A participação em feiras de negócios automotivos pode ser um grande diferencial para quem é proprietário de uma oficina mecânica, afinal, esses eventos são fonte de aprendizado e de oportunidades no ramo de atuação. A presença em feiras também contribui para que o dono de oficina fique na dianteira na corrida contra a concorrência.
Confira neste post mais alguns motivos para você não perder os próximos eventos de negócios automotivos:
Fazer networking
As feiras são locais ideais para se construir relacionamentos e formar parcerias. O termo inglês “networking” caracteriza o ato de alguém criar uma rede de contatos profissionais, mas, na prática, o networking deve ir além de uma simples troca de cartões ou de números telefônicos.
A conversa em feiras de negócios automotivos pode ser muito mais produtiva para a formação de uma rede de contatos. Nesse sentido, contar experiências, ouvir relatos, tratar de necessidades e soluções são atitudes que contribuem para a construção de relacionamentos entre as partes envolvidas. Além disso, promover relações ganha-ganha, em que os dois ou mais lados são beneficiados, é a chave para elos duradouros.
Conquistar clientes em feiras de negócios automotivos
A participação em eventos automotivos pode ser o ponto de partida para novos negócios. Devido à especialização, cada vez mais um prestador de serviço complementa o trabalho de outro. Por isso, é importante ficar atento às oportunidades que surgem em feiras.
Uma conversa amigável pode ser a senha para se conseguir a indicação de um colega, por exemplo. Com isso, o dono de oficina aumenta a clientela e também pode ajudar os parceiros.
Relacionar-se com fornecedores
No mercado automotivo, ter uma boa relação com fornecedores é essencial para prestar um serviço de qualidade e com rapidez. Afinal, muitas vezes a oficina precisa realizar um trabalho emergencial e, para isso, necessita de um atendimento ágil por parte do fornecedor.
Dessa forma, o proprietário de oficina que tem contato direto com representantes comerciais pode conseguir condições mais favoráveis para a própria empresa, seja em termos de descontos, prazos etc.
Acompanhar tendências
As feiras de negócios automotivos são ambientes propícios para os lançamentos das empresas do setor, bem como para a apresentação de tendências. Isso porque as empresas aproveitam esses momentos para anunciar aos membros do setor o que há de melhor e mais novo em cada segmento. O proprietário de oficina que quer estar por dentro das novidades não pode deixar de participar desses eventos!
Salões de automóveis ou feiras setoriais são exemplos de locais onde se pode acompanhar as tendências do mercado. Ao estar por dentro das inovações tecnológicas, você pode se diferenciar da concorrência, já que estará a par de novos procedimentos, técnicas, componentes etc. Com isso, é possível estar um passo à frente das demais empresas do seu ramo. Sem contar que, ao demonstrar esse conhecimento para os seus clientes, você se coloca como referência no mercado e passa mais confiança para o consumidor.
Aproveitar oportunidades de aprendizado
O ambiente de uma feira de negócios automotivos, por si só, já serve como fonte de aprendizado a respeito do que ocorre no setor. Ainda assim, há feiras que oferecem palestras, simulações, demonstrações e cursos específicos. Com isso, o proprietário de oficina pode se qualificar e melhorar a gestão e prestação de serviços da própria empresa.
Quer receber mais dicas sobre negócios automotivos? Cadastre-se em nossa newsletter para receber nosso conteúdo diretamente em seu e-mail!