabe me e formar se a campana com imperfeições, tipo a minha esta com umas imperfeições do disco ficar batendo nela é fez uns friso, então queria saber se isso pode influenciar em patinar a embreagem? Minha moto começo a patinar e notei que tem essa imperfeições. Aguardo resposta.
Boa tarde, tenho um biz 125 ano 13/14, a ums 7 meses atrás ela começou a apresentar um problema de patinação e perca de força, fui em um mecânico ele abriu a moto olhou tudo e disse pra mim, compra uma embreagem nova tipo, por tudo novo,ai eu fiz só que não resolveu moto continua com o mesmo problema não sei oque fazer mais. Me ajudem ai.
Boa tarde, tenho uma biz 125 ano 13/14, troquei toda a embreagem dela ta tudo zerado, mais a moto continua patinando, oque pode serve???
Olá ,possuo uma moto falcon 400 ano 2004 e gostaria de saber a respeito do MILITEC . Eu posso está usando na moto ? Ñ irá danificar ou patinar a minha embreagem . Desde já agradeço .
Gostaria de saber se o eixo da embreagem tem uma folga, pois a minha moto balança o eixo. É normal isso?
Tenho uma Kansas 150 que trepida nas largadas, só a troca de discos resolve? Obrigado!
Minha Suzuki ta gasta a embreagem, isso poder causar uma perca de desempenho, ou seja, na velocidade final?
Tenho uma tenere 2011, a embreagem estava patinando troquei os discos de embreagem recentemente porém, já está patinando de novo, o que devo fazer?
Olá boa tarde gostei muito da explicacao, minha moto tem 8mil kme deu problema no disco da embreagem sempre faço a troca de óleo e revisão da moto na data certa, comprei ela tem menos de 8meses. E ela tem garantia de 3anos, Gostaria de saber que a garantia tem que cobrir isso. Por que fui até a Honda e eles alegarão que a garantia não cobre que pode ser mal uso é eles nem o diagnóstico fizeram…
Goste muito dessas dicas foi bem proveitoso agora vou cuidar da minha moto Fazer 250 mais ainda. Obrigado…
Olá tenho uma GSX 750f, e depois que mandei trocar o óleo ela tá patinando e a regulagem ta bem alta pra entra a primeira da um estalo grande. O que pode ser?
Muito importante essas dicas, mas eu gostaria de saber se há uma ligação entre embreagem alta e aceleração alta.!?
Se deve haver um sincronismo entre as duas coisas.
Bom dia!
Entre as duas não á sincronização.
Porém quando a embreagem está muito alta pode acontecer de patinar… assim aumentando a rotação e não a velocidade.
Grande abraço!
muito bom o texto.
mas eu fiquei com uma duvida, quando eu estiver reduzindo a velocidade devo deixar a embreagem solta, deixando a rotação do motor subir que ajuda a reduzir a velocidade, ou devo segurar a embreagem e usar apenas os freios para reduzir a velocidade da moto?
Bom dia Jonny!
É bom reduzir sem pressionar a embreagem, pois o motor em si também ajuda um pouco na desaceleração da moto e conforme a necessidade você pode ir reduzindo as marchas.
Espero que tenha lhe ajudado, abraço.
Claro amigo, só deve freiar a moto quando estiver em rotação bem baixa, você vê que a moto tá morrendo puxe a alavanca da embreagem rápido e reduza a marcha da moto rápido e solta logo, a embreagem só serve para redução. blz
Amigo tenhO uma cg150, realizei a troca somente dos discos; acontece o seguinte …nas rotações inicias ao soltar o manete ela patina a embreagem depois gruda normal…em todas marchas acontece isso; me aconselharia o calçamento da embreagem ?
Att;
Bom dia, Bruno!
Analisando o histórico de sua motocicleta, podemos lhe aconselhar a fazer a troca completa da embreagem, pois pode ser que o problema se agrave comprometendo ainda mais o desempenho de sua moto. Caso tenha alguma dúvida, vá a um mecânico de confiança que poderá fazer um diagnóstico mais aprofundado.
Esperamos ter lhe ajudado!
Olá! Amigos, tenho uma yamaha R1 2008, ela está patinando só na saída,depois que esquenta o motor, não patina mais! Oque pode ser? Abraço
Bom dia Rodrigo!
O problema pode estar no disco da embreagem que deve estar gasto. Assim quando ele esquenta aumenta o atrito fazendo com que a motocicleta pare de patinar.
Espero ter lhe ajudado, abraço!
Dicas importantíssimas.!
Quando se usa demasiadamente a maçaneta de embreagem a bomba de óleo deixa de fluxionar óleo para banhar o conjunto de embreagem que circula no motor quando a moto está em funcionamento.
E o conjunto então começa trabalhar com pouco óleo, reduzindo o contato direto com as peças da embreagem e causando a perda de atrito entre as peças e notavelmente a perda de força na aceleração.
Olá Breno,
Gostamos muito de sua iniciativa, sempre compartilhe com a gente suas dicas.
Muito obrigado! 😀
Creio que seja este o meu problema na minha Twister 2002/2002
pois eu acelero o giro sobe mas a moto nao ganha velocidade e este problema nao e fixo, ou seja tem vez que a moto ta boa e tem vez que este problema aparece e custa a sumir nao sei mais o que fazer
gostei das dicas!
Para mim foi muito util,achamos que andar de motoé acelarar,vi que não é bem assim,valeu obrigado
Boa noite tenho uma fazer 2011 troquei discos separados platô cubo e está patinando será que as molas perderam a pressão?
Boa tarde
Minha embreagem da minha moto fica aumentando sozinha
O que pode esta acontecendo???