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Retenção de talentos: como evitar a saída dos seus melhores empregados?

10 de agosto de 2021
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A retenção de talentos é uma estratégia de gestão que deve ser prioridade em uma organização. Portanto, se a rotatividade de colaboradores em sua oficina é elevada, é melhor que você observe quais fatores podem estar motivando esse fato.

Não é novidade que uma equipe de trabalho bem preparada e em sintonia com os propósitos e valores do empreendimento em que trabalha favorece o sucesso do negócio. Então, é fundamental acompanhar as necessidades dos funcionários e promover ações que visem a permanência deles.

Para ajudá-lo, no post de hoje, iremos abordar os seguintes pontos:

  • O que é retenção de talentos;

  • O porquê de ela ser importante;

  • Dicas para evitar a saída dos seus colaboradores;

  • Fatores que levam o funcionário a se demitir.

O que é retenção de talentos?

A elaboração de um plano de retenção de talentos é uma prática de gestão que estimula os colaboradores a permanecerem na sua oficina.

O projeto é colocado em vigor por meio de políticas organizacionais que proporcionam uma série de atrativos aos empregados, como oportunidades de crescimento, incentivo à capacitação e desenvolvimento pessoal e profissional, por exemplo.

Por que é importante?

Um dos maiores desafios das empresas é contratar funcionários que produzam bons resultados. E uma tarefa igualmente difícil é a retenção destes profissionais.

Veja alguns benefícios dessa iniciativa:

  • Menor rotatividade de funcionários;

  • Retenção de conhecimento sobre o negócio da empresa;

  • Empregados mais qualificados para exercer a função;

  • Manter um bom profissional custa menos do que encontrar outro;

  • Melhores resultados para a organização.

Os programas de retenção de talentos visam a diminuição da perda de empregados qualificados e dotados de conhecimento acerca da rotina e dos processos da empresa.

Muito embora a maioria das organizações assumam um discurso de valorização e retenção de talentos, são poucas que, na prática, investem nessa área estratégica.

Dicas para evitar a saída de seus empregados

Para ajudá-lo a evitar que seus funcionários saiam da sua oficina, listamos algumas dicas:

1. Criar um ambiente de trabalho agradável para que os seus funcionários se sintam parte do seu negócio. Trata-se de fatores que estão presentes no dia a dia e que influenciam na motivação dos colaboradores — positiva ou negativamente.

2. Oferecer oportunidades de crescimento e aprendizado, por exemplo, dando incentivos à capacitação e treinamentos, oferecidos pela própria empresa.

3. Criar políticas de valorização do funcionário, de cargos e de salários. Dessa forma, os colaboradores terão conhecimento das oportunidades de crescimento e haverá mais transparência com relação às promoções, por exemplo.

4. Construa um espaço aberto a conversas e crie o hábito de dar feedbacks. É importante estar disposto a ouvir as considerações dos empregados, seja para ouvir novas ideias ou preocupações sobre o trabalho. Além disso, dar feedback aos colaboradores é essencial, pois gera confiança e eles podem saber no que precisam melhorar e se estão atendendo às expectativas da empresa.

5. Reconheça e recompense um bom trabalho: é verdade que recompensas financeiras são sempre bem-vindas, mas reconhecer o bom trabalho de um colaborador é um passo fundamental na retenção de talentos:

  • Produz confiança e lealdade;

  • Sentem-se importantes e que estão contribuindo para o negócio;

  • Faz com que a pessoa se sinta respeitada e valorizada.

Fatores que levam o funcionário a se demitir

Além de seguir as dicas que podem estimular a permanência dos colaboradores, é preciso ficar atento aos fatores que os levam a pedir demissão, por exemplo:

  • Sobrecarga de trabalho;

  • Inexistência de treinamento para o exercício da função;

  • Cultura organizacional que desvaloriza o funcionário;

  • Promover a pessoa errada;

  • Oferecer um ambiente de trabalho tóxico;

  • Você não honra os compromissos.

Quando o funcionário está satisfeito com o seu trabalho e com o ambiente, as chances de ele buscar outras oportunidades são muito menores. Por isso, estabeleça uma política de retenção de talentos e fique atento às dicas e fatores que os estimulam a permanecer ou deixar a sua oficina.

Lembre-se de que tudo isso pode ser determinante para o sucesso do seu negócio.

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Tags: administraçãoatendimento ao clientecapacitaçãoChiptronicDicasgestãoOficinasRetenção de talentos na oficinaserviçosTecnologiaTreinamentovendas
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