As máquinas agrícolas são muito utilizadas não só por sua alta eficiência na realização de tarefas que antigamente eram feitas por pessoas ou por tração animal, mas também pela maior capacidade de trabalho. Se você lida com a mecânica de tratores, certamente sabe que existem algumas diferenças nos motores a diesel dessas máquinas em comparação com os demais veículos.
Os tratores são veículos com maior capacidade de tração, capazes de movimentar mais carga e aptos ao acoplamento a diversos implementos. Além disso, também têm mais torque devido aos virabrequins maiores, que também proporcionam cursos maiores do pistão do motor. O maior torque faz com que o veículo agrícola se recupere mais rápido em situação de carga variável, como em uma subida, por exemplo. A situação é diferente que ocorre com os carros de passeio, que priorizam maior velocidade e menor torque.
Sabendo que existem diferenças entre máquinas agrícolas e outros tipos de veículos, também é importante entender algumas particularidades na hora de fazer a manutenção dessas máquinas. Curioso para saber um pouco mais sobre a mecânica de tratores? Preparamos este artigo para você com 6 conhecimentos importantes. Boa leitura!
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1. Cuide dos óleos lubrificantes
A verificação e troca do lubrificante é uma manutenção importante, pois aumenta a durabilidade e o desempenho do motor, evitando o desgaste antes do tempo.
Nos veículos de passeio, temos os fluidos de freio, de direção, óleo do motor, dentre outros. Para as máquinas agrícolas também existem óleos lubrificantes específicos para cada área, e, independentemente do veículo, você pode causar alguns problemas se confundir os tipos de óleos, pois eles apresentam diferenças na capacidade térmica e na viscosidade, por exemplo.
O lubrificante para engrenagens tem uma temperatura de trabalho e uma durabilidade diferentes do destinado ao motor, por exemplo. Existem ainda óleos específicos para os sistemas hidráulicos.
Há também óleos para motores em fase de amaciamento, pois, diferente do que ocorre com os veículos de passeio, os tratores não têm um período em que não podem utilizar a capacidade máxima do motor, e esse óleo ajuda nessa fase inicial.
2. Verifique os pneus
É importante verificar constantemente o nível de calibragem dos pneus, para uma boa aderência da máquina ao solo, garantindo uma maior durabilidade tanto para os pneus quanto para a própria máquina.
Uma calibragem excessiva causa uma menor área de contato com o solo, aumentando as chances de que a máquina patine em serviços que exigem uma maior tração. Por outro lado, a baixa calibração pode causar um maior desgaste dos pneus. Por isso, é importante seguir o nível de calibração recomendada.
3. Tenha atenção ao filtro de ar
O ar é um item que merece especial atenção devido a princípios físicos fundamentais envolvidos no funcionamento dos motores. Primeiro, ele é um dos três elementos essenciais para a combustão interna — junto com o combustível e a centelha (motores Otto), é no ar que contém o oxigênio, que é o comburente que completa o triângulo da combustão.
Assim, tanto em motores de combustão interna que pulverizam ar e combustível diretamente na cabeça do pistão (chamados de ciclo Otto) quanto nos motores diesel, o ar — que possui cerca de 21% de oxigênio — precisa estar limpo para o correto funcionamento desse propulsor.
Os filtros de ar que são instalados nos sistemas de admissão têm por função purificar o ar que entra na câmera de combustão. Além disso, ele retém pequenas partículas sólidas suspensas no ar que, uma vez dentro do motor, podem trazer danos e desgastes prematuros, o que se traduz em prejuízo.
Para cuidar dessa peça, você primeiro deve conhecer o modelo do trator, pois existem comercialmente dois tipos distintos de filtros de ar para essas máquinas, os de banho de óleo e os de ar seco.
Nos filtros de banho de óleo, o ar da admissão do motor passa por uma camada de óleo para depois passar por um elemento filtrante feito de palha de coco, que não precisa ser trocado, apenas limpo periodicamente.
Já os filtros de ar seco são constituídos por um elemento primário que retém particulados maiores enquanto o secundário, disposto no interior do tubo cilindro do primário, é responsável pela absorção e contenção de partículas menores. Esses filtros, diferentemente dos filtros a óleo, precisam ser periodicamente trocados.
4. Fique atento à limpeza e ao nível de água do radiador
Além da importância de verificar o nível de água do radiador todos os dias, para evitar um nível baixo que gera um superaquecimento do motor, também é importante ficar atento à limpeza do radiador.
Como a máquina trabalha em ambiente com bastante impureza, é comum que essas sujeiras se acumulem. Isso pode dificultar a circulação de ar e gerar um superaquecimento.
5. Cuide da limpeza do trator
A limpeza do trator também é uma parte importante para manter a conservação da parte mecânica. Uma limpeza correta que retire todo o resto de sementes, adubos e sujeiras pode evitar a corrosão das peças, principalmente se a máquina for ficar guardada por muito tempo.
É importante também garantir que a máquina e suas peças fiquem guardadas em um local limpo e protegido de chuva ou sol.
6. Atenção redobrada aos cabos de comando
Devemos lembrar que os cabos de comando dos veículos merecem atenção, pois um cabo rompido ou travado pode causar problemas aos usuários.
O travamento do cabo de comando geralmente ocorre pelo acúmulo de sujeiras causado por problemas nos vedadores ou rasgos. Já o rompimento é geralmente causado por instalações inadequadas.
Quando se trata da mecânica de tratores, quanto mais você conhece sobre a manutenção e as particularidades dessas máquinas, maior é a credibilidade transmitida a seus clientes. Além da maneira adequada e dos itens a serem verificados em uma manutenção, é importante utilizar peças e componentes de boa qualidade e ter funcionários treinados para saber o que fazer e o que utilizar em cada caso.
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