Os ônibus são bem comuns no dia a dia de muitas pessoas, mesmo aquelas que possuem um carro. E assim como qualquer outro veículo, eles também precisam de manutenção adequada para se manter em bom funcionamento. Nesse contexto, o papel do especialista em mecânica de ônibus é fundamental.
Claramente, o trabalho de manutenção de um ônibus não é igual ao de qualquer outro veículo. Eles têm sistemas bem mais complexos de motor, suspensão e afins, o que aumenta a necessidade de um profissional capacitado. Para quem trabalha em uma oficina mecânica, entender essas diferenças será fundamental para buscar novos clientes ou para orientá-los melhor.
Para te ajudar com isso, vamos falar um pouco mais sobre as características e particularidades da mecânica de ônibus e veículos pesados. Acompanhe.
Quais são as diferenças entre a manutenção de ônibus e de veículos comuns?
Antes de tudo, é importante esclarecer algumas das principais diferenças entre o trabalho realizado em veículos comuns e aquele feito em veículos pesados, como é o caso de um ônibus.
Primeiro, o tipo de motor usado é bem mais potente, pois ele serve para carregar o peso do veículo grande, além de todos os passageiros. Além disso, a suspensão, carroceria e o combustível também são adaptados a essa finalidade. Isso significa que alguns itens têm especificações diferentes.
Ainda, pode ser necessário adquirir ferramentas específicas para essas manutenções. Afinal, um macaco comum não tem força suficiente para erguer um veículo pesado.
Quais são os defeitos mais comuns em veículos pesados?
Todo automotor sofre algum desgaste com o tempo, o que o leva até a manutenção. Isso inclui os ônibus e outros veículos a diesel. Veja quais são os defeitos que você pode esperar e suas principais causas.
Perda de potência do motor
Se um veículo é usado por muito tempo, é bem provável que o seu motor perca uma parte de sua potência. Certos trajetos ou ladeiras que antes seriam superados com facilidade passam a ser mais difíceis. Isso é comum devido ao desgaste e ao uso, mas tende a ser mais recorrente em motores de ônibus e outros veículos pesados.
O principal motivo é, naturalmente, sua carga. Por passarem a maior parte do dia rodando e ainda terem que suportar grande pressão, as peças sofrem desgaste acima da média.
As causas específicas podem variar bastante. O excesso de sujeira no motor é um exemplo comum e relativamente fácil de remediar, mas também pode ser o caso de substituição de uma peça ou mesmo perda total do motor.
Falta de eficiência dos freios
Outra parte que sofre bastante desgaste são os freios. Ao atuar na mecânica de ônibus, você verá muitos veículos que levam o dobro do tempo esperado para parar totalmente, o que aumenta muito os riscos de acidentes no trânsito.
Mais uma vez, a principal causa é o peso extra. Por isso, os freios de ônibus precisam ser de modelos mais resistentes e duráveis. Porém, naturalmente, a atitude do motorista ainda tem grande impacto aqui. Dependendo da forma como ele dirige e utiliza os freios, sua durabilidade pode ser estendida ou reduzida.
Pouca estabilidade nas curvas
Outro grande perigo no uso de veículos mais pesados é o tombamento. Ao realizar uma curva fechada, as chances de que o peso do veículo seja jogado para o lado, causando uma capotagem, são bem maiores que o normal. Por isso é tão recomendado regular a suspensão e os pneus, para garantir uma viagem mais suave.
A realização de manutenção dessas partes geralmente começa na calibragem dos pneus. No dia a dia, isso costuma ser o suficiente. Porém, em casos mais extremos, pode ser necessário substituir a suspensão. E, claro, deve-se sempre fazer a troca dos pneus antes que fiquem completamente carecas.
Iluminação dianteira fraca
Quando alguém pilota um veículo grande como um ônibus durante a noite, a última coisa que quer é não conseguir enxergar o caminho. Por isso, há ênfase na melhor construção e manutenção de sua iluminação dianteira. Sem ela, o risco de acidentes seria muito alto, especialmente para ônibus que viajam entre cidades.
Felizmente, de todos os itens citados, esse costuma ser o mais fácil de solucionar. A manutenção consiste em simples limpezas das lâmpadas e trocas de peças menores. Desde que tanto o mecânico quanto o motorista tomem os devidos cuidados, isso nunca deve se tornar um grande problema.
Como se especializar na mecânica de ônibus?
Como já mencionamos, a manutenção de um ônibus é bem diferente daquela feita em veículos comuns. Sendo assim, caso alguém chegue à sua oficina pedindo esse tipo de trabalho, não é qualquer um que poderá aceitá-lo. Por isso, você deve se especializar antes de poder atuar nessa área.
Felizmente, não é muito difícil encontrar cursos explicando quais são as particularidades do funcionamento de um ônibus, ferramentas específicas para esses veículos, entre outras coisas importantes. Desde que você se empenhe e também capacite o time da sua oficina, poderá facilmente ampliar suas opções de serviço.
Quais são as principais vantagens de atuar nessa área?
Tornar-se um especialista em mecânica de ônibus pode ser uma ótima oportunidade para sua carreira. Veja aqui alguns dos benefícios que você pode ter ao atuar nesse setor.
Área com boa demanda
Profissionais com o equipamento e conhecimento necessários para realizar a manutenção de ônibus e outros veículos pesados são bem demandados no mercado. Empresas de transporte sempre precisam de profissionais assim para manter a qualidade de suas frotas.
Especialização de alto valor
Além de ser uma área com demanda, também é possível obter um bom retorno financeiro pelo seu investimento e estudos. Como esse tipo de serviço exige conhecimento mais específico, você pode obter pagamentos melhores, de acordo com sua experiência e nível de conhecimento na área.
Com essas informações, você já deve entender melhor as particularidades da mecânica de ônibus e como ela pode adicionar ao trabalho na sua oficina mecânica. À medida que você aprender mais sobre o tema, sempre encontrará novas demandas nessa área.
Quer receber dicas e novidades para sua oficina mecânica? Então, siga as nossas páginas no Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e YouTube para ficar sempre por dentro de tudo.
É uma area muito boa ,pena que os empregadores estao demitindo .Alegando falga de receita !
Olá Ednaldo, tudo bem? Sim é uma excelente profissão, torcemos para que tudo melhore amigo! 😀