As práticas relacionadas à gestão de pessoas ganharam destaque e passaram a fazer parte da rotina de muitos líderes e equipes de trabalho. Isso porque existe uma forte correlação entre a qualidade do capital humano e os resultados gerais da empresa, pois know-how, experiência, criatividade, iniciativa e motivação são fatores essenciais ao crescimento de qualquer empresa.
A adoção de práticas de gestão de pessoas é uma medida que pode garantir a atração e retenção de profissionais capacitados, a formação de equipes de alta performance, o aumento nos níveis de engajamento, comprometimento e de produtividade e, por isso, merece atenção.
Confira algumas dicas para fazer uma boa gestão de pessoas:
1. Profissionalize os processos de recrutamento e seleção
O gerenciamento de pessoas começa no cuidado com a formação das equipes e, portanto, é preciso profissionalizar os processos de recrutamento e seleção por meio de assessorias especializadas, capazes de realizar uma avaliação mais detalhada dos candidatos, facilitando a escolha de colaboradores alinhados às necessidades e características da empresa.
2. Conheça a sua equipe
Para ser um bom gestor, é fundamental conhecer todos os membros da equipe, seus talentos, potenciais e limitações. Desse modo, é possível planejar treinamentos adequados para suprir lacunas de conhecimento e também estabelecer papéis de forma coerente. Essa prática também colabora para a construção de uma relação mais próxima entre gestor e colaboradores.
3. Aprenda a delegar
Delegar é outra prática importante para a gestão de pessoas e deve ser feita com base no desempenho, na experiência e no conhecimento. Mas é preciso ressaltar que o gestor deve acompanhar, orientar e suportar seus colaboradores para que todos os objetivos sejam alcançados.
4. Estimule a participação
Estimular a participação dos colaboradores costuma favorecer o ambiente de trabalho e também pode produzir boas ideias e oportunidades para o negócio. Assim, é interessante abrir um espaço para que os colaboradores possam dar sugestões e opiniões sobre os processos internos, procedimentos e rotinas das equipes. Essa iniciativa fortalece o senso de pertencimento e o comprometimento de todos para com os resultados da empresa.
5. Esteja presente e lidere pelo exemplo
Um gestor deve estar presente, acessível e disposto a conversar, compartilhar informações e principalmente a ouvir. Nesse sentido, também precisa dar o exemplo, adotando um comportamento maduro, seguro e agregador. Uma atitude positiva também se faz importante, demonstrando otimismo, entusiasmo e uma constante dedicação ao aprendizado.
6. Cuide do ambiente de trabalho
O ambiente de trabalho tem sempre grande impacto na produtividade e na motivação das equipes, por isso, cabe ao gestor atuar para eliminar os conflitos e estimular a complementariedade. É fundamental respeitar as diferenças e valorizar as competências de todos.
7. Invista em treinamento e capacitação
O treinamento e a capacitação são aspectos importantes na gestão de pessoas, e para que sejam efetivos é preciso que o gestor conheça as deficiências de cada membro da equipe para oferecer os conhecimentos necessários. Há várias formas simples de aprimorar as competências técnicas e comportamentais dos colaboradores, como, por exemplo, utilizar vídeos, cursos e palestras disponíveis na internet para manter todos atualizados e mais bem preparados. Temas como atendimento e fidelização de clientes também são boas opções.
8. Aposte nos feedbacks
Os feedbacks não devem ser negligenciados, pois são práticas básicas para a gestão das equipes. Através de conversas estruturadas e francas, o gestor deve elogiar o bom desempenho, mas também indicar o que pode ser aperfeiçoado e corrigir os desvios, sempre com foco no desenvolvimento dos colaboradores.
9. Estabeleça metas individuais e coletivas
A definição de metas individuais e coletivas favorece a integração e a colaboração. Assim, os objetivos principais da empresa devem ser desdobrados em metas para a equipe e para cada colaborador de acordo com os limites de atuação, conhecimento e experiência de cada um. Deste modo, é possível reforçar o engajamento e o comprometimento de todos.
10. Comemore as conquistas
Quando as metas são atingidas, problemas solucionados e projetos finalizados, é importante comemorar. Um pequeno evento, como um café da manhã coletivo e um elogio verdadeiro já podem ser suficientes para reconhecer o empenho da equipe.
Gostou dessas dicas? Quais são as práticas que você costuma adotar para gerenciar sua equipe? Compartilhe conosco suas experiências!